Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Já despachei e fechei os roços de tudo o que é canalizações e electricidade nas obras do meu apartamento

    Mas tenho tudo sujo e as ferramentas certas ... por isso ainda estou a tempo de abrir um roço na parede da sala para deixar pre instalado o ar condicionado ... e provavelmente farei isso mesmo

    Tenho a noção de como funciona, mas nunca instalei nenhum ar condicionado, por isso não tenho a noção dos angulos que sao necessarios deixar para as curvas dos tubos de cobre.

    Se for só na sala, estava a pensar deixar um tubo com uns 90mm chumbado na parede, entre a parte interna do ar condicionado e parte exterior

    A propósito, como se chamam ? Acho que um é o condensador e o outro o evaporador, mas não sei qual é qual ....

    Tenho a sala e a cozinha lado a lado, viradas para a zona de maior exposição solar, por isso considero meter a/c em ambas

    Será que posso meter um caixote no exterior comum a aparelhos interiores ? Isto tem vantagens ?
  2.  # 2

    bolas, voçê para inventar é demais, para que é o tubo de 90mm, vai montar alguma central termica de 50Kw?

    compreendo parte da sua ideia, mas colocar um tubo para depois passar por ele as tubagens, não estou a ver para quê,

    se quiser pode comprar um rolo tubo de cobre isolado 3\8 e um de 1\4 e colocar as pontas pelo interior dentro de uma caixa propria e passar até á rua e termina noutra caixa,

    nas caixas interiores, na base, deixa uma ligação a esgoto de condensados, de preferência não ligar a esgoto domestico sem SIFÂO, junto com as tubagens de cobre passa um tubo de 20mm para ligação electrica e deixa uma alimentação na caixa exterior, para passar as tubagens é só ter o cuidado de as desenrolar e vincar as pontas para não entrar intrusos nem humidade,

    isto é canja de fazer em trajectos curtos, com poucos metros, se for superior a 5 metros, não se meta nisso que o tubo é caro, e corre muitos riscos de não servir para nada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: EmanuelSilva
  3.  # 3

    Boa Tarde,
    Opte pela compra de 2 rolos de tubo de cobre, um de 3/8 e outro de 1/4 ,com base nas distancias entre o evaporador(dentro) e o condensador(fora), juntamente com o isolamento para a as tubagens de cobre. O roço que vai abrir tem de ter a inclinação necessaria para o escoamento da agua dos condensados do evaporador e por ultimo o cabo de alimentação entre os dois aparelhos evaporador\condensador. Muito importante ter a ponta das tubagens fechadas, pode ser com um alicate, ou as tampas de tamponar que vêm normalmete com o rolo de cobre (deixe folga de 30cm no interior e exterior, tamanho das caixas de pré-instalação)
    Pode tambèm optar meter tudo isto (2 tubos de cobre mais cabo de alimentação), dentro de uma tubagem. Não perde nada, só ganha.
    (A folga exterior do cobre pode depender de onde vai querer a maquina, pode ficar no chão ou em altura, se deseja evitar soldaduras (para mim é melhor sem soldaduras) e querer que fique alto, use uma calha técnica até altura pretendida. Cumprimentos
  4.  # 4

    Colocado por: jorgealvesbolas, voçê para inventar é demais, para que é o tubo de 90mm, vai montar alguma central termica de 50Kw?

    compreendo parte da sua ideia, mas colocar um tubo para depois passar por ele as tubagens, não estou a ver para quê,

    se quiser pode comprar um rolo tubo de cobre isolado 3\8 e um de 1\4 e colocar as pontas pelo interior dentro de uma caixa propria e passar até á rua e termina noutra caixa,

    nas caixas interiores, na base, deixa uma ligação a esgoto de condensados, de preferência não ligar a esgoto domestico sem SIFÂO, junto com as tubagens de cobre passa um tubo de 20mm para ligação electrica e deixa uma alimentação na caixa exterior, para passar as tubagens é só ter o cuidado de as desenrolar e vincar as pontas para não entrar intrusos nem humidade,

    isto é canja de fazer em trajectos curtos, com poucos metros, se for superior a 5 metros, não se meta nisso que o tubo é caro, e corre muitos riscos de não servir para nada.


