Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Já cá estão, a minha mailbox tem 6699 MB de capacidade. Gmail rula :)
  2.  # 2

    Ola a todos.
    Vou partilhar convosco um orçamento que me deram para a construção da minha casa.Eu acho muito elevado. As quantidades é dificil serem avaliadas, mas sempre podem dar a vossa opinião em relação ao preço por unidade.
    Um abraço.


    http://rapidshare.com/files/111865725/Or_amento.xls.html
  3.  # 3

    Boas

    Caro Nuno. Lamento não ter respondido antes, mas tenho outros pedidos de membros do Fórum e o tempo não abunda. Como não devo conseguir fazer um análise do orçamento de uma vez, vou pondo comentários à medida das possibilidades

    Abertura de calabouços, escavação em terreno brando natural 864m3 12 € 10,368.00 €
    A quantidade não consigo avaliar, sem desenhos, mas é um bom volume, pelo que o terreno é inclinado ou vai fazer uma cave. O preço parece-me correcto, pressupondo que inclui aterros e remoção de terras a vazadouro. Confirme isto, senão está caro, é quase preço para escavação em rocha

    Fornecimento e aplicação de betão de limpeza 36,80m3 44 € 1,619.00 €
    A quantidade está errada. com 10cm de espessura significaria 368.40m2, o que só seria possível com um ensoleiramento geral. O preço está pior ainda, só o betão custa (com 45% de desconto) 58.50€, mais 7€ para o transporte, mais 5€ para a aplicação

    Fornecimento e aplicação de betão armado, c16/20 e A400 em:
    Não está referido se a cofragem está incluída. deve estar mas deverá ser esclarecido por escrito.
    Antes de mais, verifique se o projecto de estrutura refere que o betão será da classe C16/20 (B20), o que me parece fraco. O normal seria um C20/25 (B25), mas dependerá do projectista. Senão é um caso clássico de trabalhos a mais. Quando o projecto chegar, pedem trabalhos a mais porque o preço que deram foi para B20

    Sapatas 41,76m3 176 € 7,349.00 €
    Muros de suporte 43,20m3 203 € 8,791.00 €
    Pilares 17,50m3 258 € 4,523.00 €
    Vigas 21,25m3 231 € 4,908.00 €
    Lages maciças 26,40m3 203 € 5,372.00 €
    Lages de escada 3,84m3 203 € 781.00 €

    Na generalidade, parecem-me baratos mesmo para C16/20. Poderia acontecer que estivessem a afectar margens de lucro diferentes para as diversas fases da obra, por uma questão de cashflow, mas então deveria ser ao contrário.

    Fornecimento e aplicação de pintura das faces enterradas das peças estruturais do betão 216m2 22 € 4,752.00 €
    Passaram-se. Uma pintura com Flintkote custa 3.5€

    Forn. E aplicação de lages aligeiradas tipo "Faprel" 548m2 36 € 19,591.00 €
    Está correcto

    Forn. E aplicação de tijolo vasado em paredes exteriores e interiores 900m2 14.50 € 12,969.00 €
    O preço parece-me bem, porque é uma mistura de pasredes simples com paredes duplas. No entanto deveria estar separado, porque quando precisar de mandar fazer + uma parede simples, paga o preço da dupla.

    Forn e aplicação de isolamento térmico em paredes exteriores e cobertura, 520m2 8.60 € 4,472.00 €
    tipo poliestireno extruido 4 cm

    Como não definem a marca, se for da DOW, está ligeiramente caro, mas se for doutras marcas, estará caro e provavelmente será isso que será aplicado

    Forn. e aplica. de tela PVC na cobertura protegida com godos sobre o isolamento termico 312m2 26 € 8,112.00 €
    Se tiver as pendentes incluídas, estará certo, mas não está explicito, pelo que, ou não o farão ou podem pedir trabalhos a mais. Obviamente o poderão fazer e não haver problemas, mas fica nas mãos do empreiteiro.

