Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 401

boas... o metro ficou por volta dos 120 euros em relação a resistência acredite que são muito seguras entre vidros fica um espaço de 1.5cm para escoamento de águas.... o vidro fica cravado na betão 8cm do fim da varanda...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod, dutilleul
  2.  # 402

a empresa que me forneceu foi vidraria de airo em Barcelos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod, antonio almeida
  3.  # 403

Colocado por: jcjosecostao metro ficou por volta dos 120 euros
    + IVA?
  4.  # 404

Colocado por: two-rokJá agora seria produtivo ouvir opiniões dos entendidos aqui no forum.

O parafuso está aí a mais.
  5.  # 405

Colocado por: j cardosoComo é costume no nosso país

Que é isso de pontes térmicas lineares?
  6.  # 406

Colocado por: nhenriquesJá ouvi dizer que esta situação torna frageis os "bordos" das janelas... concordam?

Não consigo observar esse problema.
  7.  # 407

Colocado por: Jorge RochaO parafuso está aí a mais.

Digamos que foi para explicar que aquela zona tem de ser sólida por causa da fixação, em baixo pouco interessa mas nas laterais interessa e muito.
  8.  # 408

Colocado por: jcjosecostaboas... eu vou aplicar este tipo de guardas na minha moradia apenas enterrada 12cm no betão vidro laminado 20mm 10mais10mm..
      vidro.jpg

Estas pessoas agradeceram ou concordaram com este comentário:dutilleul

diga-me uma coisa, deixa o negativo no betão, certo? e só depois é que aplica os vidros
  9.  # 409

As pontes térmicas lineares podem dividir-se em dois grandes grupos:

-Pontes térmicas planas
    -Pontes térmicas não planas

As pontes térmicas podem dividir-se em dois grupos:
    - Pontes térmicas planas: a sua foram é a de um polígono fechado (elemento do em relação ao qual se pode indicar a área)
    - Pontes térmicas lineares: sob a forma de um segmento de recta (ou de curva), tem a forma de uma linha da qual se pode indicar o comprimento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dutilleul
  10.  # 410

Sem querer meter-me numa discussão que não estou qualificado para ter, arrisco-me a pensar mesmo assim que de um ponto de vista estritamente semântico , as def. do J. Cardoso me parecem correctas (a palavra "linear" exprime a ideia de "linha" e em geometria a palavra "plano" é sinónima de "polígono"...). De qualquer modo, as diferenças - em relação às do Anonimo16062021... se calhar não existem...
    Obrigado a ambos.
  11.  # 411

23/05/2011

Inicio e conclusão do “chapiscamento” das paredes interiores e exteriores do 1º piso.
    A cave fica agora “pendurada” dos trabalhos do canalizador (ainda não adjudicados; aguardo para esta noite um segundo orçamento)

Quase por acaso (não tenho feito medições...), dei conta da desconformidade da altura dos vãos com aquilo que eu pretendia (2,30m, altura estudada, quantificada em 3D a luz natural em relação ao espaço geolocalizado). No projecto estão 2,10m... não sei porquê – não vejo razões técnicas – e também não reparei...
    O empreiteiro assumiu o erro e prontificou-se imediatamente para recolocar as caixas de estore de acordo com as cotas que são mencionadas em projecto. Chateia-me chatear... Mas já estive a ver e a luz natural sai francamente diminuída, mesmo à cota de 2,10m...
  12.  # 412

