ola obrigado! a escada ta boa (so se nota um nadinha a vaga nos degraus coisa normal desgaste) mesmo vendo por baixo nao tem bicho é de pinho e tem 56 anos! o tipo de cera nao sei pois comprei a casa a 4 anos e tou a remodelar o que sei é que tinha inicialmente alcatifa e depois passaram cera agora qual nao sei! uma coisa o meu segundo andar é todo em solho (http://img822.imageshack.us/img822/8749/img7163m.jpg) e é para por flutuante axa que devo dar algum tratamento antes de colocar o flutuante? quanto ao bicho so tinho nuns caibros do telhado coisa pouca mesmo mas tenho que atacar akilo e tratar tambem tenho de ver o melhor produto e forma de resolver akilo! cumprimentos
Colocado por: dutilleul
Isso das alcatifas é como um veneno para a madeira mas pelo que diz, teve sorte, não tiveram tempo de fazer estragos.
Talvez consiga saber que tipo de cera foi usada. Experimente usar um raspador (ou a lâmina de um x-acto desmontada do cabo) e raspe um pouco. Se sair em pó, o mais certo é ser acrílica. Se sair em pasta (com a consistência de uma cera comum) então não deve usar a acrílica... Com um pouco de sorte, a cera está tão velha que vai poder dar a acrílica (se sair em pó, pode avançar com ela).
Outra coisa: com um chão desses eu NUNCA gastaria dinheiro com a porcaria do flutuante. A ajuizar pelas fotografias, embora sujo do gesso das obras, parece estar em óptimo estado e é de uma elegância que nenhum flutuante consegue igualar.
Entao que faria voce ao chao lixar envernizar tapava juntas ou nao!? dava cera? Ja agora a cera da pa por o soalho da tonalidade que queremos? Eu pessoalmente gostava de tom mais claro do que esta agora!
Colocado por: dutilleul
Sim, creio que seria isso que eu faria. Ao lixar a madeira e removendo a cera, a tonalidade ficará mais clara. Existem ceras acrílicas quase transparentes mas não conheço nenhuma que torne as madeiras mais claras (já agora: a CIN também tem umvernizacrílico, outra hipótese que deve considerar).
Eu no seu lugar pedia conselho a um bom afagador aí da sua zona. Peça um orçamento e conselhos sem compromisso.
De tintas não sei nada (mas já teve a sorte de beneficiar dos conselhos do pdavidmarques que sabe do assunto...).
...foi lixar dar velatura e 3 demaos de vernis...