Iniciar sessão ou registar-se
    • PGMF
    • 10 novembro 2008

# 21

O razão de ser do banco exigir um documento comprovativo da inexistência de dívidas de condomínio tem que ver com o facto de estes créditos terem prioridade de pagamento em caso de execução. Se a administração executa por falta de pagamento das quotas de condomínio, o crédito fica graduado à frente da do banco, a mesma coisa acontece com dívidas de IMI. Logo, o banco antes de fazer um negócio procura saber se não haverá fumos de execução que depois não pode apagar. Para além do mais, poderia haver o problema de impugnação pauliana do negócio da dação se bem que dificilmente isso acontecerei a não ser que se deva bastante ao condomínio e não haja outros bens. Falei com um indivíduo proprietário de uma empresa de administração de condomínios e imobiliária que me disse que raros eram os casos em que executavam.

Mas digo-lhe isto: A administração do condomínio está obrigada a emitir-lhe um recibo de pagamento e não pode recusar-se a receber. Mas o que você precisa não é de um recibo de que pagou por exemplo os ultimos tres meses precisa de uma declaração em que nada deve ou em pobre e fraca alternativa, de cópia de um acordo para pagar o que estiver em dívida com um recibo de pagamento de por exemplo 2 meses como mostra de boa vontade em cumprir.

Espero ter ajudado.
  1.  # 22

"tem que ver com o facto de estes créditos terem prioridade de pagamento em caso de execução. Se a administração executa por falta de pagamento das quotas de condomínio, o crédito fica graduado à frente da do banco, a mesma coisa acontece com dívidas de IMI."

Importa-se de me explicar onde obteve essa informação ?
  2.  # 23

Anónimo disse:
    Preciso de ajuda urgente...
    Devido ao desemprego inesperado do meu marido, vi-me impedida nos útimos 3 meses de pagar a prestação mensal da casa ao banco...eles foram dando mais prazo, mas o certo é que eu ainda não consegui pagar essas prestações em atraso...agora eles mandaram-me uma carta a dizer que iam entrar com um processo judicial para recuperar o valor dessa divida, o que quer isto dizer???? E quanto tempo costuma demorar este processo? Pois não queria perder a minha casa, que me custou tanto a adquirir....e se Deus quiser o meu marido já vai começar a trabalhar no próximo mês...posso assim pagar a divida daqui a uns dois meses (a divida é de 2000 euros)...mas será que dá tempo...ou o processo é rápido??? E vê uma carta para pagar..ou como é? temos que ir ao tribunal? Sai no jornal??? E depois do processo ter inicio...posso pagar assim que tiver o dinheiro??? Ou terei que esperar? Esclareçam-me por favor, pois estou apavorada!
  3.  # 24

Devido ao desemprego inesperado do meu marido, vi-me impedida nos útimos 3 meses de pagar a prestação mensal da casa ao banco...eles foram dando mais prazo, mas o certo é que eu ainda não consegui pagar essas prestações em atraso...agora eles mandaram-me uma carta a dizer que iam entrar com um processo judicial para recuperar o valor dessa divida, o que quer isto dizer????

Quer dizer que lhe vão exigir o pagamento do total do empréstimo - o que significará a execução da hipoteca, e a penhora do imóvel.

E quanto tempo costuma demorar este processo? Pois não queria perder a minha casa, que me custou tanto a adquirir....e se Deus quiser o meu marido já vai começar a trabalhar no próximo mês...posso assim pagar a divida daqui a uns dois meses (a divida é de 2000 euros)...
    mas será que dá tempo...ou o processo é rápido??? E vê uma carta para pagar..ou como é? temos que ir ao tribunal? Sai no jornal??? E depois do processo ter inicio...posso pagar assim que tiver o dinheiro??? Ou terei que esperar?

A solução é falar com o banco e evitar que isso chegue à fase de execução - evitando custas judiciais e penalizações contratuais. Eventualmente, se tiver outros créditos corre o risco de os credores se juntarem à acção ..
  4.  # 25

Colocado por: Anónimoe se Deus quiser o meu marido já vai começar a trabalhar no próximo mês...

