Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      alv
    • 31 agosto 2011
    Vivam!
    Pêsames à parte, a vida continua.

dutilleul, já agora diga-nos lá, antes que vá acontecer alguma coisa menos agradável como vai ser o revestimento das paredes interiores com gesso laminado; Que sistema está preconizado?
    "Fassam" parte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
  1. Colocado por: dutilleuljá agora diga-nos lá, antes que vá acontecer alguma coisa menos agradável como vai ser o revestimento das paredes interiores com gesso laminado; Que sistema está preconizado?

Se vão ser placas duplas cruzadas?
    Não foi isso que foi orçamentado, o dinheiro anda curto...
    Suspeito que me vai dizer que estou a fazer uma grande asneira.

Por outro lado, estão orçamentadas as placas hidrófugas em todas as superfícies, tectos e paredes.
    •  
      alv
    • 1 setembro 2011
    Vivam!
    Perdoe dutelleul, o que queria dizer no post anterior é que estou solidário com todos os outros foristas e que receba também os meus sentimentos.

Quanto à questão do revestimento o que lhe questiono é como vão ser fixas as placas, se coladas se com estrutura, com que afastamentos, se aproveita para fazer reforço de isolamento nas envolventes exteriores e que paredes vai revestir, não lhe vou dizer nada que não deva ouvir.

Infelizmente, apesar de eu preconizar sempre a utilização das duas placas de 13mm cruzadas e de ser o que faço nas nossas obras de habitação, reconheço que a maioria da construção corrente é feita com uma placa. Teria esperança que a ser feita com uma placa, pelo menos fosse de 15mm, mas não vai ser pela certa.

O que de todo lhe recomendo que evite é a colagem directa de qualquer placa em qualquer superfície. Deve sempre usar estrutura e aí, dependendo da espessura da placa deve respeitar afastamentos máximos entre perfis.

Nenhuma marca recomenda em habitação a utilização de uma placa simples de 13mm e o próprio LNEC, não homologou o sistema de divisória ou revestimento da Pladurmetal com placa simples de 13mm, mas que é o mais utilizado, é.

Só estou a tentar que faça o melhor dentro do "tempo" ($$$$€€€€) que dispõe.

Boas obras e "fassam" parte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dutilleul
  2. Colocado por: alvSó estou a tentar que faça o melhor dentro do "tempo" ($$$$€€€€) que dispõe.

Agradeço-lhe mais uma vez. Vou colocando aqui as imagens do que se vai fazendo.
    •  
      alv
    • 1 setembro 2011
    Vivam!

dutilleul, depois de feito só podemos comentar se está bem ou mal. depois de feito é fácil dizer se está bem ou mal.
    O que pretendo é que faça fé do que está previsto para se houver outra solução melhor ou mais eficaz não possa arrepender-se de o não ter feito!!
    "Fassam" parte.
  3. two-rok também só reparei agora, os meus sinceros pêsames
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
  4. Colocado por: alvdepois de feito só podemos comentar se está bem ou mal.

Ok, então vou dar conta do que sei.
    1- placas hidrófogas em tectos e paredes (não sei espessuras, vou tentar que tenham pelo menos os tais 15mm...)
    2- perfis do tecto c/ separação de 50cm ao eixo
    3- Paredes interiores com os montantes separados a 40cm (esta medida foi tirada a olho; hoje era para medir e tirar fotografias mas quando lá cheguei e percebi que toda a gente se tinha baldado com medo da chuva fiquei deprimido e fui-me embora...)
    4- As placas não serão coladas (nem sabia que se podia fazer isso) mas aparafusadas. Isto não foi falado aquando da orçamentação mas não vou querer placas coladas.
    5- As paredes exteriores são em alvenaria tradicional. Em pladur são apenas as paredes interiores. Para dizer a verdade - e isto é para todos os que estão a construir - estou muito arrependido de não ter feito também as exteriores; muito mais rápido, não há lixo, não há roços, usam aparelhos a laser em vez de réguas de nível enovoadas por cimento (quando as usam...)
    •  
      alv
    • 1 setembro 2011
    Vivam!

