Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

É um tema mais que batido aqui no forum, mas preciso mesmo da vossa opinião para o meu caso em particular

Faz 2 anos que tenho um terreno com uma casa de 50m2, até há pouco tempo era eu que lhe ia dando uns jeitos conforme podia e sabia, algumas das vezes até ajudado por vocês, mas em Agosto deste ano sofri um acidente complicado onde dei cabo das duas mãos e perdi o dedo polegar da mão direita, como não me sinto com saude fisica para arranjar a minha casa, tenho-a à venda para cima de 1 ano, mas os tempos estão complicados para vender, todos querem comprar mas não tem dinheiro, penso que chegou a altura de resolver a questão da casa que está bem localizada pertinho de lisboa e para isso conto com a vossa opinião

algumas informações que julgo serem importantes

Povoa de Santo Adrião, Odivelas Lisboa, a 1 km do metro e 1 km da entrada da crel para lisboa
    Construção Actual
    com mais de 50 anos, em alvernaria, sem placa, telhado em telha marselha assentes em barrotes de madeiras, paredes de 25mm, não tem chaminé, muitas humidades, super quente no verão, super humida no inverno, janelas em aluminio, pintada por dentro com tinta de areia, a parte eletrica por fora das paredes, quadro eletrico antigo com 1 dijuntor apenas, gas botija, agua canalizada, mas quando se abre a torneira na casa de banho deixa de correr na cozinha, e o terreno vai a subir, existe um declive, não é plano
    Area Terreno
    360m2
    Area da Habitação sem a Arrecadação Coelheiras etc.
    51m2

O que eu quero
    casa com placa isolada termicamente para cima e nas paredes tambem, a mesma area 50m2 mas arranjadas de maneira diferente, a casa manten-se no sitio onde está

a casa é humida no inverno e quentissima no verão, o terreno tem apenas 12 mt de largo, que com a legislação da camara e para meter um projecto de uma casa nova, terei de deixar 3 metros para cada lado dos muros o que sobra 6 metros apenas para construção de largo,ou seja iria ficar com um cubo de 6 mt de largo por 20 ou 30mt de comprimento o que não me agrada, assim prefiro deixa-la como está actualmente encostada ao muro, ficando com mais espaços amplos
    portanto,

Agora as perguntas
    O que me sai mais barato? (a eterna pergunta)
    deito abaixo e faço igual com com novos materiais?
    aproveito o que tenho?
    toda a ajuda que possam dispensar agradecia, segue um projecto que fiz (mas atenção que não percebo nada disto) para ficarem com uma ideia do que quero.

2.  # 2

deito abaixo
    se deita abaixo precisa de projecto e depois têm este problema
    que com a legislação da camara e para meter um projecto de uma casa nova, terei de deixar 3 metros para cada lado dos muros o que sobra 6 metros apenas para construção de largo,ou seja iria ficar com um cubo de 6 mt de largo por 20 ou 30mt de comprimento o que não me agrada, assim prefiro deixa-la como está actualmente encostada ao muro, ficando com mais espaços amplos
    portanto,
    ou seja reconstrução, e de certeza que fica sempre mais barato
  3.  # 3

A reconstrução requer muito carinho e saber o que se faz de forma a que as alvenarias não tragam os mesmos problemas anteriores...
  4.  # 4

Boa noite,

Quanto ao facto de deixar 3 metros para cada lado do muro, isso depende, porque se os lotes forem adjacentes, nao deve ser bem assim.
    Contudo, a casa poderá ser alvo de uma remodelação (recuperação) no seu todo. Penso que pode "actualizar" a casa no sentido de melhorá-la.
    O estado de conservação do edificio implica e em muito, mas se não estiver degradado, julgo que vale a pena então proceder a uma remodelação, tanto a nivel de espaços interiores, como exteriores.

Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  5.  # 5

David

mesmo fazer a placa no telhado, e colocar novo telhado, sobre a estrutura existente, e fundaçoes, tenho duvidas que estas aguentem, daí a minha pergunta, o que fará um construtor numa situação destas?, será que uma pessoa que queira melhorar as eficiencias termicas e energeticas da sua casa antiga, não pode ser ajudada na camara? tem que meter novo projecto?, não estou por dentro do assunto, dai as minhas perguntas, peço desculpa.
  6.  # 6

mesmo fazer a placa no telhado,
    que tipo de laje (placa)deseja executar?
    tenho duvidas que estas aguentem, daí a minha pergunta, o que fará um construtor numa situação destas?,
    um construtor/empreiteiro não deve fazer nada, deve sim aconselha-lo a contratar um gabinete de arquitectos, ainda por cima estando você cheio de duvidas quanto ao suporte que lá tem, seja necessário ou não apresentar projecto junto da câmara, no meu entender deve sempre mandar executar um através do que já referi, um arquitecto
  7.  # 7

peço desculpa.
    não tem nada de pedir desculpas, isto é um forum para ajudar e tirar duvidas a quem as tenham, disponha
  8.  # 8

tem que meter novo projecto?
    depende da intervenção que a casa necessita, falo de projecto novo na câmara ok, porque mesmo sem ser preciso apresentar na câmara, reforço deverá sempre mandar executar um, antes de qualquer intervenção.
  9.  # 9