    Sou de facto um bocadinho criativo, sou :P

    Então e como são essas caixas proprias para as terminações ?

    E esses tubos de cobre so se vendem a rolo ou é facil de os encontrar a metro ?
  5.  # 5

    Jota21: Pode tambèm optar meter tudo isto (2 tubos de cobre mais cabo de alimentação), dentro de uma tubagem. Não perde nada, só ganha >>> Que tipo de tubagem aconselha para o efeito ? PVC do esgoto, corrugado ?
  6.  # 6

    Não tenho nenhum esgoto perto, ,mas posso escoar a agua para a rua, certo ? (vejo isso em quase todo o lado, ainda por cima aquilo só tem jardim naquela zona, por isso até será bom para as plantinhas, nao ?) ...



    E a tal situação de ter um condensador comum a dois evapoaradores ?

    Obrigado
  7.  # 7

    Colocado por: civismoEntão e como são essas caixas proprias para as terminações ?


    podem ser deste tipo

    http://jsl-online.net/engine.php?prodid=371&cat=307


    Colocado por: civismo, por isso até será bom para as plantinhas, nao ?


    Sim, se pretender livrar-se delas, é agua destilada e com sujidade.

    Colocado por: civismoter um condensador comum a dois evapoaradores ?


    habitualmente, costuma compensar quer pelo menor consumo quer pelo menor espaço ocupado
      Caixas Pre-instalação.jpg
  8.  # 8

    Colocado por: civismoJota21: Pode tambèm optar meter tudo isto (2 tubos de cobre mais cabo de alimentação), dentro de uma tubagem. Não perde nada, só ganha >>> Que tipo de tubagem aconselha para o efeito ? PVC do esgoto, corrugado ?


    Sim serve.
  9.  # 9

    Insistindo ainda na situação de um condensador comum a dois evaporadres, subsistem algumas duvidas :

    - QUando estiver so um evaporador a funcionar, o condensador "duplo" gastara mais do que um condensador "simples" ?

    -Fica muito mais caro ?

    -Conhecem "packs" em que venha logo 2 evaporadores + 1 condensador ?

    Obrigado
  10.  # 10

    Afinal quanto gastam os ar condicionados ?

    Já vi fichas em que os ar condicionados mais basicos gastam 500 a 700W, mas depois vejo também valores que andam entre os 7000w e 9000w ... ou será que isto é a eficiencia ?
  11.  # 11

    Colocado por: civismoJá vi fichas em que os ar condicionados mais basicos gastam 500 a 700W, mas depois vejo também valores que andam entre os 7000w e 9000w ... ou será que isto é a eficiencia


    depende da maquina em si, existem ambas,

    ainda que actualmente maquinas a gastar 7Kw somente com potencias acima dos 10Kw de potencia frigorifica.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: civismo
  12.  # 12

    Colocado por: civismoConhecem "packs" em que venha logo 2 evaporadores + 1 condensador

    existem muitos é só escolher o que lhe convém e já agora que seja inverter, mais caro mas muito melhor.
  13.  # 13

    Colocado por: jorgealves

    depende da maquina em si, existem ambas,

    ainda que actualmente maquinas a gastar 7Kw somente com potencias acima dos 10Kw de potencia frigorifica.

    Estas pessoas agradeceram ou concordaram com este comentário:civismo



    Mas o que é isso da potencia frigorifica ?
  14.  # 14

    Colocado por: jorgealves
    existem muitos é só escolher o que lhe convém e já agora que seja inverter, mais caro mas muito melhor.


    Das curtas pesquisas que fiz, não encontrei nenhum. Pode sugerir.me algum modelo / marca ?

