Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 401

Parece que ninguém quer comentar (mas andam todos a ver)

O meu comentário resume-se a uma pergunta:

- Quanto tempo perdeu em reuniões com o autor do projecto de águas e saneamento para discutir as suas necessidades e as soluções possíveis?
    Concordam com este comentário: two-rok
  2.  # 402

Colocado por: j cardoso
    O meu comentário resume-se a uma pergunta:

- Quanto tempo perdeu em reuniões com o autor do projecto de águas e saneamento para discutir as suas necessidades e as soluções possíveis?

Foi uma reunião com vários elementos da equipa Arq. e Eng.ºs para discutir várias coisas, mas no que toca a águas e saneamento +/- 1 hora.
  3.  # 403

Colocado por: TROLHA...
    não posso,faço parte daquelas pessoas que não estão minimamente preparadas...(disseram/dizem)

As suas sugestões e comentários para mim são muito bem vindas...
  4.  # 404

Comentou com eles a questão dos sifões? Explicaram-lhe as hipóteses existentes e as características de cada uma (materiais, sifonagem, hábitos de consumo, etc.)?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ps casa
  5.  # 405

Colocado por: j cardosoComentou com eles a questão dos sifões? Explicaram-lhe as hipóteses existentes e as características de cada uma (materiais, sifonagem, hábitos de consumo, etc.)?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ps casa

A informação que retirei da reunião (o que me argumentaram)
    Sifões: não pode ser dupla, os equipamentos que não a têm fazem no sifão, os sifões são úteis para efectuar desentupimentos e recuperar objectos que acidentalmente possam cair pelos ralos

Sobre hábitos de consumo e como tomamos banhos matinais diários ainda está a ser estudado se compensa colocar circuito de retorno das AQS.

De resto foi identificar os locais onde pretendíamos torneiras de serviço, etc...
  6.  # 406

que raio de argumentos...enfim!!

E quais serão os contra... para além da estética?
    Concordam com este comentário: ze79
  7.  # 407

não posso dizer...não estou minimamente preparado para isso..(disseram/dizem)

Se não quer dizer aqui pf diga-me em MP, agradeço.
  8.  # 408

Colocado por: TROLHA...não estou minimamente preparado para isso..(disseram/dizem)

Oh Trolha, você ainda faz caso desses comentários?
  9.  # 409

Colocado por: two-rok

Só para alguns... para mim o TROLHA foi 5 ***** agora vou argumentar com o Engº para ver o que ele me diz...
  10.  # 410

Colocado por: ps casaSó para alguns... para mim o TROLHA foi 5 ***** agora vou argumentar com o Engº para ver o que ele me diz...

Hehehe, faz bem :D
  11.  # 411

Era conveniente que soubessem ler e interpretar o que é dito. Como parecem estar com algumas dificuldades eu vou repetir e explicar como se tivessem 4 anos:

- Nenhum picheleiro sem a devida formação sabe calcular os diâmetros indicados para as tubagens a usar. Vou repetir: nenhum! É certo que o "Calimero" cá do sítio respondeu uma vez a dizer que sabia mas é por demais evidente que não sabe (nem tem de saber da mesma forma que o empreiteiro da estrutura não tem de saber calcular estruturas). Pode o "Calimero" ser um grande profissional do seu ramo - e é - mas não passa daí, não me consta que conheça o Teorema de Bernoulli, a Equação da continuidade ou a fórmula de Flamant.
    O mesmo pode ser dito para o "expert" do ETICS ou para o dos vidros por muito pouco simpática que possa parecer esta afirmação. Quanto ao mais ... aconselho uma pomadinha, dizem que faz milagres com as dores de cotovelo.
    Concordam com este comentário: ze79
  12.  # 412

... fazem todos igual...é estilo cpy past,é bota pra lá,e venha pra cá....

Sim, porque profissional - mas mesmo profissonal - só o Calimero. Todos os outros, eu incluido, são uma cambada de nabos que não percebem nada do que fazem. Pior, não somos sérios - porque sério e honesto só o Calimero. Só uma coisa me faz confusão: quando, a seu pedido, lhe apresentei um construtor/promotor para que apresentasse os seus produtos e serviços não me recordo de ter exigido alguma contrapartida. Logo eu que tenho boa memória, lembro-me até que quando a "patroa" da Dynamics 444 brincou a dizer que me dava um presente no natal eu ter respondido que me zangava se fizessem isso. Lembro-me também de ter dito ao promotor que garantia pessoalmente a seriedade de Dynamic 444 e a competência do seu serviço. Estranho que tenha aceite isto da parte de quem, segundo diz, não é sério.
  13.  # 413

E eu que pensava que este tópico é (era) sobre a construção da minha moradia....
    Quero ver essa energia a comentar o que tenho aqui postado.
  14.  # 414

Comentar o quê?

