Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas!
    Preciso de ajuda para um problema que me anda a atormentar...
    Estava a montar uma tomada dupla na cozinha e antes de o fazer desliguei o disjuntor respectivo e verifiquei se havia tensão com o busca-polos. Zero. Pensando que estaria tudo ok, desmontei a tomada existente, desliguei os cabos e eis que, por acaso, eles se tocam. E o quadro dispara (o disjuntor mais 'gordo', não sei qual a designação correcta).
    Pendei que tivesse visto mal com o busca-polos. Afastei os cabos, liguei o quadro e com o disjuntor da cozinha desligado, voltei a verificar e nada de tensão. Uni os cabos com um alicate e zás. Quadro abaixo novamente.
    Pensei que poderia ser uma fase em contacto noutra tomada qualquer. Desliguei todos os disjuntores, à excepção do 'mais gordo', e uni os cabos. Nada. Tudo ok.
    Mal liguei um aleatoriamente e a luz foi logo abaixo quando uni os cabos. Desliguei esse e exprimentei com ouytro e a mesma coisa. Luz abaixo.
    Alguém tem ideia do que possa ser, ou tenha passado por uma situação semelhante?
    Obrigado!
  2.  # 2

    Neutro (azul) em contacto com terra (verde/amarelo) dispara o disjuntor mais gordo (diferencial de protecção).

    Quando desliga um disjuntor individual num quadro elétrico, corta a fase mantendo o neutro em funcionamento excepto se o disjuntor for bipolar, que nesse caso corta fase e neutro.

    Quando desligamos a corrente para um intervenção, devemos desligar sempre o diferencial ou geral da EDP excepto situações onde não é possível/ aconselhado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: noves fora
  3.  # 3

    Obrigadão Alex!
    Então, mesmo tendo o disjuntor da cozinha desligado, tenho que ter cuidado para não juntar o noutro e a terra, é isso?
    Pensei que fosse uma situação mais grave!
  4.  # 4

    Não é preciso ter cuidado. Tanto o neutro como o terra nem cócegas dão. Tem de ter cuidado porque pode disparar o diferencial e ficar sem luz. Numa habitação, não tem problema mas num espaço comercial, com clientes e computadores de facturação ligados, não dá muito jeito (como já me aconteceu).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: noves fora
  5.  # 5

    Muito Obrigado Alex!
    Estava pestes a desmontar as tomadas da casa a ver se via algum gato... :) coisas de maçarico, enfim!
    Abraço!
 
0.0062 seg. NEW