Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos. Tenho acompanhado este fórum há já bastante tempo, e só agora vou colocar o esboço do rés do chão e do 1º andar que fiz no programa floormaker para que todos opinem:
    Está bastante básica na concepção e não liguem muito às medidas da imagem, a área é de cerca de 140m2 distribuidos por sala 48m2, quarto 16m2, IS 9m2, elevador (fica já preparada para posterior colocação), escadas, hall, arrumação no hall /sapateira etc, varanda de entrada a sul, pequena churrasqueira ao lado da cozinha e deck na parte norte encostada à cozinha (24m2) e também ao vão norte da sala.
    Falta colocar a planta da cave (garagem 40m2, lavandaria 9m2, arrumos, sala das máquinas, IS, elevador e escadas, consigo aproveitar algumas entradas de luz E-S-W) e a planta do 1º andar (4 quartos sendo dois deles suites com IS e outros 2 com roupeiro e 1 IS comum; suite principal para Este).
    Área total com cave: 380m2, arq. tradicional.

    Críticas e sugestões sff (já sei que o meu próximo passo é entregar isto a um arquitecto, só queria saber as vossas opiniões)

    (actualizado, falta o esboço da garagem...)
  2.  # 2

    Boas,

    Coloque os outros pisos para se comentar tudo "de empreitada".
    :)
    Cumps.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Italiano, aveirinho
  3.  # 3

    :)
    Vou tentar terminar os rascunhos...
  4.  # 4

    Não se esqueça de indicar igualmente qual a envolvente. Uma coisa é projectar uma casa para um lote na Beira Mar com 5m de frente outra é uma casa nas Talhadas com vista para o ribeiro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PedroResende, Italiano, aveirinho
  5.  # 5

    Pois, ainda estou "verdinho" nisto...
    Zona Taboeira, terreno plano com ligeira inclinação (1 metro entre a parte mais alta Norte e a mais baixa Sul), terreno de canto com estrada a sul e este e construção vizinha de 1º andar a Oeste, perto de 600 m2, 23 metros de frente (sul), e 26 do lado Este, a orientação principal da casa é para Sul, por isso a entrada da garagem ficou a Oeste, sala para Este e Sul, e os quartos para Este e Sul. Acho que não me estou a esquecer de...
  6.  # 6

    Actualizado com a planta do 1º andar (mais uma vez não enfatizem muito as áreas porque não está correctamente à escala...)
  7.  # 7

    Olá Aveirinho!

    1-Aquele quarto virado a norte é um ponto baixo desse esquema, tendo em conta a generosidade das frentes sul e este, vale a pena encontrar outra disposição com todos os quartos com boa iluminação. A não ser que o Aveirinho seja um pintor e deseja que esse quarto virado a norte seja o seu atelier de luz controlada!
    2-A casa de banho do 1ºpiso que encosta ao elevador tem um recanto que mais vale ser um armário para a suite.
    3-O Hall do Piso 0 parece ocupar muito espaço

    Cumprimentos
  8.  # 8

    Caro Aveirinho,

    - Tenha cuidado com a largura dessa escada e com esses degraus na diagonal (ou isso é o programa que faz assim?)
    - Tenha cuidado com vaos excessivamente grandes a sul sem sombreamento
    - Esse hall de entrada é impessoal, sem qualquer interesse
    - A sala precisa de ter os espaços mais definidos senão é apenas uma divisão onde se coloca mobilia.
    - No Wc comum do piso 1 não acredito que a banheira caiba naquela posição

    Qualquer dúvida disponha
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  9.  # 9

    Cá vai:

    1.A divisão no r/c é quarto ou escritório? Se é quarto, é muito mal posicionado, com janela ao lado da porta da entrada, e porta para um hall social sem privacidade nenhuma. Se é escritório, talvez seja um bocado demasiado grandote.

    2. Entrar em casa através de um corredor não é simpático. Ter de percorrer metade da casa (e ver directa ou indirectamente todas as divisões do r/c) antes de entrar na sala também não.

    3. Não faça as janelas da sala de jantar e da cozinha a norte... Já tem janelas suficientes na sala, e pode fazer a janela da cozinha a oeste...

