Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.


    Já estive a fazer pesquisa aqui no fórum e há cerca de 80 resultados sobre pladur e, ou não vi bem ou então não está em nenhuma discussão, não encontro quais os tipos de pladur é que se podem utilizar no tecto, bem como expessuras.
    A minha questão é mesmo nessa vertente.

    Que tipos de pladur existem?
    Qual o melhor tipo?
    E, a nível de isolamento, sei que há lã de rocha, lã de vidro e cortiça (não sei se haverá mais), qual o melhor para isolar pladur?


    Espero que possam ajudar ou indicar-me o caminho. :)
    Obrigado.
  2.  # 2

    Colocado por: José CastroQue tipos de pladur existem?

    Placa Normal - Zonas secas
    Placa hidrófuga -Zonas húmidas
    Placa corta fogo - Corta fogo

    Colocado por: José CastroQual o melhor tipo?

    Depende da localização, mas mais importante é o sistema que irá usar, se placagem simples ou dupla, tipo de estrutura metálica, etc

    Colocado por: José CastroE, a nível de isolamento, sei que há lã de rocha, lã de vidro e cortiça (não sei se haverá mais), qual o melhor para isolar pladur?

    Quer isolar contra o quê? térmico ? acústico?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: José Castro
  3.  # 3

    .. Pelo que acrescentando ao post do paulo correia, pode ir ver as soluções preconizadas pelos fabricantes dos sistemas:
    pladur
    knauf
    ****
    iberplaco
    ...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: José Castro
  4.  # 4

    bom acrescentando tipos de placas há já mencionadas acrescento:

    placa de pladur MO

    placa de pladur GD

    placa de pladur CH

    placa de pladur TEC

    placa de pladur LAN

    placa de pladur BEL

    placa de pladur BV

    placa de pladur TERM-N (xpe)

    placa de pladur TERM-N (xps)

    placa de pladur TRILLAJE

    placas decorativas/acusticas pladur FON
    qual o melhor para isolar pladur?
    é você que tem de dizer o que pretende para o podermos ajudar, como pode constatar existe um inumero de coisas resta saber o que pretende, espero ter ajudado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: José Castro, zizuri, rosousa
  5.  # 5

    quanto a marca a usar no meu ver e experiência existe 2 marcas a knauf e a pladur o resto são fotocopias a preto e branco
    Estas pessoas agradeceram este comentário: José Castro, lmvpm
  6.  # 6

    Boa tarde e obrigado a todos.

    A localização é numa zona amena e perto da praia, mais concretamente na Madalena em Vila Nova de Gaia.
    A nível de isolamento, o pretendido, é algo eficiente termoacusticamente e o que tenho lido pelo fórum o que mais é falado é Pladur + Lã de vidro.

    Mas agora a minha questão é a seguinte, tendo em conta a localização e exposição solar excelente (zona de moradias sem obstrução solar), que tipo de Pladur usar e por conseguinte a espessura da Lã de vidro?
    Não digo que me aconselhem a melhor solução, pois normalmente é a mais cara, mas sim algo que seja o suficiente (ou pouco mais) para que não me comprometa o isolamento térmo-acústico.

    Já agora, li também num tópico acerca de roofmate, é opção a Lã de vidro? Ou é apenas isolamento exterior para colocar na parte externa das lajes (que estão em contacto com o exterior)?


    Mais uma vez obrigado a todos.
  7.  # 7

    que tipo de Pladur usar e por conseguinte a espessura da Lã de vidro?
    placa de pladur WA e painel em MLM 60mm/30kg se quiser gastar mais um pouco coloque a de 70kg
    Estas pessoas agradeceram este comentário: José Castro
    •  
      alv
    • 29 março 2011

     # 8

    Vivam!

    Pladur... O que para aqui vai.
    Concordo com os comentários do Pedro e do David, embora haja algumas imprecisões, a saber e para ver se esta coisa "entra de uma vez por todas".
    Quanto aos tipos de placas, está tudo correcto,e numa utilização normal, não será necessário mais que placas normais, ou quando muito hidrofugadas em zonas húmidas, isto se estamos a falar de habitação corrente. Agora, claro que as placas só por si não fazem nenhum tipo de tratamento, senão o decorativo. Assim para que funcionem como sistema, e daí o nome de SCPGL - Sistemas Construtivos com Placas de Gesso Laminado, terá de ter um qualquer material isolante, como questiona.
    O material isolante, já falámos várias vezes que tendo os mesmos valores de coeficiente de isolamento térmico, se afigura com a melhor relação preço qualidade é, sem dúvida, a lã de vidro, em manta, isto é, a manta de lã de vidro.
    Porquê manta e não painel? Tem tudo a ver com a eficiência, a manuseabilidade e a melhor forma de evitar pontos de fuga. A manta, por ser normalmente menos densa é muito maleável, compressível e tem memória, para além de vir agregada a um papel kraft que serve de barreira pára vapor. Assim podemos sobrepor as emendas, colocá-la na sua extensão máxima sem emendas, elevar um pouco nas periferias das paredes, e um sem fim de outras vantagens, para além de uma muito importante: Como as lãs são pagas ao peso, se usar uma manta, por exemplo de 80mm e 16kg é ao mesmo preço de um painel de 40mm e 30kg, logo como têm sensivelmente o mesmo coeficiente de isolamento térmico, significa que por metade do preço consegue o dobro da espessura, logo um muito melhor isolamento.

    Resumindo: Placas normais nas zonas habitacionais, placas hidrofugadas nos WC e Cozinha, sempre com manta de lã de vidro de 60 ou 80mm de 16kg de densidade.

