Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos!

Já pesquisei o fórum e encontrei algumas discussões sobre este tema, mas nenhuma que responda à minha dúvida, que é a seguinte:

Sou inquilina de uma casa desde Outubro passado. Uma vez que duvido que esta reúna as condições necessárias para obter um certificado energético e que este nunca me foi apresentado, posso exigir ao senhorio que mo apresente? Caso ele não exista, o que posso/devo fazer?

Obrigado desde já pela ajuda.
  2.  # 2

O certificado energético só passou a ser obrigatório para as casas cujo projecto entrou na câmara a partir de Junho de 2008 (mais coisa menos coisa). Se a casa é anterior a esta data não tem certificado energético.
  3.  # 3

Hmm, tinha ficado com a ideia que, se houvesse um novo contrato de arrendamento após essa lei, já era necessário pedir o certificado.
    Obrigado pelo esclarecimento!
  4.  # 4

Errado, Picareta, tudo quanto é venda ou arrendamento de imóvel, com contrato celebrado depois de 01/2009 tem de levar CE, seja ele A+ ou G
  5.  # 5

Colocado por: AugstHillErrado, Picareta, tudo quanto é venda ou arrendamento de imóvel, com contrato celebrado depois de 01/2009 tem de levar CE, seja ele A+ ou G

Calma ai...não precisa de me bater. Eu não tenho imóveis para arrendamento, pensei que só era necessário o certificado para vender. De qualquer modo e relativamente à questão levantada pela margmir não adianta exigir o certificado energético, porque pelo que ela diz a casa tem um mau isolamento térmico, logo o certificado energético seria um F ou um G. A margmir pensa que com a nova legislação só as casa com bons isolamentos é que tem direito a ter um certificado energético, mas o que acontece é que todas as casas podem ter certificado energético, simplesmente aquelas que não tem nenhum isolamento tem um certificado D, E, F ou G.
    • 1255
    • 2 abril 2011 editado

# 6

Cara margmir,
    fez contrato de arrendamento? legal?
    Lá está a dúvida que tem gerado alguma polémica: em contratos de arrendamento é ou não obrigatório o CE?

e já agora? o que é que o CE lhe vai trazer de novo a não ser a informação que até já sabe? a casa não tem conforto térmico.
    Se tivesse esse conforto que procura e o CE de certeza que o senhorio lhe ía pedir mais dinheiro de renda.

Não há dúvida que um dos melhores investimentos numa casa é no conforto térmico. Pena é que não se tenha conseguido sensibilizar quem constrói a melhorar estes aspectos. Teve de ser à força com legislação apertada. Mas tenho a certeza que as novas construções irão ser uma lição, e que trarão alguma frustração a quem construiu mal.
  6.  # 7

Todas as vendas e todos os contratos de arrendamentos efectuados depois de 2009 têm obrigatoriamente que ter um certificado energético.
    O certificado energético não tem que ser mostrado aos inquilinos. Contudo, actualmente, não pode haver nem venda nem arrendamento sem certificado energético.
    Ultimamente sempre tive que os apresentar, mas nunca nenhum inquilino me "exigiu" que lho mostrasse. Porque deveria de fazê-lo? Actualmente, não se pode arrendar sem certificado energético.
  7.  # 8

Boa noite,

Os certificados energéticos são obrigatórios na venda/compra, arrendamento, etc.
    Existem algumas cidades que ainda não exigem, mas, é obrigatório!
    O caso de margmir é que se já assinou o contrato de arrendamento e se não exigiu o CE no inicio, possivelmente vai ser dificil.
    Mas se recebe os recibos do arrendamento, o senhorio por obrigação deveria ter efectuado esse CE, embora pudesse ter uma classificação bastante desfavorável. Cabia a si, aceitar ou não.

Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  8.  # 9

Colocado por: margmirOlá a todos!

Já pesquisei o fórum e encontrei algumas discussões sobre este tema, mas nenhuma que responda à minha dúvida, que é a seguinte:

Sou inquilina de uma casa desde Outubro passado. Uma vez que duvido que esta reúna as condições necessárias para obter um certificado energético e que este nunca me foi apresentado, posso exigir ao senhorio que mo apresente? Caso ele não exista, o que posso/devo fazer?

Obrigado desde já pela ajuda.

Cara MargMir,

foi criado um tópico neste fórum para responder às dúvidas mais frequentes relacionadas com a Certificação Energética (pode ver aqui)

Cumprimentos,
    Greenplan

0.0147 seg. NEW