    4. A sua cozinha é mesmo muito pequenita. Já vi cozinhas maiores em apartamentos... Não costuma usar a cozinha para comer com a família/cozinhar durante o fim de semana petiscos e especialidades/orientar os filhos enquanto fazem os deveres? E o tratamento de roupa? Na cave (= de castigo, longe do resto da família, a rapar frio, e com a maior parte da roupa a ter de ser transportada de/para o primeiro piso)?

    5. Não gosto do sitio onde tem a sua lareira. Não é um ponto focal da sala, também não permite que seja um recanto de leitura/relax, etc.

    6. O que é aquele espaço a verde na sala?

    7. Como já foi dito, não tenha um quarto virado a norte.

    8. A casa de banho que serve os dois quartos das traseiras é excessivamente pequena.

    9. Não tem demasiadas janelas na casa de banho da suite?

    10. Se você e a cara-metade têm horários diferentes para acordar/deitar, seria interessante usar o closet também como quarto de vestir, e nesse sentido ter um maior, com janela e comunicação directa com o wc.

    11. A Varanda este a ser partilhada por mais de um quarto? Não gosto, tira privacidade. Especialmente considerando que um desses quartos é a suite maior, que, imagino, será usado por um casal com vida sexual activa.

    12. As suas banheiras encolheram? O tamanho não corresponde à realidade. Parece-me que está a ser demasiado optimista.

    13. Qualquer coisa tem de ser feita com a casa de banho da segunda suite. Aquele formato é estranho.

    14. A segunda suite parece-me demasiado larga.

    15. Preveja que a casa de banho entre os quartos nas traseiras seja bem isolada acusticamente, para que nos quartos não se oiça sempre que alguem abra uma torneira, tenha um desarranjo intestinal ou puxe o autoclismo.

    Por agora é só! Boa sorte!
    •  
      mrmac
    • 29 março 2011 editado

     # 10

    Taboeira? Isso é perto do estádio de Aveiro?
  10.  # 11

    Colocado por: PedroResendeOlá Aveirinho!

    1-Aquele quarto virado a norte é um ponto baixo desse esquema, tendo em conta a generosidade das frentes sul e este, vale a pena encontrar outra disposição com todos os quartos com boa iluminação. A não ser que o Aveirinho seja um pintor e deseja que esse quarto virado a norte seja o seu atelier de luz controlada!
    2-A casa de banho do 1ºpiso que encosta ao elevador tem um recanto que mais vale ser um armário para a suite.
    3-O Hall do Piso 0 parece ocupar muito espaço
    4-Se precisar de ajuda profissional sou arquitecto e tenho disponibilidade para acompanhar a sua obra.

    Veja os meus trabalhos e contactos em:
    http://pedroresendearq.blogspot.com/

    Cumprimentos


    Olá,
    O quarto a Norte é o ponto fraco, mas penso que não tenho outra alternativa porque no lugar daquele quarto tem de ficar alguma coisa atendendo que as dimensões da casa são: 10,5 metros face norte e sul e 12 metros este e oeste, e com a configuração da escada, não consigo colocar os quartos todos a "apanhar sol" (ao fim do dia tem um pouco na parede oeste). A casa de banho da suite secundária que encosta ao elevador não deverá estar assim, eu é que desenhei mal (a entrada da suite é mais perto do elevador já que este está mais "dentro"). O Hall do piso 0 ainda não está resolvido, já pensei numa entrada para a sala logo ali à entrada do hall à direita, mas estamos verdes ainda...

    Obrigado e cumprimentos
  11.  # 12

    Colocado por: mrmacTaboeira? Isso é perto do estádio de Aveiro?


    Sim, é perto...
  12.  # 13

    Colocado por: doisarquitectosCaro Aveirinho,

    - Tenha cuidado com a largura dessa escada e com esses degraus na diagonal (ou isso é o programa que faz assim?)
    - Tenha cuidado com vaos excessivamente grandes a sul sem sombreamento
    - Esse hall de entrada é impessoal, sem qualquer interesse
    - A sala precisa de ter os espaços mais definidos senão é apenas uma divisão onde se coloca mobilia.
    - No Wc comum do piso 1 não acredito que a banheira caiba naquela posição

    Qualquer dúvida disponha
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com



    Olá, desde já o meu obrigado a si e a todos os outros que vão opinando e ajudam a idealizar a planta da minha futura casa.
    Quanto à escada é o programa que a faz assim :)
    O Hall ainda está em ponderação...
    A sala tem um pormenor naquele vão a meio da mesma mas que não consegui desenhar bem... sorry...
    A banheira tem de caber :) os espaços não estão à escala por isso é que parece pequeno...

