Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 701

Caro dutilleul,
    Venham de lá essas fotos...

Cumps,
    Hélio Pinto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dutilleul
  2.  # 702

Colocado por: Anonimo16062021
    Hélio Pinto,eu propunha a aplicao do betão leve de poliestireno expandido só como camada de regularização ate atingir a altura dos tubos que andam pelo chão..e depois sim aplicaria as placas de XPS..
    Concordam com este comentário:?

Correcto. Referi apenas uma solução para enchimento.
  3.  # 703

... aplicação do betão leve de poliestireno expandido só como camada de regularização ate atingir a altura dos tubos que andam pelo chão..e depois sim aplicaria as placas de XPS...

Porquê o betão com poliestireno se vai isolar o pavimento? Não há necessidade.
  4.  # 704

É meu e mantenho: não há necessidade.
  5.  # 705

Colocado por: Anonimo16062021Hélio Pinto,eu propunha a aplicao do betão leve de poliestireno expandido só como camada de regularização ate atingir a altura dos tubos que andam pelo chão..e depois sim aplicaria as placas de XPS..

Só que os 13cm não chegam para isto. Para os tubos necessita de +-6m, (se tiver aspiração central precisa de mais) depois xps, betonilha e acabamento em 7cm!!!!
  6.  # 706

Ok obrigado a todos, peço desculpas ao dutilleu por estar a encher o tópico dele.
    Mas então ao regularizar o chão com ou sem Bolinhas EPS, e a colocar o XPS por cima dessa regularização, depois iria ficar com pouca altura para a regularização final.
    É porque já li aqui (acho que foi do Paulo Correia) que por cima de XPS no mínimo 10cm de betonilha.
    Eu tinha a ideia de colocar o XPS agora por cima do betão e só depois colocar os tubos e então a regularização final.
  7.  # 707

Colocado por: PauloCorreia
    Ja a do piso téreo é outra conversa e se quiser isolar, coloque o xps sob o betão do massame de fundação.

Não estou a perceber, ou está a escapar-me alguma coisa. Isolar o piso térreo? Por baixo do piso térreo não tem uma camada "infinita" de solo que será suficiente para que não a perdas de calor significantes? E em relação ás pontes térmicas, caso existam no perímetro deste pavimento, não haverá uma solução melhor?

EDITADO: erro numa palavra
  8.  # 708

Colocado por: nandogoncaEu tinha a ideia de colocar o XPS agora por cima do betão e só depois colocar os tubos e então a regularização final.

1º coloque os tubos
    2º aplique poliuretano projectado com 45kg/m3 até à cota superior dos tubos
    3º aplicação de betonilha (de preferência armada) com 4 a 5 cm
    4º aplicação do revestimento final
  9.  # 709

Colocado por: kugu_eluão estou a perceber, ou está a escapar-me alguma coisa. Isolar o piso térreo? Por baixo do piso térreo não tem uma camada "infinita" de solo que será suficiente para que não a perdas de calor significantes? E em relação ás pontes térmicas, caso existam no perímetro deste pavimento, não haverá uma solução melhor?

Eu não o faria, assim como não dou grande atenção às pontes térmicas lineares, mas se for para fazer, aquela é económica e eu além da solução penso primeiro no custo
    Concordam com este comentário: kuGu_eLu
  10.  # 710

Colocado por: PauloCorreia
    Eu não o faria, assim como não dou grande atenção às pontes térmicas lineares, mas se for para fazer, aquela é económica e eu além da solução penso primeiro no custo

Concordo. Daí ter feito a pergunta, porque no meu ver não há necessidade alguma de isolar o pavimento térreo, e as pontes térmicas lineares são quase imperceptíveis especialmente se o terreno exterior estiver a cota do pavimento ou superior.
  11.  # 711

Ok estou a ver que este assunto ainda é um pouco controverso, o dutilleul vai nos "matar", vou seguir a discusão aqui.
    https://forumdacasa.com/discussion/5260/betonilha-com-esferovite/#Item_0
  12.  # 712

Eu não tenho casa, nem estou a falar por experiência, simplesmente por teoria XD
    a questão esta a ser desenvolvida no tópico mencionado pelo nandogonca: https://forumdacasa.com/discussion/5260/betonilha-com-esferovite/#Item_0
    passe por lá.
  13.  # 713

Olhe que sim, olhe que sim..os tubos que andam pelo chão ficam totalmente cobertos com as placas de isolamento

Não precisa desde que isolem os tubos.
  14.  # 714

Colocado por: ?e se a casa ficar perto de uma linha de água,a teoria volta a não chegar....(essa teoria que vocês falaram)
    E nesse caso... o que diz a experiência?
  15.  # 715

Eu não disse que a teoria chegava...eu falo do que sei, do resto não posso falar, e sempre que falo tento justificar.
    E o que é perto de uma linha de água? nesse caso se calhar é muito mais preocupante as condições de estabilidade do solo e até mesmo infiltrações.
    Se formos pelo "e se...." então tudo parava XD
  16.  # 716

Colocado por: kugu_eluEu não disse que a teoria chegava...eu falo do que sei, do resto não posso falar, e sempre que falo tento justificar.
    E o que é perto de uma linha de água? nesse caso se calhar é muito mais preocupante as condições de estabilidade do solo e até mesmo infiltrações.
    Se formos pelo "e se...." então tudo parava XD

não vale a pena, tá a ver o Louçã?

O sistema é o mesmo, fala mal de tudo e tudo põe em causa, criando a dúvida como se percebesse imenso de algo, mas quando instado a dar a uma solução escondesse sempre e culpa os ricos e poderosos, que é uma posição fixe.

É também uma maneira de nunca se comprometer com nada e ter sempre uma desculpa. São as pessoas que nada arriscam ou os conhecido velhos do Restelo.

Siga em frente
    Concordam com este comentário: raulschone
  17.  # 717

Colocado por: ?escolha....

ai, bruto, agora vou comer uns caracóis e bebr umas mines com o meu colega do Infantado e conspirarmos mais um pouco

18.  # 718

o senhor quando diz 1+1=2 também esta a generalizar.... XD
    Eu falei no geral sim, no que é normal e espectável de acontecer. O caso também não foi detalhado o suficiente para não generalizar, ninguém fez referencia a lençóis de água ou a qualquer outra coisa.
  19.  # 719

´...e se os tubos estiverem cobertos com massa como na maioria das vezes?

Não sei como é aí pelos países avançados por onde anda mas por aqui pode colocar o isolamento nos tubos sem problemas ... E SEM MASSA.
  20.  # 720

Têm problemas tais como?
    eu disse lençol de agua como podia ter dito ribeira, ou fio de água...e os mesmos podem nem fazer diferença nenhuma para a qualidade térmica.

0.2035 seg. NEW