Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde

    Estava a tentar declarar o meu IRS 2010 e fiquei com umas dúvidas para as quais solicito a vossa ajuda que desde já agradeço.
    Vendi o meu apartamento o ano passado e comprei uma moradia. Vendi o meu apartamento mais barato do que o comprei (era a melhor solução para vender). Isto é uma menos-valia? Nas finanças só vejo informação sobre mais valias. Tenho que declarar mais tarde e preencher mais algum anexo?

    Agradeço desde já a vossa disponibilidade e sabedoria.
    •  
      FD
    • 4 abril 2011

     # 2

    Colocado por: ALMOFADASIsto é uma menos-valia? Nas finanças só vejo informação sobre mais valias. Tenho que declarar mais tarde e preencher mais algum anexo?

    Preenche o impresso das mais valias e não se preocupa com mais nada.
  2.  # 3

    Boa tarde colega do forum,

    Se vendeu a casa em 2010, tem que declarar a respectiva venda aquando da entrega da declaração de IRS modelo 3 (segunda fase - até 31 de Maio de 2011). A mais ou menos valia vai ser a diferença entre o valor de aquisição e o valor que o fisco considerou para efeitos de IMTT ao novo proprietário da casa e não o valor de venda (não interessa para efeitos fiscais), é a única forma de calcular a mais ou menos valia.

    Caso tenha mais valia e uma vez que reinvestiu e se foi numa habitação própria e permanente, é necessário ver se reinvestiu a totalidade do valor que o fisco considera que vendou.Caso tenha reinvestido a totalidade fica excluído de tributação, se só reinvestiu uma parte só vai ser tributado por metade do valor da mais valia para efeitos fiscais.

    Se a minha explicação não esclareceu a sua dúvida/dúvidas, queira colocar a questão novamente.

    Ao dispor.

    Maria Fernandes
 
0.0090 seg. NEW