Quanto aos 3 metros, foi o que me foi dito na camara quando lá fui perguntar se lá podia construir um arranha ceus, 3 metros para cada lado, 6 metros à frente e não me lembro o resto para trás, confrontei-os com a casa existente que está colada à minha costas com costas e em ruinas, porque não poderia construir no mesmo sitio? o que me foi dito foi se o proprietario da casa em ruinas aceitasse poderia construir a minha moradia colada com a dele, "mas meta o projeto", com aquela cara de quem diz, mete o projeto que a gente recusa.
  10.  # 10

Colocado por: ogordodesagres.

...Belas fotos que tem no blog!!! Parabéns.
  11.  # 11

Bom david, segundo percebi, devo falar 1º com um arquiteto, este no seu entender com as minhas necessidades, fará o projetco, de novo ou para remodelar, em termos de custos o arquiteto estará por dentro dos preços (custo final aproximado claro)?
    pois a realidade é esta, ou continuo à espera até vender a casa como está, ou peço dinheiro ao banco (conforme valores claro) e remodelo/novo (conforme valores), nota: não preciso de uma casa com lareira, aquecimento central, soalho flutuante, ar condicionado, banheira de hidro massagem, domotica, esses luxos todos, mas como ela está os invernos são dificeis e os verões quentes, a casa é pequena que para 1 pessoa só é facil e rapida de limpar, estes são os meus objectivos

que tipo de laje (placa)deseja executar?

bom falei em placa, pois a solução que tenho que são as telhas em cima dos barrotes de madeira, deixam passar frio, e pensei que uma placa isolada fosse a melhor solução, pelo menos nas casas que tenho visto aqui no forum.
  12.  # 12

Pedro Barradas

obrigado, é o meu passatempo, penso que para nos mantermos sãos todos temos de ter algum, uns gostam de ir à bola, outros vão correr, outros nadam eu é a fotografia, a vida não se pode resumir só a trabalho. ;)
  13.  # 13

Bom david, segundo percebi, devo falar 1º com um arquiteto, este no seu entender com as minhas necessidades, fará o projetco, de novo ou para remodelar,
    exactamente não se esqueça que irá intervir com obras que antes demais precisam de parecer tecnico e não de um (trolha) que anda nisto há muitos anos
    em termos de custos o arquiteto estará por dentro dos preços (custo final aproximado claro)?
    nem mais, tirando nos (orçamentistas)lol
    bom falei em placa, pois a solução que tenho que são as telhas em cima dos barrotes de madeira, deixam passar frio, e pensei que uma placa isolada fosse a melhor solução, pelo menos nas casas que tenho visto aqui no forum.
    bem pensado, resta saber se o que lá tem pode recebe-la, ou necessita de reforçar
  14.  # 14

Colocado por: ogordodesagresO que eu quero
    casa com placa isolada termicamente para cima e nas paredes tambem, a mesma area 50m2

Colocado por: ogordodesagreso terreno tem apenas 12 mt de largo, que com a legislação da camara e para meter um projecto de uma casa nova, terei de deixar 3 metros para cada lado dos muros o que sobra 6 metros apenas para construção de largo,ou seja iria ficar com um cubo de 6 mt de largo por 20 ou 30mt de comprimento o que não me agrada

Isto não é coerente. Se quer apenas 50m2 à mesma, pode ter um "cubo" com 6 metros de frente e 8,5m2 de comprimento.

Uma casa com 20mt de comprimento e 6 de largo teria... 120m2.

Não sei se é melhor reconstruir ou remodelar - pelo que disse a remodelação é de fundo, e se calhar o que existe agora não vale a pena ser reconstruído - mas se optar por remodelar e colocar em prática aquele projecto ali, pense em colocar a casa de banho de modo a que esta continue a ter janela. Aliás, uma vez que só tem um quarto, porque não deixar o wc onde está actualmente (em suite, dentro do quarto)?

Outra coisa - esse terraço que aí tem - tem privacidade/boas vistas/potencial para uso como espaço de lazer? Se sim, se calhar era boa ideia colocá-lo a comunicar mais com a futura sala.

Abraços,

I.

0.0188 seg. NEW