Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

ola obrigado! a escada ta boa (so se nota um nadinha a vaga nos degraus coisa normal desgaste) mesmo vendo por baixo nao tem bicho é de pinho e tem 56 anos! o tipo de cera nao sei pois comprei a casa a 4 anos e tou a remodelar o que sei é que tinha inicialmente alcatifa e depois passaram cera agora qual nao sei! uma coisa o meu segundo andar é todo em solho (http://img822.imageshack.us/img822/8749/img7163m.jpg) e é para por flutuante axa que devo dar algum tratamento antes de colocar o flutuante? quanto ao bicho so tinho nuns caibros do telhado coisa pouca mesmo mas tenho que atacar akilo e tratar tambem tenho de ver o melhor produto e forma de resolver akilo! cumprimentos

Isso das alcatifas é como um veneno para a madeira mas pelo que diz, teve sorte, não tiveram tempo de fazer estragos.
    Talvez consiga saber que tipo de cera foi usada. Experimente usar um raspador (ou a lâmina de um x-acto desmontada do cabo) e raspe um pouco. Se sair em pó, o mais certo é ser acrílica. Se sair em pasta (com a consistência de uma cera comum) então não deve usar a acrílica... Com um pouco de sorte, a cera está tão velha que vai poder dar a acrílica (se sair em pó, pode avançar com ela).
    Outra coisa: com um chão desses eu NUNCA gastaria dinheiro com a porcaria do flutuante. A ajuizar pelas fotografias, embora sujo do gesso das obras, parece estar em óptimo estado e é de uma elegância que nenhum flutuante consegue igualar.
  2.  # 22

Colocado por: dutilleul
    Isso das alcatifas é como um veneno para a madeira mas pelo que diz, teve sorte, não tiveram tempo de fazer estragos.
    Talvez consiga saber que tipo de cera foi usada. Experimente usar um raspador (ou a lâmina de um x-acto desmontada do cabo) e raspe um pouco. Se sair em pó, o mais certo é ser acrílica. Se sair em pasta (com a consistência de uma cera comum) então não deve usar a acrílica... Com um pouco de sorte, a cera está tão velha que vai poder dar a acrílica (se sair em pó, pode avançar com ela).
    Outra coisa: com um chão desses eu NUNCA gastaria dinheiro com a porcaria do flutuante. A ajuizar pelas fotografias, embora sujo do gesso das obras, parece estar em óptimo estado e é de uma elegância que nenhum flutuante consegue igualar.

Bom dia ok vou seguir a sua dka para ver que tem tiro foto e depois coloco aqui! Sim tem razao em relaçao ao chao era para ser arranjado mas surgiu uma duvida que era ou faza as juntas como gosto (que com as dlataçoes saltariam e ficava feio) ou deixava a junta por fazer o que nao gosto de ver e entranha lixo dai tar a optar pelo flutuante! ele ta em bom estado nao abana nada! So chia la 2 tabuas num quarto penso ser de a a junta de dilataçao tar muito fexada! Isto penso eu pode nao ser! Amanha ja limpo bem o chao a tirar fotos! Cumprimentos e obrigado pelas dikas....
  3.  # 23

Se está mesmo decidido a tapar esse magnífico soalho -coisa que eu nunca faria, desculpe-me a repetição -, então recomendo-lhe vivamente que siga o conselho do pdavidmarques:NÃO USE LAMINA DE PLÁSTICO para o assentamento do flutuante. E em lugar da espuma eu usaria cortiça de 2 ou 3mm. Fica mais ou menos ao mesmo preço mas é muito melhor na absorção de ruídos e na protecção do soalho (que o senhor quer tapar...).
    • gotcha
    • 21 abril 2011 editado

# 24

Pois eu entendo o que diz! Sim tava a pensar ir para a cortiça! Entao que faria voce ao chao lixar envernizar tapava juntas ou nao!? dava cera? Ja agora a cera da pa por o soalho da tonalidade que queremos? Eu pessoalmente gostava de tom mais claro do que esta agora! Cumprimentos
    • gotcha
    • 21 abril 2011 editado

# 25

Desculpem os erros mas envio as menssagens do tlm e as vezes nao reparo e vao com erros.... ja agora sobre as tintas tem algo a dizer!? cumprimentos
  4.  # 26

Entao que faria voce ao chao lixar envernizar tapava juntas ou nao!? dava cera? Ja agora a cera da pa por o soalho da tonalidade que queremos? Eu pessoalmente gostava de tom mais claro do que esta agora!

