Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou actualmente a construir uma moradia no lugar de Sabugo, no Conselho de Sintra, e após estudar o mercado das energia renováveis concluí que o melhor sistema para AQS e aquecimento ambiente passava por uma bomba de calor ou por um sistema baseado num painel termodinâmico.

    Quando contactei a empresa a fim de negociar os termos do negócio, fui questionado sobre a obrigatoriedade (ou não) de instalar um colector solar com base Decreto-Lei n.º 80/2006.

    Tendo em conta o Decreto-Lei n.º 80/2006 serei obrigado a instalar colectores solares para aquecimento de águas sanitárias em detrimento de um sistema alternativo (Bomba de calor ou painel termodinâmico) sob pena de não me ser passada a certificação energética?

    Depois de ler o mesmo, fiquei com a dúvida pois não consigo encontrar expressa essa indicação.
    Serei mesmo obrigado a instalar um sistema solar térmico ou poderei instalar outro sistema igualmente baseado em energias renováveis e ainda mais vantajoso em termos de poupança no consumo de energia eléctrica?
  2.  # 2

    Já consultou o seu projectista de RCCTE?
  3.  # 3

    Olá Tiago,

    Estou com a mesmissima dúvida no meu projecto de construção - importa-se de partilhar as conclusões a que chegou na altura?

    Obrigada !
    Alexandra
  4.  # 4

    Colocado por: Alexandra CoimbraEstou com a mesmissima dúvida no meu projecto de construção

    Já consultou o seu projectista de RCCTE?
  5.  # 5

    Colocado por: Picareta
    Já consultou o seu projectista de RCCTE?


    "REH"

    Ou isso ou ligar para a ADENE, também pode ser uma coisa engraçada de se fazer :-)
  6.  # 6

    Os painéis solares são comparticipados pelo estado?
  7.  # 7

    Colocado por: sfamoreiraOs painéis solares são comparticipados pelo estado?

    Não.. mas já foram em tempos, a quem se candidatou a tal... ( mas isso foi no tempo das vacas gordas)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sfamoreira
  8.  # 8

    ola viva,
    já nao sao obrigatórios os painéis solares, tem é que ter uma alternativa com ecologicos, eu acabei de construir , nao coloquei painéis, tenho uma bomba de calor com mais uma serpentina onde liguei uma salamandra a pellets para dar apoio ao aqs e fazer o aquecimento. a salamandra tinha que ter um aproveitamento calorifico acima dos 90% para estar em conformidade.
    - a bomba de calor com paineis termodinamicos nao é alternativa pois so tem funcionamento electrico.
  9.  # 9

    Boa tarde!

    Obrigada pelos esclarecimentos... o que e que e elegivel "ecologico"? Estou a construir uma moradia na qual esta previsto recuperador de calor a lenha, e ar condicionado mas este nao tem qualquer ligacao aos paneis solares ....(imagino portanto que nao seja elegivel como sendo alternativa "ecologico"). A ligacao da bomba de calor aos paneis solares imagino que nao seja um ar condicionado, nem que o mesmo aparelho aqueca e arrefeca? Ou muito provavelmente sera um investimento avultado...
    Para aquecimento de aguas estao previstos 2 paineis solares + 1 Depósito de acumulação de águas quentes, com capacidade de 400 litros, onde será feito pré-aquecimento das águas quentes sanitárias, por permuta de calor através de serpentina, em circuito fechado com o painel solar + 1Caldeira para apoio das águas quentes sanitáriasque ligam a uma caldeira com acumulador de aguas para AQS. O engenheiro diz-me que ainda assim e obrigatorio ter paneis solares e a caldeira para fazer aproveitamento dos mesmos - diz-me tambem que e a solucao mais economica.

    No entanto o investimento paineis solares + caldeira fica a volta de 6000 euros! Como a casa apenas tera 2 ocupantes que ainda por cima nao estao sempre em casa, por mim aquecia a agua com gas e tinha o ar condicionado so para aquecimento e arrefecimento - acho incrivel a legislacao obrigar as pessoas a gastarem estes valores!

