Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Muito boa tarde!!

Antes de mais muitos parabéns pelo Forum, tenho aprendido bastante com a informação aqui existente.

No que se refere às minhas questões, gostava de esclarecer que já pesquisei alguma coisa aqui pelo fórum, mas não encontrei concretamente resposta às minhas duvidas...por isso...aqui vai!!

Encontro-me a iniciar o processo de recuperação de um imóvel no centro histórico de Braga, sendo que a ideia é recuperar de raiz o imóvel em causa. Trata-se de uma moradia actualmente com 2 pisos, com intenção de subir mais um, construída em paredes mieiras nas fachadas laterais (de um lado foi reconstruída uma habitação de raiz, do outro a edificação existente é similar à minha), e parede de pedra na fachada principal, todas com uma espessura de cerca de 65 cm. Considerando que a casa é fria no Inverno e no Verão, pretendemos optimizar o isolamento térmico com vista a apenas ser necessário a instalação de um capaz sistema de aquecimento para o Inverno, não estando a contar com um sistema que permita tambem o arrefecimento (mesmo assim ainda se encontra em fase de análise. Gostávamos de manter as paredes interiores de uma fachada lateral (correspondente à concorrente com a moradia já recuperada) e da fachada principal no estilo pré-existente (granito). No entanto, e considerando que um bom isolamento desde logo resulta no futuro numa boa poupança, quer ecológica, quer financeira, gostava que me esclarecessem se de facto as paredes em granito, em particular a parede lateral se conferem como más opções pois "perderão" muito do calor produzido. Naturalmente na fachada principal a solução poderá passar por isolamento pelo exterior.

Apenas de adicionar que o vizinho da parede mieira em causa tambem deixou o granito á vista.

Fico a aguardar a vossa ajuda.

Luís Silva Castro
  2.  # 2

...faltou este paragrafo....

REsumindo, considerando que a casa terá um comprimento de cerca de 16 m e uma altura de 8 metros, não será uma enorme perda de energia manter o revestimento interior em pedra da fachada lateral ou o facto de ser mieira e concorrente com uma construção recente terá aumentado a capacidade térmica?

obrigado

Luís Silva Castro
  3.  # 3

Colocado por: luisilvacastroREsumindo, considerando que a casa terá um comprimento de cerca de 16 m e uma altura de 8 metros, não será uma enorme perda de energia manter o revestimento interior em pedra da fachada lateral ou o facto de ser mieira e concorrente com uma construção recente terá aumentado a capacidade térmica?

obrigado

se percebi bem, deixar a mesma parede de pedra meeira?! é isso não é?
    se é, há realmente perca de energia que podia ser evitada, mesmo que exista uma parede confinante é do vizinho, e mesmo que hoje a parede do vizinho tenha isolamento acústico ou térmico um dia pode não ter, o ideal seria mesmo colocar isolamento.
  4.  # 4

Boa tarde,

Obrigado pela sua resposta!!

sim é isso, a ideia seria deixar o revestimento da parede interior á vista, e compreendo que se se registará uma perda. mas considerando a espessura da parede, tipologia de construção, e o facto de a moradia confiante ser recente (tão cedo ñão acredito que haja remodelações), será possivel calcular a perda concreta por forma a saber de uma forma mais concreta a perda ocorrida.

de qualquer das formas já está mais ou menos decidido e no piso superior do 3º piso já chegámos a um semi-acordo em proceder a algum tipo de isolamento, mas na zona da sala/corredor do piso intermédio aina tenho duvidas..
    obrigado

Luís Silva Castro
  5.  # 5

isto era uma questão mas esqueci-me do ponto de interrogação...

sim é isso, a ideia seria deixar o revestimento da parede interior á vista, e compreendo que se se registará uma perda. mas considerando a espessura da parede, tipologia de construção, e o facto de a moradia confiante ser recente (tão cedo ñão acredito que haja remodelações), será possivel calcular a perda concreta por forma a saber de uma forma mais concreta a perda ocorrida??
  6.  # 6

Colocado por: luisilvacastroisto era uma questão mas esqueci-me do ponto de interrogação...

sim é isso, a ideia seria deixar o revestimento da parede interior á vista, e compreendo que se se registará uma perda. mas considerando a espessura da parede, tipologia de construção, e o facto de a moradia confiante ser recente (tão cedo ñão acredito que haja remodelações), será possivel calcular a perda concreta por forma a saber de uma forma mais concreta a perda ocorrida??

se a área não é grande, acho que pode, não vejo grandes problemas, convém é levar o isolamento o mais perto até essa parede, longitudinalmente e verticalmente ...calcular percas, terá de ser o técnico pelo RCCTE a calcular, com o projecto em mãos.

0.0109 seg. NEW