    Execução de pavimento térreo sobre terra devidamente compactada, com 20 cm de 288m2 20 € 5,760.00 €
    brita ou tout-venant, 10 cm de betão, uma malhasol AR30, no pavimento terreo do r/c

    Demasiado barato, deveria andar nos 30€/m2.

    Fornecimento e execução de reboco exterior e acabamento interior em gesso projectado 900m2 26 € 23,400.00 €
    Ora aqui está asneira e da grossa. Se temos 900m2 de alvenaria, e tendo a alvenaria 2 faces a revestir, deveríamos ter em paredes 1800m2 +5% (recobrimento das vigas), Nos tectos temos 548m2 de lage aligeirada e 176m2 de laje maciça, 724m2 de tectos a revestir. Considerando que os 176m2 são da cave e não serão revestidos, temos 548m2 + 1800+5% no total de 2438m2.
    Faltam aqui quantidades à doida, mas em contrapartida o preço está carissimo, deveria andar no 9 a 11€

    Nas instalações sanitárias e cozinha derão colocadas ceramicas e escolha do cliente 107m2 24 € 2,577.00 €
    O preço está bom, mas qual o limite do material?

    As loiças serão de acrdo com o projecto 14un 390 € 5,460.00 €
    Embora não especifiquem devem estar a considerar uma série de loiça de designer, ou então preço está estupidamente caro

    Restantes pisos ceramicos 116m2 24 € 2,797.00 €
    O preço está bom, mas qual o limite do material?
    Pisos em madeira interior 138 60 € 8,281.00 €

    Aros e portas interiores em madeira 16un 220 € 3,520.00 €
    Mesmo com portas baratas é dificil este preço. Uma porta anda a preço de custo nos 275€ e com puxadores baratos, senão dispara

    Caixilharia exterior em aluminio cinza com estores e portão de garagem 1un 20,000.00 € 20,000.00 €

    Colocação de agua, esgotos e luz conformwe projecto. Tubagem para aquecimento 1un 10,000 € 10,000.00 €
    por radiadores, tubagem para futura domotica

    Pintura exterior e interior 900m2 16 € 14,400.00 €
    Estas pessoas agradeceram este comentário: afsantos, runaway
  4.  # 4

    Colocado por: afsantosoi nuno, sem conhecer o teu projecto o preço parece-me um pouco esticado, pois se eles te meterem os 21% de iva já se está a ver para que valores vai o orçamento.

    Tens mais algum orçamento em carteira ou este foi o 1º?

    um abraço


    Ola.

    Este foi o primeiro, mas já tenho mais 2. Neste orçamento só o esqueleto são 99 mil €. Outro de 85 mil€. DE outro empreiteiro tenho orçamento de 78 mil sem desaterro e 91 com desaterro.
    Abraços.
  5.  # 5

    Colocado por: PauloCorreiaBoas

    Caro Nuno. Lamento não ter respondido antes, mas tenho outros pedidos de membros do Fórum e o tempo não abunda. Como não devo conseguir fazer um análise do orçamento de uma vez, vou pondo comentários à medida das possibilidades

    Abertura de calabouços, escavação em terreno brando natural 864m3 12 € 10,368.00 €
    A quantidade não consigo avaliar, sem desenhos, mas é um bom volume, pelo que o terreno é inclinado ou vai fazer uma cave. O preço parece-me correcto, pressupondo que inclui aterros e remoção de terras a vazadouro. Confirme isto, senão está caro, é quase preço para escavação em rocha

    Fornecimento e aplicação de betão de limpeza 36,80m3 44 € 1,619.00 €
    A quantidade está errada. com 10cm de espessura significaria 368.40m2, o que só seria possível com um ensoleiramento geral. O preço está pior ainda, só o betão custa (com 45% de desconto) 58.50€, mais 7€ para o transporte, mais 5€ para a aplicação

