Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    boas,
    fui contactado pela EDP que pretende colocar num terreno meu um poste de alta tensão para uma nova linha que irá atravessar a aldeia (ainda por cima)..
    alegam que é o caminho mais curto e assim evitam de atravessar floresta com as indemnizações que isso acarretaria.

    não há nada que possa fazer para evitar que coloquem o poste no meu terreno ou mesmo que atravessem precisamente pelo meio da aldeia?
    poderei construir futuramente nesse terreno? a que distância?

    o que lhes posso exigir pela colocação do poste no meu terreno?

    agrdeço
  2.  # 2

    Você não exige nada.. o ESTADO é que manda :)
    Dão-lhe uns euritos e fazem-no assinar os papeis, simples.
  3.  # 3

    se o terreno tiver possibilidade de edificação, fica seriamente prejudicado, pois as linhas de alta tensão têm um buffer de protecção grande, creio que de 20 metros, e pedidos de edificação carecem sempre de parecer da edp. ou seja, ninguém lhe pegará no terreno se um dia o planear vender.
    dependendo do caso, a edp terá que o expropriar ou que o indemnizar.
    mesmo sendo expropriado, poderá continuara usar o terreno, caso assim acorde com eles.
    não ficará rico, longe disso, terá muitas dores de cabeça, tenha a certeza.
    nas florestas eles têm que manter uma clareira larga limpa de árvore em toda a extensão da linha. esse é o custo deles...
    juntem-se todos e façam a linha ficar mais cara por dentro da aldeia do que pela 'floresta'. ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgemlflorencio
  4.  # 4

    Colocado por: noves forase o terreno tiver possibilidade de edificação, fica seriamente prejudicado, pois as linhas de alta tensão têm um buffer de protecção grande, creio que de 20 metros, e pedidos de edificação carecem sempre de parecer da edp. ou seja, ninguém lhe pegará no terreno se um dia o planear vender.
    dependendo do caso, a edp terá que o expropriar ou que o indemnizar.
    mesmo sendo expropriado, poderá continuara usar o terreno, caso assim acorde com eles.
    não ficará rico, longe disso, terá muitas dores de cabeça, tenha a certeza.
    nas florestas eles têm que manter uma clareira larga limpa de árvore em toda a extensão da linha. esse é o custo deles...
    juntem-se todos e façam a linha ficar mais cara por dentro da aldeia do que pela 'floresta'. ;)

    Pense em juntar-se à malta da aldeia;e tentar fazer com que haja contrapartidas...tais como usufruirem da electricidade devido aos seu atravessamento na aldeia,pois afinal se fôr de utilidade pública;também será de utilidade particular,visto que a EDP também é privada né?
  5.  # 5

    com que base legal é que posso impedir a instalação do poste no meu terreno? como devo proceder?
    pretendem atravessar com as linhas sobre a aldeia. aqui também, como podemos legalmente fazer barulho e pedir seja o que for??
  6.  # 6

    Olá

    Contacte um advogado e veja o que pode fazer. Não é assim tão simples dizer " o estado manda"!
    Se não lutarmos pelo que é nosso ninguém o fará por nós e já vi casos semelhantes que após irem a tribunal mudaram completamente de rumo!
    Um bom advogado é o que precisa! Mas certifique-se que assim é!

    O Aquapark tb era um caso perdido? E vejam se não deu resultado?! Demorou, é certo, mas fez-se a devida justiça!
  7.  # 7

    Acha que o Aquapark com as portas fechadas é melhor do que uma implementação de medidas de qualidade e segurança no mesmo!? Está lindo como está agora.. quando existia, haviam centenas de famílias diariamente (no Verão) felizes por aqueles lados, agora é apenas um terreno deitado ao abandono!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AlexMontenegro
  8.  # 8

    Colocado por: ExCiSeAcha que o Aquapark com as portas fechadas é melhor do que uma implementação de medidas de qualidade e segurança no mesmo!? Está lindo como está agora.. quando existia, haviam centenas de famílias diariamente (no Verão) felizes por aqueles lados, agora é apenas um terreno deitado ao abandono!

    Estas pessoas agradeceram este comentário:AlexMontenegro



    No Aquapark eram famílias e eu também, muito gostava daquilo. Agora quando quero, vou ao ALLGarve.
  9.  # 9

    Colocado por: AlexMontenegro

    No Aquapark eram famílias e eu também, muito gostava daquilo. Agora quando quero, vou ao ALLGarve.


