Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Na vossa opinião o uso de betão celular pode substituir a aplicação de XPS para isolamento térmico entre pisos?
    Do que sei o XPS tem I=0.037 e para o betão celular disseram-me que teria cerca de 0.075. Assim, aplicando betão celular para fazer o enchimento em 7cms teremos cerca do mesmo comportamento térmico do que 3cms XPS + betão de enchimento. Faz sentido?

    Em relação ao betão celular em si, tenho ouvido muitas opiniões distintas em termos da melhor solução ... uns defendem que o melhor é apenas o "betão" com as "bolhas de ar" (do que percebo é o "vulgo" betão celular), outros defendem o uso de EPS misturado com betão (ex. Betcel da Controven). Qual a vossa opinião, sabendo que o principal objectivo é o isolamento térmico.

    Obrigado
  2.  # 2

    Aplique poliuretano projectado.
  3.  # 3

    Colocado por: Anonimo16062021Se for para depois aplicar piso radiante não sei será boa ideia.


    Isso também não sei, mas para tapar toda a tubagem do pavimento e em simultâneo fazer isolamento térmico, acho uma boa solução, tem é que ter pelo menos 45kg/m3.
  4.  # 4

    Outra alternativa, Argamassa de enchimento leve em Leca...
  5.  # 5

    Sim, é para aplicar chão radiante hidráulico, que inclui já placas de 13mm de EPS, daí querer complementar com uma solução térmica para reforçar os "poucos" mms de EPS, mas não tenho altura suficiente para aplicar os 3cms de XPS planeados.
    Em relação à Leca disseram-me que estava a "cair em desuso" em detrimento do cimento celular ... já agora sabem qual o índice térmico da Leca?
  6.  # 6

    Ola Anonimo16062021,
    Mas qual das soluções é a melhor em termos térmicos? betão leve com EPS ou celular?
    Pelo que vi em termos de fichas técnicas que me enviaram, eles são muito semelhantes em termos térmicos, embora se diga o contrario ... em termos de custos no caso do betão leve com EPS é mais caro, mas consome menos cimento.
    Obrigado
  7.  # 7

    Obrigado pelos vossos comentários e sugestões. Vou investigar um pouco melhor as diferentes opções de betão celular em termos de custos e depois coloco no forum a decisão e a respectiva análise.
  8.  # 8

    Estou com o mesmo dilema.
    A mim falaram-me de betão de inertes de poliestireno expandido (EPS). Penso que é a mesma coisa que betão leve com EPS.
    Tem uma massa volúmica aparente de 500 kg/m3 e um coeficiente de condutibilidade térmica de 0,18 W/mºC

    Já agora que altura vou precisar para cobrir as tubagens (água, electricidade e aspiração)?
    5.5cm chegam?
  9.  # 9

    Colocado por: migabcJá agora que altura vou precisar para cobrir as tubagens (água, electricidade e aspiração)?
    5.5cm chegam?


    A altura que vai precisar para cobrir as tubagens, é precisamente a altura que precisar para cobrir as tubagens!
    A resposta baralha tanto como a pergunta :)
  10.  # 10

    Exactamente!
    E que altura é essa?
    Precisava de saber agora para calcular a altura entre placas.
  11.  # 11

    Ó homem..... isso vai depender das tubagens.

    Precisar, precisar... é só o necessário para cobrir as tubagens.
  12.  # 12

    Certo.
    Se vou ter tubagens de água, electricidade e aspiração qual a altura que vou precisar.

    Se as tivesse já lá, obviamete que não estaria a fazer esta pergunta.
  13.  # 13

    Depende da quantidade de cruzamentos (em sobreposição)... e dos diâmetros dos tubos nesses cruzamentos.
    Imagine:
    2x32mm=64mm... para um enchimento de 70mm.. é apertado.
  14.  # 14

    Caro migabc,
    Eu chego a ter zonas com quase 11cms ... o mais crítico é quando a aspiração cruza com os esgotos ou a tubagem do piso radiante :(
    A aspiração, pelo menos no meu caso, não fica rente à lage, por isso muito embora os tubos sejam mais estreitos do que a canalização acabam por elevar bastante. Eu tenho 20mms para o limpo e vai ser mesmo à justa contando com o piso radiante.
  15.  # 15

    Colocado por: Pedro BarradasDepende da quantidade de cruzamentos (em sobreposição)... e dos diâmetros dos tubos nesses cruzamentos.
    Imagine:
    2x32mm=64mm... para um enchimento de 70mm.. é apertado.


    Exactamente é esse o meu dilema.
    Penso que podemos facilmente evitar cruzamentos de tubos do mesmo tipo (exemplo, água - água) mas não vai ser possível evitar cruzamentos com a aspiração e só esses são de 50mm, acho. Penso que o correcto é fazer a aspiração primeiro e deixar estes tubos mesmo rente à laje (pois esses são os mais grossos) e tudo o resto trabalha em função desses - mas mesmo assim vai ser necessário alguns tubos de água se cruzarem com a aspiração. Talvez nesses cruzamentos se possa fazer uns roços na laje. Será viável? Se sim, mesmo assim penso que estamos a falar de 5.5 no mínimo, não?
  16.  # 16

    Colocado por: migabcTalvez nesses cruzamentos se possa fazer uns roços na laje. Será viável?

    Não!!!
    PS: Precisa mesmo da aspiração central...?
  17.  # 17

    E porque não?
  18.  # 18

    migabc
    Porque está a destruir a capacidade de resistência da Laje... Ora!!!
    E a laje é em betão, é ente pisos, é térrea...?!?!É aligeirada?
    É Como? Em que situação se encontra? Caracterize. Sabe caracterizá-la?
  19.  # 19

    A laje é aligeirada.
    Estava a sugerir roçar apenas na zona dos cruzamentos (pontualmente) e não em toda a extensão dos tubos.
    Será que perde assim tanta resistência? Eu diria que perde menos resistência do que abrir furos na laje para passar os tubos de um piso para o outro.
  20.  # 20

    Eu diria que perde menos resistência do que abrir furos na laje para passar os tubos de um piso para o outro.

    Errado. Por outro lado uma laje aligeirada de vigotas pré-esforçadas tem a sua capacidade resistente concentrada nesses poucos - 3, 4 ou 5 - centímetros de betão onde é colocada a malhassol. Não é conveniente abrir roços nessa camada.

    José Cardoso
 
0.0212 seg. NEW