Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Gostaria de saber em média, quais são os custos com a electricodade para este sistema. Vou comprar um apartamento que o tem, mas quero saber quando vou gastar com isto...
    O prédio também tem uma cisterna na cave, com duas bombas de água e mais uma série de coisas que nem sei o que são... Quando é que isto custará por apartamento em termos de electricidade? O prédio tem 12 apartamentos.
  2.  # 2

Colocado por: sandra168Gostaria de saber em média, quais são os custos com a electricodade para este sistema. Vou comprar um apartamento que o tem, mas quero saber quando vou gastar com isto...

Peça ao vendedor o consumo (KW/h) do aspirador (está no aspirador ou na ficha técnica)

Não se preocupe com isso, a diferença para um aspirador normal, não há-de ser grande coisa.
  3.  # 3

OK, obrigada, estou mais descansada :) E sobre as bombas de água da cisterna? (Acabei de editar a pergunta)
  4.  # 4

Colocado por: sandra168E sobre as bombas de água da cisterna?

Esta não tem resposta, porque mesmo sabendo o consumo (KW/h), não sabemos quanto tempo vão estar a trabalhar, não sabemos se recebem apenas água dos drenos, ou se recebem também águas pluviais. Existem duas bombas, mas trabalha uma de cada vez.
  5.  # 5

De qualquer forma, essas bombas são accionadas quando alguém abre uma torneira, certo?
  6.  # 6

Colocado por: sandra168De qualquer forma, essas bombas são accionadas quando alguém abre uma torneira, certo?

Não, são accionadas por uma boia, quando o tanque está cheio, a boia sobe e liga a bomba.
  7.  # 7

Humm, sinceramente, nem sei para que serve a cisterna...
    São só coisas que arranjam para as pessoas terem mais custos... É como os painéis solares, que também dispensava. Por favor, construam casas simples!! :)

Não querendo abusar, então as bombas só trabalham quando o tanque está cheio, quer isto dizer que assim que as pessoas começem a usar água e a boia desça as bombas deligam e só voltam a ligar quando o tanque é outra vez cheio? Só queria perceber como tudo isto funciona... Pensava que as bombas servissem, para levar a água com pressão aos apartamentos.
  8.  # 8

Colocado por: sandra168São só coisas que arranjam para as pessoas terem mais custos...

Está enganada, isto serve para não ter a cave cheia de humidade, ou diria mais...cheia de água. Já reparou que uma grande parte das pessoas que aqui vem pedir ajuda, é por causa das humidades??

Colocado por: sandra168É como os painéis solares, que também dispensava. Por favor, construam casas simples!! :)

É porque ainda não experimentou, eu tenho painéis solares e não dispenso, se o sistema estiver bem executado, pode poupar 70 a 80% da energia para aquecimento da água. No verão tenho meses com a factura do gás a zero.

Colocado por: sandra168Pensava que as bombas servissem, para levar a água com pressão aos apartamentos.

Pois eu penso que as bombas são para retirar da cave, as águas subterrâneas (aquela água que está por trás dos muros da cave é recolhida num poço e bombada para a rede pública, senão a cave ficava cheia de humidade), e eventuais águas de chuvas da rampa de acesso á cave (não conheço o projecto).

A água que sai da sua torneira deve vir da rede pública que tem pressão suficiente para subir até todos os apartamentos !??
  9.  # 9

Pois, esta cisterna é para levar a água aos apartamentos. Ou seja, a cistena é cheia com água da rede pública e depois daí vai para os apartamentos. Parece que a pressão existente na rede não é suficiente. Já liguei para os serviços de água da cidade (neste caso Porto) que me disseram que é normal os prédios novos terem este sistema...
  10.  # 10

Colocado por: sandra168Pois, esta cisterna é para levar a água aos apartamentos. Ou seja, a cistena é cheia com água da rede pública e depois daí vai para os apartamentos. Parece que a pressão existente na rede não é suficiente. Já liguei para os serviços de água da cidade (neste caso Porto) que me disseram que é normal os prédios novos terem este sistema...

Esqueça tudo o que eu disse, ou quase tudo.

Sendo assim é necessário conhecer o projecto, mas o mais provável é ter um depósito na cobertura que distribui a água aos apartamentos por gravidade, e quando esse depósito estiver quase vazio, as bombas da cave entram em funcionamento (uma de cada vez).

De qualquer maneira, deve existir também um depósito para recolha das águas subterrâneas.

0.0125 seg. NEW