Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 581

Sim, mas o preço é por m3, e um muro com 4m de altura tem uma base com +-3m de espessura

Nesse caso seria mais caro...
  2.  # 582

Colocado por: dutilleulNão é desengraçado mas... não é a mesma coisa.

Pois não, um muro de gabiões, é um muro de suporte, que pode ser utilizado para grandes alturas, e suportar cargas bastante pesadas. A sua solução é melhor esteticamente, mas bastante limitada quanto à altura, e resistência.
  3.  # 583

Colocado por: dutilleulNão é desengraçado mas... não é a mesma coisa.

Também se fazem coisas bem engraçadas com gabions, mas na minha opinião, a outra escala que não a do caro dutilleul.
  4.  # 584

Colocado por: dutilleulNesse caso seria mais caro...

Visto que o muro de gaviões é muito mais usado do que a sua solução, podemos considerar que andam todos a dormir, e o dutilleul descobriu a pólvora...não acredito.
    Concordam com este comentário: dutilleul
  5.  # 585

descobriu a pólvora...não acredito.

Pois, também não acredito, mas tenho ideia que os preços que o Picareta aqui postou batem certo com o que ouvi numa ocasião qualquer.
    Suponho que em grandes quantidades saiam mais barato. Mas em grande quantidade o preço que o tipo que me está a fazer o muro pratica também é outro, sobretudo quando é tudo em linha recta ou quase... Mostrou-me fotografias de uma quinta onde tinha feito uma obra em que a dona, aparentemente tinha perdido a cabeça... Era muros, pontes, escadas e lagos por todo o lado. Deve ter sido uma mina para o tipo. :)
  6.  # 586

Onde é que o dutilleul está a construir?? (provavelmente já disse, mas é mais fácil perguntar do ir procurar em 650 posts), é que o preço desses muros, tem muito a ver com o local da obra.
  7.  # 587

Colocado por: PicaretaOnde é que o dutilleul está a construir?? (provavelmente já disse, mas é mais fácil perguntar do ir procurar em 650 posts), é que o preço desses muros, tem muito a ver com o local da obra.

Sim, de certeza que o preço não será o mesmo se houver custos significativos com o transporte...
    (caldas da rainha)
  8.  # 588

Continuo a ser da opinião que a desvantagem dos muros de gabião é a sua espessura; para um muro de 4m de altura a largura na base será de 2,5 m.

B = 1/2 (1 + H)

B = largura da base
    H = altura do muro
    Concordam com este comentário: LiMatos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dutilleul, Piafinho
  9.  # 589

Colocado por: dutilleul
    Sim, de certeza que o preço não será o mesmo se houver custos significativos com o transporte...
    (caldas da rainha)

ductilleul, é mesmo em Caldas ou arredores?
    Será que me pode dizer por sussuro qual foi o arquitecto e emprenteiro que usou?
    Obrigado.
  10.  # 590

...para um muro de 4m de altura a largura na base será de 2,5 m.

Ui, nesse caso fica mais caro!
    O meu, no ponto mais alto, está agora precisamente com 4m de altura. (Lá para o fim do dia ponho aqui mais fotos.)
    E mais: seria tecnicamente inexequível, já que no meu caso haveria necessidade de proceder a escavações sob o alcatrão da estrada que passa no limite superior...
  11.  # 591

... é mesmo em Caldas ou arredores?
    Será que me pode dizer por sussuro qual foi o arquitecto e emprenteiro que usou?

A 5 - 7 minutos do café Central...
    Vou enviar-lhe sussurro.
  12.  # 592

Colocado por: j cardosoContinuo a ser da opinião que a desvantagem dos muros de gabião é a sua espessura

Pois... quem compra terrenos com 300m2 para construir uma casa não se pode dar ao luxo de perder esse espaço.

Colocado por: j cardosoB = 1/2 (1 + H)

Esta formula aplica-se também ao muro em pedra como está o dutilleul a construir? Ou consegue-se sustentabilidade com uma base mais pequena?
    Tirando, por exemplo, partido da tal inclinação.

Colocado por: dutilleulO meu, no ponto mais alto, está agora precisamente com 4m de altura.

As imagens não dão essa ideia. venham dai essas novas imagens :)
  13.  # 593

As imagens não dão essa ideia.

É verdade (é por isso que eu digo que a fotografia não passa a experiência sensorial do volume...)!
    Cheguei a tirar duas ou três fotos com uma moeda em cima da pedra para dar uma noção da escala.
    Mas tem 4m, estive a medir antes de almoço.
  14.  # 594

Esta formula aplica-se também ao muro em pedra como está o dutilleul a construir?

Não, apenas a muros de gabião.

Ou consegue-se sustentabilidade com uma base mais pequena?
    Tirando, por exemplo, partido da tal inclinação.

Consegue-se mesmo sem a inclinação.

A espessura do muro depende da sua altura e da coesão do terreno que sustenta. Quanto maior a altura e menor a coesão, maior a espessura.
  15.  # 595

Pois... quem compra terrenos com 300m2 para construir uma casa não se pode dar ao luxo de perder esse espaço.

No meu caso, a pedra foi lançada até ao limite do alcatrão. Consolida a estrada e servirá como uma sólida plataforma para um eventual passeio. Serviço público e benefício colectivo; beneficiei infraestrutura pública sem prejuízo do meu interesse privado... :)
  16.  # 596

Colocado por: dutilleulPara meu espanto, cheguei à conclusão que era a mais barata (mesmo considerando o preço de 75€ o m2)
    E como são medidos os m^2?
    Ou seja, quais as dimensões das pedras e como é calculada a área?
  17.  # 597

Colocado por: mafgodE como são medidos os m^2?
    Ou seja, quais as dimensões das pedras e como é calculada a área?

As pedras têem dimensões e alturas variadas. Mede-se o perímetro das paredes, a profundidade é irrelevante para efeitos de cálculo... (se o preço é calculado em função de m2...)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
  18.  # 598

11/06/2011
    muros concluídos
      57.jpg
  19.  # 599

Da esquerda para a direita, cotas horizontais: 10metros (4 metros em altura no ponto mais alto) > 8,60metros >5,14metros
      58.jpg
  20.  # 600

...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Hélio Pinto
      59.jpg

0.2089 seg. NEW