    Pois também eu, não que desgoste, mas se o faço é apenas nas Férias, e não aos fim de semana, como era com o Aquarpark!
    +500km ida e volta é upa upa!!
  10.  # 10

    Se for possivel uma acção conjunta da população da aldeia devidamente fundamentada, esse deverá ser o primeiro passo, por vezes funciona. Como nem sempre é possível, deverá contactar a EDP, informando que não autoriza a colocação de qualquer infra-estrutura no seu terreno, claro está ivocando as razões concretas da sua decdisão. Possivelmente será decretado o interese público e aí a EDP normalmente já pode continuar, mas mesmo com esta situação deverá entrar com uma acção, que vai certamente terminar numa peritagem, onde é nomeado um perito externo, um da companhia e um da sua parte, onde será estudado e acordado a indemnização a atribuir-lhe, que seguramente é significativamente superior ao que actualmente lhe pretendem dar, se é que já a atribuiram. É muito importante estimar a desvalorização que a infra-estrutura cria na propriedade, pela localização da própria linha, altura da mesma e faixa de protecção, relativamente ao potencial do terreno em face da aptidão que existe para o mesmo.

    www.mario-neto.com
  11.  # 11

    Colocado por: hermskicom que base legal é que posso impedir a instalação do poste no meu terreno? como devo proceder?
    pretendem atravessar com as linhas sobre a aldeia. aqui também, como podemos legalmente fazer barulho e pedir seja o que for??


    Mas você quer "fazer barulho" ou quer ver se ainda ganha uns tostões?

    Não pode agradar a Deus e ao Diabo certamente...
  12.  # 12

    Boas,

    Nmo essa é uma questão de saúde pública. Há vários estudos que relacionam casos de cancro (leucemias, etc) e de efeitos perversos sobre o sistema nervoso, com a exposição prolongada aos campos electromagnéticos emanados pelas linhas de alta tensão, que será o caso da sua aldeia e concretamente do seu terreno, se for edificável. Além disso estará sujeito a um ruído constante e perfeitamente audível à noite ou mesmo de dia num meio rural.

    Eu não hipoteco a minha saúde a troco de nada, quanto mais para encher os bolsos dessas empresas. A EDP que se deixe de m***** e que passe as linhas pela floresta, longe de habitações. Convoquem uma reunião na aldeia, discutam o tema, informe o povo se necessário e se for caso disso contratem um bom advogado contra a EDP.

    Eu nunca habitaria junto a uma linha de alta tensão, nem que me pagassem. Mas quem não sabe é como quem não vê... e secalhar às vezes mais vale nem saber.

    Cump.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paramonte
  13.  # 13

    E a EDP tira partido destas hesitações, depois paga umas centenas de euros e o povo até fica contente...tal como diz o velho ditado: "com papas e bolos se enganam os tolos"
  14.  # 14

    Colocado por: ParamonteE a EDP tira partido destas hesitações, depois paga umas centenas de euros e o povo até fica contente...tal como diz o velho ditado: "com papas e bolos se enganam os tolos"

    Penso que é assim mesmo...o povo luta pouco pelos seus diereitos.
  15.  # 15

    https://forumdacasa.com/discussion/10429/gabinetes-de-arquitectura-em-braga-eou-povoa-de-lanhoso/?Focus=136586
    (página 2, post 11,12)

    Isto é uma vergonha, mas existe, e são muitos os casos!
  16.  # 16

    Colocado por: Paramonte

    Mas você quer "fazer barulho" ou quer ver se ainda ganha uns tostões?

    Não pode agradar a Deus e ao Diabo certamente...


    pretendo acima de tudo defender os meus interesses.. como posso manifestar o meu desagrado e não autorização?? a quem devo fazê-lo?
    • Luis D
    • 11 abril 2011 editado

     # 17

    Viva,

    Tenho só uma duvida?...o terreno está murrado e tem portão?
    Se estiver murrado/vedado com portão a EDP não pode colocar o poste. Até o pode colocar mas não devia.
    Diz a lei...«que os postes têm que estar em zona de rápido acesso.» isto por questões de emergencia e segurança.
    Se o terreno não estiver vedado com portão e eles colocarem lá o poste no futuro não pode colocar lá um portão.
    Tudo pela mesma razão.
    E é claro que o terreno vai perde valor.

    cumprimentos,
  17.  # 18

    pretendo acima de tudo defender os meus interesses.. como posso manifestar o meu desagrado e não autorização?? a quem devo fazê-lo?


    Junte-se a aldeia toda e contratem um advogado
  18.  # 19

    Existe a hipótese de a EDP passar a cablagem pelo subsolo. Pelo menos conseguiria-se que a vertente da saúde pública ficasse garantida. É apenas uma ideia...
    • Luis D
    • 12 abril 2011 editado

     # 20

    Viva,



    Colocado por: RESIDENT_EVILExiste a hipótese de a EDP passar a cablagem pelo subsolo. Pelo menos conseguiria-se que a vertente da saúde pública ficasse garantida. É apenas uma ideia...



    Concordo, mas como é mais economico para a EDP passar via area(por postes). Já se está mesmo a ver....

    Contratem um advogado e metam só ele a falar com a EDP.
 
0.0215 seg. NEW