Iniciar sessão ou registar-se
    • ndias4
    • 29 março 2011 editado

     # 1

    Boa noite,

    Tenho neste momento, uma obra de uma moradia a decorrer no lote que faz fronteira com o meu lote, onde tenho a minha moradia.

    Sei que se trata de um construtor que está a construir para vender.

    Gostaria que me esclarecessem se existe alguma lei que exija que esse construtor construa um muro na parte dele.

    Acontece que ele nunca falou comigo sobre isto e já fez 3 muros e usou o meu como o seu 4º muro.

    Visto que esse construtor não teve a educação e o bom senso de me consultar, não me vejo na obrigação de ser eu a faze-lo e queria saber até que ponto posso reclamar na camara, o que se está a passar.

    Penso que sem autorização, não deveria ser permitido a este construtor, fazer roços para iluminação, rebocar aquilo que é meu.

    Agradeço os vossos comentários.

    Obrigado
  1.  # 2

    Boa noite,

    O que diz a lei é que neste caso o construtor deverá construir um muro do limite do lote para dentro do lote, e só poderá intervir no muro dele. Ou seja, o construtor teria de construir o muro junto ao seu.
    No seu, não deve tocar. Isto se o seu muro não estiver no lote do construtor.

    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  2.  # 3

    entao e se tocar,o que podera fazer numa situacao destas?
  3.  # 4

    Boa tarde,

    Teria de pedir autorização. Mas entenda-se que quando digo tocar é partir o seu muro.
    Por miudos, o construtor terá de construir um muro adjacente ao seu.
    Se por força maior ele danificar o seu muro, o construtor terá de assumir as responsabilidades.

    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  4.  # 5

    e que numa situacao destas nao seria melhor as duas pessoas juntarem-se a dividirem as coisas a meio? sera que tb e valido como lei?porque depois o construtor tb fica com uma parte do muro. nao precisa fazer.
  5.  # 6

    Existe aqui uma questão:

    o ndias4 já tem um muro construido certo?
    do limite desse muro para o interior do lote do construtor, o construtor terá de construir o muro dele.
    Não há meio muro para um lado e para o outro.
    Existe sim um muro pertencente a um lote, e o construtor constroi outro muro dentro dos limites do lote dele.
  6.  # 7

    Bom dia,

    Exacto. Eu já lá vivo à algum tempo e como tal tenho o meu muro feito no meu lote à já muito tempo.

    Como este construtor constroi para vender, não faço ideia quem será o meu futuro vizinho.

    Pretendo saber que entidade me pode ajudar num caso destes, visto que irei queixar-me. Será a Camara, o INCI,????

    Muito Obrigado
  7.  # 8

    Constroi.. se quiser. Já lá esta um muro de vedação.
    Qual é o problema de o seu muro confrontar com o do vizinho??! Quando tiver um vizinho novo (quem compar o lote), fala com ele e chegam a um acordo. Quem pinta, se vão colocar uma rede, ou não...etc...

    Vai-me desculpar, mas está com minhoquices sem necessidade nenhuma.

    PS:O seu muro nem sequer estava rebocado para o lado do vizinho!?... boa!!, ...Roços ou outro tipo de intervenção ela não pode fazer...sem o seu consentimento.
  8.  # 9

    Srº Pedro,

    O srº é que me vai desculpar, mas se estivesse no meu lugar, onde constroiem ao seu lado, sujam diariamente aquilo que é seu, abrem furos no seu muro que atravessa o muro de tijolo de 15 e mais outras situações que não interessam para aqui, se calhar também tinha este tipo de minhoquices.

    O seu comentário não me trouxe nenhum valor acrescentado mas obrigado por ele.

    Para mim é igual se está lá ou não o muro no lote do vizinho. Começa a ser um problema é quando estragam o que é meu e me incomodam quando estou naquilo que é meu.
  9.  # 10

    Colocado por: ndias4Para mim é igual se está lá ou não o muro no lote do vizinho. Começa a ser um problema é quando estragam o que é meu e me incomodam quando estou naquilo que é meu.

    Neste sentido tem toda a razão.
  10.  # 11

    Colocado por: ndias4O srº é que me vai desculpar, mas se estivesse no meu lugar, onde constroiem ao seu lado, sujam diariamente aquilo que é seu


    Sujam diariamente aquilo que é seu? Por acaso o Sr. não sujou o terreno dele quando construiu a sua moradia? (se calhar até utilizou o terreno do vizinho como estaleiro). Por acaso o Sr. não ocupou o terreno do vizinho quando construiu o seu muro? Ele não se queixou porque o Sr. foi o primeiro a construir, agora acho que deve ter alguma tolerância para com a sujidade provocada pela construção do seu vizinho.

