Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Caríssimos,

Necessitava de ouvir as vossas opiniões sobre este problema que estou a ter. à cerca de um ano e meio comprei nova a minha actual casa em Oeiras (custou cerca de 300.000 Eur, ou seja nada que barato e que justifique este problema..). Moro no 3 andar (ultimo do prédio) e esta semana reparei que no tecto, junto à janela do meu quarto/suite apareceu estas manchas! E já vi que tb está a criar esses mesmos círculos sobre todo o varão dos cortinados..(mas ainda mt pouco)

O que poderá ser? Infiltrações? (fui ao telhado e não vi nada...) Humidade? Bolor? Como poderei resolver esta questão? (o construtor diremos que não é muito prestável..).

No resto da casa está tudo ok, no entanto, o meu vizinho do lado tb tem exactamente o mesmo problema na suite dele.

Aguardo comentário e agradeço antecipadamente.
      Foto1.JPG
  2.  # 2

foto2
      Foto2.JPG
  3.  # 3

foto3
      Foto3.JPG
    •  
      FD
    • 4 abril 2011

# 4

Isso são bolores que se desenvolvem em superfícies húmidas.

Esta humidade acontece de duas formas:
    - superfície mais fria que a circundante o que leva a que os vapores condensem nesse ponto
    - falta de renovação do ar, o ar fica saturado com vapores, levando ao descrito acima

Solução:
    - ventilar (abrir janelas)
    - desumidificar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: formiga1000
  4.  # 5

Entretanto falei com o contrutor e acrescento mais esta informação. Ele diz que possivelmente se deve ao facto de as casas serem muito bem isoladas e que o ar não circula. Se eu não abrir as janelas deves em quando isto pode acontecer. Nomeadamente quando temos èpocas mt frias.
    •  
      FD
    • 4 abril 2011

# 6

Tem ar condicionado?
  5.  # 7

Sim, temos, mas nunca ligo...
    •  
      FD
    • 4 abril 2011

# 8

Colocado por: formiga1000Sim, temos, mas nunca ligo...

Depois de acordar e sair do quarto, ligue o ar condicionado na função "desumidificar" e coloque o temporizador para ficar a funcionar durante 1 hora.

Quando dormimos, expelimos vapor de água ao respirar. Uma pessoa expira em média 5% de vapor de água, desta forma, é natural que num quarto fechado, sem ventilação, exista muito vapor de água.
    Se no quarto dormirem duas pessoas, pior. Este vapor fica em suspensão se não encontra uma superfície fria onde condensar. Se essa superfície existir, condensa-se.
    Ao ligar o ar condicionado na função desumidificar quando sair, vai tirar do ar essa água em estado gasoso que se foi acumulando durante o sono, fazendo com que a probabilidade de condensar seja menor porque, se não há água, não há condensação.
    Ao eliminar essa condensação, elimina a humidade, os bolores não têm um sítio ideal para se desenvolverem, e assim, não aparecem essas manchas.
    Esta explicação não está tecnicamente totalmente correcta mas, para perceber, serve. :)
  6.  # 9

Está Optima a explicação!! Obrigado. Se alguém quiser acrescentar comentários à opnião do FD sou todo "ouvidos"
  7.  # 10

Concordo e acrescento.

Na minha habitação resolvi esses problemas executando uma pintura com tintas de melhor qualidade e resolveu. Não sei se será o seu caso mas normalmente as tintas utilizadas pelos construtores deixam muito a desejar em termos de qualidade.

O meu site aqui
  8.  # 11

E a ventilação normal, não dará resultados? Ao acordar de manhãzinha, talvez se não der muito trabalho abrir as janelas, para o ar circular e renovar com uma lufada de ar fresco.

" Ele diz que possivelmente se deve ao facto de as casas serem muito bem isoladas e que o ar não circula. " Excesso de isolamento, para mim vindo de um comentário de um construtor, dá para desconfiar. Mas quem sou eu para tal, não o conheço. Mas infelizmente com os poucos anos de experiência, o que vejo está de mal a pior. Cada vez mais, pois os cifrões falam sempre mais alto. Hoje em dias as obras não deviam ser feito por engenheiros, mas sim por economista, pois é só de números que se fala nas obras. Atenção que não à regra sem excepção, mas cada vez mais raras.

Ases
  9.  # 12

Caro AlexMontenegro, quanto à questão da tinta de facto o construtor disse-me que como tinham que ir ao prédio dar uns retoques numas casas que se calhar ia pintar novamente o tecto com um tinta especial... mas temo que isto apenas retarde algum problema que possa existir..

