Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Em épocas de crise como esta que estamos a passar, mais vale apostar na reciclagem dos nossos móveis e sofás do que comprar novo.
    Quem costuma comprar móveis antigos a preços da chuva e manda remodelar ou tendo alguns dotes o remodela por si próprio?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Brownie
  2.  # 2

A minha sogra.. ela adora lixo :D
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paumage
    • AnaT
    • 31 março 2011

# 3

Viva o lixo!!!!
  3.  # 4

Eu tinha uma cliente minha que era arquitecta (infelizmente já fez a "viagem"), guardava TUDO!
    Sanitas, lavatórios, que tirava das casas dos inquilinos insatisfeitos, móveis velhos, quinquilharias que não lembra ao "diabo"! Depois adaptava em casas de outros inquilinos, ou por vezes para ela.
    Dizia-me que no poupar é que está o ganho. Qualquer orçamento que fizéssemos estava sempre caro, mas entregava sempre.
    - Ui...que isso está tão caro...e o que eu vou comer?
    - Coma broa Sr.a Arquitecta! (respondia o meu pai que já conhecia a senhora à muitos anos). :)
    Maravilhosa senhora...tinha um património de ARREPIAR, e andava sempre de autocarro.

Cump.
    Lucílio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paumage, rosa76
  4.  # 5

Também tenho uns sofás de cabedal com mais de 15 anos que me apetecia reciclar. Um deles já tem quase um buraco no fundo e alguém cá em casa não o quer largar, porque se sente bem nele. Informei-me e disseram-me que infelizmente me ficava mais barato se comprasse sofás novos.
    Nem sempre reciclagem é sinónimo de poupança.
  5.  # 6

Colocado por: JacintaTambém tenho uns sofás de cabedal com mais de 15 anos que me apetecia reciclar. Um deles já tem quase um buraco no fundo e alguém cá em casa não o quer largar, porque se sente bem nele. Informei-me e disseram-me que infelizmente me ficava mais barato se comprasse sofás novos.
    Nem sempre reciclagem é sinónimo de poupança.

Sem dúvida, os sofás são exemplo.

Cumps.
    Lucilio
  6.  # 7

Nem fale de valores, eu mandei pintar, pôr um vidro bonito enfim.. dar um outro ar às portas que tinha na minha casa.. portas essas de madeira maciça com +30 anos.. e não é preciso dizer que há portas que custam metade daquilo que gastei em cada uma delas (e ainda falta comprar as fechaduras e puxadores) :s
  7.  # 8

Percebo o que dizem, mas nem sempre reciclar peças que podem ter algum valor sentimental para nós pode ter custos astronómicos.
    Nós remodelamos sofás, cadeirões e sempre saí mais barato do que comprar um novo numa grande superficie que meses mais tarde já perdeu a forma e os braços já cederam, dada a fraca qualidade dos materiais usados.
    Acreditem, que por experiencia os sofás que vocês têm casa com muitos anos têm uma estrutura melhor do que os que compram hoje em dia.
    Nós também fabricamos novos a partir de foto do Cliente e com valores mais baixos do que se encontra no mercado.
    Espreitem no facebook.com/paumage.decoracoes
    Concordam com este comentário: Eugenia Matos
      berger_flores.jpg
  8.  # 9

OLÁ, não posso deixar de concordar com a Paumage, pois eu mesma já reciclei 2 sofás antigos que eram de familiares meus e estão lá em casa de pedra e cal. Para além disso para quem valoriza o design das peças antigas é uma forma de as revitalizar e lhe dar outro vigor.
    Descobri recentemente que os armazéns da associação Reto à esperança, têm imensos móveis, sofás e candeeiros entre outras peças que se podem reciclar com tempo e algum jeito.
    Eu precisava de um aparador para a minha mesa de vidro com pés pretos e arranjei um belo aparador todo em madeira, pesado, que lixei, pintei de preto com tinta de esmalte aquaoso e novos puxadores, quem o vê pensa k o comprei numa loja fina, porque o design é retro as linhas mto finas e leves.
    Custo total €40 valor do móvel+ €11 tinta + €5 puxadores.
    Quanto me custaria um aparador novo que nem de madeira seria, mas sim contraplacado numa dessas lojas da moda, pelo menos €400 valor por baixo.
    Cadeirão da minha tia avó com mais de 40 anos, mandei reformar, custo total €140 (com tecido e td), onde é k eu ía arranjar um cadeirão com akele design nos dias de hj, só em lojas caríssimas que hoje apostam em reavivar as linhas e design antigo.

