Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas!

Tou a remodelar o meu apartamento

O intercomunicador que tenho é velhote, e gostaria de saber se os novos são compativeis com os antigos.

É um telefone intercomunicador simples de um predio com 8 apartamentos.

Alguem sabe a que corresponde cada um dos 5 fios ? (Creio que está standarizado e que cada cor corresponde a algo especifico .... )
      intercom.jpg
  2.  # 2

Colocado por: civismoAlguem sabe a que corresponde cada um dos 5 fios ? (Creio que está standarizado e que cada cor corresponde a algo especifico .... )

pois, agora é que está lixado,

porque não existe qualquer standard em relação a isto e cada fabricante\instalador faz como lhe dá na telha, nos filmes é que é giro as cores são sempre iguais, na vida real já patinei com muitos sistemas destes,

e sem esquema original é mais fácil acertar no euromilhões,

se tiver acesso ao esquema original, pode tentar arranjar alguns (poucos) que podem ser compatíveis dentro da mesma marca, saliento podem,

"normalmente" os sistemas a 5 fios são assim:

1 fio de alimentação
    1 fio de chamada
    1 fio de microfone
    1 fio de auscultador
    1 fio de trinco

nota a alimentação é completada pelo fio de alimentação e pelo fio de chamada quando alguém toca na entrada (fecha alimentação) e não é obrigatório ser corrente continua.
  3.  # 3

para tentar facilitar a vida, compre um intercomunicador da marca do antigo. pode ser que as cores ainda sejam as mesmas! :)
  4.  # 4

Tenho que pegar no antigo e tentar perceber para onde vai cada fio então :P
    • civismo
    • 27 fevereiro 2012 editado

# 5

Este é o intercomunicador em causa.

Provavelmente limpo-o e pinto-o
      DSCF6214.JPG
      DSCF6215.JPG
  5.  # 6

Ja andei um bocadinho de volta do intercomunicador ai da foto acima, e até estive a comparar com o de um vizinho.

O meu tem uns contactos partidos, os quais permitem que automaticamente ligue o micro e auscultador quando se levanta o "telefone"

Haverá por ai alguem com um usado igual, da URMET ?

Isto funciona com 12V.

O mais giro, é que no meu prédio são 12V AC, e no prédio ao lado são 12V DC

Será por isto que no meu prédio só a parte das campainhas e trinco funciona, ou seja, a voz não trabalha há muitos anos ?

Outra coisa; nestes sistemas de intercomunicador, o facto de haver problema numa fracção pode comprometer o resto do predio, ou isto não funciona em série ?
  6.  # 7

Ninguem por ai entretanto , entendido nesta materia ????
  7.  # 8

Obrigado, Olx :D

Comprei hoje dois, garantiram-me que são compativeis com o que tenho, e realmente por dentro parecem iguais.
    Novinhos em caixa , tou safo :)
      DSCF9904.JPG
      DSCF9906.JPG
      DSCF9899.JPG
      DSCF9905.JPG
      DSCF9909.JPG
      DSCF9910.JPG
  8.  # 9

Para um outro Contexto / aplicação, comprei usado na net um Kit de videoporteiro a cores da Extel, nos usados da internet.
    Estava avariado, e já percebi que há um problema na fonte de alimentação (para além de outros maus contactos), pois já consegui liga-lo com a minha fonte de bancada.
    Depois coloco aqui mais fotos

É este o videoporteiro. Alguem tem o manual ?
      4989102899-Video+Porteiro[1].jpg
    • Dj_C
    • 26 fevereiro 2013

# 10

Boa tarde caro civismo,
    tente aqui, pela referência deve constar no site.

Cumps,
    Dj_C
  9.  # 11

Obrigado!

Agora não estou ao pé dele , mas logo já vejo ... em todo o caso já deve ter uns anitos ..
  10.  # 12

Ah, outra coisa: Isto usa apenas 2 fios para comunicar com o modulo que tema camara , que fica no exterior.
    Já percebi que tem polaridade, pois não trabalhou à primeira, só quando inverti os fios.

Duas duvidas:

Qual o tamanho maximo do fio ?

E que tipo de fio isto usa? Pode ser fio normal de campainha ?
    • Dj_C
    • 26 fevereiro 2013

# 13

Normalmente há cabos desses em qualquer loja de electrónica, posso dizer-lhe que comprei um (mas de 5 fios) que apanhei em promoção numa loja IZI que estava em liquidação para fechar a 0.07€/ml. Mas pelo aspecto do cabo parece-me que o normal tb dá. Tenho ideia que +/- 50 a 80 metros é o máximo que se deve usar.

Cumps,
    Dj_C
  11.  # 14

boa noite!
    a melhor solução para ligar igual ao que desmontou, é ver o do vizinho como está ligado!
    e desligar fio a fio e com alguém a comunicar ir vendo a função de cada fio!
    Concordam com este comentário: pUbLIS
  12.  # 15

Bom dia!!

Como parte da saga "renovar a casa na quarentena" estava a troca do meu intercomunicador. O pobre já estava defunto há muito, só funcionava mesmo a campainha.

Eu como não preciso do intercomunicador pra nada, ontem comprei uma campainha de 12v pra substituir o aparelho.

Só que a campainha só tem 2 buraquinhos pra ser por lá fios (que eu presumo ser pra 'fase' e 'neutro') e o antigo intercomunicador tem lá estes fiozinhos todos.

Ligo o quê aonde?
      1588321319111403262984.jpg
  13.  # 16

Foto do esquema da campainha.
      1588321384531160112581.jpg
    • size
    • 1 maio 2020 editado

# 17

Qual é, realmente, a voltagem de funcionamento dessa campainha, ao usar termo de fase e neutro ?
  14.  # 18

Colocado por: sizeQual é, realmente, a voltagem de funcionamento dessa campainha, ao usar termo defasee neutro ?

Eu sei lá!!
    Só sei que é 12v porque dizia na loja XD
    O fase e neutro eu só disse porque pensava que era o que queria dizer naqueles desenhos legendados em espanhol.

Eu em eletricidade sou 2 zeros à esquerda :/
  15.  # 19

Qual a marca da campainha ?
    Veja nesse folheto da campainha se existe alguma indicação da voltagem.
  16.  # 20

No folheto não diz nada. A única coisa que tem é aquele boneco da primeira foto.

A campainha é da marca Dinuy. Modelo TI B12 000.

Voltagem acho que é mesmo 12v (de acordo com o site deles e pelo que estava no Leroy).
      1588323389617403262984.jpg

0.0240 seg. NEW