    Quanto à configuração no geral o que acham?

    Cumprimentos
  13.  # 14

    No floor0 (como você o identificou) tem uma sanita no meio do wc!? Está a fazer de rotunda? lol :D

    Parece-me bem mas há várias coisas a alterar. Consulte um arquitecto e boa sorte ;)
  14.  # 15

    Colocado por: aveirinho

    Olá,
    O quarto a Norte é o ponto fraco, mas penso que não tenho outra alternativa porque no lugar daquele quarto tem de ficar alguma coisa atendendo que as dimensões da casa são: 10,5 metros face norte e sul e 12 metros este e oeste, e com a configuração da escada, não consigo colocar os quartos todos a "apanhar sol" (ao fim do dia tem um pouco na parede oeste). A casa de banho da suite secundária que encosta ao elevador não deverá estar assim, eu é que desenhei mal (a entrada da suite é mais perto do elevador já que este está mais "dentro"). O Hall do piso 0 ainda não está resolvido, já pensei numa entrada para a sala logo ali à entrada do hall à direita, mas estamos verdes ainda...

    Obrigado e cumprimentos


    Aveirinho, se você abrir uma janela a oeste, o quarto deixa de ser o "quarto a norte" e passa a ser o "quarto a oeste". Mais vale algum sol ao fim do dia do que nenhum sol o dia inteiro.
  15.  # 16

    Colocado por: ExCiSeNo floor0 (como você o identificou) tem uma sanita no meio do wc!? Está a fazer de rotunda? lol :D

    Parece-me bem mas há várias coisas a alterar. Consulte um arquitecto e boa sorte ;)


    É parecido com a rotunda do estádio de Aveiro... lol... é claro que não está no meio do wc, como expliquei o desenho é somente um esboço da planta.

    Penso que necessito de fazer um esclarecimento: esta planta foi desenhada conjuntamente com um arquitecto meu amigo mas que por razões óbvias não coloco aqui os desenhos originais que fizemos e que ele está a estudar, e é mesmo isso, eu coloquei aqui estes esboços no sentido de me ajudarem a decidir algumas questões e pormenores que me podem passar despercebidos, e embora o arq seja meu amigo também ele sabe que está susceptível de receber críticas e sugestões.

    O melhor será eu colocar aqui os esboços com melhor qualidade e mais pormenor de modo a que também me possam ajudar melhor...?...
  16.  # 17

    Colocado por: Italiano

    Aveirinho, se você abrir uma janela a oeste, o quarto deixa de ser o "quarto a norte" e passa a ser o "quarto a oeste". Mais vale algum sol ao fim do dia do que nenhum sol o dia inteiro.


    Olá, desde já o meu obrigado pelas suas sugestões, que eu aprecio (de certeza que não é arquitecto? :)

    Quanto a abrir uma janela para Oeste é uma possibilidade, o único motivo para neste esboço não estar para Oeste é que estaria virada para a casa que lateralmente à minha (a Oeste tem a rampa para a minha garagem que é paralela à rampa da garagem da casa do lote a seguir ao meu para Oeste, por isso é que essa hipótese não está aqui equacionada. Eu sei que sem se ver a envolvente geral não é fácil, e por isso peço desculpa, amanhã vou tentar colocar outros esboços com mais pormenores, mas de qualquer forma os comentários que aqui surgiram são muito pertinentes.

    Gracias
  17.  # 18

    Colocado por: ItalianoCá vai:

    1.A divisão no r/c é quarto ou escritório? Se é quarto, é muito mal posicionado, com janela ao lado da porta da entrada, e porta para um hall social sem privacidade nenhuma. Se é escritório, talvez seja um bocado demasiado grandote.


