Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      alv
    • 8 abril 2011

# 81

Vivam!
    E fez-se luz, finalmente.
    "Fassam" parte
  1.  # 82

Colocado por: marco1excise

podia até planta 10 sobreiros noutro local, mas esse não o arrancava sem ser pelos processos legais e não é pelo sobreiro é sim por uma questão de equidade perante os outros concidadãos.
    NÃO PERCEBE isto??? é por estas e por outras que temos o pais que merecemos, ou seja que você e outros como você merecem.
    anjinhos imaculados??? havia de ser meu vizinho.

Que tem tão de especial, ser seu vizinho? Era você que me proibia de reimplantar o sobreiro?
  2.  # 83

MGSilva,

Já tive uma situação idêntica, se quer ir pelo seguro peça ao actual proprietário para fazer o requerimento junto da AFN para autorizar o abate.

Tendo a resposta positiva compra o terreno já com a certeza que o sobreiro não vai condicionar o desenho da casa.
  3.  # 84

miguelg na sua situação o que se passou ao certo?
  4.  # 85

Era você que me proibia de reimplantar o sobreiro?

Algo me dizia que isto ia acabar desta forma. Poupo a maçada ao Marco:

Fosse eu seu vizinho e, sabendo o que hoje sei, não mexeria uma palha para o impedir de derrubar o sobreiro. Em contrapartida garantiria pessoalmente que depois disso me iria divertir à larga a vê-lo "sentar o **** no mocho".

José Cardoso
  5.  # 86

A minha situação era um pouco diferente, porque o terreno fica num loteamento e o sobreiro estava dentro da implantação da casa, mas não ao meio.

Nestas condições decidi avançar com a compra do terreno e depois pedi o abate á DGRF direcção geral dos recursos florestais.

Se bem me lembro, tive de assinalar no terreno o sobreiro em questão, colocando uma fita no tronco, e apresentar o pedido (penso que foram necessárias as plantas de localização).

Passados uns meses recebi uma carta com a autorização, tendo de proceder ao abate num prazo de 1 ano.

Nunca deve abater ilegalmente, pode até não ter vizinhos que façam a denuncia, mas pelo que me disseram os sobreiros estão cadastrados.
  6.  # 87

Eu vou terminar aqui a conversa.. porque isto não passa do 'se', 'se', 'se' ... eu nem sequer tenho em vista terrenos com sobreiros, mas se algum dia tiver, e se por infelicidade não o conseguir incluir no projecto, acredite que ele reaparece noutro lado!

7.  # 88

Pois no terreno em questão não sei se estarão cadastrados pois só amanha vou falar com o proprietário mas por exemplo num terreno que os meus pais têm na escritura vêm descriminados a quantidade de sobreiros a quando da escritura
  8.  # 89

MGSilva:

Em primeiro lugar apresento-lhe o meu pedido de desculpas por ter alimentado este desvio ao tema da discussão. Posto isto quero dizer-lhe o quanto aprecio a correcção e civismo da sua posição perante o problema.

José Cardoso
  9.  # 90

Todos sabemos que estas questões tem as pessoas a favor e as que são contra

Mas ao fim de contas estamos aqui para nos tentarmos ajudar uns aos outros

Mais uma vez agradeço todas as opiniões que foram aqui colocadas
  10.  # 91

Colocado por: MGSilvaTodos sabemos que estas questões tem as pessoas a favor e as que são contra

Mas ao fim de contas estamos aqui para nos tentarmos ajudar uns aos outros

Mais uma vez agradeço todas as opiniões que foram aqui colocadas

Colocado por: miguelgA minha situação era um pouco diferente, porque o terreno fica num loteamento e o sobreiro estava dentro da implantação da casa, mas não ao meio.

Nestas condições decidi avançar com a compra do terreno e depois pedi o abate á DGRF direcção geral dos recursos florestais.

Se bem me lembro, tive de assinalar no terreno o sobreiro em questão, colocando uma fita no tronco, e apresentar o pedido (penso que foram necessárias as plantas de localização).

Passados uns meses recebi uma carta com a autorização, tendo de proceder ao abate num prazo de 1 ano.

