Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos!

    Já agora permitam-me apenas informá-los que estava no processo de aquisição de uma moradia T3 moderna com pré aprovação do banco. Estava na fase de acabamentos. Ainda esclareci algumas coisas aqui no forum, nomeadamente ao nível de materiais e ajudaram-me imenso. Custava 260 000.
    No entanto, depois de ponderar muito desfiz o negócio porque de facto esta conjuntura causou-me alguns receios, nomeadamente ao nível do aumento das taxas de juro. Não sei se tinha a corda ao pescoço daqui a 2 anos, portanto com muita infelicidade recuei e considero que foi a decisão mais acertada.
    Daqui a uns três anos pretendo concretizar o meu sonho mas estou inclinada para construir.
    Bem sei que já tem havido alguns posts com estas questões mas não encontro bem aquilo que satisfaz as minhas dúvidas!

    Procurar um terreno terei que ter em atenção alguns aspectos importantes??
    Construir a 750€/m2/160m2 moradia moderna com sala de 30m2, 3 quartos a 17m2, casas de banho a 6m2, cozinha a 17m2, com garagem e quintal com 30 a 40m2 com projecto de arquitecto, papelada inerente a licenças, etc!

    Quanto poderia ganhar em construir para uma moradia de 260000€ ?? bem sei que é muito vaga a minha questão mas quais os valores para tudo mais ou menos??
    Desculpem porque já sei que este tipo de post já está muito "sobrelotado"

    Obrigada
    Sandra
  2.  # 2

    Não percebi a sua última pergunta, pode ser mais específica?
  3.  # 3

    Colocado por: ItalianoNão percebi a sua última pergunta, pode ser mais específica?

    mandei um sussurro
    obrigada
  4.  # 4

    Nos 260 000 euros tem de incluir o preço do terreno e todas as licenças. Depende também muito do valor que lhe vai custar o lote.
  5.  # 5

    Colocado por: jorgferrNos 260 000 euros tem de incluir o preço do terreno e todas as licenças. Depende também muito do valor que lhe vai custar o lote.


    Mas a questão é mesmo essa se com todas as despesas inerentes ao processo de aquisição do terreno e posterior construção se sairá mais barato do que uma moradia adquirida já construída por 260000 que era o preço que pagaria se me tivesse metido no negócio que mencionei

    Obrigada
  6.  # 6

    Colocado por: sandrairs

    Mas a questão é mesmo essa se com todas as despesas inerentes ao processo de aquisição do terreno e posterior construção se sairá mais barato do que uma moradia adquirida já construída por 260000 que era o preço que pagaria se me tivesse metido no negócio que mencionei

    Obrigada


    Compensa sempre por varias razoes, mas tem de ter atenção ao controlo de custos,ex. preço do terreno...uma coisa é o lote custar 20 000 euros,outra é custar 100 000
  7.  # 7

    Colocado por: jorgferr

    Compensa sempre por varias razoes, mas tem de ter atenção ao controlo de custos,ex. preço do terreno...uma coisa é o lote custar 20 000 euros,outra é custar 100 000


    Pois...por aquilo que já pesquisei e nas zonas onde pretendia não quero gastar mais de 70000 no terreno
    obrigada
  8.  # 8

    260.000?

    Há tantos factores em jogo:

    a) preço terreno
    b) custo projectos
    c) soluções construtivas
    d) materiais a utilizar
    e) equipamentos utilizados
    f) ...

    De qualquer modo, considerando que o terreno custa entre 50.000-75.000€, com materiais razoáveis consegue perfeitamente com os 260.000€
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sandrairs
  9.  # 9

    Colocado por: sandrairs

    Pois...por aquilo que já pesquisei e nas zonas onde pretendia não quero gastar mais de 70000 no terreno
    obrigada

    Imagine que faz uma casa de 180 m2,mesmo que faça as contas 1000 euros por m2,fica-lhe em em 180 000 euros (já incluindo projectos,licenças,etc). Ainda fica com folga para o terreno. O importante pelo que já li aqui pelo forum é mesmo ter um bom controlo de custos (ou seja apostar num bom projecto inicial para evitar derrapagens).
  10.  # 10

    Colocado por: jorgferr
    Imagine que faz uma casa de 180 m2,mesmo que faça as contas 1000 euros por m2,fica-lhe em em 180 000 euros (já incluindo projectos,licenças,etc). Ainda fica com folga para o terreno. O importante pelo que já li aqui pelo forum é mesmo ter um bom controlo de custos (ou seja apostar num bom projecto inicial para evitar derrapagens).


