Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Tenho que substituir a minha canalização em galvanizado do apartamento (cozinha para um lado do contador e WCs para o outro).

    Queria evitar partir paredes e azulejos, e sugeriram-me que usasse a própria canalização existente, se o seu diâmetro o permitir, para passar tubo PEX por dentro. O diâmetro equivalente do PEX é inferior ao do aço, mesmo sem incrustações (ver http://www.pipelife.com/media/pt/catalogs/Ft04_20.pdf).

    Penso que teria sempre que partir a parede nas curvas e Ts para os retirar bem como cerca de 5cm de tubagem existente para cada lado, por terem raios de curvatura apertados e possivelmente incrustações de calcário, mas não teria que o fazer nos troços rectos, e poderia instalar "caixas de visita" (tipo como as eléctricas) para acesso para puxar o novo tubo PEX se necessário no futuro nestes ponto singulares.

    Por outro lado também ouvi falar da firma Aqua Protect que fazia a limpeza do interior das canalizações existentes e posterior revestimento interior plástico das mesmas, mas temo que esteja já fora de actividade (ver http://www.interiores-pt.com/index.php/artigos/bem-estar/solucoes-para-canalizacao.html).

    Se tiver que fazer roços na parede, gostava de criar uma calha embutida na parede -para colocar o PEX em manga ou não, ou tubo multicamada (MultiPEX)-, para melhor acesso no futuro. É possivel? Sugerem-me alguma marca / fornecedor para esta calha?

    Agradecia os V. comentários e sugestões adicionais em termos de materiais e marcas para realizar este trabalho.
    • shc
    • 18 junho 2010

     # 42

    mais uma vez digo PEX NUNCA NA VIDA MAS JA SEI KE HA AKI KEM O DEFENDA COM UNHAS E DENTES, mas pronto.

    do ppr nunca ouvi falar mal e como ja disse noutro topico ainda ninguem me apareceu com 1 tubo de pex ke tivesse seguro contra defeitos de fabrico sei ke quando ha problemas n deve ser por defeito de fabrico mas sim por ma instalaçao mas ao menos no ppr ou melhor em alguns tubos de ppr existe esse seguro de responsabilidade, fico aguardar mais problemas com o pex porke estes de certeza n vao ser os ultimos.
    • shc
    • 18 junho 2010 editado

     # 43

    Colocado por: Pedro BarradasExistem umas ferragens magnéticas que podem ser colocadas durante a aplicação dos mosaicos de revestimento, substituindo as tampas das caixas dos colectores. Também é utilizado para esconder a zona técnica de acesso nas banheiras de hidromassagem.
    Agora não tenho aqui, a marca que comercializa isso. Assim que tiver coloco aqui.


    Jimten tem isso, se tivermos a falar da mesma coisa claro, chama-se registos de banheira é o artigo S-403 e S-300 da Jimten.
    • IMJ
    • 10 agosto 2020 editado

     # 44

    Tubo de PEX, é o melhor que existe. Contudo é necessário ter atenção á sua aplicação aos caminhos que ele passa etc. Agora não preciso de partir a casa de banho ou todas as divisões para substituir a canalização. Para saber onde passa os tubos, pegue na planta da casa ou mesmo um esquema e esboce. O PPR pode ser muito bom mas daqui a 10 anos como acontece em muitas habitações existe uma fuga... ops... não é só custo de um tubo.
    As tampas e as caixas podem ficar feias, mas é uma boa maneira para fazer diagnostico de anomalias e se houver uma fuga numa divisão poderei cortar a água nessa divisão e ter na outras. Com as canalizações antigas era cortar o geral após o contador, mas vamos mais a além, se quisermos associar uma eletrónica com umas eletroválvulas ele consegue fazer o corte da água com um sistema programado por nós ou por um técnico e cortar logo a alimentação após detetar um consumo anomolo. Tubagens escondidas.. cuidado!!É bonito não ter caixas, mas quando dá para o torto ter que partir tudo..não me parece melhor. Tem um problema de fabrica o PEX, por exemplo,ok! Troca-se, qual é o problema? Eu já troquei diversas vezes em algumas obras...mas se for PPR ?
  2.  # 45

    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, luisms, jfsmoreira
 
0.0150 seg. NEW