Vá falar com o seu banco. Diga-lhes isso! Ninguém ganha com os processos judiciais... Comprometa-se a entregar uma declaração da entidade patronal para a qual o seu marido vai começar a trabalhar, em como de facto ele já está empregado. Pode ser que ajude...
  5.  # 26

Hugoant ,
    Tive um problema idêntico com a minha Dação, em que me foi pedido essa tal declaração da administração do condomínio. A minha situação era diferente. Houve um antigo administrador que fugiu com o dinheiro, e a nova administração não podia emitir essa declaração, por não conhecer o passado, antes de eles assumirem esse "cargo".
    A forma como contornei a situação foi enviando um documento para o banco indicando que assumia todas as despesas de condomínio até à data da escritura.
    Desta forma, consegui avançar com todo o processo, e neste momento já sou uma "sem abrigo".

Espero ter ajudado.
  6.  # 27

Preciso de esclarecimentos e ajuda...
    Ha dois anos o meu namorado compro uma apartamento na zona de Famalicão, um T1 por motivos profissionais teve que se mudar para o porto,ficando com a prestaçao da casa de Famalição, como tava mau para vender optou em arrendar, mas agora o valor da renda ultrapassa o prestação mensal, e como tamos a pagar outra casa no Porto com uma prestação de 500 euros tamos a ponderar entregar essa ao banco.O valor pedido ao banco foi de 65000 euros, mas avaliação inicial do banco foi superior a compra, mas ele tem um tipo de contrato como banco que a prestação em vez de diminuir aumenta e ja vai em 66500 euros e nao sei onde isto vai parar...como fazemos para entregar a casa, sera que o fiador tera problemas..neste momento a casa encontra-se arrendada..tamos de deseesperados...Ajuda
  7.  # 28

afaria disse:
    O fiador só terá problemas se o seu namorado entrar em incumprimento.Quanto à dação em cumprimento o banco pode ou não aceitar a mesma, contudo provavelmente haverá uma penalização contratual.
  8.  # 29

Se alguem tiver uma casa em lisboa e quiser permutar por uma em braga e eu dou a diferença e assim baixam a vossa prestação ao banco, eu estou disposto a falar.
  9.  # 30

Boas noites a todos do forum ao qual me acabei de registar e já aprendi mais em ler estes comentários, do que em convesa com o banco por várias vezes..

Estou como vários os que expõem aqui os problemas, com a corda ao pescoço..

Já estou em divida com o banco, na prestação da casa, e já li que a dação da casa ao banco é possível, mas será possível mesmo com incumprimento?

E é o banco que faz o valor da dação, ou é o valor da avaliação, ou é pelo valor da dívida?

Obrigado
  10.  # 31

Colocado por: bushySe alguem tiver uma casa em lisboa e quiser permutar por uma em braga e eu dou a diferença e assim baixam a vossa prestação ao banco, eu estou disposto a falar.

Tenho um apartamento em Sacavém ( Junto ao Aeroporto), de 2004, T3.
    Tenho em interesse numa permuta.
    Contacte-me.
    [email protected]
    • filga
    • 20 fevereiro 2009

# 32

Boa Noite,
    • filga
    • 20 fevereiro 2009

# 33

Boa Noite,
    como voces estou com o mesmo problema em suportar a prestacao do meu credito habitacao e, colocando na ponta do lapis, e mais negocio entregar a casa ao banco e perder o que ja paguei. MInha casa esta avaliada no banco em 205.000(vi esta semana) e estou devendo uns 160.000. A prestação actual esta por volta de 600. Este valor de 600 nao eh o valor real, pois foi uma negociacao que fiz com o banco de pagar um valor fico durante 2 anos e meio. No inicio esta valor para alem dos juros ainda abatia um pouco do capital. Entretanto ultimamente nem o capital esta mais abatendo e a minha divida ao banco que era de 157.000 ja esta em 160.000. E agora em junho vai passar de 600 para uns 800. Tenho ficado no vermelho uns 300 euros todos os meses e se assim continuar nao sei onde vou parar.
    Ja vi uma casa para alugar por volta de uns 400 euros, ou seja, metade da prestacao actual.
    Quando houvi falar em "dação em pagamento" houvi tambem que era muito dificil se conseguir isso, entretanto neste site ja vi varias pessoas que conseguiram isso(hugoant, yummy), minha pergunta é: Já estavam inadimplentes? Qual foi o banco? Por enquanto eu ainda não estou devendo nada, sem ao banco, nem aocondominio nem as finanças. por enquanto!!
    • filga
    • 20 fevereiro 2009