    Fornecimento e aplicação de betão armado, c16/20 e A400 em:
    Não está referido se a cofragem está incluída. deve estar mas deverá ser esclarecido por escrito.
    Antes de mais, verifique se o projecto de estrutura refere que o betão será da classe C16/20 (B20), o que me parece fraco. O normal seria um C20/25 (B25), mas dependerá do projectista. Senão é um caso clássico de trabalhos a mais. Quando o projecto chegar, pedem trabalhos a mais porque o preço que deram foi para B20

    Sapatas 41,76m3 176 € 7,349.00 €
    Muros de suporte 43,20m3 203 € 8,791.00 €
    Pilares 17,50m3 258 € 4,523.00 €
    Vigas 21,25m3 231 € 4,908.00 €
    Lages maciças 26,40m3 203 € 5,372.00 €
    Lages de escada 3,84m3 203 € 781.00 €

    Na generalidade, parecem-me baratos mesmo para C16/20. Poderia acontecer que estivessem a afectar margens de lucro diferentes para as diversas fases da obra, por uma questão de cashflow, mas então deveria ser ao contrário.

    Fornecimento e aplicação de pintura das faces enterradas das peças estruturais do betão 216m2 22 € 4,752.00 €
    Passaram-se. Uma pintura com Flintkote custa 3.5€

    Forn. E aplicação de lages aligeiradas tipo "Faprel" 548m2 36 € 19,591.00 €
    Está correcto

    Forn. E aplicação de tijolo vasado em paredes exteriores e interiores 900m2 14.50 € 12,969.00 €
    O preço parece-me bem, porque é uma mistura de pasredes simples com paredes duplas. No entanto deveria estar separado, porque quando precisar de mandar fazer + uma parede simples, paga o preço da dupla.

    Forn e aplicação de isolamento térmico em paredes exteriores e cobertura, 520m2 8.60 € 4,472.00 €
    tipo poliestireno extruido 4 cm

    Como não definem a marca, se for da DOW, está ligeiramente caro, mas se for doutras marcas, estará caro e provavelmente será isso que será aplicado

    Forn. e aplica. de tela PVC na cobertura protegida com godos sobre o isolamento termico 312m2 26 € 8,112.00 €
    Se tiver as pendentes incluídas, estará certo, mas não está explicito, pelo que, ou não o farão ou podem pedir trabalhos a mais. Obviamente o poderão fazer e não haver problemas, mas fica nas mãos do empreiteiro.

    Execução de pavimento térreo sobre terra devidamente compactada, com 20 cm de 288m2 20 € 5,760.00 €
    brita ou tout-venant, 10 cm de betão, uma malhasol AR30, no pavimento terreo do r/c

    Demasiado barato, deveria andar nos 30€/m2.

    Fornecimento e execução de reboco exterior e acabamento interior em gesso projectado 900m2 26 € 23,400.00 €
    Ora aqui está asneira e da grossa. Se temos 900m2 de alvenaria, e tendo a alvenaria 2 faces a revestir, deveríamos ter em paredes 1800m2 +5% (recobrimento das vigas), Nos tectos temos 548m2 de lage aligeirada e 176m2 de laje maciça, 724m2 de tectos a revestir. Considerando que os 176m2 são da cave e não serão revestidos, temos 548m2 + 1800+5% no total de 2438m2.
    Faltam aqui quantidades à doida, mas em contrapartida o preço está carissimo, deveria andar no 9 a 11€

    Nas instalações sanitárias e cozinha derão colocadas ceramicas e escolha do cliente 107m2 24 € 2,577.00 €
    O preço está bom, mas qual o limite do material?