Nunca deve abater ilegalmente, pode até não ter vizinhos que façam a denuncia, mas pelo que me disseram os sobreiros estão cadastrados.

Boas

Confirmo que o processo é precisamente esse. A única coisa que mudou relativamente ao meu processo foi o tempo de espera, no meu caso foram apenas 2 semanas. Se não for para abate e for só para poda o prazo vai de Dezembro (?) a 31 de Março.

Quanto aos sobreiros cadastrados, não estão todos, nem para lá caminha. Devem estar aqueles que pertencem aos grandes montados de sobro.. esses sim.

Cumps
  11.  # 92

Colocado por: ExCiSeEu vou terminar aqui a conversa.. porque isto não passa do 'se', 'se', 'se' ... eu nem sequer tenho em vista terrenos com sobreiros, mas se algum dia tiver, e se por infelicidade não o conseguir incluir no projecto, acredite que ele reaparece noutro lado!

Mas que bela imagem...ainda me custa a crer que haja almas hoje em dia que consigam assassinar estas belas árvores.
  12.  # 93

Colocado por: Jorge RochaMas que bela imagem...ainda me custa a crer que haja almas hoje em dia que consigam assassinar estas belas árvores.

Jorge Rocha, você é mesmo radical...
    Está colocada a questão de abater o sobreiro só por gozo? Ou porque não se gosta da cor? Ou porque suja muito?
    Não... Estamos a falar de um (1!!!!) sobreiro que pode estar a inviabilizar a construção de uma casa.

Como disse logo no início deste tópico, se fosse eu, abatia-o. Ponto.
    E como disse o Excise, julguem estas palavras como quiserem e critiquem o que lhes apetecer. Sei o que faço no dia a dia pelo nosso "planeta", sei o que tenho feito ao longo da minha vida, e não ia pensar mais que um segundo em abater o sobreiro se este impedisse a construção da minha casa. E de consciência tranquila.
  13.  # 94

Ai o que você foi fazer Pedro, agora vem aí a brigada dos anjinhos imaculados crucificá-lo!!
  14.  # 95

Autorizaram-me o abate de 3 sobreiros, seguramente com mais de 50 anos cada.

Só começou a dar rendimento à 10 anos (a cortiça só se tira quando a árvore tem 40 anos)

Eu sei :)))))))))))))
  15.  # 96

Colocado por: Pedro Azevedo78
    Como disse logo no início deste tópico, se fosse eu, abatia-o. Ponto.
    E como disse o Excise, julguem estas palavras como quiserem e critiquem o que lhes apetecer. Sei o que faço no dia a dia pelo nosso "planeta", sei o que tenho feito ao longo da minha vida, e não ia pensar mais que um segundo em abater o sobreiro se este impedisse a construção da minha casa. E de consciência tranquila.

Boas

Sinto-me na obrigação de dar a minha opinião, pois isto tá a soar muito a falso.

Tenho uma situação parecida, em que um terreno que é dos meus pais e no qual quero construir, tem vários sobreiros. Mas na zona de implantação da casa, e não dá de outra maneira (pelo menos de sem recorrer a projetos megalomanos), tem um sobreiro de médio porte. Deixo de construir? ou só por ter autorização de um organismo público, que se está nas tintas para os sobreiros e demais árvores pois se já for um projecto de interesse nacional autoriza o abate de centenas, já o posso fazer?

Deixemo-nos de hipocrisias meus senhores! Quem nunca "contornou a lei" de forma a poder ter algum benefício, ainda que semm prejudicar outros, quem o disser é um falso! quem nunca estancionou em 2ª fila, só por um momento... e demais situações!!!

Um pobre desgraçado, que tem um terreno em que pode construir, e não o podendo fazer por causa de uma árvore, desculpem meus senhores, é o cumulo! é situação igual ao agricultor que tem a sua criação em casa e para a poder comer tem de ir matar no matadouro local, levando e trazendo a galinha em transporte próprio, pagando as respetivas taxas e etc.