Vale ou não vale a pena???
    Concordam com este comentário: Eugenia Matos
  9.  # 10

Mostre fotos, Brownie
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rasira
  10.  # 11

Italiano, ainda não tirei fotos ao móvel, mas quando tirar posso publicar aki. Mas já agora ponho aki fotos de outras coisas k reciclei.
    Candeeiro antigo da avó cheio de cristais e campanulas de vidro, era todo dourado. O que fiz:
    desmanchei tudo, nova instalação electrica, tirei os cristais só deixei 3 para manter o design do candeeiro, troquei as campanulas de vidro por abatjour de tecido, pintei tudo de branco com finalização em branco diamante das tintas decorative e ei-lo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rasira, rosa76
      candeeiro.jpg
  11.  # 12

continuando.
    Toucador antigo com espelhos em triptico.
    Era castanho envernizado, tinha rachas na madeira, que tive de tapar com pasta de madeira. O verniz tava tão agarrado que tive de usar decapante para conseguir tirar td.
    Pintei td com 1primário branco e depois 3 de mãos com tinta decorative para finalizar uma patina para o envelhecer.
    Os puxadores foram todos limpos com diluente e pintados de dourado e voilá.
      toucador.jpg
  12.  # 13

Brownie, concordo totalmente consigo!
    Existem muitas peças de mobiliário que são de qualidade, mas como têm um aspecto desactualizado são relegados para um canto do sotão ou até para o lixo. Em contrapartida, como refere, vêem-se muitas coisas à venda, de má qualidade, e caras. Ainda há muita gente que pensa que sou maluco quando não deixo deitar fora mobila dita velha e feia, e que "madeiras maciças" são manias minhas. É que um derivado de madeira é sempre um derivado de madeira...
    As suas fotos provam que com um pouco de criatividade e algum trabalho é possível, não só poupar uns tostões, mas também manter e usar objectos que fazem parte da nossa história sem nos prendermos a um cenário pré-defenido e mantendo o gosto pessoal.
  13.  # 14

Por vezes reciclar sofás antigos é mais caro que novos, especialmente se comprarmos no IKEA ou similares, mas não comparem a qualidade de construção e os materiais.

Forrei 6 cadeiras com 10 anos em que o tecido era amarelo claro, com duas crianças em casa, já estavam cinzentas com umas tonalidades engraçadas de canetas de cor. Mandei forrar da mesma cor do sofá, castanho escuro, ficou em €90.00 com tecido, comprei impermeabilizante para tecidos €12.00 e apliquei. Fiquei com 6 cadeiras novas por €102.00. Penso que valeu a pena.
  14.  # 15

Boa noite

Concordo com a reciclagem de mobiliário e, como todos sabemos, existem inúmeras peças em que ninguém pega nos classificados online (olx,custojusto, etc.). Visito frequentemente os sites em questão e admiro-me com certos preços de sofás em segunda mão (e outras tantas peças...) que apenas necessitam de um novo tecido, nova pintura e... novos donos.
    A qualidade é incomparavelmente superior nos materiais, na resistência e se a isso juntarmos bons profissionais do restauro/bricolage creio que casa alguma ficará a perder. O caso dos sofás é flagrante na relação qualidade/preço/design (seria incapaz de comprar um sofá que levanto com dois dedos!) e posso adorar a simplicidade de certos modelos mas... prefiro optar pelo conforto de um mamarracho dos anos 70 que levou um tecido novo. Já outras peças que não sejam alvo de utilização intensiva como o sofá (isto suou estranho não?!) mais facilmente optaria pelo design em detrimento da qualidade.
    As próprias tendências de decoração ditam esse mesmo espirito antig o(e até mesmo velho!) com o moderno nem que seja em apenas uma outra peça estratégicamente colocada ou a fazer contraste com as restantes. São aquelas que suscitam curiosidade ou dão carácter às divisões.

Há pouco tempo reparei que essas tendências já chegaram à moviflor em meia duzia de peças, mas o preço é incompatível com o preço...
  15.  # 16

Gostei muito do toucador, Brownie! Parabéns pelas mãos de ouro e bom gosto!
  16.  # 17

Boa noite

Eu sou fabricante de estruturas para estofos, ainda faço sofás daqueles que não se levantam só com dois dedos ainda que com menos madeira do que há alguns anos atrás, regras de sobrevivencia.
    Um mono com 20 30 anos pode ter ter uma estrutura que dure mais 20 ou 30 porque eram fabricados em madeira maciça, hoje são fabricados em ripes e aglomerados mesmo aqueles com preços por vezes exorbitantes.
    Quanto aos restauro, sofás com valor sentimental, com madeiras exóticas, com valor com relíquia aconselho o restauro.
    No restante não aconselho uma vez que o preço de uma estrutura (em madeira) ronda os 40 - 60,70 euros conforme o sofá, é quase o preço que o estofador leva para o (desfardamento) de um sofá para o poder estofar novamente, por isso se torna inviável.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mhpinto
  17.  # 18

Italiano, como mostrou interesse no trabalho de restauro do aparador todo em madeira maciça, que comprei nos armazéns Reto à esperança no Pinheiro de Loures. Aqui ficam as fotos do antes e depois.
    Foi td decapado, lixado e pintado c tinta esmalte aquaoso mate e levou novos puxadores.

com €60 fiz a festa e tenho um apeça funcional e mto bonita.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Maria Coreia, rosa76
      aparadoranos 60.jpg
  18.  # 19

Muito bonito, Brownie! Parabéns!
  19.  # 20

Colocado por: ItalianoMuito bonito, Brownie! Parabéns!
    ~

Bem mais bonito o Antes do que o Depois!
    Matou o Móvel!

Basta olhar para as fotos para ver qual o móvel com mais vida!

Estragou um belo móvel de madeira e ainda gastou 60 euros! não estou a ver onde esta o ganho!
    Concordam com este comentário: Eugenia Matos, CMartin

0.0211 seg. NEW