Iniciar sessão ou registar-se
    • djhp
    • 13 abril 2011

     # 1

    Bom dia,

    A situação é a seguinte, actualmente moro com a minha namorada, ela têm uma habitação própria que é um pouco pequena para o nosso agregrado familiar. Adorei uma moradia germinada T4 na margem sul que estava à venda por 175.000€, mas penso que a consigo por 135.000 é de um amigo da familia que está a precisar de a vender urgentemente para ir para fora de Portugal. Actualmente o rendimento liquido conjunto em casa é de 1.600€.

    Estive a fazer algumas simulações pela net, ficarei com uma prestação de 515€, seguro, luz, agua e gás aponto para 715€.

    Sinceramente é um sonho que gostava de concretizar porque sempre gostei de um dia morar numa moradia, mas estou com bastante receio de estar a dar um salto maior que as pernas.

    Ia pedir a vossa opinião mais entendida já que nunca comprei nenhuma casa, nem sei sinceramente nada de como se faz.

    A casa da minha namorada era para vender, mas do qual só a conseguimos vender pelo preço que ela deve.

    Vcs acham que é um salto maior que as pernas, que é uma altura complicada para isso, não devo atirar-me de cabeça, que devo deixar passar este negócio?

    Desde já agradeço as vossas opiniões.

    Cumprimentos
  1.  # 2

    Penso que a taxa de esforço é muito grande e mesmo com bons fiadores, terá dificuldade nesta altura em obter crédito.
    Boa sorte ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: djhp
  2.  # 3

    A taxa de esforço não é calculada pelo rendimento liquido, mas sim o bruto. Some o seu IRS e o da sua namorada (valores brutos sempre) e divida por 12. É com esse valor que os bancos irão trabalhar. Vai ver que por aí não haverá nenhum problema, mas os bancos só estão a financiar a 80% (talvez com sorte consiga 90%) o que quer dizer que terá que entrar com algum dinheiro inicial, mais o pagamento da escritura e IMT.
    E como irá viver numa moradia, onde não há condominio a pagar e isso implica que qualquer obra que necessite de efectuar no futuro, terá que vir do seu bolso. E poderá não ser barato. Manter uma moradia não é o mesmo que manter um apartmento.

    Desejo-lhe felicidades
    Estas pessoas agradeceram este comentário: djhp
    • djhp
    • 13 abril 2011

     # 4

    Boa tarde,

    O rendimento bruto anda por volta dos 2400€

    Cumprimentos
  3.  # 5

    Eu acho que está a tentar dar um salto maior que a perna e pode cair e aleijar-se.
    Não tem lido as notícias? Espere tempos melhores na actual casa da sua namorada.
    Os Bancos não têm dinheiro para emprestar e é mais seguro manter o que tem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: djhp
  4.  # 6

    Eu posso apenas dar feed-back do meu caso.

    Comecei à procura de casa em Dezembro de 2010, depois de ver algumas encontramos (eu e o meu namorado) "a" casa em finais de Janeiro. Pedimos algumas simulações, algumas muito boas outras nem por isso e optamos pela que era mais vantajosa devido a um protocolo que a instituição em que trabalho tem com o Barclays. A casa foi avaliada (abaixo do previsto) e dado só emprestarem 80% o processo teve que ir para aprovação superior, isto foi no dia 9 de Março e até agora não houve resposta (dizem eles!!). Dada a incompetência e a vontade de resolver o assunto o quanto antes recorremos a outro banco com boas soluções para nós, entretanto tem sido um martírio, a avaliação veio muito inferior à primeira que já era baixa, o processo foi para aprovação superior e veio recusado, alteraram o spread e mais 1 factor e seguiu novamente há mais de 1 semana e até agora nada. Devido à conjuntura económica que se vive no país os bancos estão com "medo" de emprestar...

    Sou sincera, aquela casa era um sonho para mim e também um excelente negócio mas se fosse agora pensava só em alugar... A ansiedade que tenho vivido, o medo das recusas, as esperas, o facto de talvez não poder vir a cumprir o contrato de promessa compra e venda e perder 2500€... É muito difícil partir para um negócio destes nesta altura do campeonato. Aconselho calma e poderação para não passares por isto que estou a passar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: djhp
    • djhp
    • 14 abril 2011

     # 7

    Boas,

    Eu por acaso hoje enviei para um amigo meu que trabalho num banco a perguntar como estavam as coisas a nivel do credito habitação e a resposta dele foi:

    "está um pouco complicado para credito habitação mas continua-se a fazer, o problema são as taxas…. o nosso spread anda em valores sempre acima de 2,70% é neste momento o minimo, o único problema neste momento é só a nivel do emprego das pessoas que ninguem sabe se temos emprego daqui a 6 meses ou não."

    Cumprimentos
  5.  # 8

    Eles dizem sempre isso. Eu trabalhei no banco onde actualmente tenho o crédito e eram só facilidades, depois da avaliação e de há umas 2 semanas para cá mudou o discurso.

    Eu aconselho, e por minha experiência, a ponderar. Quem tem dinheiro de lado é provável que tenha menos problemas pois poderá fazer face a uma avaliação fraca mas quem não tem...
  6.  # 9

    Ah e o spread que "prometeram" antes da avaliação era de 2.0... Depois passou a 3.0 e ficou recusado e já vai em 3.3. Ainda assim e dada a demora em responder julgo não ser assim tão fácil. Sou efectiva (funcionária pública e por isso talvez apresente risco, não sei) e o meu namorado também é efectivo.
  7.  # 10

    As pessoas continuam a querer dar passos maiores que as pernas. Será que não veem o que se está a passar?

    Editado: http://economico.sapo.pt/noticias/bce-vai-continuar-a-subir-juros-para-travar-inflacao_115989.html
    Contem com mais umas centenas de euros nas prestações a médio prazo.
 
0.0156 seg. NEW