Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 341

pode identificar a espuma?

Amanhã fotografo uma das latas e ponho aqui.
    Neste último post, as placas preenchem completamente a caixa de ar?

Não, o pano exterior vai ficar 5cm afastado do XPS (veja os desenhos aí para cima; um deles está cotado).
  2.  # 342

Caro dutilleul, enviei-lhe um sussurro. Obrigado.

Caro guisepo, peço-lhe desculpa, só agora vi o seu sussurro,
    O que me pede está quase sem tirar nem pôr na primeira ou segunda mensagem. Vou tentar encontrar um ficheiro que aqui tenho e que lhe pode ser muito útil para solicitar orçamentos aos construtores (devidamente adaptado sob a orientação do seu engenheiro ou arquitecto).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: guisepo
  3.  # 343

Colocado por: dutilleul18/05/2011

Pormenor do pano interior visto do exterior
      28.jpg
    na altura em que fazia tijolo, esses tijolos que são para fazer metades não eram permitidos pelos encarregados na construção da parede, mas isto agora com as novas construções
  4.  # 344

esqueci por a foto
      282.jpg
  5.  # 345

na altura em que fazia tijolo, esses tijolos que são para fazer metades não eram permitidos pelos encarregados na construção da parede, mas isto agora com as novas construções

Pensei que percebia a objecção dos encarregados (antes de ver a foto "anotada"); de facto eles também não gostavam da utilização de metades por razões estritamente financeiras. As metades tinham exactamente o mesmo custo que o tijolo inteiro. Como a mão-de-obra era barata preferiam dividi-los com a picadeira.
    As metades que assinalou na fotografia, na realidade são tijolos que, de tantos em tantos, aparecem na palete, semi-dividos numa das faces ( um ou dois furos, conforme os tijolos).
    Se calhar não devem ser usados como os outros e daí a objecção dos encarregados, confesso que não sei.

(ps: posso presumir que não está zangado comigo por causa daquela crispação num outro tópico qualquer? Ficava contente! Peço-lhe ao menos que tenha em conta que não tinha qualquer intenção de o ofender ou ser menos correcto; disse apenas o que pensava e não estava à espera que pessoaliza-se o assunto)
  6.  # 346

(ps: posso presumir que não está zangado comigo por causa daquela crispação num outro tópico qualquer? Ficava contente! Peço-lhe ao menos que tenha em conta que não tinha qualquer intenção de o ofender ou ser menos correcto; disse apenas o que pensava e não estava à espera que pessoaliza-se o assunto)
    caro dutilleul nem estou nem nunca estive, quando fico chateado com alguém visto o casaco e viro as costas, como pode ver não foi o que se passou caso contrario não me dava ao trabalho de ler 374 comentários sobre a sua obra, desejo-lhe boa sorte e que tudo corra como tem planeado, e nalguma coisa que necessite da minha experiência cá estarei para comentar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dutilleul
  7.  # 347

Solicitar orçamentos (para o giusepo e outros interessados)
    O assunto já foi amplamente discutido aqui no fórum.
    Sem a pretensão de adiantar muito e arriscando redundâncias, parece-me que o mais importante ao solicitar um orçamento para uma uma pequena habitação são as cópias dos projectos, uma por cada um dos orçamentos que solicitar. Um construtor com alguma experiência consegue fazer estimativas de custo bastante rigorosas a partir dessas cópias. E se não tiver experiência para o fazer também não a terá para lhe construír a casa.
    Outra coisa que eu achei muito útil para esse efeito foi uma folha de cálculo que o Paulo Correia teve a generosidade de partilhar connosco (e de que também guardei cópia). A complementar pode juntar um caderno de encargos como o que pode ver aqui (devidamente comentado pelo mestre das estimativas)

No meu caso, solicitei o orçamento para estrutura e alvenaria em tosco. O mais certo é que os acabamentos venham a ser feitos pelo mesmo empreiteiro mas não tenho qualquer compromisso. Pessoalmente, só vejo vantagens nisso. Pode solicitar orçamentos separados para cada uma dessas coisas (rebocos, cobertura, betomilhas, assentamento de mosaicos, etc.) ao empreiteiro e a pequenas empresas especializadas nesses serviços.
    No meu caso, tenho uma ideia dos custos do que está para vir (e que o Paulo Correia acha fantasiosa...;)) que foi largamente constituída graças ao fórum.

Espero que lhe sejam úteis as sugestões que aqui deixo.

Outra coisa que pode ser útil a uma estimativa de custos é uma descrição técnica do edifício como a que anexo a esta mensagem (não é minha e confesso que nem me lembro onde a fui buscar).
    Uma coisa destas pode ser muito útil, sobretudo para o dono da obra. Ganha instrumentos para tornar o diálogo com empreiteiros e projectistas mais produtivo e pode ser útil para o ajudar a tomar decisões de um modo mais estruturado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao, bino_, guisepo, bragal
  9.  # 349

não caia na asneira de rebocar aplicar as pedras (cantarias)sem corte térmico das mesmas como na maioria fazem

Não vou aplicar cantarias. Gosto de vãos em reboco simples. Mas não quero soluções tecnicamente mal resolvidas pelo que são muito bem vindas quaisquer sugestões.
  10.  # 350

Como assim?

Sem cantarias. Como (por exemplo) aqui:
    (não tenho a certeza de estar a perceber a sua dúvida)
  11.  # 351

...
  12.  # 352

...
  13.  # 353

(outra vez com dificuldades a postar imagens...) Vou experimentar com o Chrome
  14.  # 354

...
      vão.jpg
  15.  # 355

Chrome... Diabos levem o Explorer...
  16.  # 356

19/05/2011
    Assentamento de alvenaria quase concluído no 1º piso (vantagens de uma casa pequena).
      36.jpg
  17.  # 357

...
      35.jpg
  18.  # 358

...
      31.jpg
  19.  # 359

...
      34.jpg
  20.  # 360

pode identificar a espuma?