Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde

Sou novo por aqui mas a algum tempo que acompanho com atenção este fórum, e assim sendo venho aqui colocar uma dúvida ao qual espero que me possam ajudar.

Estou a pensar comprar um terreno para construção de uma moradia mas neste terreno existem alguns sobreiros e pelo que sei o abate de sobreiros é ilegal, o que gostaria de saber é se há alguma licença que se possa tirar para abate de sobreiros? o terreno em questão, e para a implantação da moradia "só" seria preciso abater 1sobreiro pois todos os outros são na extremidade do terreno penso que a implicar seria apenas com o muro de vedação. O que deva fazer perante esta situação?

Agradecia a vossa ajuda
  2.  # 2

Não pode...
    só de acordo com o definido no:
    http://www.ifadap.min-agricultura.pt/ifadap/legislacao/docs/DRepublica/2001/decreto_lei_169_2001.htm
    Requerimento para:
    http://www.afn.min-agricultura.pt/portal/outros/formulario/proteccao-sobreiro-azinheira/requerimento-para-abate-sobreiros-e-azinheiras

SUGESTÂO:
    Que tal mandar elaborar um Projecto de Arquitectura que concilie as arvores existentes, o terreno, etc...
    Contrate um Arquitecto ;)
  3.  # 3

Sim penso em contratar um arquitecto mas 1º tenho de adquirir o terreno e o único problema que vejo e esse tal sobreiro, pois encontra-se mesmo no meio do terreno em questão.
  4.  # 4

Boa tarde MGSilva,

É uma questão interessante e de difícil resposta. Eu, por ter passado por uma experiência muito parecida, vou tentar ajudar.

A AFN (Autoridade Florestal Nacional ) é a entidade que emite as licenças de abate ou poda de sobreiros. No meu caso, fiz o pedido de licenciamento de abate e de poda já depois de ter o projecto aprovado pela câmara municipal. Autorizaram-me o abate de 3 sobreiros, seguramente com mais de 50 anos cada. Só pedi o abate dos sobreiros que estavam na zona de implantação da casa.

Mas o seu caso é mais complexo porquê? É porque o senhor tem que ter a certeza que vai poder abater a árvore, se isso não se verificar não compra o terreno. Acho que o melhor é tentar junto da AFN saber da possível viabilidade. No meu caso, infelizmente, não me adiantaram nada, corremos o risco de fazer o projecto e pagar o licenciamento e não podermos fazer a casa por causa dos sobreiros.

Outro conselho, não proceda ao abate ilegal, se tiver um vizinho maldoso o senhor fica sem poder construir nesse terreno durante uma série de anos, para além da multa que paga!

Cumprimentos
  5.  # 5

E quais as condicionantes para implantação da casa? Afastamentos às extremas, sabe?
    É possivel construir no local ?
    Área livre disponível (à volta desse sobreiro)?
    O sobreiro tem 2m de copa ou tem 20m?
    Tem fotos e/ ou Levantamento topográfico?
  6.  # 6

E que tal levar uma máquina lá para "nivelar" o terreno ou para o limpar de qualquer coisa e "acidentalmente" o derrubar?
    Adoro árvores, e faria tudo para manter uns sobreiros no meu terreno, SE estes não estivessem a ferir de morte a construção da minha casa. SEnão, lá teria de cair...
  7.  # 7

Colocado por: Pedro Azevedo78E que tal levar uma máquina lá para "nivelar" o terreno ou para o limpar de qualquer coisa e "acidentalmente" o derrubar?
    Adoro árvores, e faria tudo para manter uns sobreiros no meu terreno, SE estes não estivessem a ferir de morte a construção da minha casa. SEnão, lá teria de cair...

Boas meu caro,

Não me parece razoável dar esse tipo de conselhos. Se fosse o senhor, arriscava ficar impedido de construir num terreno durante 25 anos por ter abatido uma árvore?? Mais a multa...

Não me parece..
  8.  # 8

Sim eu nunca iria proceder ao abate ilegal pois sei das consequências que isso poderia trazer para além que como é uma espécie protegida devemos as preservar ao máximo e é como o Sr. Rui A. B diz só irei comprar o terreno se for possível o abate da árvore.

O terreno tem cerca de 650m2 e a árvore em questão encontra-se mesmo no centro do terreno.
    Sim é possível construir no local é o limite de zona de construção isto dito pelo Eng da Câmara.
    O sobreiro tem cerca de 6m de copa.
  9.  # 9

.. 650m2.. pode ser apertado, sem abater a arvore.
    O terreno está inserido em algum loteamento?
  10.  # 10

o terreno não se encontra num loteamento.