    Confesso que estou um pouco perdida com a melhor solucao a aplicar.
    Esta correcto esta solucao por parte do engenheiro?
    E mesmo assim que tenha de investir este valor mesmo tendo ar-condicionado?

    Obrigada
    Alexandra
  10.  # 10

    Pode ter outras soluções, concerteza mais económicas. Discuta isso com o autor do projecto REH.
  11.  # 11

    Pedro, obrigada mas foi precisamente o engenheiro da especialidade que recomendou esta solucao .... mas gostava de ter uma 2a opiniao...nao sei aonde me dirigir, e pensei que neste forum, com a experiencia que algumas das pessoas que ja passaram e estao no meio poderia ter mais info - que outras fontes de energia renovavel /solucoes poderiam ser mais economicas?
  12.  # 12

    Já tem ideia de quanto vai gastar em AC?!
  13.  # 13

    3 ACs, cerca de 2000 euros.. basicamente so preciso de refrigerar e aquecer 1 quarto, 1 sala aberta com kitchnette...de resto terei vidros duplos, bons caixiljhos e bons isolamentos....o resto fica com pre-instalacao de AC ... mas isso tratarei depois, quero e confirmar que a solucao prevista e a melhor porque ainda vou a tempo de mudar ...
  14.  # 14

    Colocado por: Alexandra Coimbramas gostava de ter uma 2a opiniao...nao sei aonde me dirigir, e pensei que neste forum, com a experiencia que algumas das pessoas que ja passaram e estao no meio poderia ter mais info - que outras fontes de energia renovavel /solucoes poderiam ser mais economicas?

    Neste momento é obrigatorio recurso a energia renovável para produção de águas quentes sanitárias.
    pode ser a partir de:
    Solar
    Bomba de Calor
    Biomassa
    ou outra que se enquadre em renovável.
    é tudo uma questão de fazer contas e ver o que cumpre a legislação.
    se vai instalar recuperador a água para aquecimento central, o mesmo equipamento pode servir as AQS desde que se comprove através de cálculos que cumpre os requisitos minimos.
    Embora esta solução deva ser complementada com um sistema solar, pois no Verão ninguem acende o recuperador.
    ou então usa uma caldeira a Biomassa (lenha / pellets) que funciona todo o ano, faz aquecimento da casa e produção de AQS
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Skinkx
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AC1976
  15.  # 15

    Acho que vale a pena considerar que nem todas as fontes de aquecimento são as mesmas. A maioria das bombas de calor, incluindo assistência solar ou termodinâmica, não pode aquecer água acima de 60C sem perder muita eficiência. Alguns deles lutam lutam além 50 / 55C. Se você quiser tirar água em 45C, então você precisa de um tanque grande - muito maior do que se você executar um queimador de biomassa e pode aquecer muita água para 85C. Além disso, você precisa pensar legionella se o solar está aquecendo muita água para 35 / 45C no inverno, e não fica acima de 60C. Na realidade, o montante que gastamos em AQS é bastante baixo. É fácil gastar muito dinheiro em hardware de fantasia que é muito eficiente, mas a quantidade gasta por ano não é tão alta em comparação com o aquecimento do espaço.

    ---

    I think it is worth to consider that not all heating sources are the same. Most heat pumps, including solar assist or thermodynamic, cannot heat water above 60C without losing a lot of efficiency. Some of them struggle beyond 50/55C. If you want to draw water at 45C, then you need a big tank - much bigger than if you run a biomass burner and can heat a lot of water to 85C. Also, you need to think about legionella if the solar is heating a lot of water to 35/45C in winter, and it does not get above 60C. In reality, the amount we spend on AQS is quite low. It is easy to spend a lot of money on fancy hardware that is very efficient, but the amount spend per year is not so high compared to space heating.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AC1976
  16.  # 16

    E que tal nao falar do que nao sabe????ok.
  17.  # 17

    obrigada pelos vossos inputs.
    Nao vou ter aquecimento central, tenho de controlar custos e nao acho que seja fundamental dado o nosso clima, terei bom isolamento. O recuperador e a lenha, nao de agua. Vou ter ar condicionado ...por isso e que ter de gastar entre 3 a 5 mil euros em paineis solares e caldeira so para aquecimento de aguas sanitarias me parece descabido. Mas parece-me que nao tenho outra opcao pois outros sistemas "ecologicos" sao ainda mais caros e nao irei fazer uso de todo o seu potencial (serao apenas 3 pessoas a viver na moradia) - penso que o Estado acha que todas as pessoas que fazem moradias sao ricas e impoe estas regras!
    Alguem me sabe indicar caldeiras/marcas e locais para comprar caldeiras a gas com deposito /paineis solares?
  18.  # 18

    Colocado por: Alexandra CoimbraBoa tarde!