    A divisão é quarto com roupeiro, vai servir de escritório mas fica preparado para um dia mais tarde ser quarto se assim for necessário. a janela/vão de que fala está colocada mais a sul do que a entrada da casa (mais uma vez o desenho não é bom)

    Colocado por: Italiano2. Entrar em casa através de um corredor não é simpático. Ter de percorrer metade da casa (e ver directa ou indirectamente todas as divisões do r/c) antes de entrar na sala também não.

    3. Não faça as janelas da sala de jantar e da cozinha a norte... Já tem janelas suficientes na sala, e pode fazer a janela da cozinha a oeste...


    A entrada da casa é por esse corredor que na entrada faz um pequeno hall, já pensei em colocar uma entrada na sala logo a seguir à porta de entrada mas tem a desvantagem de que quem estiver na sala tem de "levar" com quem entra? (mesmo com a porta fechada...?), pensei na privacidade...
    A janela (vão) a norte da sala vai ficar sem efeito, também penso que não faz sentido.


    Colocado por: Italiano4. A sua cozinha é mesmo muito pequenita. Já vi cozinhas maiores em apartamentos... Não costuma usar a cozinha para comer com a família/cozinhar durante o fim de semana petiscos e especialidades/orientar os filhos enquanto fazem os deveres? E o tratamento de roupa? Na cave (= de castigo, longe do resto da família, a rapar frio, e com a maior parte da roupa a ter de ser transportada de/para o primeiro piso)?a cozinha no esboço parece pequena mas tem 23m2 na realidade, mais uma vez peço desculpa pelo mau desenho. o tratamento da roupa vai ser na cave num espaço com luz (sul), sei que tem de se descer e subir escadas mas não queria roubar espaço no r/c para a lavandaria (máquina de lavar roupa e pequeno tanque) e ter de secar a roupa atrás na cozinha ou no jardim... prefiro colocar esse espaço na cave e com AC (sem frio e sem calor...)

    5. Não gosto do sitio onde tem a sua lareira. Não é um ponto focal da sala, também não permite que seja um recanto de leitura/relax, etc.
    vou tentar colocá-la mais centrada ou então no canto?...

    6. O que é aquele espaço a verde na sala? pretende representar um espaço de 1 metro por 3,5m, está a verde porque o programa não me permitiu manter a mesma cor que tem o resto da sala, mas pretende ser um espaço aberto com o vão para o jardim, tipo pequeno espaço de leitura :)

    7. Como já foi dito, não tenha um quarto virado a norte.
    vai ser dificil não ter... algo terá de estar colocado a norte e não posso lá colocar as escadas ou o elevador ou um wc...

    8. A casa de banho que serve os dois quartos das traseiras é excessivamente pequena. sorry mais uma vez o desenho não ajuda, as IS têm 7m2

    9. Não tem demasiadas janelas na casa de banho da suite?
    também me parece...

    10. Se você e a cara-metade têm horários diferentes para acordar/deitar, seria interessante usar o closet também como quarto de vestir, e nesse sentido ter um maior, com janela e comunicação directa com o wc.já está a ser equacionado mas ainda não chegámos a consenso... mas está quase...


    11. A Varanda este a ser partilhada por mais de um quarto? Não gosto, tira privacidade. Especialmente considerando que um desses quartos é a suite maior, que, imagino, será usado por um casal com vida sexual activa.
    está a ser repensada...


    12. As suas banheiras encolheram? O tamanho não corresponde à realidade. Parece-me que está a ser demasiado optimista.

    13. Qualquer coisa tem de ser feita com a casa de banho da segunda suite. Aquele formato é estranho. é problema do esboço...


    14. A segunda suite parece-me demasiado larga.

    15. Preveja que a casa de banho entre os quartos nas traseiras seja bem isolada acusticamente, para que nos quartos não se oiça sempre que alguem abra uma torneira, tenha um desarranjo intestinal ou puxe o autoclismo.

    Por agora é só! Boa sorte!


    Obrigado
  18.  # 19

    Uma imagem de satélite do terreno/sitio em causa também era bem-vinda!
    Antes de pôr aqui os projectos do seu amigo, peça-lhe autorização.. não vá o Diabo tecê-las!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aveirinho
  19.  # 20

    não podemos ver??
 
0.0263 seg. NEW