    As loiças serão de acrdo com o projecto 14un 390 € 5,460.00 €
    Embora não especifiquem devem estar a considerar uma série de loiça de designer, ou então preço está estupidamente caro

    Restantes pisos ceramicos 116m2 24 € 2,797.00 €
    O preço está bom, mas qual o limite do material?
    Pisos em madeira interior 138 60 € 8,281.00 €

    Aros e portas interiores em madeira 16un 220 € 3,520.00 €
    Mesmo com portas baratas é dificil este preço. Uma porta anda a preço de custo nos 275€ e com puxadores baratos, senão dispara

    Caixilharia exterior em aluminio cinza com estores e portão de garagem 1un 20,000.00 € 20,000.00 €

    Colocação de agua, esgotos e luz conformwe projecto. Tubagem para aquecimento 1un 10,000 € 10,000.00 €
    por radiadores, tubagem para futura domotica

    Pintura exterior e interior 900m2 16 € 14,400.00 €
    Estas pessoas agradeceram este comentário:afsantos


    Muito obrigado. Não imagina a ajuda que me esta a dar. São informações que eu posso usar para poder negociar melhor o preço. Mas provavelmente vou ter de diminuir a dimensão da cave para ver se poupo uns euros. Passar de 150m2 para 100m2 ou menos.
    Um abraço
    Concordam com este comentário: Diogo camarão
  6.  # 6

    Boas

    Continuando a análise directa do orçamento:

    Caixilharia exterior em aluminio cinza com estores e portão de garagem 1un 20,000.00 € 20,000.00 €
    Aqui é difícil de ajuizar porque não temos m2, mas se considerarmos o m2 a 250€, teríamos cerca de 80m2 de caixilharia exterior, o que face às fotografias que conheço, poderá estar correcto. Mas existe aqui uma falta de definição grave. Quer os vidros não estão definidos (presumimos que são duplos). quer o tipo de caixilharia não está definido, quer o tipo de movimento não está definido. Dado serem vãos muito grandes, coloca-se um problema de qualidade, porque se forem caixilharia de correr, o isolamento fica comprometido, se for caixilharia de abrir, o caixilho terá de ser de grande qualidade ou rapidamente cederá ao peso. Aqui o problema é a falta de definição do que está a ser proposto e que abre caminho para uma situação que irei expor mais abaixo

    Colocação de agua, esgotos e luz conforme projecto. Tubagem para aquecimento por radiadores, tubagem para futura domotica 1un 10,000 € 10,000.00 €
    A tubagem de águas e esgotos para uma instalação sanitária ou uma cozinha custa cerca de 750€ por unidade, pelo que mesmo tendo 3 IS e uma cozinha, custará 3000€, adicionemos ligações aos ramais e mais alguns pontos de água e teremos 5000€.
    Os 5000 que restam parecem exagerados, porque como está escrito, é tubagem para aquecimento por radiadores e não sistema de aquecimento com radiadores e caldeira. Pergunta: Os radiadores e a caldeira estão incluidos ou não? É um mundo de diferença.
    A tubagem para domótica não têm expressão, porque é só tubagem e o tubo é barato.

    Pintura exterior e interior 900m2 16 € 14,400.00 €
    As pinturas tem o mesmo problema dos rebocos. O preço é estupidamente caro, anda-se a pintar a 3€/m2, mas o preço real deveria ser 6€ para ter tinta de qualidade média. As quantidades são muito pequenas e não chegam para pintar a casa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: runaway
  7.  # 7

    Agora vamos a análise geral do orçamento sem fazer uma análise exaustiva ponto a ponto

    Se este orçamento fosse feito por um dos meus estagiários, despedia-o com justa causa. Quem o fez, fê-lo com uma enorme falta de coerência nos preços unitários, o que poderá indiciar uma das seguintes situações:

    Imcompetência
    Olhou para a obra, criou um preço na cabeça e limitou-se a espalhar dinheiro pelos diversos artigos, sem qualquer critério, para atingir esse número. Arrisca-se a não ter dinheiro para fazer a obra e abandona-a a meio, porque não foi capaz de calcular o preço de custo, abaixo do qual não pode ir ou perderá dinheiro.

