Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia a todos,

Como já bastantes de voces sabem, estou a remodelar uma casa térrea bastante antiga. O WC foi construido como um anexo à casa original em parede de tijolo simpes de 11 ou 15 (não sei bem). Como estou a mudar toda a canalização, a retirar rebocos danificados, etc, pensei que seria uma boa oportunidade para melhorar o isolamento do WC construindo uma parede pelo exterior, deixando uma caixa de ar e colocando wallmate.
    Na figura que envio abaixo pode ver-se que o WC é contiguo a um "anexo máquinas" que é basicamente uma estrutura de barrotes de madeira com telhado e 2 portas de correr também em madeira. No telhado do anexo estou a pensar colocar isolamento. Esse anexo é também contiguo a uma outra construção de parede simples.

Gostaria das vossas opiniões relativamente a uma série de questões:

- Em primeiro lugar se valerá a pena fazer a parede dupla apenas na zona a vermelho (que dá directamente para o exterior) ou também na zona a azul (que dá para o "anexo máquinas"). Seria conveniente fazer apenas na zona a vermelho para não perder espaço no dito anexo que é um pouco estreito.

- qual a largura minima para o pano exterior de tijolo? pode ser de 7 ou tem que ser no minimo de 11? Para a caixa de ar e walmate, que espessuras aconselham?

- Dado que o WC, pelo que vi, não tem lage (o chão tem uma capa fina dura e depois uma espécie de gravilha com argamassa que se esfarela e depois terra), que fundação deverei fazer para essa parede?

- Estou a pensar ancorar o pano exterior com ferros à parede do pano interior é à parede lateral (que é em pedra/adobe). Na parte superior a "placa de tecto" do WC existente tem um rebordo que sobressai do pano interior, estava a pensar colocar tijolos longitudinalmente, fixos com ferros à placa existente para colmatar a diferença originada pela caixa de ar e isolamento e criar o rebordo no pano exterior. Esta é uma boa solução?
    Estarei a exagerar com as ancoragens?
    (ver figura abaixo)

- Por ultimo li aqui que se deve prever uma caleira na base entre panos e colocar um respiro em cantos opostos da parede. No caso da caleira, é uma caleira de cimento+areia ou utiliza-se algum tipo de caleiras pré-feitas? como se faz a drenagem dessa caleira ? termina num tubo para o exterior da parede?

Desculpem as perguntas básicas, mas o orçamento é curto e tenho que ser eu a fazer isto e por isso tudo o que possa aprender é uma grande ajuda
  2.  # 2

"Planta"
      parede dupla WC.JPG
  3.  # 3

Esquema
  4.  # 4

esquema
      parede_dupla_JPEG.JPG
  5.  # 5

Bom dia a todos,

Ninguém está interessado em comentar?
    Tinha visto uns tópicos sobre paredes duplas que davam discussões bem interessantes, pensei que haveria muita gente que me pudesse ajudar nesta parte...

Bom fim de semana
  6.  # 6

Colocado por: Tenazes- Em primeiro lugar se valerá a pena fazer a parede dupla apenas na zona a vermelho (que dá directamente para o exterior) ou também na zona a azul (que dá para o "anexo máquinas"). Seria conveniente fazer apenas na zona a vermelho para não perder espaço no dito anexo que é um pouco estreito.

faça também na azul, pelo que diz é mesmo um anexo sem isolamento.

