Já andei a ler pelo forum, já encontrei alguns problemas em certa parte semelhantes aos meus, mas vou especificar o meu caso pois necessito de ajuda.
Comprei a minha primeira casa em Março de 2010, tinha uma pequena mancha de infiltração na parede de um quarto que já existia desde novembro quando tinha estado a ver a casa e não tinha aumentado, disseram-me que era só voltar a pintar pois o problema já tinha sido resolvido. E eu acreditei, claro, pois naqueles meses não tinha visto a mancha aumentar.
E então começaram os problemas, passados uns meses a manchinha voltou e tornou-se numa mancha ao longo de toda a parede. O constructor já realizou 3 intervenções, raspou a parede, isolou, mudou o chão cuja madeira já estava preta e cheia de bolor por baixo, e pouco depois voltava a aparecer tudo, cada vez pior.
Fim de 2010 e junta-se uma infiltração no chão de madeira, à entrada da cozinha, que até hoje tem vindo a aumentar.
Quando dou por mim, tenho a parede da sala com uma mancha com bolhas de humidade ao longo de toda a parede da sala (parede interior), mais ou menos a 1m de altura do chão, tenho as tomadas nessa parede totalmente rodeadas por manchas de humidade e o chão e rodapés pretos, tenho outra parede (que dá para a fachada do prédio) com diversas manchas de humidade em sítios diferentes, tenho o chão da casa de banho preto com uma infiltração, tenho rachas na casa toda (ok, isto eu sei que é normal acontecer aos prédios novos e que se resolve facilmente), tenho humidade com bolhas no hall de entrada, resumindo, tenho problemas, inclusive um lcd com cerca de um ano e pouco que sempre funcionou bem mas que estava ligado às tomadas com humidade e que agora por vezes não liga (será da humidade?).
Bem, relativamente à imobiliária/engenheiros... é uma vergonha. Vão, dão explicações mirabolantes para os problemas, dizem que andam em testes e arrastam tudo durante meses, marcam as intervenções e não as fazem, depois voltam a aparecer, tiram fotos, dizem que vão estudar, voltam outra vez com a desculpa que o senhor que tem de tirar a máquina de lavar (da própria marca da máquina) está doente e foi para fora, depois marcam e não aparecem, uns dias dizem que é um esgoto que passa na parede da sala, outros dizem que é do telhado, nalguns dias dizem que não sabem, noutros dizem que é da máquina de lavar loiça (a cozinha pega com a sala, mas a parede onde está a máquina é a oposta à parede que apresenta este problema (embora só do lado da sala apresente problemas e não do lado da cozinha). Isto para não dizer que estou a lidar com pessoas mal educadas, que só fazem é "mandar bocas" como se estivessem a lidar com idiotas, que numa conversa que nós tentamos que seja civilizada e educada falam connosco de uma maneira que não tem descrição possível. Enfim.
E o pior? O pior é que na primeira reunião de condomínio viemos a saber que as casas estão todas assim, são uns quantos prédios pegados e não há casa que se aproveite. Eles próprios, (pessoal, engenheiros) dizem-nos que nós até temos sorte porque há casas muito piores que a nossa, em tom de gozo. Sempre.
Neste momento até já estou com problemas respiratórios devido à humidade toda que se encontra nas paredes do quarto, no chão do quarto que é madeira clara e já está preta devido ao bolor por baixo, até já tive de ir ao médico.
Peço desculpa pelo testamento longo, mas estou a precisar de ajuda. Quais são os meus direitos aqui? A quem posso recorrer quando já recorri a cartas registadas, avisos de recepção, prazos, tudo o que sabia e mesmo assim nada resulta com eles, apenas protelam e pronto. Já perdi 6 dias de trabalho este mês para nada, absolutamente nada, pois os senhores marcam durante a semana pois dizem que não trabalham ao fim de semana, tenho de pedir dispensa no trabalho e chego a ficar à espera dias inteiros pois por vezes nem sequer se dão ao trabalho de me avisar que afinal não vão, não atendem telefones, etc.
Até já pensei em dizer-lhes que como a casa é do banco porque estou a pagar o empréstimo e como o banco exige que a casa seja mantida em bom estado de conservação, vou queixar-me ao banco para lidarem eles com a situação, mas acho que nem a isso eles vão ligar.
Alguém me pode dar conselhos? Qualquer coisa já ajudava porque eu só estou a ver como hipótese meter um advogado, o problema é que pagar um advogado não dá jeito nenhum nem vem nada a calhar neste momento. Que coisa, uma pessoa tão contente com a primeira casa, novinha, e é só chatices.
O seu caso não é complicado de se perceber e saber de quem são as responsabilidades, mas será complicado de resolver. Acho que deveria contactar um a equipa de peritagem independente para lhe elaborar um relatório com datas e patologioas específicas, a partir daí é usar esses documento e meter um advogado ao barulho.