    Má Qualidade
    Nada está definido em termos de marcas e modelos, donde pode colocar o que quiser, porque dirá que foi isso que considerou nas proposta, isto é, vai colocar o mais barato que encontrar com as consequências que se adivinham.

    Trabalhos a mais
    Pessoalmente acredito mais que ande por aqui. Quando eu comecei a trabalhar nesta área, estive durante 8 anos, nos erros e omissões, que, para quem não o que é, é um departamento que após a adjudicação de uma obra, analiza um projecto à procura de erros e omissões.

    Erros, são trabalhos com quantidades erradas. Omissões, são trabalhos que nem sequer aparecem na lista de trabalhos. Geralmente isto é conhecido como trabalhos a mais, cuja fama é mais do que conhecida e que se julga serem trabalhos que os empreiteiros facturam por preços estúpidos ou facturam e nem sequer os fazem. è o reino da corrupção. Embora não possa negar que tal existe, na verdade, a maioria destes trabalhos aparece porque os projectos são tão maus, mas tão maus, que quem tiver um departamento de erros e omissões em condições, se quiser, depena o cliente.

    Olhando para este orçamento e vamos imaginar que temos um empreiteiro duro, era um festival de trabalhos a mais.

    Em erros de quantidades, já apontei alguns e curiosamente, as quantidades que estão erradas por defeito, têm sempre preços altíssimos, isto é, se formos medir em obra, teremos quantidades a mais em artigos com excelentes preços para o empreiteiro. Alvenarias, rebocos e pinturas

    Mas grave são as indefinições:
    Escavação - Só está escrito que escavo, nada diz sobre a remoção a vazadouro, logo se quiser que leve a terra, são mais 8€/m3. Aterros, idem. E não é difícil de defender porque muitas vezes as terras ficam no local.

    Betão armado - Se o betão não for C16/20 (como disse à muito tempo que não vejo este betão em estruturas, só em massames) e for C20/25, têm uma mais valia de 5€/m3. A cofragem está omissa, porque nada no artigo diz que é betão armado e cofrado. Difícil de defender? nem por isso, porque pode ser sempre dito que o cliente tinha um amigo que lhe fazia a cofragem, mas o que está escrito é que manda

    Drenagens - Têm uma cave, logo têm paredes enterradas em contacto com o solo. Onde estão as drenagens dessas paredes e sob o massame? Sai um trabalhinho a mais ou teremos humidades o resto da vida.

    Rodapés - Mais um trabalhinho a mais
    Sancas - Mais um trabalhinho a mais
    Betonilhas - Mais um trabalhinho a mais
    Pavimentos das zonas secas (quartos e salas) - Mais um trabalhinho a mais
    Cantarias para os vãos - Mais um trabalhinho a mais
    Mobiliário de cozinha - Ok, este não é, mas não se esqueça dele
    Pavimentos exteriores - Mais um trabalhinho a mais
    Portões, muros, vedações - Mais um trabalhinho a mais
    Roupeiros, móveis de casa de banho - Mais um trabalhinho a mais
    Revestimento de escadas + guardas - Mais um trabalhinho a mais
    Rede de gás - Não precisa ? confirme

    Quanto é que isto vale? Muito e de certeza, mais do que aquilo que custaria se estivesse no orçamento inicial.
    De quem é a culpa? É de todos, porque isto deveria vir tudo definido no projecto que chega às mãos do empreiteiro, do empreiteiro que se aproveita duma situação, do dono de obra porque meteu um projecto a concurso sem estar em condições, seja por desconhecimento seja porque não quis gastar dinheiro a mandar medir e orçamentar previamente a obra. Quem é que se lixa? Quem havia de ser?