Colocado por: Tenazes- qual a largura minima para o pano exterior de tijolo? pode ser de 7 ou tem que ser no minimo de 11? Para a caixa de ar e walmate, que espessuras aconselham?

se é só um piso pode ser de 7cms e se quer assegurar prenda com grampos À parede existente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tenazes
  7.  # 7

Boa tarde
    Penso ser boa opcção a colocação do isolamento nas duas paredes. O ideal seria com tijolo de 11 e walmate de 4, caso roube muito espaço ao anexo pode sempre nessa zona colocar tijolo de 7 e walmate de 3.
  8.  # 8

já agora, a parede que tem o lavatório, não vai ter isolamento? é que está a isolar as outras e se não isolar essa, não sei se compensa muito estar a isolar parcialmente. Pode é isolar essa tambem mas pelo interior com uma camada de isolamento ( lã de rocha) e pladur podendo este depois ser "acabado" com azulejo ou não.
  9.  # 9

Colocado por: marco1já agora, a parede que tem o lavatório, não vai ter isolamento? é que está a isolar as outras e se não isolar essa, não sei se compensa muito estar a isolar parcialmente. Pode é isolar essa tambem mas pelo interior com uma camada de isolamento ( lã de rocha) e pladur podendo este depois ser "acabado" com azulejo ou não.

Caro Marco
    Eu presumi que essa parede seja do interior da habitação, daí não falar no isolamento da mesma.
  10.  # 10

pois, e eu presumi que é uma parede que confronta com o terreno do vizinho, ou seja na extrema.
  11.  # 11

Boa tarde a todos,

Antes de mais obrigado pelos vossos comentários. Já estão a ser uma preciosa ajuda

Realmente faltou-me referir que a parede do lavatório confronta directamente com a parede da casa do vizinho, por isso estava a trata-la como parede interior. Será que vale a pena isolar? Não faço ideia do que há do outro lado e a ideia do pladur e lã de rocha é boa, mas de qualquer modo se não trouxer grande vantagem é mais espaço que fica no WC...

Relativamente ao alicerce da parede, alguém tem ideias? Tenho visto exemplos em que se faz uma vala com aprox. 45 cm profundidade e 30 de largura e depois usam-se uns blocos de betão em perfil "U" que levam ferros e betão no interior. Será que este sistema é suficiente para o meu caso? Que tipo de impermeabilizante se costuma usar no alicerce? Deixa-se o betão secar completamente antes de fazer o assentamento da 1ª fiada?

Caro Anarim, pelo seu comentário poderei colocar tijolo de 11 + wallmate de 4 na parte vermelha e tijolo de 7 e wallmate 3 na parte azul ?

Obrigado e cumprimentos
  12.  # 12

.. Tanto cuidado com uma IS... ainda bem, agora não se esqueça de isolar também a cobertura ;)
  13.  # 13

Bom dia a todos,

Já que estou numa de remodelar vou ver se faço as coisas o melhor possivel, sempre tendo em conta as possibilidades de um bricoleiro dedicado.

Já tinha pensado no isolamento da cobertura :) . Andava a imaginar uma forma de colocar o isolamento por cima da cobertura (que é uma placa com 2 barrotes em cima e uma placa de fibro-cimento e que eu vou substituir por 2 barrotes com sub-telha e telhas), talvez colocando um pequeno "lintel" de tijolo a toda a volta, assentar o XPS directamente na placa, barrotes por cima, sub-telha e telha ?
    Entretanto ocorreu-me que podia facilmente por um tecto falso no interior com placas de XPS de 3 ou 4 cm (andei a investigar a historia das particulas que libertam não gosto muito da ideia das lãs). Que acham, ao que parece o isolamento pelo exterior é mais eficaz, mas dado o restante isolamento poderá ser suficiente?
    Que aconselham?

Relativamente à parede que dá para o vizinho, tenho que ver se dá para casa dele ou para o exterior. De qualquer modo, a parede que está contigua com a do meu WC é uma parede antiga em blocos de adobe/argila que deve ser bastante grossa. Na prática, mesmo que dê para o exterior tenho uma "parede dupla". Acham que nesse caso valeria a pena isolar? Poderia colocar XPS dentro do pladur?

Por ultimo, alguem tem algum comentário / dica sobre os alicerces a fazer para a parede? (já estou a fazer a vala... coisa dura....)

:)

Desculpem tantas perguntas

Obrigado a todos

0.0182 seg. NEW