Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

ola. . .

gostaria de saber quais os documentos para legalizar um terreno?. . .
  2.  # 62

Colocado por: PauloCorreiaBoas

Tenho um contracto tipo emhttp://pagc1966.googlepages.com

Pessoalmente, acho uma boa politica de pagamentos que defende e é justa para ambas as partes, a seguinte:

Adiantamentos
    Nem pensar. Quem não tiver dinheiro para suportar os encargos, está numa situação difícil e deverá ser evitado. è uma forma de avaliar a saude financeira do empreiteiro.

Autos de facturação mensais
    Feito no dia 20 de cada mês.
    Caso exista orçamento com um mapa de trabalhos como aquele que disponibilizei, criasse um mapa de facturação (espero ainda hoje po-lo online) e vai-se a obra, e artigo a artigo, avalia-se nem que seja a sentimento, a percentagem do que está realizado. Como o mapa é feito por acumulado, eventuais erros num mês, são corrigidos no mês seguinte, nunca havendo acumulação de erros. No final teremos um valor a pagar ao empreiteiro. Ambos assinam o auto e no dia 25 esse valor será liquidado ao empreiteiro, de forma a ele poder pagar a mão de obra no final do mês

As vantagens deste sistema, é que nunca pagam mais do que está realizado e o empreiteiro não assume encargos financeiros pesados, em especial com a mão de obra. Com os materiais, o problema é menos, porque os prazos de pagamento são no mínimo a 30 dias e na prática a 60 ou 90 dias, pelo que a desculpa dos materiais, é isso mesmo, uma forma de sacarmos dinheiro ao dono de obra. Se o empreiteiro não tiver crédito, fujam dele e depressa.

É claro que sem um mapa de trabalhos, isto não é possível, dai eu considerar ser esse o documento mais importante de um processo de construção civil, juntamente com o projecto de execução, curiosamnete os documentos que menos aparecem na construção de vivendas.

Cumps

Estas pessoas agradeceram este comentário:FD,afsantos,catarina miranda

Agradeço imenso a informação. Estou na fase de enviar orçamentos e estas informações são muito úteis para a decisão final. Quanto ao mapa de trabalhos, é para mim também da maior importancia porque, como vou pedir empréstimo para obras, que é libertado por tranches, esta será a melhor forma de controlar as coisas. Pedia-lhe por favor para actualizar a página go google docs, porque não se consegue aceder a nehuma ficheiro através do link que enviou. Além do contrato-tipo, terá também uma mapa de trabalho-tipo?
    Obrigada!
  3.  # 63

4.  # 64

Olá. ( já enviei esta mensagem em sussurro a um membro mas acredito que não seja fácil dar resposta a todas as questões que aqui são postas, pelo que, achei por bem colocá-la visível para que todos a possam ver e ajudar-me)
    Sou novo aqui no fórum e estou em vias de construir uma moradia aqui no Nordeste Transmontano para habitação uni-familiar. Até aqui tudo bem, acho eu! Acontece que agora que cheguei àquela parte de pedir orçamentos para a construção, deparo-me com uma realidade totalmente desconhecida para mim, falo dos €€€... parece que todos os construtores que encontro querem construir as paredes com moedas de € em vez dos convencionais blocos ou tijolos. Para melhor ilustrar o que digo deixo aqui um pouco dos valores e dos números que estamos a falar.

Moradia composta por cave, Rés-do-chão e andar.
    Cave: 147 m2
    RDC: 252 m2
    piso: 117.1 m2

_A cave é para construir em betão pronto, isolação exterior com fleetcoat e wallmate , sem revestimento interior e c7 chão em betão polido.
    _ R-D-Chão construir estrutura em betão e alvenaria em tijolo 22 com revestimento interior a pladur (lã de vidro pelo meio) e com isolação a capotto de 6cm pelo exterior.
    3 quartos
    1 suite c/ closet e WC
    Cozinha, sala e Hall de entrada abertos na área circulante.
    2 WC's
    Caixilharia em aluminio lacado térmico de batente, chão em cerâmica na área comum e parket na privativa.tectos em pladur c/alheta e iluminação embutida.

_O piso superior é apenas um compartimento amplo com uma grade inox e vidro para escritório/biblioteca ou para o miúdo brincar.

A cobertura é embutida em platibanda composta por placa isolante térmica tipo Sandwich.

Estamos a falar de uma arquitectura moderna, contemporânea e minimalista enquadrada em espaço rural num terreno próprio e arborizado.

Após ter lido alguns tópicos aqui do fórum já tenho uma pequena ideia do quanto me pode sair a festa mas as minhas dúvidas prendem-se com o facto de que no total do orçamento que me propuseram, o valor do m2 do piso superior era igual ao do rés do chão... não será um pouco "abusado" para um compartimento sem divisões e com uma janela?
    Podem dar-me uma ideia do valor que poderá custar uma habitação deste tamanho. É claro que não será nada em concreto, bem sei, mas acreditem que estou mesmo a precisar de uma ajuda de alguem que perceba um pouco disto.

