Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 741

Não é responsabilidade construtor tratar dessa documentação mas sim do DO que pode e deve delegar no CS pois é tb para isso que ele serve.
  2.  # 742

Colocado por: zedasilvaNão é responsabilidade construtor tratar dessa documentação mas sim do DO que pode e deve delegar no CS pois é tb para isso que ele serve.

Pois mas eu adjudiquei a obra passando a responsabilidade de contratar o coordenador de segurança para o empreiteiro. Por uma simples razão: tirando o que vou aprendendo aqui no forum, não percebo nada disto.
  3.  # 743

Pois mas olhe que os senhores inspectores da ACT não querem saber disso.
    A responsabilidade de contratar o CS é sua e não do construtor, a ele cabe gerir o contratar alguém para gerir a implementação das regras de segurança descritas no PSS bem como todas aquelas que forem exigidas pelo CS.
    Como pode verificar no documento que lhe enviei, neste momento você encontra-se a violar uma série de normas que lhe podem sair bastante caro.
    Antes ter alguém nomeado para fazer a CS que na realidade nunca vai á obra do que alegar que transferiu essa responsabilidade para o construtor.
    Fale com o seu fiscal ele certamente está habilitado para assumir essa responsabilidade e não lhe deve levar mais dinheiro por isso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ps casa
  4.  # 744

Colocado por: zedasilva neste momento você encontra-se a violar uma série de normas que lhe podem sair bastante caro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ps casa

Não estou a violar nada porque a obra ainda não iniciou.

O que combinei com o Empreiteiro foi que ele contrata e paga (está incluído no orçamento) o CS e eu assino a papelada
    Aliás está escrito no contrato.
  5.  # 745

Colocado por: ps casa
    Aliás está escrito no contrato.

Não pode!
    A apresentação dos contratos é hoje cada vez mais uma das exigências da ACT. A existência dessa cláusula que você fez incluir para se salvaguardar de responsabilidades só vem fazer com que fique com mais.
    Eu percebo a sua ideia e até certo ponto defendo-a contudo o que a lei diz é exactamente o contrário.
  6.  # 746

Colocado por: ps casaO que combinei com o Empreiteiro foi que ele contrata e paga (está incluído no orçamento) o CS e eu assino a papelada

Colocado por: zedasilvaNão pode!

Só para sublinhar: Não pode!!!!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zedasilva
  7.  # 747

Tudo pago na Câmara, quase 1.000,00€
  8.  # 748

Colocado por: ps casaTudo pago na Câmara,

Por agora....:)
  9.  # 749

Colocado por: Picareta
    Por agora....:)

Porquê ainda há mais?
  10.  # 750

Colocado por: ps casaPorquê ainda há mais?

Que me lembre:

Prorrogação do prazo (se for necessário)
    Ocupação da via pública (se for necessário)
    Entrega de projectos de alterações (se for necessário)
    Contra ordenações, caso passe por aí o fiscal.
    Entrega das telas finais
    Emissão da licença de utilização
  11.  # 751

Certificações
    Contra ordenações
    Atrasos nos trabalhos
    Juros pagos ao banco por causa desses atrasos
    Contra ordenações
    Nova vistoria do banco porque o empreiteiro precisa de dinheiro
    Trabalhos que não estavam contabilizados
    Contra ordenações
    ...
  12.  # 752

Ó zedasilva, eu estava a falar dos pagamentos à Câmara.

Esqueci-me de referir as luvas para o fiscal :)
  13.  # 753

Colocado por: Picareta

Prorrogação do prazo (se for necessário) ---- inicialmente era 12 meses pedi 15 mas o empreiteiro até só queria 12 por isso deve chegar.
    Ocupação da via pública (se for necessário) ---- não
    Entrega de projectos de alterações (se for necessário) ----- durante todo este tempo fiz em papel as alterações todas para que em obra não haja mais nenhuma.
    Contra ordenações, caso passe por aí o fiscal. ---- já lá foi hoje de manhã para atribuição do nº de policia e depois é cumprir com tudo mas caso existe alguma o empreiteiro já me confirmou que as assume.
    Entrega das telas finais.---- já foram entregues
    Emissão da licença de utilização ---- isso é só daqui a 15 meses até lá devo juntar alguns € já agora será quanto?

E na CRP e nas Finanças nesta fase tenho que fazer alguma coisa ou é só quando for emitida a licença de utilização?
  14.  # 754

Bem não assustemos mais o ps casa
    Tirando a parte das contra ordenações o resto vai correr bem vai ver.
  15.  # 755

No caso de contra ordenações aplicadas ao DO o empreiteiro assume?
    No caso do DO ter que ir à ACT mostrar este ou aquele documento o empreiteiro assume os custos e o tempo perdido?
    No caso de embargo da obra o empreiteiro assume os custos directos e indirectos
    No caso de haver um acidente grave (lagarto lagarto lagarto) o empreiteiro assume as culpas civis e criminais do DO?
  16.  # 756

Colocado por: zedasilvaNo caso de contra ordenações aplicadas ao DO o empreiteiro assume?
    No caso do DO ter que ir à ACT mostrar este ou aquele documento o empreiteiro assume os custos e o tempo perdido?
    No caso de embargo da obra o empreiteiro assume os custos directos e indirectos
    No caso de haver um acidente grave (lagarto lagarto lagarto) o empreiteiro assume as culpas civis e criminais do DO?

Se for necessário ir ao ACT, vai lá ele.
    Para haver embargo tem que haver infracção grave e o Empreiteiro já confirmou que por ele não há problema pois irá ser cumpridor.
    Para que serve o seguro de Ac. trabalho (quando são cumpridas as regras de segurança).

e se assim fosse com pinta ninguém construía.
  17.  # 757

Se fosse assim tão facil como você diz eu não tinha todos os dias tanto DO aflito a perguntar:
    Agora como é que eu faço isto?
    Eu já não tenho mais dinheiro.
    Eu não sabia.
    Ninguem me disse.
    O empreiteiro abandonou a obra e diz que não quer saber mais nada disso, eu que resolva.
    ...

Como já lhe disse
    Fiscalização camarária
    Inspectores da ACT
    Finanças
    Segurança social
    são apenas algumas das entidades que você deve evitar a todo o custo que descubram que está a fazer uma casa.
    Isto para já não falar daquele empreiteiro a quem você pediu orçamento mas não entregou a obra ou aquele funcionário do empreiteiro que decidiu fazer-lhe a vida negra porque acha que ele ganha bem e paga mal aos empregados.
  18.  # 758

Será que existe cursos de formação para DO?
    Com todo esta papelada tratada na lusofona já devo ter uma equivalência qualquer...
  19.  # 759

Esta situação dos empregados que passam a vida a fazer queixa dos patrões é hoje um dos principais motivos de fiscalização por parte dos inspectores da ACT.
    Estes tem objectivos operacionais para cumprir em cada ano e um deles é o nº de notificações com embargo e multa aplicados.
    Ao contrário daquilo que você pensa ou o seu empreiteiro lhe está a tentar vender as multas não são só para a entidade patronal mas igualmente para os DO
  20.  # 760

Colocado por: ps casaSerá que existe cursos de formação para DO?
    ...

Existem! E são muitos simples tem apenas 3 cadeira.
    Nunca acredite naquilo que o empreiteiro diz
    Nunca acredite naquilo que o DF diz
    Peca sempre documentos escritos responsabilizando-se por aquilo que afirmam

0.2649 seg. NEW