Colocado por: PauloCorreiaBoas
Tenho um contracto tipo emhttp://pagc1966.googlepages.com
Pessoalmente, acho uma boa politica de pagamentos que defende e é justa para ambas as partes, a seguinte:
Adiantamentos
Nem pensar. Quem não tiver dinheiro para suportar os encargos, está numa situação difícil e deverá ser evitado. è uma forma de avaliar a saude financeira do empreiteiro.
Autos de facturação mensais
Feito no dia 20 de cada mês.
Caso exista orçamento com um mapa de trabalhos como aquele que disponibilizei, criasse um mapa de facturação (espero ainda hoje po-lo online) e vai-se a obra, e artigo a artigo, avalia-se nem que seja a sentimento, a percentagem do que está realizado. Como o mapa é feito por acumulado, eventuais erros num mês, são corrigidos no mês seguinte, nunca havendo acumulação de erros. No final teremos um valor a pagar ao empreiteiro. Ambos assinam o auto e no dia 25 esse valor será liquidado ao empreiteiro, de forma a ele poder pagar a mão de obra no final do mês
As vantagens deste sistema, é que nunca pagam mais do que está realizado e o empreiteiro não assume encargos financeiros pesados, em especial com a mão de obra. Com os materiais, o problema é menos, porque os prazos de pagamento são no mínimo a 30 dias e na prática a 60 ou 90 dias, pelo que a desculpa dos materiais, é isso mesmo, uma forma de sacarmos dinheiro ao dono de obra. Se o empreiteiro não tiver crédito, fujam dele e depressa.
É claro que sem um mapa de trabalhos, isto não é possível, dai eu considerar ser esse o documento mais importante de um processo de construção civil, juntamente com o projecto de execução, curiosamnete os documentos que menos aparecem na construção de vivendas.
CumpsEstas pessoas agradeceram este comentário:FD,afsantos,catarina miranda
Pessoalmente estou a abandonar a ideia e conceito de "chave na mão" e passar a administração directa, onde vejo mais vantagens do que desvantagens, isto...sou eu a ver!
Pelo menos, posso estudar um pouco o mercado para cada tipo de especialidade e optar sempre que possivel por uma relação preço/qualidade e...campanhas!!!!
Colocado por: zedasilvasininho
Apenas uma correcção
Nenhum dos projectos que referiu tem obrigatoriamente que ser executados pelos técnicos que referiu