Caro AJCLeitao, é obvio que não custa nada abrir as janelas porém nunca tinha pensado que o facto de a janelar ficar fechada e apenas abrirmos às vezes (fim de semana, mas nem todos...) teria esta consequência, mas vou fazer isso.

Acham que isto poderá ser apenas consequência de não ter a janela muitas vezes aberta? Tb posso ligar às vezes o desumidificador do arcondicionado..a janela
  10.  # 13

boas!
    há um aditivo muito bom para situações dessas. é da [pub]dyrup[/pub] e até se vende em grandes superfícies. peça ao construtor para o juntar à tinta.
    mas isso com ventilação vai lá. ou desumidificação de a/c, como já foi referido.
  11.  # 14

Obrigado jacinto!

Acham que deva comprar um higrómetro para medir a humidade que tenho no quarto? Com isto saberia se de facto tenho muita humidade no quarto que leva a esta consequência... não? Se sim, qual a humidade que deve ter um quarto?
  12.  # 15

O problema é sempre o mesmo:

http://www.youtube.com/watch?v=DTU0yh9nEkg
  13.  # 16

Colocado por: formiga1000
    Acham que deva comprar um higrómetro para medir a humidade que tenho no quarto?

se abrir uma frincha das janelas, de modo a que haja circulação e renovação de ar fica com o problema resolvido.
    o problema por vezes é que se isola tanto o edifício que dentro das casas não existe renovação de ar. imagine viver dentro de um saco de plástico com um só. é isso que se passa...
  14.  # 17

Não concordo com os aditivos anti-qualquer coisa.É a mesma coisa que tapar o Sol com uma peneira. Só funciona no preciso momento em que os raios solares estão a incidir sobre a espessura do fio, depois, depois é que são elas. Querem que as tintas façam o que as pessoas não fizeram. A culpa é sempre do produto, nunca do homem. Pode minimizar com a abertura da janela, com o ar condicionado. Neste momento com a casa é nova, a humidade relativa no interior da parede talvez, talvez ainda não tenha desaparecido. A culpa é do isolamento e das tintas, que não deixa a parede secar completamente. Não deixe de chatear o construtor, nem que seja todas as semanas, com um simples fax ou e-mail, até saberem a causa do problema. Pois com a origem do problema, será mais fácil e melhor solucionado. Como é na linha da divisória da laje e o isolamento não é exterior, mas sim entre paredes, pode ter sido mal executado o seu isolamento, criando assim uma ponte térmica.

Ases
  15.  # 18

Fiquei a saber que o meu vizinho teve o mesmo problema (veio aqui a casa ao final do dia ver o meu quarto) e diz que o dele ficou pior! Que entretanto o construtor veio cá a casa e pintou novamente o tecto com uma tinta especial e que depois disso (já foi à um ano) não apareceu mais...

Hoje fui ao terraço ver se via alguma coisa, mas nada... por fora da janela tb nada... não vi rachas, nem nenhum sitio por onde pudesse entrar àgua...

Entretanto falei novamente com o construtor e ele continua a dizer que é condensação...
  16.  # 19

Colocado por: formiga1000Fiquei a saber que o meu vizinho teve o mesmo problema (veio aqui a casa ao final do dia ver o meu quarto) e diz que o dele ficou pior! Que entretanto o construtor veio cá a casa e pintou novamente o tecto com uma tinta especial e que depois disso (já foi à um ano) não apareceu mais...

Hoje fui ao terraço ver se via alguma coisa, mas nada... por fora da janela tb nada... não vi rachas, nem nenhum sitio por onde pudesse entrar àgua...

Entretanto falei novamente com o construtor e ele continua a dizer que é condensação...
    caro formiga resolva o problema como já lhe explicaram, isso não são infiltrações por isso não viu nada ok
  17.  # 20

Colocado por: AlexMontenegroa minha habitação resolvi esses problemas executando uma pintura com tintas de melhor qualidade e resolveu. Não sei se será o seu caso mas normalmente as tintas utilizadas pelos construtores deixam muito a desejar em termos de qualidade.

Eu usei uma tinta de qualidade (da robialac) e acrescentei um aditivo anti-bolor (cin ou dyrup, nao me recordo), nunca mais vi ponta de bolor no quarto em que fiz esta operação, foi antes de o meu filhote nascer e ele já tem 2 anos.

Arejamos a casa sempre que podemos, ao fim do dia no verão, quando chegamos a casa, mas no inverno é só mais durante o fim de semana.

0.0194 seg. NEW