Caramba dutilleul, que baralhada para aí vai.
    Comecemos pelas minhas dúvidas, ainda. Pelo que descreve, apenas as paredes exteriores é que vão ser revestidas ou vão ser rebocadas?
    As de compartimentação vão ser um Pladur? Mau, se os perfis estão a 40cm nas divisórias vai querer significar que vai ser utilizada apenas uma placa por face. Duvido que seja de 15mm, mas a ver. Quanto à marca e se é ou não sistema completo, vamos ver também. Perfis de tecto a 50cm é normal e bom. Não esqueça a MLV sobre o tecto; é barato e é uma mais valia, como já lhe dissemos.
    Certezas e opiniões, as minhas: Não necessita, em absoluto, de utilizar placas hidrófogas em toda a casa, apenas nas zonas húmidas da casa, isto é, WC e cozinha. Nas restantes divisões deve usar o Pladur normal que é uma vantagem, porque depois de pintado com tintas plásticas correntes faz-lhe a regulação higroscópica da sua casa, isto é, absorve a humidade quando é excessiva e repele-a quando o ar está mais seco.
    Brincando, é uma espécie de inércia da humidade! ( E esta, eh, saiu-me, é o que faz um dia inteiro de escritório)
    Por fim diga-m, melhor diga-nos que estão a fazer as paredes divisórias em primeiro, seguidas dos tectos e não o contrário, senão dá-me uma coisa e concluo que você também não lê o que se escreve por aqui!

Boa obra e "fassa" parte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dutilleul, two-rok, Layman
  5. Colocado por: alvapenas as paredes exteriores é que vão ser revestidas ou vão ser rebocadas?

as paredes do perímetro exterior foram rebocadas (não leva pladur)

As de compartimentação vão ser um Pladur?

sim

deve usar o Pladur normal que é uma vantagem, porque depois de pintado com tintas plásticas correntes faz-lhe a regulação higroscópica da sua casa, isto é, absorve a humidade quando é excessiva e repele-a quando o ar está mais seco.

Nesta não tinha pensado (nem sabia).
    ...que estão a fazer as paredes divisórias em primeiro, seguidas dos tectos e não o contrário, senão dá-me uma coisa e concluo que você também não lê o que se escreve por aqui!

Vou lendo, sim. :)
    O homem começou por fazer a estrutura do tecto e só agora está a fazer a das paredes.
    •  
      alv
    • 1 setembro 2011
    00Vivam!

Eu só não acerto do euro-milhões.
    Esse seu familiar, que faz muito Pladur (suponho que foi o que disse), é mesmo seu amigo, porque assim poupa-lhe uns cobres em material!
    Agora a sério, porque se não fosse sério seria mais uma para nos divertirmos.
    Perceba, ao fazer em primeiro o tecto geral, para os instaladores é muito mais fácil e rápido; depois até poupa no material das divisórias que não tendo que ir ao tecto real, isto é à laje, poupa um bocado mais de material, mas o problema é que por coma das divisórias não existe nenhuma compartimentação e quando você colocar os projectores e ainda por cima sem o isolamento o som passa de uma divisão para a outra.
    Não deixe de todo que isso aconteça. e está m tempo corrija essa situação.
    Esta situação é correntíssima, em obras públicas e particulares e depois queixa-se dos isolamentos.
    Reparem num exemplo que tenho objetivamente: Um lar de acamados feito com base numa nave industrial em que o pé direito real é de cerca d 4.00m para passarem todas as instalações. Um construtor sério conta com paredes com 4.00m de altura pois fará o tecto entre as paredes e o pato bravo conta com divisórias com 3.00m, pois faz o tecto em primeiro e é só ganhar. Depois vêm os utentes queixar-se que o vizinho do quarto ao lado é muito flatulento ou geme muito durante a noite. Isto é um caso real e comum.

Vá lá ver se evita pelo menos esta, boa obra e "fassa" parte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bragal
  6. Esse seu familiar, que faz muito Pladur (suponho que foi o que disse), é mesmo seu amigo, porque assim poupa-lhe uns cobres em material!

Alv, os tipos que andam a fazer o trabalho não são meus familiares; que me tenham poupado uns cobres em materiais - se a consequência é apenas essa que menciona - neste caso em particular não incomoda mesmo nada. É um T1 (ou V1, tanto faz para o caso...). Noutra tipologia é claro que faria toda a diferença (já tinha lido pelo menos um comentário em que o Alv chamava a atenção para esse tipo de consequências).
    •  
      alv
    • 1 setembro 2011 editado
    Vivam!

Perdoe mas pareceu-me ter lido qualquer coisa dos familiares, mas deve ter sino noutro lado. Sabe são tantos.
    Agora que refere ser um T1, já estou mais descansado, ainda assim veja la se separa o WC do quarto e sala, porque não é nada agradável alguém ir ao WC e no quarto ouvir-se tudo ou estar na sala a ouvir o quarto. É uma questão de conforto sejam muitas ou poucas divisões.
    E marcas e sistema completo o que está a utilizar, só por curiosidade.
    Boas obras e "fassam" parte
  7. Colocado por: alvE marcas e sistema completo o que está a utilizar, só por curiosidade.

