Colocado por: civismoprovavelmente só irei usar um A/c de cada vez, então se calhar compensa-me mais unidades individuais, em vez de um condensador comum
Colocado por: civismoSe optar por meter estas caixas que aqui foram recomendadas, qual o tamanho as pontas de tubo que tenho que deixar
Colocado por: Jota21Boa Tarde,
Opte pela compra de 2 rolos de tubo de cobre, um de 3/8 e outro de 1/4 ,com base nas distancias entre o evaporador(dentro) e o condensador(fora), juntamente com o isolamento para a as tubagens de cobre. O roço que vai abrir tem de ter a inclinação necessaria para o escoamento da agua dos condensados do evaporador e por ultimo o cabo de alimentação entre os dois aparelhos evaporador\condensador. Muito importante ter a ponta das tubagens fechadas, pode ser com um alicate, ou as tampas de tamponar que vêm normalmete com o rolo de cobre (deixe folga de 30cm no interior e exterior, tamanho das caixas de pré-instalação)
Pode tambèm optar meter tudo isto (2 tubos de cobre mais cabo de alimentação), dentro de uma tubagem. Não perde nada, só ganha.
(A folga exterior do cobre pode depender de onde vai querer a maquina, pode ficar no chão ou em altura, se deseja evitar soldaduras (para mim é melhor sem soldaduras) e querer que fique alto, use uma calha técnica até altura pretendida. Cumprimentos
Colocado por: civismoTive que encomendar, ainda andei aqui à pressa a investigar, e há muitos que usam de 1/2", por isso encomendei 10 metros de cada (para 2 a/c)
Colocado por: civismodevo substituir o de 1/4" por 3/8" porque teria que injectar mais gás para encher o tubo
Colocado por: civismoaplicar-lhe isolamento que tinha sobrado das tubagens de agua quente em PPR.
Colocado por: civismotubo de cobre dos radiadores será exactamente igual ao do AC .. ou se tubo de cobre de 1/4" (6.35mm) é igual em todo o lado
Colocado por: jorgealves
a alteração de dimensão vai alterar o rendimento da maquina podendo até causar problemas graves não cobertos pela garantia, alem de obrigar a remendos nas ligações aos equipamentos.
que apesar de ser isolamento termico, não serve para tubagens de FRIO, logo deve de o substituir.
a medida até é diferente (penso eu) porque em aquecimento o tubo é em mm e no AC é em polegadas (1\4 de polegada) além de no AC o tubo OBRIGATORIAMENTE é desidratado e livre de impurezas, coisa que na canalização de agua é igual ao litro,
Colocado por: civismoEntão e que fios devo deixar ?
e que maquinas é que esta a pensar colocar????????????????????????????????????
depois é que decide quais os enfiamentos a efectuar, e já agora NUNCA em fio mas sim a cabo,
habitualmente deixa-se um tubo de 20mm (recordo-lhe a discussão sobre os roços) para fazer a interligação eléctrica, se a maquina só precisar de 1 cabo com 4 fios (Caso da Daikin) e a alimentação é à unidade exterior,
existem maquinas que precisam de cabo com 7 fios + alimentação até maquinas que usam cabos com 4 fios sendo a alimentação no interior e outras no exterior
Colocado por: civismopenso que o melhor será electricamente deixar então um tubo de 20mm para cada evaporador e outros para a zona do(s) condensador(es)
Colocado por: civismoPorque diz que se devem usar cabos já feitos e não os fios dentro de um tubo ?usa-se sempre cabo porque no exterior quando sai dos tubos os fios não podem ficar á vista sem isolamento reforçado (ainda que cada vez mais se vê isto) e colocar um tubo no exterior a proteger é dificil, e se for cabo flexivel até custa menos a passar,
Colocado por: civismodisse que aquilo era do a/c dos carros, por isso deve ser igual, não ?
Colocado por: jorgealvesRaios homem!!!!!
Tubo anelado!!
Não lhe tinha dito par usar tubo ERFE ou Jotagriss ou outra treta parecida,
até fiquei com raiva por o ter despedido, assim já não o posso voltar a despedir,
mas posso sempre obriga-lo a tirar esse tubo e a colocar outro decente e não lhe pago nem mais um chavo.
PS: sem saber até fez uma coisa bem, "atou" os tubos de AC com fio de cobre ISOLADO que é a melhor forma de evitar electrolise entre os metais, o mais vulgar é atarem com arame de fardo e passados uns anos o tubo tem fuga dentro da parede.
Colocado por: civismoPensava que o Erfe / Jotagris era importante apenas no chão.
QUal é o problema do anelado nas paredes?
Colocado por: civismoAinda por cima são distancias pequenas
Colocado por: civismopara a rua meti 2 tubos VD20 (um para cada condensador) , para passar lá dentro o tal cabo com bué condutores
Colocado por: civismoJá agora, o tubo Erfe / Jotagris pode ser usado no exterior, ao sol (para alimentar o sistema da rega) ?
nas paredes e no chão se o esmagar ele revira para dentro, tapando por completo qualquer passagem, ao contrario dos referidos, em que se forem esmagados, sofrem uma deformação mas precisa de ser muito forte para impedir a passagem dos cabos\fios.
Por outro lado quando tiver que fazer os enfiamentos já vai descobrir porque o anelado não se usa mais que os outros, é porque custa muito mais a passar os cabos do que nos outros tubos,
PS: ás vezes também uso o anelado, mas é sempre pincel fazer os enfiamentos, e não adianta por lubrificante, eu só uso em troços pequenos e bem acompanhados nos roços,
vai ser sua sorte,
correcto
partindo do principio que não vai fazer a pré-instalação de AC para a rega, os tubos não gostam nada de sol, os cabos já se aguentam um bocado melhor, o ideal então será um cabo dentro de um tubo ERFE ou JOTAGRIS da serie FORTE, e não da serie media que é a mais normal.