Sim, creio que seria isso que eu faria. Ao lixar a madeira e removendo a cera, a tonalidade ficará mais clara. Existem ceras acrílicas quase transparentes mas não conheço nenhuma que torne as madeiras mais claras (já agora: a CIN também tem um verniz acrílico, outra hipótese que deve considerar).
    Eu no seu lugar pedia conselho a um bom afagador aí da sua zona. Peça um orçamento e conselhos sem compromisso.
    De tintas não sei nada (mas já teve a sorte de beneficiar dos conselhos do pdavidmarques que sabe do assunto...).
  5.  # 27

Colocado por: dutilleul

Sim, creio que seria isso que eu faria. Ao lixar a madeira e removendo a cera, a tonalidade ficará mais clara. Existem ceras acrílicas quase transparentes mas não conheço nenhuma que torne as madeiras mais claras (já agora: a CIN também tem umvernizacrílico, outra hipótese que deve considerar).
    Eu no seu lugar pedia conselho a um bom afagador aí da sua zona. Peça um orçamento e conselhos sem compromisso.
    De tintas não sei nada (mas já teve a sorte de beneficiar dos conselhos do pdavidmarques que sabe do assunto...).

sim é verdade o Sr David ja me ajudou em muito noutros topicos e tal! so lhe tenho a agradecer a ele e a voces todos que ja me ajudaram! a ideia de eu perguntar aqui coisas por vezes nem é pelo que seja eu a fazer! mas sim para ter conhecimentos so nao ajudo ainda porque ando a aprender pk quando souber tambem começo a ajudar pois nos foruns que ando gosto de partilhar e ajudar quem anda confuso (como eu) Para xanateiro ja me xegou o empreiteiro que tive que me andar a xatiar enfim so confusoes assim se eu souber é so pedir para fazer como quero! infelizmente hoje em dia as pessoas querem é ganhar os € e axanatam tudo pois nao sao elas que ficam la a viver ou a olhar para as coisas a vida toda! vou ver se arranjo aqui alguem (se alguem do forum for aqui da zona diga pode ir la ver) que trabalhe na area para ir la havaliar! e dar orçamento entretanto tiro umas fotos do chao limpo e ao tal teste com o xizato!! quanto ao verniz por acaso tenho aqui um orçamento de verniz da cin

Verniz durocin 2k wb acetin conjunto 77- a 90€ + iva
  6.  # 28

7.  # 29

Pela observação das fotos http://img233.imageshack.us/img233/814/img7219w.jpg e
    http://img35.imageshack.us/img35/3658/img7228y.jpg creio poder concluir com razoável segurança que o que tem no chão é verniz e não cera (ou então é mesmo “cera” acrílica)... o que é óptimo para si para o caso de querer recuperar o soalho.
    Se decidir renovar o soalho (em vez de o tapar com o flutuante) e quiser / necessitar de o fazer em modo DIY (“faça você mesmo”) tenha alguns cuidados:
    1º - Procure os conselhos de um bom afagador (pague-lhe um almoço em troca, proponha-se desenrascá-lo numa reparação do automóvel,... – é mecânico, não é?)
    2º De preferência, proceda à recuperação do soalho antes dos trabalhos de pintura ( o afagamento do chão produz sempre muita poeira)
    3º - Não sei qual o tipo de lixadeira que lhe emprestaram - se é vibratória (c/ folhas de lixa) ou de tambor (c/ cintas de lixa) - tenha muito cuidado com esta última. Embora seja a mais adequada para este tipo de trabalho, a sua utilização requer alguma experiência:
    a) experimente primeiro numa zona pouco visível, sob as escadas, por exemplo;
    b) não use lixas de grão inferior a 80 – é um número que pode ver no verso da lixa -, não tenha pressa;
    c) movimente a lixadeira sem pressionar e nunca a deixando parada num sítio;
    d) movimente a lixadeira na mesma direcção dos veios da madeira e nunca na perpendicular aos veios (excepto em zonas onde for necessário um maior desbaste e apenas no princípio);
    e) se a lixadeira tiver regulação de velocidade, comece pelas velocidades mais lentas até que tenha alguma prática.
    f) as irregularidades como as que podem ser vista na foto http://img200.imageshack.us/img200/7779/img7265uf.jpg devem ser corrigidas com um betume apropriado (pergunte ao afagador); não tente corrigi-las com a lixadeira e aplique o betume antes da última passagem da lixadeira que nessa altura deve estar bem seco.
    g) Nos cantos e junto ás paredes, faça a decapagem com o auxílio de um bom raspador (Sandvik se conseguir encontrar algum, ou então Bahco – é a mesma coisa); movimente o raspador sempre na direcção do veio da madeira.

O raspador é uma coisa assim:

Em princípio, se seguir estas recomendações, vai conseguir safar-se com um excelente trabalho
      Bahco474-150-080.jpg
    • gotcha
    • 22 abril 2011 editado

# 30

Boa noite pois isso de pagar ou safar alguem em algum problema mecanico nao é problema alias como viu disse ao sr david que se viese ca pagava-lhe o almoço mas voces nao me conecem mas eu gosto muito de ajudar ja a mim enfim ms isso nao importa! Para aqui! Passou la em casa hoje um senhor que diz perceber de madeiras e que disse foi lixar dar velatura e 3 demaos de vernis! 300€ quanto ao tapar o flutuante eu nao keria mas tenho de ver bem preços pois o t€mpo nao e muito e arranjar o chao com a lixadora que tenho nao me safo vamos la ver flutuante VS soalho heheh a lixadora que tenho é uma da hilti retangular com aspirador dara pa safar!? Foi a que o senhor do pladur me emprestou pa lixar o pladur! Olhe se vier a serra da estrela diga tambem ta convidado a ver a barracaSport lol cumprimentos
  8.  # 31

...foi lixar dar velatura e 3 demaos de vernis...

Se pretende que a madeira fique num tom claro não use velaturas...

0.0192 seg. NEW