Sistema solar térmico rotex e orçamentistas

Uma história engraçada e muito eloquente que não resisto a contar.
    Estava eu já ao fim do dia a falar com o construtor e aparece um sujeito na obra, pergunta quem é o empreiteiro e pergunta em quanto ficava o m2 “para uma coisa destas”. O que inclui para aqui, o que inclui para ali e chegaram aos painéis. O empreiteiro que sim mas e tal, podia incluir o sistema de painéis em orçamento “chave na mão” mas que em painéis só trabalhava com rotex porque não estava virado para essa coisa de ter chatices e “c'um camandros”.
    Vai daí, o sujeito faz uma bateria de perguntas que me deixaram logo a ruminar a ideia que “este tipo só pode ser o Paulo Correia...” Feitas as perguntas e ouvidas as respostas o sujeito foi à vida e nós fomos às minis que ficam logo ali a dois passos na bomba de combustíveis.
    Tudo a lubrificar as goelas, aparece novamente o sujeito e diz de rajada (muito resumidamente):
    -Já estive a analisar os rotex e é assim: amortização a 10 anos com uma capitalização a 3% dá 67€ por mês, ou seja: o rotex custa 3 bilhas de gás por mês durante dez anos!
    Tudo ouvido em silêncio de mosca, o empreiteiro com o movimento do gargalo em pane, ainda tive tempo de me arrancar ao espanto e perguntar-lhe qual era a profissão dele.
    -Medidor orçamentista.
    Saiu.
    Não bebeu nada nem pagou nada.

Moral da história:
    racionalidade lusa: 100 / made in germany: 000.
    Que vos faça a todos bom proveito.
  13.  # 413

Para quem diz isto assim...(sem querer meter-me numa discussão que não estou qualificado) não devem de existir mesmo

Repito que não sei nada do assunto e talvez me devesse abster de comentar... Mas o Anonimo16062021 concordará comigo que em ciência... (enfim, vamos esquecer o que o Thomas Kuhn escreveu acerca do assunto...)
  14.  # 414

Se não sabe porque razão contradiz no que eu digo escrevo?

Tem toda a razão. E não obstante o facto de não ter qualquer intenção em o contradizer, peço-lhe desculpa.
  15.  # 415

Chefe?????????????????
  16.  # 416

Anonimo16062021:

O assunto não merece a poluição que causa nesta discussão mas vou abusar um bocado da paciência de todos para lhe dizer o seguinte: a diferença entre uma e outra não é exactamente a que menciona.
    Podemos considerar a existência de três tipos de pontes térmicas que terão designações diferentes porque têm "formas geométricas" diferentes: planas, lineares e pontuais

As pontes térmicas planas são aquelas cujas superfícies interior e exterior são planas,de área igual e paralelas entre si.

Não exactamente: um pilar ou viga cuja espessura varie com a altura não tem as superfícies interior e exterior paralelas entre si e não é por isso que deixa de ser uma ponte térmica plana. Acho que a melhor explicação é com exemplos:

1) Plana - a superfície de um pilar: é possível medir duas dimensões, a largura e o comprimento e portanto uma área própria; o seu efeito é proporcional à sua área.
    2) Linear - a intersecção de duas paredes: é um elemento linear uma linha a que apenas podemos medir uma dimensão, o comprimento; o seu efeito é proprocional ao seu comprimento.
    3) Pontual - uma bucha de fixação que perfura o isolamento: é um ponto, um elemento sem dimensão (não são obrigatoriamente consideradas no projecto de comportamento térmico).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao
  17.  # 417

Colocado por: j cardosoComo é costume no nosso país passamos do 8 para o 80: as pontes térmicas - nomeadamente as lineares são demasiado valorizadas para a influência que têm.

Estas pessoas agradeceram ou concordaram com este comentário:Pedro Azevedo78,dutilleul

O que refere tem a ver com a amostra que o tworok mostrou em desenho com o aro de ruptura térmica sobre o peitoril?
  18.  # 418

Não.
  19.  # 419

Colocado por: j cardosoNão.

Pá...mas gostava eu de perceber como funcionam essas tais pontes térmicas lineares...pode ser mais explícito?
  20.  # 420

Vou tentar:

Vamos simplificar e imaginar que em vez de uma casa temos um depósito fechado cheio de água. Se espetar ali um prego a água (o calor) vai sair por um orifício - é uma ponte pontual. Se passar lá uma rebarbadeira vai abrir um rasgo estreito mas comprido por onde a água (o calor) vai sair; tem a forma de uma linha, é uma ponte linear. Se der uma marretada das fortes vai abrir um buracão - uma espécie de janela; é uma ponte plana.
    Considera-se que uma ponte térmica é linear quando a sua largura é muito menor que o seu comprimento: assim como que uma espécie de linha.

As pontes térmicas lineares estão descritas no 80/2006 (o "regulamento" térmico).

0.1210 seg. NEW