Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa dia a todos,

Recorro a este fórum para expor o seguinte caso:

Sou cidadão português residente no estrangeiro e recentemente vi a oportunidade de comprar uma casa a um preço acessível numa zona bastante boa, mas que suspeito ser renda antiga. Nesse sentido já pedi mais informações.

Queria saber se sendo residente no estrangeiro e adquirindo um imóvel nestas condições se tenho direito ou não de despejar o senhorio da casa para que eu a possa habitar.

Desde já agradeço a atenção dispensada
    •  
      FD
    • 1 abril 2011

# 2

Colocado por: ericgasparQueria saber se sendo residente no estrangeiro e adquirindo um imóvel nestas condições se tenho direito ou não de despejar o senhorio da casa para que eu a possa habitar.

Em princípio não.
    Se for um contrato de duração indeterminada, anterior a 1990, quase de certeza que não.
    Se o arrendatário tiver mais de 65 anos, de certeza absoluta que não.
    Há outros pormenores mas, a regra geral é que, sendo um contrato antigo, é muito difícil o despejo.

Já agora, o senhorio é o proprietário da casa, quem pode ser despejado é o "inquilino" (mais correctamente o arrendatário).
  2.  # 3

Caro FD,

Obrigado pela sua resposta.

Queria dizer arrendatário e não senhorio :-)

De facto não tenho pormenores, apesar de desconfiar que a renda é anterior a 1990. Em breve reunirei mais dados que trarei a este fórum

Cumprimentos
  3.  # 4

Se a casa está arrendada e se o arrendamento for anterior a 1990, a casa mesmo tendo um preço acessível, vai-lhe sair muitíssimo cara. Nunca conseguirá por o inquilino na rua, nem aumentar-lhe a renda mais do que o que a lei prevê, quer dizer, uma miséria, ou seja mais ou menos um euro por ano, se tudo correr bem.
    Resumindo: não se meta nisso.

0.0145 seg. NEW