- A questão dos sifões? Não lhe foi-lhe explicada pelos projectistas? Não foi a sua opção? Eu prefiro sem sifão colectivo mas não sou fundamentalista e sei que também funciona com os sifões individuais. Independentemente da solução o factor fundamental vai ser a qualidade da execução. Poso dizer-lhe que conheço centenas de casos em que ambas as soluções funcionam perfeitamente.

- Os materiais: suponho que também discutiu as vantagens e desvantagens de cada um. Pessoalmente não sou adepto do PEX mas, mais uma vez, o factor fundamenta é a qualidade da execução: se for bem feito não tem problemas.

- Tenho apenas dúvidas sobre alguns aspectos que, ao que vejo, nem sempre são discutidos entre projectistas e clientes:

1) Hábitos de consumo: verificam-se banhos simultâneos? Quantos? Outros picos de consumo, etc.
    2) Nível de conforto exigido (limitar ruídos, abastecimento imediato de água quente, etc.)

Discutiu estas questões?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ps casa
    •  
      ps casa
    • 3 fevereiro 2012 editado

# 415

Colocado por: j cardosoComentar o quê?

- A questão dos sifões? Não lhe foi-lhe explicada pelos projectistas? Não foi a sua opção? Eu prefiro sem sifão colectivo mas não sou fundamentalista e sei que também funciona com os sifões individuais. Independentemente da solução o factor fundamental vai ser a qualidade da execução. Poso dizer-lhe que conheço centenas de casos em que ambas as soluções funcionam perfeitamente.

- Os materiais: suponho que também discutiu as vantagens e desvantagens de cada um. Pessoalmente não sou adepto do PEX mas, mais uma vez, o factor fundamenta é a qualidade da execução: se for bem feito não tem problemas.

- Tenho apenas dúvidas sobre alguns aspectos que, ao que vejo, nem sempre são discutidos entre projectistas e clientes:

1) Hábitos de consumo: verificam-se banhos simultâneos? Quantos? Outros picos de consumo, etc.
    2) Nível de conforto exigido (limitar ruídos, abastecimento imediato de água quente, etc.)

Discutiu estas questões?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ps casa

Afinal ainda há muito para comentar...

Sifões: Se não os colocar tenho melhoria estética e não necessito de andar a limpa-los (e é uma grande porcaria) periodicamente. Se os colocar e se ocorrer um entupimento e como todos as peças são sifonadas existindo a dita tampinha o acesso aos canos fica facilitado. Resumindo se os colocar vou pedir para ficarem em locais mais discretos.

Materiais: 1 hipótese tubos em inox (não discutimos a marca) mas fica muito mais caro… PPR - só sou adepto para preparar a reforma ;-) por isso ficou o PEX, sendo que o essencial é ter boas ligações e que seja bem montado.

Hábitos já lhe tinha comentado: https://forumdacasa.com/discussion/17496/14/todo-o-processo-de-construcao-da-minha-moradia/#Comment_372753
  15.  # 416

Colocado por: j cardosoEra conveniente que soubessem ler e interpretar o que é dito. Como parecem estar com algumas dificuldades eu vou repetir e explicar como se tivessem 4 anos:

- Nenhum picheleiro sem a devida formação sabe calcular os diâmetros indicados para as tubagens a usar. Vou repetir: nenhum! É certo que o "Calimero" cá do sítio respondeu uma vez a dizer que sabia mas é por demais evidente que não sabe (nem tem de saber da mesma forma que o empreiteiro da estrutura não tem de saber calcular estruturas). Pode o "Calimero" ser um grande profissional do seu ramo - e é - mas não passa daí, não me consta que conheça o Teorema de Bernoulli, a Equação da continuidade ou a fórmula de Flamant.
    O mesmo pode ser dito para o "expert" do ETICS ou para o dos vidros por muito pouco simpática que possa parecer esta afirmação. Quanto ao mais ... aconselho uma pomadinha, dizem que faz milagres com as dores de cotovelo.