    Ganhar a obra a qualquer custo
    Nos últimos anos perdemos 70000 empregos e algumas milhares de empresas e ainda faltam mais algumas. O facto de alguém ter feito muitas e boas obras no passado (os celebres conhecidos), nada diz sobre a situação actual e futura. Existem por ai muita empresa enterrada em dívidas ao fisco, que estão a usar uma estratégia de fuga para a frente, isto é, querem ganhar a obra a qualquer custo, para receber os adiantamentos e pagar dividas atrasadas e depois logo se vê, é uma estratégia à Dona Branca. Passem-lhes dinheiro do adiantamento para as mãos e podem começar a rezar. Se a empresa não começar a obra sem adiantamento, desconfiem e muito.

    Já vai longo e desculpem lá o testamento

    Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FD, Medinas, runaway
  8.  # 8

    Paulo uma pergunta, o que é mais aconselhado, fazer pagamentos por objectivos/etapas ou por mês, sabendo que por exemplo uma obra dura normalmente 1 ano.

    Outra questão que tipologia de contrato podemos esperar por parte dos empreiteiros?

    um abraço

    http://montedochafariz.blogspot.com/
  9.  # 9

    Boas

    Tenho um contracto tipo em http://pagc1966.googlepages.com

    Pessoalmente, acho uma boa politica de pagamentos que defende e é justa para ambas as partes, a seguinte:

    Adiantamentos
    Nem pensar. Quem não tiver dinheiro para suportar os encargos, está numa situação difícil e deverá ser evitado. è uma forma de avaliar a saude financeira do empreiteiro.

    Autos de facturação mensais
    Feito no dia 20 de cada mês.
    Caso exista orçamento com um mapa de trabalhos como aquele que disponibilizei, criasse um mapa de facturação (espero ainda hoje po-lo online) e vai-se a obra, e artigo a artigo, avalia-se nem que seja a sentimento, a percentagem do que está realizado. Como o mapa é feito por acumulado, eventuais erros num mês, são corrigidos no mês seguinte, nunca havendo acumulação de erros. No final teremos um valor a pagar ao empreiteiro. Ambos assinam o auto e no dia 25 esse valor será liquidado ao empreiteiro, de forma a ele poder pagar a mão de obra no final do mês

    As vantagens deste sistema, é que nunca pagam mais do que está realizado e o empreiteiro não assume encargos financeiros pesados, em especial com a mão de obra. Com os materiais, o problema é menos, porque os prazos de pagamento são no mínimo a 30 dias e na prática a 60 ou 90 dias, pelo que a desculpa dos materiais, é isso mesmo, uma forma de sacarmos dinheiro ao dono de obra. Se o empreiteiro não tiver crédito, fujam dele e depressa.

    É claro que sem um mapa de trabalhos, isto não é possível, dai eu considerar ser esse o documento mais importante de um processo de construção civil, juntamente com o projecto de execução, curiosamnete os documentos que menos aparecem na construção de vivendas.

    Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FD, afsantos, catarina miranda, runaway
  10.  # 10

    Bom dia Sr.Paulo Correia

    È de louvar a sua participação neste forum, devido á sua informação colocada no forum. Espero que continue.

    Cmpts
    Jsilva
  11.  # 11

    Olá mais uma vez.

    Já tenho mais um orçamento para a minha casa.Aqui vai:
    - Esqueleto conforme projecto.
    - Pré instalação de água, esgotos, aquecimento central, aspiração central e electricidade.
    - Projecção de gesso no piso de habitação.
    - Arear garagem, rebocar casas de banho e cozinha e deitar chão.
    - Pintar a casa pelo interior e exterior.
    - Assentar ajulejos, tijuleira e louças sanitarias.

    TOTAL - 117.000€

    Relembro que outros empreiteiros deram-me orçamentos só para o esqueleto de 85.000€ ( o mais barato) até 99.000€ o mais caro.
    Agradeço a vossa opinião.

    Abraços
  12.  # 12

    elucida-me so uma pequena coisa.

    Esse orçamento é para uma habitação de quantos pisos e qual a área de construção por piso?