    Obrigada pelos esclarecimentos... o que e que e elegivel "ecologico"? Estou a construir uma moradia na qual esta previsto recuperador de calor a lenha, e ar condicionado mas este nao tem qualquer ligacao aos paneis solares ....(imagino portanto que nao seja elegivel como sendo alternativa "ecologico"). A ligacao da bomba de calor aos paneis solares imagino que nao seja um ar condicionado, nem que o mesmo aparelho aqueca e arrefeca? Ou muito provavelmente sera um investimento avultado...
    Para aquecimento de aguas estao previstos 2 paineis solares + 1 Depósito de acumulação de águas quentes, com capacidade de 400 litros, onde será feito pré-aquecimento das águas quentes sanitárias, por permuta de calor através de serpentina, em circuito fechado com o painel solar + 1Caldeira para apoio das águas quentes sanitáriasque ligam a uma caldeira com acumulador de aguas para AQS. O engenheiro diz-me que ainda assim e obrigatorio ter paneis solares e a caldeira para fazer aproveitamento dos mesmos - diz-me tambem que e a solucao mais economica.

    No entanto o investimento paineis solares + caldeira fica a volta de 6000 euros! Como a casa apenas tera 2 ocupantes que ainda por cima nao estao sempre em casa, por mim aquecia a agua com gas e tinha o ar condicionado so para aquecimento e arrefecimento - acho incrivel a legislacao obrigar as pessoas a gastarem estes valores!

    Confesso que estou um pouco perdida com a melhor solucao a aplicar.
    Esta correcto esta solucao por parte do engenheiro?
    E mesmo assim que tenha de investir este valor mesmo tendo ar-condicionado?

    Obrigada
    Alexandra


    O ar condicionado não conta para rigorosamente nada, em termos de poder/não poder substituir os painéis solares.

    E acho sempre irónico que as pessoas questionem o preço das instalações solares, porque são caras e é um desperdício de dinheiro, mas no entanto já têm pensado gastar o equivalente ou até mais em ar condicionado.

    PS: com equipamentos correntes no mercado, a instalação solar e a caldeira não custam nem de perto nem de longe 6000 euros. E se tem AC não precisa de caldeira, basta esquentador.
  19.  # 19

    Skinkx, a questao e que o ar condicionado me aquece e arrefece a casa, algo que uma qualquer outra solucao com paineis solares seria sempre bem mais cara. So paineis solares com esquentador nunca o fara. So juntando aquecimento central e/ou ventiloconvectores, o que encareceria (e muito) o custo da obra pois e ncessario colocar tubagens de cobre em toda a casa, para alem dos aparelhos. Penso que faz sentido em familias grandes, e quando as pessoas muitas horas em casa e pode-se rentabilizar o aquecimento constante que isto fornece - o ar condicionado tambem nao e algo que me agrade, pois seca o ar, no entanto e uma solucao economica (energia), e que permite aquecer e arrefecer de forma rapida.
    De resto, entendo que se tenho de ter paineis solares terei sempre de ter algo acumule e mantenha a agua quente. Se utilizo so gas/esquentador, entao nao faco usufruto dos paineis solares, mas estarei antes a utilizar o mesmo para me aquecer a agua. Ou entao nao estou a perceber o que esta a querer dizer...
  20.  # 20

    Dependendo da localização do imóvel, uma boa solução solar termica em circulação forcada com apoio de resistência electrica pode ser uma excelente solucao, com um custo entre 3000€ a 4000€.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Cris.pereira
 
0.0209 seg. NEW