Isso aí é que estou a zero.
    Quase de certeza o mais barato que os tipos arranjaram... :(
    •  
      alv
    • 1 setembro 2011
    Vivam!
    Esperemos ue não venha por aí desgraça ao mundo. A ver.
    "Fassam" parte
  8. Colocado por: alvE marcas e sistema completo o que está a utilizar

Que marcas recomenda para tectos? Não quero sistemas topo de gama.
  9. Colocado por: dutilleulPara dizer a verdade -e isto é para todos os que estão a construir- estou muito arrependido de não ter feito também as exteriores; muito mais rápido, não há lixo, não há roços, usam aparelhos a laser em vez de réguas de nível enovoadas por cimento (quando as usam...)

UUUffaaa !! Isto gostei de ler... dá-me algum conforto e segurança. A casa que estou a construir é em LSF, por esse motivo o revestimento das fachadas n será em tijolo ou bloco, mas em OSB tipo 4 da Kronopoly - produto comercializado pela Jular em Portugal. Contudo, não me parece ter muito sentido mistura de materiais que, por suposição, propõe ... betão com gesso cartonado, fibras cimentícias, ou produtos de madeira ou afins ... cheira-me q algo n bate bem nessa receita ... mas é apenas o ponto de vista de um curioso na matéria ...

Continuação de boa sorte nesta aventura.
  10. Colocado por: nandogoncaQue marcas recomenda para tectos? Não quero sistemas topo de gama.

Vou intrometer-me no assunto e sugerir Knauf. Todas as pessoas ligadas ao sector da construção civil, incluindo alguns aplicadores de gesso cartonado têm referido que Knauf n tem rival. Segundo me disseram ss placas de 12.5 mm da Knauf (quando digo 13, os mais "picuinhas" corrigem-me logo) só custam mais 25-35 cêntimos mais por m2 mais que as placas mais vulgares de gama média. Numa casa de 250-300m2 de placa singular ter Knauf poderá custar apenas mais 150-200 € ou talvez menos ....
    Concordam com este comentário: J Filipe
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nandogonca
  11. Se calhar falam em Knauf porque é a que aparece no "Cype" :)
  12. Colocado por: kugu_eluSe calhar falam em Knauf porque é a que aparece no "Cype" :)

Caro kugu_elu,

"Cype"

Quoi? what? Que é isso??? #@#»£%& Agora quero saber!

Não se lança um homem na "confusão" a esta hora da manhã .... ;)

Sabe, antes de iniciar a construção da casa, aliás, antes da casa ser ainda projecto, vistamos algumas moradias/apartamentos em fase de construção para "tirar umas ideais". Sei, pelo menos, dizem que há tipos de PPR melhor q outros, lá de rocha melhor q outras, almínio melhor q outros ... mas para nós ... eu a minha cara metade ... não conseguíamos ver bem onde estava a diferença

Agora ... em relação ao gesso cartonado ... basta olhar, basta pegar, basta afagar, basta passar a mão ... ora ... bastava usar os sentidos para chegar à conclusão q a qualidade Knauf é de qualidade diferente ... nitidamente superior. Há aplicadores q cobram um pouco menos quando se usa Knauf pelo facto de tudo ser mais simples e rápido. N estou a inventar, foi dito por um colega q trabalha na área há largos anos.
  13. Eu não estou sequer a dizer nada..foi a titulo de "piada", passo a explicar:
    Cype será a fabrica de "chouriços de projectos engenharia civil" (há quem lhe chamem assim e eu acho o nome engraçado)
    É um programa onde você insere a carne e do outro lado saem-lhe os chouriços (obviamente que isto é um exagero)
    Isto para dizer que, para projectos de escala reduzida, tipo habitação, penso poder dizer que a maior parte dos gabinetes usa o Cype (corrijam-me se tiver enganado)
    Uma das aplicações do Cype é o gerador de preços/orçamentos
    Esta aplicação fornece-lhe um mapa de quantidades e especificações técnicas sobre cada elemento a aplicar em obra
    Um desses elementos serão as paredes interiores em gesso laminado
    As especificações e material indicado podem ser escolhidas pela marca
    Para gesso laminado Knauf é a marca que lá consta

Daí a minha piada.

EDITADO: cliquei no botão de publicar cedo de mais :)

0.4439 seg. NEW