    Colocado por: ndias4O seu comentário não me trouxe nenhum valor acrescentado mas obrigado por ele.


    Estou a ficar farto de ver pessoas a pedir ajuda e depois ficam chateadas porque lhe dizem aquilo que não queriam ouvir.

    Colocado por: ndias4Começa a ser um problema é quando estragam o que é meu e me incomodam quando estou naquilo que é meu.


    Não precisa de saber o que diz a lei, o muro é seu logo como é evidente ninguém o pode furar sem sua autorização, só tem que falar com o empreiteiro e explicar que não deixa que furem o seu muro. Já falou com ele?

    PS. Também não estou a ver qual o prejuízo que tem por lhe rebocarem o muro, pintarem e aplicarem iluminação.
  11.  # 12

    Colocado por: Pedro BarradasConstroi.. se quiser. Já lá esta um muro de vedação.
    Qual é o problema de o seu muro confrontar com o do vizinho??! Quando tiver um vizinho novo (quem compar o lote), fala com ele e chegam a um acordo. Quem pinta, se vão colocar uma rede, ou não...etc...

    Vai-me desculpar, mas está com minhoquices sem necessidade nenhuma.

    PS:O seu muro nem sequer estava rebocado para o lado do vizinho!?... boa!!, ...Roços ou outro tipo de intervenção ela não pode fazer...sem o seu consentimento.



    Não é bem assim.
    E um dia que a ndias4 decidir partir o muro?
    É que o muro está dentro do lote. Teoricamente o vizinho nem se devia enconstar ao muro visto já estar dentro do lote.
    Percebe a dimensão do problema? Isto se vierem ao de cima.
    A questão aqui seria o construtor fazer um muro e não utilizar o do lote do lado.

    ndias4 faça queixa na camara. Diga que o construtor está a usufruir do seu muro.

    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  12.  # 13

    Colocado por: adarqE um dia que a ndias4 decidir partir o muro?


    Pode partir, não vejo problema nenhum, ficam sem muro e podem plantar uma sebe, que até é uma boa solução.

    Colocado por: adarqndias4 faça queixa na camara.


    Está a ir depressa de mais. Primeiro fala com o vizinho, podem resolver o problema sem queixa nenhuma na câmara.
  13.  # 14

    Picareta,

    Se ler o primeiro post, irá perceber porque disse isso.

    Cumprimentos
  14.  # 15

    Colocado por: adarqSe ler o primeiro post, irá perceber porque disse isso.


    Deve estar a referir-se ao facto do empreiteiro fazer roços e rebocar o muro sem pedir autorização. Eu não defendi o empreiteiro, aliás acho um abuso fazer isso sem pedir autorização, simplesmente eu não fazia queixa na câmara sem falar com ele, e se ele não pretendesse colaborar, então sim fazia a queixa, e arrancava logo as caixas e tubos que tinha feito no muro.
  15.  # 16

    Está-se mesmo a ver o que vai acontecer no futuro:

    1) Quem comprar a casa pensa que o muro "é deles".
    2) Quando o ndias4 estragar algo do vizinho que esteja no seu muro, vai haver problemas. Podem alegar que o Sr. ndias4 sabia que lá estavam "os tubos" e que autorizou.

    E num futuro ainda mais longínquo, já ninguém sabe de quem é o muro.

    Na minha opinião não vale a pena comprar aborrecimentos. Não quer fazer muro, não faz. Suponho que não seja obrigado. MAs devia arrancar a porcaria que andou a meter dentro do muro...
  16.  # 17

    a unica coisa que o deixava fazer sem autorização, era rebocar e pintar nada mais. O tal empreiteiro deve portanto explicações ao ndias
  17.  # 18

    eu penso que se devia falar com o empreiteiro e dividir a quantia que o muro custa a meias. assim ambos podem utilizar o muro. e para mi e o mais certo. porque tem uma divisao do terreno.porqu se alguem construir um muro, o outro vizinho ja nao necessita de por nem sequer uma rede. ja la tem uma divisao para que tar-se a preocupar. o problema aqui e que ambas as partes vao-se beneficiar daquele muro mm que nao o partam. sei la o cao pode andar a vontade sem ir para o terreno do vizinho. por exemplo.este e que e o ponto.
  18.  # 19

    boas

    Se eu estive-se nesta situaçao falava com o constructor para fazer o muro pra evitar problemas mas caso ele se recusa-se entao ia a camara pra resolver doutra forma
  19.  # 20

    Boas,

    Estou a acabar de construir, já tinha 2 lados e meio do terreno murados pelos vizinhos. Não fiz nenhum muro nestes sítios!
    Dois dos muros são em pedra, estavam super irregulares do meu lado. Falei com os vizinhos, arranjei o muro do meu lado e todos ficamos felizes!
 
0.0185 seg. NEW