    E basicamente esse orçamento só não contempla carpintaria, serralharia e pouco mais, certo?
  13.  # 13

    Colocado por: sergyioelucida-me so uma pequena coisa.

    Esse orçamento é para uma habitação de quantos pisos e qual a área de construção por piso?

    E basicamente esse orçamento só não contempla carpintaria, serralharia e pouco mais, certo?


    Olá.
    Esta casa é constituída por cave com 150m2(garagem +arrumos), toda ela subterrada e r/c com 200 m2.
    O que falta neste orçamento é:
    Madeiras- Ainda não tenho orçamento.
    Cozinha- Nunca menos de 5000€.
    Tijoleiras- Cozinha e wc(4 nesta casa)
    Loiças c. Banho- Nao sei preços ainda, mas deve rondar os 1300€ cada.
    Paineis solares- Obrigatorio( 4000€ a 5000€)
    Portões- Nao sei preços.
    Tectos falsos- Todo o r/c- ( 3500€)
    Pavimento exterior- Não é muito.
    Caixilharias- 14.000€.

    Como vê, ainda tenho muito dinheiro para gastar.
    Abraços.
  14.  # 14

    Bom dia, nesta altura estou a escolher os acabamentos da minha casa que finalmente acho que vai ser aprovada, gostaria de saber a vossa opinião em relação a Louças sanitárias suspensas e torneiras, marcas numa gama média/alta. Nomeadmente para louças ando inclinada para sanindusa e as torneiras apesar de gostar das Grohe acho muito caro.

    Grata pela atenção e aguardo sugestões
  15.  # 15

    Colocado por: rita diasBom dia, nesta altura estou a escolher os acabamentos da minha casa que finalmente acho que vai ser aprovada, gostaria de saber a vossa opinião em relação a Louças sanitárias suspensas e torneiras, marcas numa gama média/alta. Nomeadmente para louças ando inclinada para sanindusa e as torneiras apesar de gostar das Grohe acho muito caro.

    Grata pela atenção e aguardo sugestões
  16.  # 16

    Colocado por: Nuno Ferreira
    Colocado por: rita diasBom dia, nesta altura estou a escolher os acabamentos da minha casa que finalmente acho que vai ser aprovada, gostaria de saber a vossa opinião em relação a Louças sanitárias suspensas e torneiras, marcas numa gama média/alta. Nomeadmente para louças ando inclinada para sanindusa e as torneiras apesar de gostar das Grohe acho muito caro.

    Grata pela atenção e aguardo sugestões


    Olá.

    Visite o site www.ceramicaflaminia.it/. as torneiras da cifial são engraçadas.
  17.  # 17

    Boas, comprei um terreno onde me permite efectuar uma construção no máximo de 250m2 para casa e 40m2 em anexos.
    Antes de mandar fazer um projecto, cujos valores desconheço, mas onde estaria a pensar numa moradia térrea, utilizando na ordem dos 220m2 + 40m2 nos anexos, tenho umas duvidas:
    Em média, quanto custa o m2 em mão de obra para construção?
    Quanto custa um projecto para esse tipo de construção?
  18.  # 18

    ninguem sabe dizer nada :(
  19.  # 19

    Olá a todos.
    Depois da minha demanda a procura de orçamentos baixo(que não existem), e após falar com este e aquele, novas questões se levantam e novos materiais me são indicados. Entre eles é a cobertura e isolamento( ou como construtores dizem " isolação") em chapas de zinco tipo Sanduíche. Alguém me sabe dizer as vantagens e sobretudo preços m2 já aplicado.
    Cumprimentos
  20.  # 20

    Boas

    Não são chapas de zinco tipo sandwich, são chapas de aço galvanizado ou lacado em painél sandwich

    discutimos esse asunto neste tópico http://forum.aglobal.com/viewtopic.php?t=806 dê uma vista de olhos.

    cump
 
0.0274 seg. NEW