Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Ora vou tentar explicar da forma mais sucinta possível a situação, imaginemos este cenário... uma pessoa tem uma casa e o vizinho começa a fazer obras, casas parede com parede (moradias) e o vizinho decide mandar a casa abaixo causando estragos na outra casa, fissuras na parede, infiltrações, etc etc... imaginem como foi o inverno... agora evoluindo na situação, a casa encontra-se em zona citadina e a pessoa proprietária comprometeu-se por escrito a resolver danos causados pelas obras, no entanto parece que agora tanto o proprietário da casa que foi demolida como os empreiteiros estão a fazer de tudo para fugir às responsabilidades, ora... para mim no mínimo isto é vergonhoso mas sei igualmente que cada vez mais isto é o pão nosso de cada dia... gostaria de saber se alguém conhece algum caso similar e quais os passos mais aconselháveis a serem tomados para que isto não se arraste nas barras dos tribunais (não me parece que o acordo de boa fé esteja em cima da mesa embora tenha sido tentado), existe alguma entidade para resolução de primeira instância para não ser necessária audiência em tribunal? Uma entidade mediadora ou existente para resolver este tipo de situações?
    Grato pela vossa atenção fico a aguardar respostas e ideias baseadas em situações que tenham conhecimento, obrigado a todos pela atenção.
  2.  # 2

    Tem fotografias da casa que provem que antes da demolição não haviam fissuras?
    A zona onde foi feita a demolição ainda se encontra em obras?
    • CASR
    • 6 abril 2011 editado

     # 3

    Antes de tudo obrigado pela sua atenção, relativamente às suas questões a resposta é afirmativa para ambas, possuo fotos demonstrativas do estado da casa antes da obra tanto a nível interior como exterior, quanto à zona onde foi efectuada a demolição estão a construir uma nova casa, as paredes já estão levantadas mas ainda com muito para fazer
  3.  # 4

    A melhor solução é sempre um acordo amigavel quer com o dono de obra quer com o empreiteiro responsavel pela mesma.
    Esgotada essa possibilidade pode enviar uma notificação ao Director técncico e ao Director de fiscalização da obra relatando os factos.
    Não obtendo também desta forma alguma solução pode apresentar uma queixa nos serviços de fiscalização câmara municipal.
  4.  # 5

    Devem querer arranjar a sua casa apenas no fim da obra. Para que estar a arranjar se durante o decorrer da obra podem estragar outra vez? Não será penas isto?
  5.  # 6

    Este caso do CASR existe mas o inverso da medalha também, e com muitas mais regularidade, ou seja, as pessoas que têm casas perto de obras a decorrer, cada vez mais se aproveitam disso para "criarem" reparações nas suas casas! Há que comprovar os factos.

    No meu caso a vizinha de trás (a casa dela encosta na minha) também queria "batatinhas" mas como o empreiteiro (após visionamento no local) disse que nada daquilo que ela se queixava era da responsabilidade das obras na minha casa, bem pode tirar o "cavalinho da chuva" pois eu não me vou responsabilizar por algo que não é resultante das minhas obras!

    Se no seu caso CASR, os vizinhos assim se responsabilizaram é porque de partida assim acharam que tinham que o fazer, se agora mudaram de ideias, é no mínimo estranho! Se tem papeis assinados, pressione nesse sentido!
    • CASR
    • 6 abril 2011 editado

     # 7

    Antes do mais agradeço novamente as respostas dadas antes de abordá-las uma a uma,

    por partes,

    caro user zedasilva efectivamente o acordo amigável foi o primeiro a ser tentado, inúmeras abordagens para tentar resolver o problema da forma mais acessível possível, no entanto se com àgua a entrar dentro de casa no inverno era necessário pedir e contactar inúmeras vezes para arranjos temporários creio que isto diz um pouco da situação, no entanto e mesmo relevando o facto e levando em consideração que com a mudança climatérica tudo se arranjaria de forma mais ou menos breve tal expectativa tem-se verificado errada, pois o arranjo nunca é agendado e se no início o próprio encarregado garantiu que arranjaria todos os estragos agora apenas pretendia enviar um estucador para "emendar e alinhavar" estragos. Posso dizer que até os bombeiros viram em dia de chuva os problemas e disseram que era inconcebível.
    A queixa às entidades camarárias é inevitável pelo que também tenho andado a averiguar... posso dizer que este problema apareceu antes do final do ano passado... ....a minha dúvida é se efectivamente as entidades competentes procedem à averiguação e fazem um desenvolvimento do processo e resolução ou mais vale uma pessoa abordar o assunto de forma mais incisiva por outras vias visto que estas poderão não ter o efeito desejado...