# 34

Colocado por: yummyHugoant ,
    Tive um problema idêntico com a minha Dação, em que me foi pedido essa tal declaração da administração do condomínio. A minha situação era diferente. Houve um antigo administrador que fugiu com o dinheiro, e a nova administração não podia emitir essa declaração, por não conhecer o passado, antes de eles assumirem esse "cargo".
    A forma como contornei a situação foi enviando um documento para o banco indicando que assumia todas as despesas de condomínio até à data da escritura.
    Desta forma, consegui avançar com todo o processo, e neste momento já sou uma "sem abrigo".

Espero ter ajudado.

Boa noite yummy,
    es um "sem abrigo" e sem dividas aou ainda ficaste com dividas para com o banco? Sua divida em relação a avaliação em termos percentuais eram elevadas? Estavas a muito tempo em atraso? podes dizer qual foi o banco e a abordagem que tivestes com eles?
    obrigado
  11.  # 35

Bom dia
    estou com problemas em pagar o meu credito a habitação ja tenho algumas prestações em atrazo não quero perder a casa mas o banco diz não poder renegoçiar as condições quanto tempo costumam demorar a fazer as penhoras para ver se tenho ipoteses de pagar?Cumps
  12.  # 36

filga,

Peço desculpa por só agora dar uma resposta.

Em relação à minha situação de dação, ainda fiquei com uma dívida de pouco mais de 8000 euros, mas numa situação de desespero, a prestação desceu de 600 para menos de 60 euros.
    Perguntas se estava há muito tempo em atraso... não, nunca deixei de pagar apesar de todas as dificuldades, e isso pode ter funcionado a meu favor.
    O banco em causa era o BES, e a abordagem passou por um primeiro contacto onde expliquei de forma resumida a situação em que encontrava. A indicação que me deram foi a de apresentar uma carta para avaliar a possibilidade de se avançar para a dação. Como o meu estado de saúde também sofreu complicações, entreguei também uma carta da minha médica de família, assim como outros argumentos que me pareciam válidos.

Felizmente todo o processo foi rápido, mas há que ter em conta que todos os contactos são feitos por telefone, e depois... nem sempre os valores discutidos são os que em prática são aplicados. Cuidado com isso! Peçam um mail ou qualquer outra coisa que possa provar o que vos é indicado por telefone.

Espero ter ajudado! :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis K. W.
    • ds75
    • 19 agosto 2009

# 37

Boa tarde!
    Infelizmente, tenho tido como muito boa gente alguns problemas que me impossibilitaram de pagar o empréstimo da casa ao banco... Tentei fazer a dação, fiz cartas para o banco... enfim... tudo e mais alguma coisa. Mas, o banco (CGD) não se mostrou "receptivo" e oferecia soluções utópicas para as minhas condições financeiras actuais.... Bem, já sei que isto está a ir para tribunal, vou perder a casa e provavelmente depois vão penhorar bens...
    Ora, há uns anos atrás eu e o meu marido tinhamos adquirido um terrenozito (no tempo das vacas gordas) e íamos construindo uma casita (que não está feita pk com a falta de dinheiro, parámos...). Este terreno está hipotecado ao BES.
    Questão: O tribunal pode mandar penhorar o terreno que está hipotecado ao Bes para "pagar" o eventual remanescente valor da dívida da CGD?
    Estou a dar em doida.... Sou funcionária pública... A 1ª coisa não será penhorar 1/6 do vencimento?
    Por favor, esclareçam-me. Obrigada.
  13.  # 38

Boa tarde o meu banco aceitou a daçao, ja fui ao notario mas de abril ate agora setembro nada de escritura algem sabe se o banco tem um x de tempo para a fazer obrigado
  14.  # 39

adelaide,

convinha manter-se só por um tópico porque caso contrário andamos a responder à mesma coisa por todo o lado.

Foi ao notário em Abril fazer o que?
  15.  # 40

Boa tarde,
    Sei que é necessário fazer uma carta "proposta de dação em pagamento".
    Alguem tem uma carta tipo que possa enviar por email?
    Ous basta escrever uma carta normal a solicitar isso ao banco?
    obrigado.

0.0208 seg. NEW