Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Obrigado!

COmo provavelmente só irei usar um A/c de cada vez, então se calhar compensa-me mais unidades individuais, em vez de um condensador comum
    Por acaso ha bocado andei um bocado bom pela rua, e reparei que estatisticamente todos os condensadores estavam a sair pela direita :P

Se optar por meter estas caixas que aqui foram recomendadas, qual o tamanho as pontas de tubo que tenho que deixar ?
    http://jsl-online.net/engine.php?prodid=371&cat=307
  2.  # 2

Colocado por: civismoprovavelmente só irei usar um A/c de cada vez, então se calhar compensa-me mais unidades individuais, em vez de um condensador comum

se ter mais um "caixote" na parede não o incomoda, porque não?

Colocado por: civismoSe optar por meter estas caixas que aqui foram recomendadas, qual o tamanho as pontas de tubo que tenho que deixar

nas unidades interiores, os tubos entram na caixa pelo lado esquerdo e ficam com comprimento até ao outro lado da caixa,
    atenção que os tubos têm que ficar selados nas duas pontas, bastando para isso dobrar a ponta e apertar com um alicate universal,

nem todas as unidades exteriores têm os tubos a entrar pelo mesmo lado,
  3.  # 3

Colocado por: Jota21Boa Tarde,
    Opte pela compra de 2 rolos de tubo de cobre, um de 3/8 e outro de 1/4 ,com base nas distancias entre o evaporador(dentro) e o condensador(fora), juntamente com o isolamento para a as tubagens de cobre. O roço que vai abrir tem de ter a inclinação necessaria para o escoamento da agua dos condensados do evaporador e por ultimo o cabo de alimentação entre os dois aparelhos evaporador\condensador. Muito importante ter a ponta das tubagens fechadas, pode ser com um alicate, ou as tampas de tamponar que vêm normalmete com o rolo de cobre (deixe folga de 30cm no interior e exterior, tamanho das caixas de pré-instalação)
    Pode tambèm optar meter tudo isto (2 tubos de cobre mais cabo de alimentação), dentro de uma tubagem. Não perde nada, só ganha.
    (A folga exterior do cobre pode depender de onde vai querer a maquina, pode ficar no chão ou em altura, se deseja evitar soldaduras (para mim é melhor sem soldaduras) e querer que fique alto, use uma calha técnica até altura pretendida. Cumprimentos

Boas

Porque um é de de 3/8 e outro de 1/4 ???
  4.  # 4

Estou em contra relogio a fazer a pre instalação do A/C !

Alguma alma caridosa explica-me qual o tamanho "standard" dos tubos para o A/C doméstico ?

Os 2 tubos que vão para o evaporador são ambos isolados ?

Obrigados !
  5.  # 5

Tive que encomendar, ainda andei aqui à pressa a investigar, e há muitos que usam de 1/2", por isso encomendei 10 metros de cada (para 2 a/c)

Ligações de Tubagem
    - Líquido: 6.35 (1/4)
    - Gás: 12.7 (1/2)
  6.  # 6

Colocado por: civismoTive que encomendar, ainda andei aqui à pressa a investigar, e há muitos que usam de 1/2", por isso encomendei 10 metros de cada (para 2 a/c)

em primeiro lugar tem que definir quais as maquinas ou pelo menos qual a potencia a colocar,
    para maquinas até 3,5Kw\12Kbtu´s a tubagem regra geral é de 3\8 e 1\4, desta potencia até 6,5Kw\20Kbtu´s usam 1\2 e 1\4, e assim por diante.

repare que as soldaduras não são fáceis de fazer para quem não tem experiência,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorge1970
  7.  # 7

Boas!

O meu sábado foi de loucos.

Por um lado fizeram-me o favor de trazer as tubagens, e afinal foram preciso mais, então pedi para a cozinha + sala :

>15 metros de 1.4"
    >15 metros de 1/2" (porque reparei que há muitos que usam este tamanho)

Como só haviam 7.5 metros de 1/4", trouxeram-me os restantes em 3/8" ..

Como não estava certo, liguei para um instalador que me explicou que não devo substituir o de 1/4" por 3/8" porque teria que injectar mais gás para encher o tubo

Toca de andar feito louco a ligar para todo o lado para orientar um bocado de tubo de 1/4" para fechar o roço.