    User danobrega grato pela atenção igualmente o problema é que durante o inverno a chuva foi habitante no interior da casa, agora se durante esta época as coisas mantêm-se desta forma com os responsáveis a ludibriar as palavras dadas e fugir às responsabilidades então (como calculo que estes processos não sejam muito céleres) pretendo salvaguardar já a minha parte para que ninguém possa fugir às responsabilidades que tem, para isso apenas gostaria de saber a melhor via, apenas é pretendido ter-se o que é correcto visto que da estrutura lateral que pode comprometer a casa que teve danos essa parte está praticamente pronta. Creio que nestes casos o arranjo não deveria ser feito só quando o outro lado estivesse acabado ou então do que vale uma pessoa reclamar ou apresentar qualquer tipo de queixa? De nada creio eu... por isso leva muitas pessoas a desistirem de reclamar e defenderem os seus direitos porque se conformar com a forma errada das coisas.

    User ExCiSe compreendo que na sua situação fale do sentido inverso pois vivenciou algo contrário, ora... muito sinceramente no caso não são pretendidas as ditas "batatinhas", imagine a sua casa no inverno, no Natal a escorrer água para dentro... aqui ninguém pretende qualquer tipo de tubérculos, mas como deve saber hoje em dia nem todas as pessoas gostam de agir de boa fé... para mais e para reforçar a posição... se o que é pretendido é encontrar a via mais simples e solícita a nível legal para resolver esta situação não me parece que seja tão estranho haver indignação pela postura da outra parte que está sempre a tentar escapar à responsabilidade.. o problema é que muitos e muitas pessoas ligadas ao ramo que sabem como se processam as coisas e sabem o quão morosas podem ser determinadas acções para arranjar as casas danificadas e aproveitam-se disso, no entanto neste caso apenas é pretendido saber quais os passos legais para ser averiguado (não por nenhuma das partes) qual a parcela de culpa e estimar e efectuar o arranjo.

    Apenas uma ressalva... os encarregados pela obra inicialmente foram ver a casa a pedido do dono e deram tudo como impecável (pois a casa tinha sido alvo de pequenos arranjos interiores à muito pouco tempo), tiraram fotos e etc... agora alegam não saber como estava o imóvel... sinceramente se isto não é agir de má fé digam-me o que é... por isso pretendia esclarecimento relativamente a esta situação por alguém que tivesse passado por algo semelhante, se as pessoas não se unirem contra os aldrabões muito sinceramente hoje acontece numa casa qualquer e amanhã pode perfeitamente acontecer na do seu vizinho ou mesmo na de qualquer pessoa que me está a ler agora.
    Friso... não é pretendido mais do que o que se tem direito, apenas solicito ideias para tornar o processo o mais célere possível.
  6.  # 8

    casr
    Você possui em seu poder fotos ou outro qualquer documento que prove o estado da sua casa antes da demolição?
    •  
      FD
    • 7 abril 2011

     # 9

    Colocado por: zedasilvaVocê possui em seu poder fotos ou outro qualquer documento que prove o estado da sua casa antes da demolição?

    Colocado por: CASRpossuo fotos demonstrativas do estado da casa antes da obra tanto a nível interior como exterior
  7.  # 10

    Colocado por: CASR ... os encarregados pela obra inicialmente foram ver a casa a pedido do dono e deram tudo como impecável (pois a casa tinha sido alvo de pequenos arranjos interiores à muito pouco tempo), tiraram fotos e etc... agora alegam não saber como estava o imóvel...


    Aqui reside a minha duvida. Este tipo de situação é sempre um pau de dois bicos e dependendo de quem possui a melhor acessoria o resultado pode tender para um ou outro lado.
  8.  # 11

    Apenas e em jeito de conclusão... visto que não participava no fórum à imenso tempo, devo dizer que o processo demorou, demorou... levou ao desespero e acabou por ter que se chegar a um entendimento porque a justiça é para quem consegue ter mais recursos à sua disposição na ampla maioria das vezes, ou seja, eu para ter algo que tinha direito que fosse arranjado acabaria por ter a despesa do arranjo em si... resumindo e concluindo, como me disseram o melhor é tentar sempre uma via amigável para resolver as situações mesmo que por vezes acabemos por sair um pouco lesados, é um ponto final neste assunto, o meu obrigado a todos os que opinaram e tentaram colaborar de alguma forma, vem tardia esta minha mensagem mas muito sinceramente tenho estado muito ausente da comunidade!

    Fica um obrigado tardio mas ainda assim sincero.

    Melhores cumprimentos
    Concordam com este comentário: Silver Wolf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: treker666, danobrega, Caravelle
 
0.0181 seg. NEW