Iniciar sessão ou registar-se
  1. ...

2- Para fixar a estrutura onde irá assentar o gesso cartonado do tecto traçam-se as linhas azuis com o fio (imagem anterior) e abrem-se orifícios para a fixação dos varões à laje (as brocas são de haste longa, diferentes daquelas que são mais comuns).

3- Abertos os furos, os varões (as pontas providas de buchas em latão, veja a imagem abaixo destas linhas) são encaixados nos orifícios. Empurram-se manualmente até encaixarem.

4- Com o auxilio da aparafusadora, provida de uma chave especial que enrosca na extremidade do varão, as buchas são apertadas na laje.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Layman
      103.jpg
  2. sabe porque eu disse isto não sabe???

Não...
  3. 30/08/2011

Os rebocos continuam a bom ritmo. O gesso cartonado... talvez amanhã, nunca se sabe.
    Necessitava que esse trabalho avançasse de forma a poder dar andamento aos revestimentos mas está difícil.
      104.jpg
  4. ...
      105.jpg
  5. ...
      106.jpg
  6. Colocado por: DOGMAe os nossos amigos de PVC sempre omnipresentes

Sim, o aço galvanizado tem as suas vantagens (sobretudo para quem faz o reboco...).
    Mas também tem as suas desvantagens (depois da cura das massas).
  7. deve ser alguma areia e ás vezes empanca....

Essa da areia é que não estou a perceber.
  8. nada disso...referia-me aos tubos que estão no chão

Bom, disso é melhor nem lembrar o assunto...
    •  
      alv
    • 30 agosto 2011
    Vivam!

Antes de tudo, os meus parabéns ao dutilleul pela paciência, tempo e coragem na colocação do post.
    Li as primeiras 100 e depois deixei, e hoje com um pouco de tempo li na diagonal as restantes "parcas" 1350 mensagens, sempre animado pelas picardias e divergências de opiniões entre os intervenientes.
    Sempre me questionei do porquê do isolamento fixo ao tecto real, mesmo percebendo e aceitando o esquema da caixa isotérmica, que é no fundo, o que normalmente projecto e construo quando construo os interiores com placas de gesso laminado. Aqui o principio é o mesmo, mas tenho de lhe chamar a atenção que com o sistema que está a utilizar vai haver um desvão entre o tecto e o isolamento que, por não ter isolamento, vai ter de ser aquecido e arrefecido e ainda é um volume de ar considerável, pelo que lhe proponho, à semelhança do que tem feito com outros comentários, que pondere reforçar esse isolamento do tecto, colocando em manta de lã de vidro directamente sobra a placa de gesso. É essa a técnica, é esse o reparo do Anonimo16062021 e no meu entender uma solução barata e eficiente, embora à semelhança das pontes térmicas, dos furos dos varões roscados e outras coisas não passem de pormenores.
    Por fim, e apenas por fim, verifique o espaçamento entre perfis que não podem ser superiores a 50cm e nas fotos não consigo ter essa certeza.
    Uma vez mais os meus parabéns e continue com a obra que é a sua e para si e se me permite "fassa" parte até ao fim. Seria útil, para além de interessante.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021, Layman
    Estas pessoas agradeceram este comentário: moraisdd, dutilleul
    • RMBP
    • 30 agosto 2011
    Boa Noite,

Tenho seguido atentamente esta discussão, pois estou para iniciar a construção da minha moradia.

Uma vez que ainda não escolhemos o construtor, e o vosso parece dar boas indicações construtivas, será que poderia disponibilizar o contacto do mesmo para poder solicitar preços?

Obrigado,
  9. Colocado por: alvque pondere reforçar esse isolamento do tecto, colocando em manta de lã de vidro directamente sobra a placa de gesso

E como ficariam os focos embutidos?
  10. Colocado por: alvVivam!

... pondere reforçar esse isolamento do tecto, colocando em manta de lã de vidro directamente sobra a placa de gesso. ....
    Estas pessoas agradeceram este comentário:dutilleul

Antes de mais, muito obrigado pelo seu comentário. O Alv é um dos membros do fórum que mais aprecio e respeito, tenho aprendido consigo quase tudo o que julgo saber acerca de gesso cartonado.
    O espaçamento entre os perfis é inferior a 50cm (creio que são 40cm, mas vou confirmar).
    Quanto à manta de lã de vidro, o instalador também tem insistido nesse assunto. Tenho cumprido escrupulosamente com o determinado pelo engenheiro em projecto mas suponho que não haverá mal em “exageros” pelo que vou ponderar a sua sugestão.
  11. Caro(a) rmbp, vou enviar mp.
    •  
      alv
    • 31 agosto 2011
    Vivam!
    E como ficariam os focos embutidos?

Sem qualquer problema sejam de led´s ou incandescentes: Abre um buraco na manta à volta dos projectores para retirar o papel, sem problemas, que a própria lã toque acidentalmente porque a temperatura de fusão ou de incandescência é muito superior à do projector.
    Claro que pedem vir os puristas perguntar se não haverá uma ponte térmica pontual, melhor plana mas isso já por aqui tem sido discutido: O impacto das pontes, lineares, planas, agora até pontuais, dos dias de trabalho, para a outra margem, as que seguram os pivot´s, eléctricas e muitas outras que me não lembra, têm na nossa vida quotidiana:)
    "Fassam" parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dutilleul, pdavidmarques
  12. Colocado por: Anonimo16062021Eu também não sei como é que se consegue ..porque os anos que tenho de obras nunca tinha visto tàl invenção

Pois eu estou careca de ver essas situações e também gostava de saber qual a forma correcta de isolar um tecto falso com aqueles varões, ou a forma correcta de colocar um tecto falso sem necessitar de usar aqueles varões.

Colocado por: moraisddO que conseguiram fazer foi furar não só o isolamento térmico, como a impermialização... agora ninguém quer assumir...

Ora bolas, a que empresa pertencia o funcionário que furou a impermeabilização? Essa empresa quanto a mim é a responsável.

Colocado por: DOGMApergunte ao homem das janelas que ele deve saber,e para ele saber teve de haver de paleio...no mínimo entre duas pessoas.

Tentei, mas não consegui perceber.
  13. Colocado por: DOGMAé fácil....esforça-se mais um bocadinho...e chega lá.

Tectos falsos, isolamentos dos tecto, a sério, onde quer chegar que eu não percebo?
    Acabei de receber uma muito má notícia (morte de um avó da minha cara metade), e se não percebia antes, agora muito menos, pois a minha capacidade de raciocínio neste momento foi-se :(
  14. 31/08/2011
    Quase concluída a estrutura das paredes que vão ser revestidas a gesso cartonado. Falta montar umas calhas para as portas de correr (no interior das paredes). Parece que é um trabalho pouco frequente e o instalador tem algumas dúvidas.
    Em resultado da chuva disse-me que teria que fechar os vãos com plástico porque de contrário não iria iniciar a aplicação das placas.
    (Alv, estive a medir e afinal a distância entre os perfis do tecto é de 50cm [ao eixo])

Com as chuvas os rebocos avançaram pouco.
    Chegou o Outono sem que tivéssemos chegado a sentir o Verão...

(mensagem #2 actualizada)
  15. two-rok:

Os meus sentimentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
  16. Só agora reparei... Os meus sentimentos também.
  17. Colocado por: two-rokAcabei de receber uma muito má notícia (morte de um avó da minha cara metade)

As minhas sinceras condolências ... realmente deixamos de "ter cabeça" seja para o que for ...

0.4137 seg. NEW