    Já com projectos e licenças??? Isso é muito bom!! Menos o projecto do arquitecto certo?
    E já sei que a maior desvantagem de construir é o desgaste psicológico, mas é por uma boa causa
    Obrigada pelo seu contributo mais uma vez.
    Cumprimentos
  11.  # 11

    Cara Sandra,

    De facto a diferença vai estar toda no valor do lote, se encontrar um lote barato acredite que acaba por poupar bastante, principalmente se gastar em projecto. O que eu quis dizer foi, peça projecto de execução ao arquitecto, acredite que compensa.

    Pense tembém que ao construir a sua própria casa verá algo nascer dos seus desejos, algo que foi feito para si, se o arquitecto for bom terá a sua personalidade associada.

    Portanto construir é de facto cansativo, mas encare isso como um desafio que lhe trará muita felicidade.

    boa sorte
    nuno costa

    www.doisarquitectos.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sandrairs
  12.  # 12

    Olá Sandra,

    Eu diria que tem vários parâmetros para poupar na construção, deixo aqui alguns de que me lembrei:
    1-Escolha inteligente do lote:
    a)Informe-se da legislação que afecta o seu terreno em vista (PDM), para perceber se consegue construir o que deseja sem perder muito “tempo burocrático”.
    b) Não se esqueça que vai construir uma casa, não pense só em poupar, pense também na iluminação, vistas e acessibilidades. Todos estes campos, se bem resolvidos, acrescentam valor ao futuro imóvel.
    2-Diálogo com o arquitecto:
    a)Fale abertamente desses valores, pois o profissional que escolher tem o dever de a proteger e de assegurar que a construção fica dentro desse limite orçamental.
    b)Peça projecto de execução e uma estimativa orçamental com medições e descrição dos trabalhos. São estes elementos que lhe dão uma referência de quanto custará cada fase na construção, para depois, no diálogo com empreiteiros, saber se está a ser enganada ou não.
    c)Escolha dos materiais e das técnicas construtivas. Muitas vezes aproveitar as dinâmicas locais (matérias primas/materiais) é uma postura sustentável para o meio ambiente e para a sua carteira.
    Cumprimentos.

    http://pedroresendearq.blogspot.com/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sandrairs
  13.  # 13

    Colocado por: PedroResendeOlá Sandra,

    Eu diria que tem vários parâmetros para poupar na construção, deixo aqui alguns de que me lembrei:
    1-Escolha inteligente do lote:
    a)Informe-se da legislação que afecta o seu terreno em vista (PDM), para perceber se consegue construir o que deseja sem perder muito “tempo burocrático”.
    b) Não se esqueça que vai construir uma casa, não pense só em poupar, pense também na iluminação, vistas e acessibilidades. Todos estes campos, se bem resolvidos, acrescentam valor ao futuro imóvel.
    2-Diálogo com o arquitecto:
    a)Fale abertamente desses valores, pois o profissional que escolher tem o dever de a proteger e de assegurar que a construção fica dentro desse limite orçamental.
    b)Peça projecto de execução e uma estimativa orçamental com medições e descrição dos trabalhos. São estes elementos que lhe dão uma referência de quanto custará cada fase na construção, para depois, no diálogo com empreiteiros, saber se está a ser enganada ou não.
    c)Escolha dos materiais e das técnicas construtivas. Muitas vezes aproveitar as dinâmicas locais (matérias primas/materiais) é uma postura sustentável para o meio ambiente e para a sua carteira.
    Cumprimentos.

