Iniciar sessão ou registar-se
    • cfn
    • 31 março 2011

     # 1

    Boa tarde,

    Antes de mais, quero agradecer a todos os participantes pelos conselhos e opiniões que gentilmente compartem com todos.
    As questões que tenho a colocar ao fórum, não sendo originais, podem evitar que cometa uma pequena "loucura". Estou prestes a adquirir uma casa no alto Alentejo e gostaria de ter uma ideia mais concreta sobre se esta compra será mesmo a concretização de um pequeno sonho, ou o princípio de um grande pesadelo...
    A casa em questão tem aproximadamente 110m2 distribuídos por dois pisos, sendo que o r/c está em "bruto" (era destinado a animais) e o 1º piso tem apenas duas divisões (quarto e sala/cozinha). Não existe escada interior a ligar os dois pisos, o piso superior tem o chão em madeira e o telhado, composto por uma água (a casa é encostada a outra, idêntica que se encontra recuperada), é em telha de meia cana, sobre estrutura de madeira. O tecto apresenta pontos de infiltração de águas e uma das paredes apresenta duas fissuras bem visíveis. A casa não possui agua, luz ou saneamento, embora estas infra-estruturas se encontrem "à porta".
    Quanto precisaria de gastar para tornar a casa minimamente habitável?
    Tanto quanto sei, para obras de remodelação sem alterações de fachadas e telhados não é necessário pedido de licenciamento. Mas pergunto se esta isenção se mantém no caso de ter de ser efectuada a ligação de água, electricidade e esgotos.
    Agradeço, desde já as opiniões e sugestões que certamente me darão.
  1.  # 2

    Ponha aqui umas fotos... Para opinarmos sobre o estado do edificio. Mas sim, não precisara de licenças...
    quanto aos ramais de agua/ esgotos, informe-se na Câmara.
    A electricidade.. como não tem. Os electricistas/ electrotécnicos que se pronûniem.. mas penso que terá de efectuar uma instalação, pedir o Certificado de conformidade à CERTIEL e depois pedir a baixada...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cfn
  2.  # 3

    Precisará de efectuar a comunicação prévia à Câmara Municipal da Zona, com a indicação dos trabalhos a realizar.
    Não tenho a certeza, mas em habitações unifamiliares penso que apenas é necessário o preenchimento/entrega da Ficha Electrotécnica.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cfn
    • cfn
    • 31 março 2011

     # 4

    Colocado por: Pedro BarradasPonha aqui umas fotos... Para opinarmos sobre o estado do edificio. Mas sim, não precisara de licenças...
    quanto aos ramais de agua/ esgotos, informe-se na Câmara.
    A electricidade.. como não tem. Os electriciastas/ electrotécnicos que se pronûniem.. mas penso que terá de efectuar uma instalação, pedir o Certificado de conformidade à CERTIEL e depois pedir a baixada...

    Estas pessoas agradeceram este comentário:cfn



    Muito obrigada, Pedro Barradas

    Peço desculpa se não conseguir colocar imagens, mas é a 1ª vez que participo no forum e nem sei muito bem se consigo responder à sua mensagem...
    • cfn
    • 31 março 2011

     # 5

    Bem, já consegui responder, mas não consigo colocar imagens...
  3.  # 6

    Em baixo depois de escrever, encontra um botão (escolher ficheiro)...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cfn
    • cfn
    • 31 março 2011

     # 7

    Vista exterior da casa
      DSCN4309.jpg
    • cfn
    • 31 março 2011

     # 8

    Sala
      DSCN4314.jpg
    • cfn
    • 31 março 2011

     # 9

    E parede com fissura
      DSCN4315.jpg
  4.  # 10

    Olá CFN,

    Habitar essa casa é um grande investimento:
    Vai precisar de novas canalizações, nova cobertura (telha e isolamento térmico), nova instalação eléctrica. Mesmo sem obrigatoriedade de licenciamento vale a pena falar com um arquitecto, para lhe fazer uma análise de custos e estudo de viabilidade.

    Cumprimentos
    http://pedroresendearq.blogspot.com/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cfn
    • cfn
    • 1 abril 2011

     # 11

    Bom dia, Pedro Resende
    Muito obrigada pelo seu comentário.
    Efectivamente, tenho consciência de que a casa precisa dessas obras. Não tenho é a mínima noção dos custos que elas importam.
    Imagino que o telhado tenha de ser substituido, mas não faço a mais pequena ideia do preço por m2. As telhas que a casa tem não podem ser reaproveitadas? Nesse caso já não estou a pensar no custo das telhas novas, mas apenas no facto de gostar muito mais destas telhas antigas. No entanto, suponho que devem ter de sofrer um tratamento qualquer que, muito provavelmente será bastante mais caro...
    Confesso que a minha grande preocupação tem a ver com as fissuras que a casa apresenta. Será que a parede tem de ser consolidada? E essa consolidação implica o derrube total e construção de uma nova?
    Angústias de quem tem de fazer contas e mais contas...! :-)
  5.  # 12

    Colocado por: PedroResendeVai precisar de novas canalizações, nova cobertura (telha e isolamento térmico), nova instalação eléctrica.

    Abreviando e resumindo: .. de uma nova casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cfn
  6.  # 13

    Dependendo do preço da casa duvidava se eu investia numa casa neste estado .

    ps: so uma opiniao
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cfn
  7.  # 14

    É mais facil dizer que obras não precisa na casa:)

    Fica mais caro que construir uma nova de raiz...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cfn
  8.  # 15

    da parte eléctrica, é pedir um orçamento á EDP para colocação de ramal, mandar fazer a instalação eléctrica por técnico creditado, depois de concluída solicitar inspecção a uma autoridade fiscalizadora (certiel),

    no restante, creio que vai gastar uma nota das "pretas" nessa recuperação, além das dores de cabeça inerentes a qualquer reconstrução.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cfn
  9.  # 16

    cfn :/ vai precisar de bastantes obras
    e como disseram valores muito perto de construção nova podendo ser mesmo superiores.
    uma opção fazer novo com a mesma traça/forma
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cfn
    • cfn
    • 4 abril 2011

     # 17

    Muito obrigada a todos pelas opiniões expressas.
    A vossa experiência confirmou os meus piores receios. Seria uma obra cara...demasiado cara para as minhas possibilidades actuais.
    Quem sabe um destes dias não encontro uma que não esteja em tão mau estado!
    Mais uma vez, muito obrigada a todos pela ajuda.
  10.  # 18

    Colocado por: cfnMuito obrigada a todos pelas opiniões expressas.
    A vossa experiência confirmou os meus piores receios. Seria uma obra cara...demasiado cara para as minhas possibilidades actuais.
    Quem sabe um destes dias não encontro uma que não esteja em tão mau estado!
    Mais uma vez, muito obrigada a todos pela ajuda.

    não desista, vá procurando e estando sempre atento.
    cumps
 
0.0182 seg. NEW