    Perdoem o testamento, mas é como as mantas, o FD paga-me à quantidade de palavras, por isso quanto mais melhor; O problema é que escrevo demasiadas vezes sempre a mesma coisa.

    "Fassam" parte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: José Castro, lmvpm, rosousa
  8.  # 9

    Boa noite a todos.


    Obrigado a todos pela participação nesta discussão e por me terem tirado as dúvidas acerca deste assunto, em especial ao alv que, pelos vistos percebe disto a "pacotes", foi muito esclarecedor.

    Vou só chatear uma útlima vez sobre este assunto, pois o utilizador pdavidmarques colocou uma lista de pladur acima #4 e não sei qual é o que me foi aconselhado, poderiam-me dizer qual é o que me foi aconselhado pelo alv?

    "Placas normais nas zonas habitacionais, placas hidrofugadas nos WC e Cozinha, sempre com manta de lã de vidro de 60 ou 80mm de 16kg de densidade."

    Obrigado
  9.  # 10

    placa N que é a placa standard/ a branca, para IS e cozinha a placa WA que é a placa verde hidrofuga, a manta e de lã de vidro de 60 ou 80 mm com 16kg, o meu relatório de placas foi só para chatear (lol)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: José Castro
  10.  # 11

    acrescento para dizer a manta lã de vidro é em rolo, apesar de ser mais usual a placa, mais facil de aplicar, contudo concordo com o alv a manta com papel kraft faz de barreira para vapor e como logico sendo em rolo pode ser estendida no seu comprimento, são opiniões
    Estas pessoas agradeceram este comentário: José Castro
  11.  # 12

    Obrigado a todos.
    :)
  12.  # 13

    Colocado por: pdavidmarquesplaca N que é a placa standard/ a branca, para IS e cozinha a placa WA que é a placa verde hidrofuga, a manta e de lã de vidro de 60 ou 80 mm com 16kg, o meu relatório de placas foi só para chatear (lol)

    Estas pessoas agradeceram este comentário:José Castro



    Atenção que em soluções de zonas secas pode utilizar o SISTEMA PLADUR TC-47+PLACA PLADUR N13, sendo que o espaçamento entre TC47 será de 500mm em 500mm. Já no caso de SISTEMA PLADUR TC-47+PLACA PLADUR WA13, para zonas húmidas o perfil TC47 estará a 400mm. As normas indicam que nesta ultima solução de zonas húmidas, deve aplicar no tratamento de juntas a Pasta Especial para Ambientes Húmidos, a pladur tem e é tb verde como a Placas WA.
    Espero ter ajudado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: José Castro
  13.  # 14

    Boa noite.

    O meu terreno situa-se na zona balnear de Vila Nova de Gaia, mais concretamente na Madalena, é uma zona amena, sem grandes picos de humidez (penso que é assim que se escreve) quer acima quer abaixo.
    Mas obrigado pelo conselho à mesma.
  14.  # 15

    As zonas humidas tem a ver com as wc ou cozinhas. Zonas onde possam existir humidade ou vapor de agua.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: José Castro
  15.  # 16

    :s desculpe pois não tinha percebido a que humidez se estava a referir. :s

    agora já entendi. Obrigado pelo conselho.

    O que quer dizer o que está a negrito?

    Sistema pladur tc-47+placa pladur n13

    sistema pladur tc-47+placa pladur wa13


    já agora o que são esses espaçamentos? Porquê num local 500mm e noutro local 400mm?

    Obrigado
  16.  # 17

    TC-47 é a Ref do perfil e Placa N13 quer dizer que é uma placa Pladur tipo N para zonas secas a WA é para zonas humidas. estas são placas de 13mm de espessura.

    Bem os 500mm é a distância a aplicar entre os perfis TC-47 para zonas secas e 400mm para zonas humidas. As medidas tem a ver com as recomendações que o fabricante Pladur trabalha para garantir a correcta execução e acabamento.
    Atentamente,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: José Castro
  17.  # 18

    Colocado por: pdavidmarquesbom acrescentando tipos de placas há já mencionadas acrescento:

    placa de pladur MO

    placa de pladur GD

    placa de pladur CH

    placa de pladur TEC

    placa de pladur LAN

    placa de pladur BEL

    placa de pladur BV

    placa de pladur TERM-N (xpe)

    placa de pladur TERM-N (xps)

    placa de pladur TRILLAJE

    placas decorativas/acusticas pladur FON
    é você que tem de dizer o que pretende para o podermos ajudar, como pode constatar existe um inumero de coisas resta saber o que pretende, espero ter ajudado
    Estas pessoas agradeceram este comentário:José Castro,zizuri



    ola,
    eu tenho 2 quartos em que um é de passajem e quero fazer assim para que sejam quartos separados, por isso, vou fazer obras usando pladur.
    eu me localizo na zona de Lisboa central.
    gostava que as paredes de pladur fosse resistentes bons isolantes acusticos. a parede de pladur vai ter uma porta tb para entrar no quarto.


    penso que a pladur FON seja a melhor seluçao para mim,
    encontrei este documento PDF: https://www.martinsferreira.pt/tabelas/gesso_cartonado.pdf
    sobre algumas infos sobre este tipo de pladur e fiquei com algumas duvidas apos analisar essa tabela
    o que representam os NO1, 2, 4, 8 e 32?
    o que significa o bordo ser BA ?
    e ainda o que significam estas colunas:
    m2/placa = 2.88;
    placa/lote = 30;
    m2/lote = 86,40;
    tipos de pladur:
    FON * C 8/18
    FON * C 12/25
    FON * 15/30
    FON * L 5 x 80
    etc
  18.  # 19

    Colocado por: JoelM.


    o seu comentario n ta visivel
 
0.0233 seg. NEW