    http://pedroresendearq.blogspot.com/

    Estas pessoas agradeceram este comentário:sandrairs



    Pois...o pior é que ainda não percebo muito dos nomes técnicos: O que é projecto de execução? Com todos os materiais e acabamentos incluídos?
    Não deverei então enveredar para um lote já com projecto aprovado, pois não? Porque assim limito-me a não poder fazer muitas alterações, certo?
    Muito obrigada pelo seu contributo
    Sandra
  14.  # 14

    Sim o projecto de execução é o conjunto de desenhos finais, pronto para construir (com acabamentos e materiais, pormenores construtivos, etc.). Depois pode exigir ao arquitecto um caderno de encargos com a descrição dos trabalhos/medições e preços. Este documento especifica até o tipo de ferragens a utilizar e é muitas vezes o que controla os custos disparatados. Se quiser envio-lhe para o email um caderno de uma obra minha para ter como referência e se precisar de ajuda profissional deixo aqui o meu blog com alguns dos meus trabalhos e contactos:
    http://pedroresendearq.blogspot.com/

    Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sandrairs
  15.  # 15

    Boas
    Nesses 260000 € estão incluídos os impostos?
    A sensação que tenho é que 260000 € é o valor da casa, e ainda teria de pagar IMT, imposto de selo, etc.
    Estamos a falar mais de 20000 € (vinte mil) que teria de pagar do seu bolso.
    Cumprimentos,
    Carlos Almeida
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sandrairs
  16.  # 16

    Bom dia Sandra,

    O projecto de execução no fundo é um projecto completo, sendo que para licenciamento camarário não é preciso ser tão completo, muitas vezes (a amioria) não se usa projecto de execução, porque a sua concepção é muito demorada e como tal aumenta muito o pre projecto. Mas a verdade é que um bom projecto de execução é uma belissima ferramenta para o dono de obra, permite ter uma leitura da sua futura casa por completo, permite fazer estimativas orçamentais muito mais realistas e permite saber exactamente o que é preciso para construir a casa para que o construtor não diga que algo não estava em projecto.

    Já agora qual é a sua zona de interesse?

    cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    •  
      FD
    • 1 abril 2011

     # 17

    Colocado por: sandrairsBem sei que já tem havido alguns posts com estas questões mas não encontro bem aquilo que satisfaz as minhas dúvidas!

    Já leu "Novo membro? Leia isto antes de participar - inclui respostas para os problemas e perguntas mais comuns!"?

    Há lá uma secção que em princípio lhe responde a essas perguntas todas...
  17.  # 18

    Colocado por: PedroResendeSim o projecto de execução é o conjunto de desenhos finais, pronto para construir (com acabamentos e materiais, pormenores construtivos, etc.). Depois pode exigir ao arquitecto um caderno de encargos com a descrição dos trabalhos/medições e preços. Este documento especifica até o tipo de ferragens a utilizar e é muitas vezes o que controla os custos disparatados. Se quiser envio-lhe para o email um caderno de uma obra minha para ter como referência e se precisar de ajuda profissional deixo aqui o meu blog com alguns dos meus trabalhos e contactos:
    http://pedroresendearq.blogspot.com/

    Cumprimentos

    Estas pessoas agradeceram este comentário:sandrairs




    Obrigada
    Se não se importar: [email protected]
    •  
      FD
    • 1 abril 2011

     # 19

    Colocado por: sandrairsSe não se importar: [email protected]

    Este endereço deve estar mal escrito, não?
  18.  # 20

    Colocado por: doisarquitectosBom dia Sandra,

    O projecto de execução no fundo é um projecto completo, sendo que para licenciamento camarário não é preciso ser tão completo, muitas vezes (a amioria) não se usa projecto de execução, porque a sua concepção é muito demorada e como tal aumenta muito o pre projecto. Mas a verdade é que um bom projecto de execução é uma belissima ferramenta para o dono de obra, permite ter uma leitura da sua futura casa por completo, permite fazer estimativas orçamentais muito mais realistas e permite saber exactamente o que é preciso para construir a casa para que o construtor não diga que algo não estava em projecto.

    Já agora qual é a sua zona de interesse?

    cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com


    Portimão
    Cumprimentos e obrigada
    Sandra
 
0.0245 seg. NEW