Obrigado e cumprimentos.
  5.  # 65

Então somos dois.... ando nos orçamentos para a moradia que tem o projecto na fase final e...sem empreiteiro!!! (Porto)

Para além dos preços, são as técnicas de construção, ou seja, uns defensores de certos materiais que para outros é o pior do mercado, enfim . . .para leigos na matéria (como eu) fica complicado.

Pessoalmente estou a abandonar a ideia e conceito de "chave na mão" e passar a administração directa, onde vejo mais vantagens do que desvantagens, isto...sou eu a ver!
    Pelo menos, posso estudar um pouco o mercado para cada tipo de especialidade e optar sempre que possivel por uma relação preço/qualidade e...campanhas!!!!

Neste momento estou a orçamentar em dois aspectos: 1.º mantendo ainda o conceito "chave na mão" e o 2º apenas a estrutura. vamos ver no que dá!
  6.  # 66

nelitogandamaluco, (e marcyo)

E isso dos "preços por m2", é de quem ainda não leu os tópicos principais daqui do Forum. :-)

Quem tem de definir os materiais e técnicas de construção são OS PROJECTISTAS, não os construtores. Estes DEVIAM limitar-se a executar o que está descrito. Se começam a inventar, dá m!%$#& pela certa.

Faça uma pesquisa (enriqueça a sua cultura geral) em «pedir orçamento», e leia aqui neste Forum, por exemplo:
    https://forumdacasa.com/discussion/1853/1/como-escolher-um-empreiteiro/
  7.  # 67

Pessoalmente estou a abandonar a ideia e conceito de "chave na mão" e passar a administração directa, onde vejo mais vantagens do que desvantagens, isto...sou eu a ver!
    Pelo menos, posso estudar um pouco o mercado para cada tipo de especialidade e optar sempre que possivel por uma relação preço/qualidade e...campanhas!!!!

Pois... isso também eu queria. O que me parece é que nenhum construtor quer fazer esse contrato. Isto é, até que pagava de bom grado o IVA total da estimativa orçamental e justava a mão de obra com ele mas não acredito que queira fazê-lo, sabe como é, a margem de lucro seria mais baixa para ele e bem mais rentável para nós e isso já não lhes convém muito! Depois até pensei que poderiamos chegar a um acordo, ele constrói o esqueleto todo e remata o telhado, depois eu pago a mão de obra e ponho os materiais todos... parece que também não lhe agrada a ideia. Conclusão, estamos feitos ao bife com estes marmanjos!!!

... boa sorte para si também, bem que vai precisar!!!
  8.  # 68

Obrigado pela dica Luis K. W.

para quem se regista ou pesquisa neste fórum recentemente (meu caso) não teve tempo e disponibilidade de ler todos os tópicos! Procura-se pelo necessitado!

Mas, é bom a participação dos que já dominam e sabem a localização de discussões dos mais variados t+ópicos

Mais uma ves Obrigado
  9.  # 69

Boa tarde:

Alguem se lembrou de adicionar a estas coisas todas o valor dos Projectos que são OBRIGATORIOS? E não são poucos:

- Arquitectura (Obrigatoriamente feito por um Arquitecto)
    - Estruturas (Obrigatoriamente feito por um Engenheiro)
    - Abastecimento de àgua (Obrigatoriamente feito por um Engenheiro)
    - Esgotos e àguas Pluviais (Obrigatoriamente feito por um Engenheiro)
    - Telecomunicações (Obrigatoriamente feito por um Engenheiro)
    - Certificação Energética (Obrigatoriamente feito por um Engenheiro)

Eu acabei de desistir de um Projecto porque não me financiaram os projectos e só isto, para uma vivenda de 170m2 num terreno de 400 m2, eram quase 10 000 euros.

Todos foram muito simpáticos, todos explicaram muito bem a razão do custo dos projectos e realmente ninguem imagina a quantidade de papelada, programas de computador, cópias, regulamentos e tempo que as coisas levam a fazer tendo em conta que se têm que juntar as necessidades destes projectos todos acima mencionados MAIS as nossas vontades como clientes.

Depois são os kilos de papel, várias cópias, substituições e exigencias das Câmaras (Informações previas, Licenciamentos, telas finais...). Enfim... é preciso um verdadeiro curso de gestão.

Resumindo: Adicionem a esses preços todos o custo dos Projectos
  10.  # 70

sininho
    Apenas uma correcção
    Nenhum dos projectos que referiu tem obrigatoriamente que ser executados pelos técnicos que referiu
  11.  # 71

Colocado por: zedasilvasininho
    Apenas uma correcção
    Nenhum dos projectos que referiu tem obrigatoriamente que ser executados pelos técnicos que referiu

Por enquanto ;)
    Mas costumam ficar melhor se forem feitos por esses
  12.  # 72

Augsthill
    eu tb não disse o contrário :)))

0.0272 seg. NEW