Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde, sou arquitecto inscrito na ordem e gostaria de saber a vossa opinião sobre o seguinte:
    entregaram-me um projecto de uma moradia, ja feito e que só falta a assinar. quanto devo levar?
    •  
      FD
    • 4 abril 2011

# 2

Não deve assinar.
  2.  # 3

Não se meta nisso.
  3.  # 4

casa12345

não acha que está a ser muito imaturo, para quem até já pode exercer???

proponha uma revisão do projecto feita por si e opte mesmo até por honorários muito baixos, mas não comece a sua actividade dessa forma que lhe estão a propor. Basta pensar um bocadinho para ver os desenvolvimentos que essa postura lhe trarão no futuro e imediatos neste caso especifico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PedroResende, casa12345
  4.  # 5

ok... vou recusar. so levantei a questão por ser de uma pessoa conhecida de longa data. Quer construir uma habitação para venda e já tem o projecto feito. só precisa de assinatura.
    Para além deste projecto tambem pretende 3 novos projectos para outros terrenos mas não sei qual o valor considerar visto sempre ter trabalhado por conta de outrem.
    Podem me ajudar a dar um valor? seriam moradias tipo até 200m2... semelhantes ao do projecto que já tem elaborado.
    • r#
    • 4 abril 2011

# 6

Neste caso você é que devia pagar a quem fez o trabalho! Já viu você só vai assinar, alguém teve de ter o trabalho de desenvolver o projecto por si!:)
    Se é arquitecto assuma-se como tal...
  5.  # 7

foi feito por um engenheiro...e a ideia era rever e depois assinar...
  6.  # 8

Colocado por: r#Neste caso você é que devia pagar a quem fez o trabalho! Já viu você só vai assinar, alguém teve de ter o trabalho de desenvolver o projecto por si!:)
    Se é arquitecto assuma-se como tal...

assumir-se com tal é cada vez mais dificil, infelizmente. Numa altura em que os arquitectos fazem tudo menos arquitectura para sobreviver, não é facil recusar todos as propostas menos dignas em nome da classe. As contas tem de ser pagas e nem todos temos a sorte de ter emprego certo ou familia que nos apoio quando o dinheiro não aparece.
    Já recusei duas vezes propostas destas sem sequer pensar no assunto, mas infelizemente neste momento passa a ser quase uma necessidade.
    A ideia de assinar um projecto ja feito para depois fazer outros 3 novos de raizes é muito aliciante numa altura em que tenho colegas a venderem casas, a trabalharem como administrativos ou simplesmente em casa dos pais a viver a custa deles.
    Eu recuso-me a viver a custa de quem quer que seja e mesmo sabendo que não é a opção mais correcta, levantei a questão do valor por um trabalho destes e o valor dos trabalhos seguintes, pois eu, como muitos de voçes tambem gostaria de honrar o curso que tirei se ser arquitecto como deve ser.
    é um meio para atingir um fim...
  7.  # 9

Se precisa mesmo...

Reformule o projecto (como se fosse seu e de raiz) e apresento-o ao dono de obra. Se for aceite, receba algum. Mesmo que não pague o seu trabalho, paga noites bem dormidas.
  8.  # 10

Colocado por: casa12345Boa tarde, sou arquitecto inscrito na ordem e gostaria de saber a vossa opinião sobre o seguinte:
    entregaram-me um projecto de uma moradia, ja feito e que só falta a assinar. quanto devo levar?

Então o colega está a escrever uma barbaridade destas!!?!?... Para que serviu a formação da OA em Deontologia e ética profissional... Isso é coisa que se pergunte...

Faça o que LiMatos diz.. altere, faça um upgrade, concerteza o projecto poderá ser melhorado... Já verificou se cumpre com as normas e exigências actuais... E não se meta em alhadas...
    Os Conselhos Regionais de Disciplina da OA... estão cheios de casos destes...
  9.  # 11

caro casa12345,

Em tempos difíceis temos que ser uma mais valia.
    Concordo com tudo o que disseram até agora inclusive a parte da barbaridade que é estar a falar disto... acredite que não ajuda a classe nem se ajuda a si.
    Pense nisto:
    -Faz o jeito na expectativa do que vem.
    -depois ou não vem nada ou quando vier vai ganhar quanto? 2000 euros por cada um? é que assim é uma boa maneira de ficar com os três trabalhos e é a única maneira de ser coerente com os valores anteriores. E depois?
    -Faz três trabalhos a preço de necessidade, não dorme, não tem tempo de fazer tudo sozinho e vai ver que acabou pior que o que começou, com a diferença de ter manchado o seu nome o seu trabalho.

