Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia!
    sou nova aqui no forum e vim em busca de alguma ajuda agora que estou decidida a construir uma moradia. O terreno é a da avó do meu marido, a nossa casa ficará atrás da casa dela. A minha dúvida é quanto nos custará todo este processo de doação e loteamento (o terreno é enorme mas está todo só num número)?.... e alguém sabe mais ou menos o tempo que isto demorará? será melhor entregar a um advogado ou ir a um solicitador?
    Obrigado!
  2.  # 2

Cara Sara Portela,

Pode não ter necessidade de efectuar um projecto de loteamento. Poderá fazer um simples pedido de destaque, dividindo a propriedade em 2. Uma com a casa da sua avó e a parcela remanescente para a construção da sua moradia.
    É um processo simples e não custa muito ( depende da dimensão do terreno devido ao levantamento topográfico que terá de ser efectuado ).
    Se tiver interesse em lotear terá naturalmente um custo muito superior mas também poderá ter maior retorno quando vender os lotes para construção. Isto assumindo que a parcela está inserida em zona em que é permitido lotear.

[pub]
    Se necessitar de ajuda para este processo poderá contactar-nos para o email:
    [email protected]

[/pub]

site: www.gabineteop.com
  3.  # 3

Bom dia Sara,

À semelhança do que o Gabinete OP já referiu, a operação pode não passar pela definição de um loteamento na parcela, uma vez que este processo traria custo elevados para si (Construção de arruamento, passagem de infra-estruturas de água, esgotos, electricidade...), a menos que seja mesmo essa a sua intenção. Poderíamos falar numa operação de destaque, desde que as duas parcelas que dele resultem possam confinar com o arruamento público, o custo desta operação não tem grande expressão. No entanto é necessário estudar o Plano Director Municipal do seu concelho, bem como o regulamento das edificações do mesmo e perceber qual a viabilidade de fazer qualquer uma destas duas situações apresentadas.

Cumprimentos,
    rui rodrigues, arq. e restante equipa flash_arquitectos
    Visite-nos em www.flash-arquitectos.com
  4.  # 4

Cara Sara,

O processo de loteamento tem encargos que provávelmente não lhe interessam, faça o destaque como já lhe disseram.

Quando perguntou quanto tempo demorava o processo referia-se à divisão do terreno ou também com o projecto da sua moradia?

cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  5.  # 5

Bom dia Sara,

Poderá efectuar um pedido de destaque, dividindo a propriedade, numa divisão a casa da sua avó e o terreno com previsão da sua casa, na outra, um loteamento.
    O destaque é relativamente simples, quanto ao plano de loteamento, tem os seus timmings, assim como a sua moradia.

Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  6.  # 6

Bom dia a todos!
    Primeiro...obrigado!
    Já estou a ver q afinal o que queremos é mesmo o pedido de destaque. O terreno em questão é rectangular tem 2 frentes para estradas pública (fica num cruzamento), e aproveitaremos uma delas visto que a casa da avó está mesmo no canto na zona do cruzamento. É para construir habitação própria permanente e não faz parte dos planos vender....
    Alguém me sabe dizer em quanto fica mais ou menos o destaque e o tempo que demora? Dirijo-me 1ºonde?
    Obrigado
  7.  # 7

Cara Sara,

Primeiro, terá de ter um levantamento topográfico que demonstra o seu terreno, posteriormente inicia o processo de destaque.
    Quanto a valores, depende.
    Onde se localiza o terreno?

Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  8.  # 8

O terreno fica a cerca de 7km do centro de leiria,a 1km da N1.
  9.  # 9

Conheço bem a zona de Leiria,

Contudo, será necessário ver o PDM de Leiria e instruir o processo para destaque.
    Pode solicitar a um arquitecto para lhe instruir esse processo, convém ter o levantamento topográfico.

Algum esclarecimento adicional comunique.

Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sara_portela
  10.  # 10

A Sara depois não pode voltar a destacar num prazo de 10 anos nem a parte destacada nem a destacante.

cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    • PCG
    • 12 julho 2011

# 11

Viva, a minha situação é semelhante à sua, o meu pai doou-me um terreno com cerca de 1000 m2 no qual se inseria também a sua casa, tive de pedir destaque de terreno para poder construir em cerca de 600m2. Já paguei nas finanças e agora estão-me a pedir do registo predial 750 eur??? No concelho de Castelo de Paiva. Será possível?

0.0159 seg. NEW