Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Pelo que estive a ler, gostaria da opinião do Pedro Barradas porque penso que me poderá ajudar.
    Adquiri um lote numa urbanização com tudo legalizado e já aprovada para construção. com a aqusição do terreno fornecem-nos a arquitectura, a planta da casa e temos (pelo que me disseram) que mandar fazer um projecto de especialidades. Já estamos a trabalhar no sentido de pedir orçamentos para o dito projecto. a minha questão aqui é a seguinte: o que devo fazer primeiro, por onde começar até conseguir chegar à fase da construção realmente dita, isto sem contar com a questão dos empréstimos bancários que dão muita dor de cabeça! o que devo fazer a seguir a ao projecto de especialidades? dar entrada do processo na Câmara Municipal da minha residência?
    •  
      FD
    • 23 setembro 2008 editado

     # 2

    Mas quer fazer as coisas por administração directa? Quer ser você a tratar de tudo?

    Em princípio será:
    -> compra do terreno
    -> entrega na câmara do projecto de arquitectura e quaisquer outros que a câmara exija (os tais de especialidade) para aprovação
    -> aprovação do projecto (ou/e correcções)
    -> pagamento da licença de construção
    -> contratação do empreiteiro
    -> finalização da casa
    -> vistoria para ser emitida a licença de habitação
    -> registos na conservatória e nas finanças

    Mas cuidado com a oferta do projecto de arquitectura. Aconselho-o a ler alguns dos tópicos por aqui e a marcar uma consulta com um arquitecto para ver se esse projecto é passível de melhoramentos - tendo em conta que terá que pedir autorização ao autor original para poder fazer esses melhoramentos, se não me engano.
    É verdade que a cavalo dado não se olha o dente, mas se vai construir, se vai ter trabalho, tenha-o justificadamente e não com um projecto feito apenas para "dar um doce" aos clientes.

    Depois existem outras preocupações como o projecto de execução, essencial pelo que tenho lido para que não existam, entre outros problemas, grandes derrapagens no orçamento - digo grandes, porque existirão sempre.

    Em última instância aconselho-o a gastar mais algum dinheiro e a contratar um arquitecto que veja consigo se é mesmo essa a casa que quer.
  2.  # 3

    Além dos conselhos do FD... quero acrescentar que, deverá certificar-se que o Projecto de Arquitectura CUMPRE, com a legislação actual e é compatível com as exigências definidas nos projectos de especialidades...
    Porque os projectos de especialidade, não é apenas um... são vários. Terá que ser nomeado um tecnico coordenador de Projectos ( responsabilizar-se-á pela compatibilização dos projectod de Arquitectura e Engenharias)...No seu caso, o Procedimento a adoptar, deverá ser o da Comunicação Prévia, pelo que, deverá ser tudo entregue ao mesmo tempo, incluindo a documentação do Tecnico director de obra e da empresa escolhida para a Empreitada de Construção Civil.

    Considere a hipotese, de tratar tudo com o Gabinete autor o Projecto de Arquitectura, renegocei eventuais alterações do mesmo...

    Boa sorte... e informe-se bem.
  3.  # 4

    dapalma
    atenção fornecem-lhe um projecto de arquitectura mas olhe que ainda não está aprovado, ou seja ainda não está licenciado, por isso leia com atenção o que foi dito atrás e vá a um gabinete de arquitectura para seguir convenientemente com esse processo.
 
0.0099 seg. NEW