Claro que concordo que tem de existir supervisão. Claro que não se pode abater árvores só por dá cá aquela palha. E claro que é uma pena ter de abater certas árvores. Mas por amor à Santa!!! por causa de uma árvore obriga-se a pessoa a comprar outro terreno? Não será mais consensual a pessoa poder fazer a sua casa tendo que plantar no mesmo terreno, sei lá, 5 árvores da mesma espécie!!

Acho que por existir tanto radicalismo, e acima de tudo, tanta hipocrisia, é temos o país que temos.

Cumrpimentos a todos,

Ricardo
  16.  # 97

Acho que por existir tanto radicalismo, e acima de tudo, tanta hipocrisia, é temos o país que temos.

Cumrpimentos a todos,

Quem nunca "contornou a lei" de forma a poder ter algum benefício, ainda que sem prejudicar outros, quem o disser é um falso!

Ia dizer que não concordo com o seu raciocínio quando dei conta que estou em presença não de um raciocínio mas de um raciossímio - palavra que inventei mesmo agora e que designa uma imitação falhada do raciocínio humano mais própria dos símios. Dada a semelhança formal com o verdadeiro raciocínio é por vezes utilizada por humanos, seja por incapacidade de desenvolver um verdadeiro raciocínio, seja em tentativas vãs e muito pobres em imaginação de justificar o injustificável, como é o caso de alguns comentários nesta discussão.
    Que ninguém se ofenda, não estou a dizer que alguns de vós são símios. Estou apenas a dizer que raciocinam ao nível de símios. Ou seja, parecem mas não são. Senão vejamos este exemplo: w_ricardo_w apresenta um pensamento simiesco não porque não saiba fazer melhor mas porque lhe dá jeito; sabendo do pouco ou nulo valor do argumento que apresenta – afinal de contas é um exemplar de Homo Sapiens -, não deixa de insinuar, ou melhor, de afirmar que todos fazemos o mesmo. Quer isto dizer que ele sabe que está errado mas sente-se mais confortado se imaginar que qualquer um faria o mesmo como se o seu erro fosse mais aceitável se praticado por muitos. Esta lógica já não está ao nível dos símios e pode-se afirmar com segurança que é própria de um ser humano; na fase infantil, é certo, mas ainda assim de um ser humano.
    Assim sendo, e pela minha parte, em vez de me chamar radical, hipócrita e falso vão lá a correr derrubar os sobreiros. Sugiro que em seu lugar plantem bananas ou amendoins que suponho serem da vossa especial preferência. Se um dia ganharem um pingo de vergonha -e, já agora, de coragem – experimentem contestar e lutar contra as leis de que discordam em lugar de tomar atitudes egoístas e covardes como são fazer tábua rasa das leis que são de todos e vir ainda por cima chamar radicais e hipócritas a quem não concorda.
    Desculpem o texto longo e o sentido figurado. Se por acaso me enganei e algum dos comentários é mesmo de algum símio incapaz de perceber o que foi dito é só dizer que farei o favor de arranjar a tradução para o dialecto simiesco.

José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jorge Rocha
  17.  # 98

Colocado por: w_ricardo_wquem nunca estancionou em 2ª fila

Não diga estancionar, que lhe fica mal (o verbo é estacionar). Se quer chamar hipócrita a quem dá muito valor a um sobreiro (e/ou a fazer as coisas como deve ser), ao menos faça-o com estilo ;-)
  18.  # 99

Assim "sem querer" (querendo) está a chamar literalmente de macacos àqueles que não concordam consigo.. acha que ainda merece resposta? Até lhe podia responder de maneira ainda mais litteratu à sua, visto que tem gosto nas palavras, mas deixe-me relembrar uma coisa, um Homem não se define na maneira como diz/escreve, mas sim nos seus actos, e se você parte para a ofensa quando discordam das suas ideologias, faz transparecer que é um símio bastante frustrado.
  19.  # 100

Está visto que não precisou de tradução e tirou a conclusão correcta:

um Homem não se define na maneira como diz/escreve, mas sim nos seus actos

Agora aplique esta máxima ao seu comportamento em relação à lei que regula o abate de sobreiros

José Cardoso

0.0211 seg. NEW