Não ponho em causa o que o j cardoso afirma, tem os seus argumentos e a sua quota parte de razão, provavelmente você sabe calcular diâmetros para tubagens e/ou estruturas como ninguém, poderá ser a sua especialidade e ser exímio a fazê-lo (não duvido, pois aparenta ter muitos conhecimentos), no entanto quando me chega um projecto às mãos, e eu não percebendo de tubagens, nada me diz que as tubagens foram bem dimensionadas pelo engenheiro que fez (isto se desconhecesse o engenheiro, o que acontece quase sempre, penso eu), estando nesta situação e tendo o Trolha em obra preparado para iniciar o seu trabalho com as tubagens, não seria sensato pedir-lhe uma opinião?

Eu não pensava duas vezes, entre pedir a opinião ao Trolha e entre ficar na dúvida em relação ao trabalho de um engenheiro qualquer (não estou a falar de si, mas de um qualquer engenheiro de quem eu não tenha referências nenhumas), acabando com uma solução chapa 5 tirada da "gaveta".

Digo isto porque também apanho muitas pérolas (relacionadas com a minha área), onde pura e simplesmente meteram os pés pelas mãos, e se não for a atenção e preocupação de quem está a orçamentar, é bronca da grossa garantidamente.

O que o j cardoso diz é válido sim, mas num contexto em que todos os profissionais fossem competentes, e o Sr. sabe perfeitamente que não vivemos nesse mundo. (Com muita pena minha)

Colocado por: TROLHA...eu bem que os desafio para o terreno....mas eles não querem.

eles fazem com as fórmulas deles e os produtos do costume e métodos,e eu faço com as minhas e os meus produtos e métodos....e depois vemos.

com um júri neutro para avaliar.

NOTA: desloco-me a onde for preciso!!

Eu se puder assistir levo as mines e os tremoços :P

Colocado por: TROLHA...veja que de canalizações da parte deles nem um comentário vê....já reparou???

Sim habitualmente é o Trolha que comenta esse tipo de tópicos, e da minha parte, tiro-lhe o chapéu por isso.

Colocado por: j cardoso1) Hábitos de consumo: verificam-se banhos simultâneos? Quantos? Outros picos de consumo, etc.

É pertinente este aspecto, eu por exemplo em minha casa, os banhos simultâneos não é costume, mas estar uma pessoa a tomar banho e outra a lavar a louça, se fosse possível, dava jeito, e lá em casa não é possível, pois quem está a tomar banho leva com água fria...
  16.  # 417

Quem é,quem é esse "expert"..!

Um expert que dá pelo nome de Princípio de Peter Anonimo16062021.
  17.  # 418

Esta a fazer demasiadas perguntas para quem acha que o que eu digo não se escreve.
  18.  # 419

E eles a darem-lhe…. que é vitima, quem expert, e eu sou nabo (eu sou tripeiro mas resido na terra dos nabos desde os meus 7 anos por isso já sou um deles), e este é mais Ernesto que o outro, e eu desfio e... e.... e….

Para mim são todos foristas muito simpáticos principalmente se me ajudarem nesta fase da minha vida, a construção da minha casa.
    Abri este tópico com o intuito (relembro o 1º post) partilhar o processo de construção da minha casa e colher informação, pelo que as opiniões de todos sejam elas consensuais ou não, são sempre bem vindas pois a troca de opiniões e de ideias está na verdadeira essência da existência do fórum.
    Desde já agradeço a todos os que aqui colaboram com as suas opiniões pois todos de uma forma ou de outra influenciaram a tomar decisões por vezes difíceis independentemente de serem melhores ou piores.
    Assim, conto com todos para continuar este percurso, pois muito ainda está por fazer (quase tudo) da minha parte contem sempre com lealdade, companheirismo forista (se não existe passa a existir) clareza na abordagem, respeito por todos e a certeza que darei sempre retorno das decisões tomadas assim como fotos de todo o percurso, aproveito para desejar a todos um bom fim de semana.
    PS
  19.  # 420

Colocado por: j cardoso- Nenhum picheleiro sem a devida formação sabe calcular os diâmetros indicados para as tubagens a usar.

Nada de que uma simples folha de cálculo não o faça!! Até pode ser a do openoffice!!

0.1541 seg. NEW