Gostaria de pedir ajuda no sentido de descobrir uma tinta ou um aditivo que isole uma parede interior de um quarto a qual, condensa agua que até escorre para o chão.Este problema verifica-se nos dias mais frios em que o quarto é mais aquecido.Não posso mexer na parede exterior porque está revestida de pedra rústica. A parede é de tijolo sem caixa de ar.Queria evitar isolar a parede com pladur porque já tenho pouco espaço. Agradeço ajuda.Mto Obg a todos
pois, não há magia nem milagres... tem de haver um compromisso, ou isola por dentre e perde área util, ou retira a pedra por fora, isola e volta a colocar...
Estas pessoas agradeceram este comentário: Pipeline
Este problema verifica-se nos dias mais frios em que o quarto é mais aquecido.
Pois...é normal...São três as variaveis que, quando conjugadas da pior maneira, originam a condensação...Temperatura do ar ambiente, Temperatura do objecto a condensar (neste caso paredes) e Humidade relativa do ar...ou seja, se não aquece-se o quarto não havia condensação...esta é a pior solução...:-)...Eu tive o mesmo problema (isolamento insuficiente) e resolvi com ar condicionado...aquece a casa e acabaram as condensações...
Vivam! Caro Pedro Fernandes, na realidade, resolveu o problema, mas se as leis da física se cumprirem o que fez foi aquecer as paredes confinantes com o quarto, mas em algum local, no interior da parede com algumas condições de humidade, vai haver condensados. Provavelmente, até pode nem haver, pode até haver e nunca lhe causarem nenhum tipo de transtorno, situação mais frequente, mas podem também vir a causar-lhe alguma preocupação, caso não haja drenagens ou evaporações ou ventilações. Não se preocupe, isto é só uma chamada de atenção para quem nos lê porque as coisas por vezes não são tão lineares como parecem, infelizmente. "Fassam" parte
Alv, a minha construcção é de parede dupla com xps e sem caixa de ar e por fora está pintada com membrana. O AC no inverno é usado 24h/dia, ou seja, paredes, tectos, humidade relativa e temperatura ambiente não se conseguem conjugar para promover a condensação...Por outro lado, por fora, não existem bolhas na pintura que possam indiciar alguma humidade no interior das paredes...Se fosse fazer casa agora, a coisa era outra...:-)
boas alguem aqui conheçe este tipo de maquina para este problema da condençao? este sistema quando detecta o ar dentro de uma casa mais humido faz a troca de ar automaticamente .