    Obrigado
  15.  # 15

    Colocado por: civismoPode sugerir.me algum modelo / marca

    daikin, mitsubshi, panasonic, sanyo, general, fujitsu, hitachi,haier, só para citar algumas

    sem esquecer os Equation do leroy, são raros os fabricantes que não disponibilizam este tipo de soluções

    Colocado por: civismoMas o que é isso da potencia frigorifica

    a potencia que a maquina debita, pode ser expressa em BTU´s ou W, por exemplo uma maquina de 9.000BTU´s ou 2,5Kw, e já agora tem uma grandeza que se chama EER (em modo arrefecimento) que é a relação entre o que a maquina produz versus aquilo que absorve de energia e o COP (em modo aquecimento) que é a relação entre o que a maquina produz versus aquilo que absorve de energia
  16.  # 16

    Obrigado pelas suas explicações.

    Pensava que os a/c gastassem menos, tipo cerca de 700W ...

    Isso assim é um exagero, e vai-me obrigar a passar mais um cabo directamente do quando para a zona onde ficarão ...

    Então faço ideia quanto gastará uma solução com 2 evaporadores + 1 condensador
  17.  # 17

    Colocado por: civismoPensava que os a/c gastassem menos, tipo cerca de 700W

    os muito bons e de baixa potencia ( até 2,5Kw de potencia frigorífica) gastam em media isso, o que lhe disse é que uma maquina a consumir 7Kw já é uma maquina industrial\comercial que não é para o seu caso, penso eu, a menos que tenha uma sala com 60M2 ou mais.

    Colocado por: civismoEntão faço ideia quanto gastará uma solução com 2 evaporadores + 1 condensador

    se forem 2 interiores de 2,5Kw ou 9K (9.000 BTU´S) o conjunto gasta entre 1200W (muito bom) e 2500W (um menos bom),
  18.  # 18

    Então continuo com duvidas entre o que é a potência absorvida de consumo eléctrico, e a potência frigorifica ...

    Tem a ver com algo tipo rentabilidade do aparelho ? Ou seja, gasta 700W e produz 2.5kw de pot frigorifica ?

    Obrigado
  19.  # 19

    Vou finalmente fazer a pre instalação e ainda tenho umas quantas duvidas :

    - QUando estiver so um evaporador a funcionar, o condensador "duplo - multizona" gastara mais do que um condensador "simples monozona" ?

    -Os condensadores têm sempre as saidas dos tubos do lado direito ?

    -NO cenário de ter um condensador para 2 evaporadores, cada um dos evaporadores tem que ter a sua tubagem propria até ao condensador, ou posso simplesmente ter um par de tubos a sair do condensador, os quais bão ao primeiro evaporador e derivam para o segundo ?

    -Os tubos para o evaporador da cozinha teriam que percorrer uns 6 metros para compartilharem o condensador da sala. Isso é muito , ou as distancias por metro sao pouco significativas ?


    Obrigado
  20.  # 20

    Colocado por: civismo- QUando estiver so um evaporador a funcionar, o condensador "duplo - multizona" gastara mais do que um condensador "simples monozona" ?


    depende da maquina escolhida, mas normalmente é um pouco mais do que um monosplit, quando tiver as duas saidas a trabalhar ja gasta menos que 2 monosplit´s,

    Colocado por: civismoOs condensadores têm sempre as saidas dos tubos do lado direito ?


    Não

    Colocado por: civismoNO cenário de ter um condensador para 2 evaporadores, cada um dos evaporadores tem que ter a sua tubagem propria até ao condensador, ou posso simplesmente ter um par de tubos a sair do condensador, os quais bão ao primeiro evaporador e derivam para o segundo ?


    cada maquina interior tem a sua tubagem até ao exterior assim como o cabo de interligação electrica, normalmente a alimentação é feita na unidade exterior

    Colocado por: civismoOs tubos para o evaporador da cozinha teriam que percorrer uns 6 metros para compartilharem o condensador da sala. Isso é muito , ou as distancias por metro sao pouco significativas ?


    até 10 metros por via não tem qualquer problema, daí para cima até 15 metros já perde algum capacidade mas também não é significativo.
 
0.0214 seg. NEW