Sorte das sortes, encontrei gente numa casa de radiadores, onde me dispensaram uma sobra que tinha exactamente os 7.5 metros que precisava, mas não estava isolado.
    Como tinha mesmo que tapar o roço das tubagens (para estar seco por forma a no proximo fim de semana levar com o estucador), trouxe o tubo e estive feito camelo umas 2 horas a aplicar-lhe isolamento que tinha sobrado das tubagens de agua quente em PPR.
    Como o isolamento do PPR é enorme para um tubo de cobre de 1/4", cortei ao meio, e cada metro deu para 2 metros. Meti braçadeiras de serrilha a cada 10 cm e no final dei uma espiral com fita grossa.
    Tanto trabalho para nada, porque atrasamo-nos noutras coisas e o roço ficou aberto na mesma.

Agora estou apreensivo se o tubo de cobre dos radiadores será exactamente igual ao do AC .. ou se tubo de cobre de 1/4" (6.35mm) é igual em todo o lado
  8.  # 8

Colocado por: civismodevo substituir o de 1/4" por 3/8" porque teria que injectar mais gás para encher o tubo

a alteração de dimensão vai alterar o rendimento da maquina podendo até causar problemas graves não cobertos pela garantia, alem de obrigar a remendos nas ligações aos equipamentos.

Colocado por: civismoaplicar-lhe isolamento que tinha sobrado das tubagens de agua quente em PPR.

que apesar de ser isolamento termico, não serve para tubagens de FRIO, logo deve de o substituir.

Colocado por: civismotubo de cobre dos radiadores será exactamente igual ao do AC .. ou se tubo de cobre de 1/4" (6.35mm) é igual em todo o lado

a medida até é diferente (penso eu) porque em aquecimento o tubo é em mm e no AC é em polegadas (1\4 de polegada) além de no AC o tubo OBRIGATORIAMENTE é desidratado e livre de impurezas, coisa que na canalização de agua é igual ao litro,
  9.  # 9

Colocado por: jorgealves

a alteração de dimensão vai alterar o rendimento da maquina podendo até causar problemas graves não cobertos pela garantia, alem de obrigar a remendos nas ligações aos equipamentos.

que apesar de ser isolamento termico, não serve para tubagens de FRIO, logo deve de o substituir.

a medida até é diferente (penso eu) porque em aquecimento o tubo é em mm e no AC é em polegadas (1\4 de polegada) além de no AC o tubo OBRIGATORIAMENTE é desidratado e livre de impurezas, coisa que na canalização de agua é igual ao litro,

Ora bolas ...

Então se calhar vou ter que comprar um tubo sem mais filmes e devolvo o dos radiadores .....

Aquilo acabou por ficar assim:

Cozinha: 1/4" + 3/8"

Sala: 1/4" + 1/2"

Os roços ainda não estão fechados

Então e que fios devo deixar ?
  10.  # 10

Colocado por: civismoEntão e que fios devo deixar ?

e que maquinas é que esta a pensar colocar????????????????????????????????????

depois é que decide quais os enfiamentos a efectuar, e já agora NUNCA em fio mas sim a cabo,

habitualmente deixa-se um tubo de 20mm (recordo-lhe a discussão sobre os roços) para fazer a interligação eléctrica, se a maquina só precisar de 1 cabo com 4 fios (Caso da Daikin) e a alimentação é à unidade exterior,

existem maquinas que precisam de cabo com 7 fios + alimentação até maquinas que usam cabos com 4 fios sendo a alimentação no interior e outras no exterior
  11.  # 11

e que maquinas é que esta a pensar colocar????????????????????????????????????

depois é que decide quais os enfiamentos a efectuar, e já agora NUNCA em fio mas sim a cabo,

habitualmente deixa-se um tubo de 20mm (recordo-lhe a discussão sobre os roços) para fazer a interligação eléctrica, se a maquina só precisar de 1 cabo com 4 fios (Caso da Daikin) e a alimentação é à unidade exterior,

existem maquinas que precisam de cabo com 7 fios + alimentação até maquinas que usam cabos com 4 fios sendo a alimentação no interior e outras no exterior

Boas!

Não faço ainda ideia de que maquinas vou usar.

Mais ainda, nem decidi se será um condensador duplo ou dois simples

Porque ainda nada decidi, penso que o melhor será electricamente deixar então um tubo de 20mm para cada evaporador e outros para a zona do(s) condensador(es) , isto tudo a confluir para uma caixa de derivação, da qual por sua vez virá também um cabo directo/dedicado proveniente do quadro electrico

Porque diz que se devem usar cabos já feitos e não os fios dentro de um tubo ?