Apresente os seus honorários e veja se fica com os trabalhos futuros. Dê um preço justo. Se não ficar com o trabalho vai ver que foi melhor assim porque não lhe iria trazer nada de bom.
    Cumprimentos e não desanime.
  10.  # 12

casa 12345
    Outro conselho... não conte com promessas... normalmente são vãs.
    Leve o preço justo para o 1º trabalho, se vier mais... eventulamente faz uma atençãozita no próximo.

Tenha atenção, não se deslumbre.. apresente sempre proposta de honorarios, ANTES de efectuar qq trabalho.
  11.  # 13

casa12345,

Se seguir o código ético e deontológico, não deve assinar.

Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  12.  # 14

Colocado por: Pedro Barradascasa 12345
    Outro conselho... não conte com promessas... normalmente são vãs.
    Leve o preço justo para o 1º trabalho, se vier mais... eventulamente faz uma atençãozita nopróximo.

Tenha atenção, não se deslumbre.. apresente sempre proposta de honorarios, ANTES de efectuar qq trabalho.

e qual seria o prço justo?
  13.  # 15

Colocado por: casa12345

e qual seria o prço justo?

obviamente que nunca iria assinar nada ser rever e tentar melhorar... nunca foi essa a minha intenção. trabalhando para outras pessoas e em gabinetes já o fiz algumas vezes. pegar num trabalho de outra pessoa, rever e tentar melhorar sem receber mais por isso.
    Por isso a minha dúvida. qual seria o preço justo?
  14.  # 16

Caro casa12345,

essa já é uma discussão com barbas. :) o que parece justo para uns é pouco ou muito para outros.
    O preço justo é o que for justo para si ((valor/hora x nº de pessoas) + valor/despesas) x nº de horas para efectuar um projecto de arquitectura credível)

Cumprimentos,
  15.  # 17

Tanto pode ser 200, como 20 000€ ;)
    Depende...
    Não teve formação na OA, sobre estas questões? Veja nos apontamentos como se chega aos valores do serviço.

Os meus custos/ experiência, são concerteza diferente dos seus.. pelo que o que é justo para si, não é para mim.
    Temos ainda o preço de mercado...
    O que o cliente está disposto a pagar...

E as especialidades estão feitas, vai assumir a coordenação dos projectos. Pode e sabe assumi-las?
    que alterações vai propor, as alterções são muitas, ou de pormenor...
    etc...
  16.  # 18

A assinatura não trás responsabilidades agarradas?
  17.  # 19

Trás!!!.. criminais, cíveis, deontológicas... e dependendo de cada um.. morais.
  18.  # 20

Caro Colega,

Se não participou na concepção do projecto da moradia em questão, então não pode assina-lo ou receber qualquer tipo de remuneração em relação ao mesmo. O número 5 do artigo 9º do Regulmento de Deontologia é bem claro nesse ponto, "Um arquitecto que não tenha participado na elaboração de um projecto não poderá, em caso algum, assiná-lo, nem receber qualquer remuneração a esse título". Deve recusar-se a faze-lo. É um direito seu!

Não existe uma tabela de preços para a execução de um projecto de arquitectura, por isso deve levar um valor adequado e justo ao trabalho que executar, tendo em conta as horas dispensadas, as despesas que teve, entre outros mais factores. Tal como está previsto no número 1 do artigo 9ª do Regulamento de Deontologia
    ao qual refere que "A remuneração do arquitecto deve ser calculada em função das tarefas que lhe são confiadas, especificando-se detalhadamente os serviços nelas englobados". .

Tenha atenção neste tipo de coisas, pois caso assine um projecto que não é seu pode alguêm denuncia-lo e incorrer de um processo disciplinar pela Ordem e penso que não seja isso o que pretende.

Cumprimentos,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PedroResende, casa12345

0.0243 seg. NEW