O terreno no total tem cerca de 2000m2 mas apenas os tais 650m2 é que se encontram em zona de construção
  11.  # 11

Em Malange quando lá trabalhava em 1988,já havia nos projectos do instituto agrónomo de Malange no Quéssua o contorno das árvores que lá havia tais como mangueiras,abacateiros etc...ficavam no meio dos telhados e faziam-se jardins bem bonitos dentro das casas com o aproveitamento dessas árvores...e estamos a falar de espaços muito amplos...não há dúvida nenhuma que o futuro das construções passam pelo respeito pelas árvores importantes do nosso sistema
  12.  # 12

Colocado por: MGSilvao terreno não se encontra num loteamento.

O terreno no total tem cerca de 2000m2 mas apenas os tais 650m2 é que se encontram em zona de construção

Se fosse eu:

1º Passo- Requerer junto da AFN uma informação prévia acerca da viabilidade de abate desse sobreiro.

Se lhe disserem que não podem adiantar nada sem o pedido, eu arriscava, comprava o terreno, fazia o projecto e depois juntava o projecto aprovado ao pedido de licença de abate.

A mim, as pessoas que vieram tirar fotografias e analisar os sobreiros, disseram-me que eu não ia deixar de fazer uma casa por causa de 3 sobreiros..

Importante é saber se não é uma zona com forte povoamento de sobreiros, nessas é mais difícil..
  13.  # 13

Vou seguir o seu conselho e dirigir-me a AFN para ver o que me dizem e depois tomarei uma decisão.
  14.  # 14

Colocado por: Rui A. B.Não me parece razoável dar esse tipo de conselhos. Se fosse o senhor, arriscava ficar impedido de construir num terreno durante 25 anos por ter abatido uma árvore?? Mais a multa...
    Não me parece..

Não sou perfeito, eu sei.
    Mas entre os meus defeitos não consta a hipocrisia, e por isso disse o que disse. E meus caros, bem andava o planeta se todos os "atentados" contra a nossa natureza fossem desta gravidade...
    Até porque não tenho a minima dúvida que se um fosse abaixo, certamente muitos mais plantaria caso tivesse espaço.
    É tudo uma questão de razoabilidade.
    •  
      alv
    • 7 abril 2011

# 15

Vivam!

Há coisas que me deixam incomodado:

O que é mais importante?
    O abate de um sobreiro, ou
    A habitação de uma família?

Caramba, haja bom senso, estou um bocado cheio destes amigos dos passarinhos, que dão mais importância a um casal de ratos, gastando fortunas com passagens, estudos, protecções e sei lá que mais que a pessoas a passar fome sem casa onde morar ou a morrer esquecidas sozinhas nas suas próprias casas!

Está tudo doido.
    Se calhar começou por mim!
    "Fassam" parte
  15.  # 16

Colocado por: alvO que é mais importante?
    O abate de um sobreiro, ou
    A habitação de uma família?

Para mim o abate de um sobreiro.

Colocado por: alvCaramba, haja bom senso, estou um bocado cheio destes amigos dos passarinhos, que dão mais importância a um casal de ratos, gastando fortunas com passagens, estudos, protecções e sei lá que mais que a pessoas a passar fome sem casa onde morar ou a morrer esquecidas sozinhas nas suas próprias casas!

Não sei se a grande maioria dos japoneses ainda pensam o mesmo sobre a energia nuclear.
  16.  # 17

Meus senhores eu só quero sugestões para contornar este "problema".

Se a árvore em questão não se encontra-se mesmo a meio da futura implantação da moradia até ficava como árvore de jardim.
    Mas como não é o caso tenho de recorrer ao possivel abate e para isso pedi a vossa ajuda para saber onde e a quem me dirigir
  17.  # 18

Colocado por: MGSilvaMas como não é o caso tenho de recorrer ao possivel abate e para isso pedi a vossa ajuda para saber onde e a quem me dirigir

Pelos vistos o alv deve estar dentro do assunto.
  18.  # 19

ficavam no meio dos telhados e faziam-se jardins bem bonitos dentro das casas com o aproveitamento dessas árvores...e estamos a falar de espaços muito amplos...não há dúvida nenhuma que o futuro das construções passam pelo respeito pelas árvores importantes do nosso sistema

Eu tentaria tudo para averiguar a possibilidade de o projecto integrar o sobreiro. Já vi projectos de arquitectura em que essa abordagem é adoptada com resultados de qualidade excepcional
    Estas pessoas agradeceram este comentário: j cardoso
  19.  # 20

Colocado por: Pedro Azevedo78
    Não sou perfeito, eu sei.
    Mas entre os meus defeitos não consta a hipocrisia, e por isso disse o que disse. E meus caros, bem andava o planeta se todos os "atentados" contra a nossa natureza fossem desta gravidade...
    Até porque não tenho a minima dúvida que se um fosse abaixo, certamente muitos mais plantaria caso tivesse espaço.
    É tudo uma questão de razoabilidade.

Boas

Eu nunca referi que era hipócrita, só referi que o conselho que deu podia colocar em muita má posição o membro que aqui pediu ajuda.

De qualquer forma ele deve assumir a sua responsabilidade, opte por qualquer uma das soluções.

Cumps

0.0260 seg. NEW