Obrigado

PS: Seguem algumas fotos.
    Pressupostos:
    >O(s) Condensador(es) ficarão debaixo da janela da sala
    >O evaporador da sala ficará rente ao tecto, por cima da janela
    >O ultimo troço até à caixa do A/C da sala (já está marcado , por cima da caixa dos estoresm, para abrir, vai seguir pelo tecto falso
    >Os tubos que entram na parede vão para a cozinha que fica ao lado
    >Vou deixar uma caixa de derivação electrica mais ou menos no cotovelo do roço

PS2: Grande guerra que foi tentar passar um tubo de 1/2" para o A/C da cozinha ... após horas de briga e alargamento do buraco , desistimos e ficou com 1/4" + 3/8" (porque ainda por cima o tecto falso da cozinha ja está posto, então ne se conseguia puxar logo à medida que ele ia saindo na parede do lado da cozinha)

PS3: Ao abrir o roço, descobri que a minha sala tem parede dupla, mas quer-me parecer que apenas o tem porque precisavam de largura para a caixa dos estores, pois não existe nada entre as duas paredes .... será que devia de encher com espuma de poliuretano, por exemplo ?
      IMG103.jpg
      IMG105.jpg
      IMG104.jpg
  12.  # 12

Colocado por: civismopenso que o melhor será electricamente deixar então um tubo de 20mm para cada evaporador e outros para a zona do(s) condensador(es)

deve deixar junto com a tubagem de cobre, um tubo de 20mm desde a unidade interior até ao condensador directo, e como ainda não sabe que maquinas vai colocar, deve deixar um tubo em cada unidade interior até uma caixa de derivação do circuito de TOMADAS se bem que o ideal seria desde o quadro da fracção.

Colocado por: civismoPorque diz que se devem usar cabos já feitos e não os fios dentro de um tubo ?
    usa-se sempre cabo porque no exterior quando sai dos tubos os fios não podem ficar á vista sem isolamento reforçado (ainda que cada vez mais se vê isto) e colocar um tubo no exterior a proteger é dificil, e se for cabo flexivel até custa menos a passar,

PS: você está DESPEDIDO, um roço daquele tamanho para passar uns tubinhos microscópicos como aqueles,

e depois queixa-se do estucador que as paredes têm fendas, tá bem tá.
  13.  # 13

Ora bolas ... mais um desempregado !

Entretanto ha bocado fui a uma casa que vende material para a/c , maquinas de lavar, etc, e tinham :

rolo de tubo de 15 metros (sem isolamento): 26€ + iva

isolamento termico: 40 centimos o metro

O homem disse-me para ter atençao à espessura do tubo de cobre, que no caso do a/c tem que ser de 0.8mm

O tubo que comprei de facto diz la 6.35mm / 0.8 , por isso comprei só o isolamento

Entretanto lembrei-me que o homem da casa dos radiadores, que me dispensou o tubo, disse que aquilo era do a/c dos carros, por isso deve ser igual, não ?
  14.  # 14

Colocado por: civismodisse que aquilo era do a/c dos carros, por isso deve ser igual, não ?

habitualmente os AC dos carros não usam tubo em cobre mas sim em aluminio, por variadas razões,

se o tubo que tem é de 1\4 ou 6,35mm e tem parede de 0,8mm então é tubo para AC.

PS: vinque bem as pontas dos tubos para não entrar qualquer impureza, basta dobrar a ponta a 180º com 5 a 7,5 cm e depois apertar com alicate universal sem cortar a parede do tubo.
  15.  # 15

Jorgealves: "ps: você está despedido, um roço daquele tamanho para passar uns tubinhos microscópicos como aqueles,"
      DSCF6138.JPG
      DSCF6140.JPG
      DSCF6141.JPG
      DSCF6143.JPG
      DSCF6146.JPG
      DSCF6147.JPG
      DSCF6149.JPG
      DSCF6150.JPG
  16.  # 16

Raios homem!!!!!

Tubo anelado!!
    Não lhe tinha dito par usar tubo ERFE ou Jotagriss ou outra treta parecida,

até fiquei com raiva por o ter despedido, assim já não o posso voltar a despedir,
    mas posso sempre obriga-lo a tirar esse tubo e a colocar outro decente e não lhe pago nem mais um chavo.

PS: sem saber até fez uma coisa bem, "atou" os tubos de AC com fio de cobre ISOLADO que é a melhor forma de evitar electrolise entre os metais, o mais vulgar é atarem com arame de fardo e passados uns anos o tubo tem fuga dentro da parede.
  17.  # 17

Colocado por: jorgealvesRaios homem!!!!!

Tubo anelado!!
    Não lhe tinha dito par usar tubo ERFE ou Jotagriss ou outra treta parecida,

até fiquei com raiva por o ter despedido, assim já não o posso voltar a despedir,
    mas posso sempre obriga-lo a tirar esse tubo e a colocar outro decente e não lhe pago nem mais um chavo.

PS: sem saber até fez uma coisa bem, "atou" os tubos de AC com fio de cobre ISOLADO que é a melhor forma de evitar electrolise entre os metais, o mais vulgar é atarem com arame de fardo e passados uns anos o tubo tem fuga dentro da parede.

Boas!

Pensava que o Erfe / Jotagris era importante apenas no chão.

QUal é o problema do anelado nas paredes? Ainda por cima são distancias pequenas..

Nota: para a rua meti 2 tubos VD20 (um para cada condensador) , para passar lá dentro o tal cabo com bué condutores.

Já agora, o tubo Erfe / Jotagris pode ser usado no exterior, ao sol (para alimentar o sistema da rega) ?
  18.  # 18

Colocado por: civismoPensava que o Erfe / Jotagris era importante apenas no chão.

QUal é o problema do anelado nas paredes?

nas paredes e no chão se o esmagar ele revira para dentro, tapando por completo qualquer passagem, ao contrario dos referidos, em que se forem esmagados, sofrem uma deformação mas precisa de ser muito forte para impedir a passagem dos cabos\fios.
    Por outro lado quando tiver que fazer os enfiamentos já vai descobrir porque o anelado não se usa mais que os outros, é porque custa muito mais a passar os cabos do que nos outros tubos,

PS: ás vezes também uso o anelado, mas é sempre pincel fazer os enfiamentos, e não adianta por lubrificante, eu só uso em troços pequenos e bem acompanhados nos roços,

Colocado por: civismoAinda por cima são distancias pequenas

vai ser sua sorte,

Colocado por: civismopara a rua meti 2 tubos VD20 (um para cada condensador) , para passar lá dentro o tal cabo com bué condutores

correcto

Colocado por: civismoJá agora, o tubo Erfe / Jotagris pode ser usado no exterior, ao sol (para alimentar o sistema da rega) ?

partindo do principio que não vai fazer a pré-instalação de AC para a rega, os tubos não gostam nada de sol, os cabos já se aguentam um bocado melhor, o ideal então será um cabo dentro de um tubo ERFE ou JOTAGRIS da serie FORTE, e não da serie media que é a mais normal.
  19.  # 19

nas paredes e no chão se o esmagar ele revira para dentro, tapando por completo qualquer passagem, ao contrario dos referidos, em que se forem esmagados, sofrem uma deformação mas precisa de ser muito forte para impedir a passagem dos cabos\fios.
    Por outro lado quando tiver que fazer os enfiamentos já vai descobrir porque o anelado não se usa mais que os outros, é porque custa muito mais a passar os cabos do que nos outros tubos,

PS: ás vezes também uso o anelado, mas é sempre pincel fazer os enfiamentos, e não adianta por lubrificante, eu só uso em troços pequenos e bem acompanhados nos roços,

vai ser sua sorte,

correcto

partindo do principio que não vai fazer a pré-instalação de AC para a rega, os tubos não gostam nada de sol, os cabos já se aguentam um bocado melhor, o ideal então será um cabo dentro de um tubo ERFE ou JOTAGRIS da serie FORTE, e não da serie media que é a mais normal.

Obrigado

A rega e outra conversa a parte. Vou transcrever esta conversa para la : https://forumdacasa.com/discussion/18181/8/vou-construir-um-sistema-de-rega-automatica-e-percebo-menos-disso-do-que-de-um-lagar-de-azeite-p/#Comment_270984
  20.  # 20

Desculpem fazer aqui a pergunta, mas tem a ver com o tema:

Tenho um orçamento para me fazerem a pré-instalação do AC, para 3 divisões todas seguidas,e onde a mesma pessoa vai fazer os tectos falsos e estucar paredes. O Orçamento é de 20€/ml(com tubo e caixas), o que vos parece?

0.0308 seg. NEW