Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Caros Amigos, estou prestes a meter-me numa grande aventura..., a construção de uma Moradia.
    Em principio já tenho o Terreno, mas tenho algumas duvidas, eu projectei uma casa (ainda tenho que falar com o arquitecto) cujo a casa tem 11.5m x 7.5m e o 1º piso tem á volta de 9m x 7.5m.
    Eu estava a pensar em fazer isto por administração directa, falar com o gajo do betão para fazer as cofragens, falar com os pedreiros para acentarem tijolo, falar com o canalizador para me instalar a canalização, etc...
    Mas não sei os preços, como não falei com nenhum empreiteiro decidi meter mãos á obra e fazer conta de cabeça.
    Ora se medirmos a área bruta da casa, que são 86,25m2 em baixo e 67.5m2 em cima dá um total de 153.75m2 , apesar de que no meu design estou a ser "inteligente" e estou a fazer um aproveitamento no sótão no 1º andar, ou seja..., a casa é quase uma moradia térrea com um sótão aproveitável (E um pé direito que vai desde o 1º andar até ao telhado de 3.6metros usufruindo de uma lage inclinada, prefiro assim porque como tenho um terreno grande posso construir um anexo mais tarde e tenho a minha tralha toda lá.
    A minha questão é a seguinte, os preços variam nos empreiteiros entre 700€ m2 e os 1000€ m2, se for fazer contas aos 1000€ ficava-me por 153750€ a moradia... se fizer as contas aos 700€ m2 ficava-me por 107.000€ a minha questão é que tive a fazer as contas ao preço do material, e usando material de media gama (uns 30€ m2 em ceramica para wc, uns 25€ m2 em soalho flutuante, uns 15€ m2 em tijolo, etc...) ficava-me o material todo por volta de 30.000€ será que iria gastar assim tanto na mão de obra? ou será que fiz mal as contas?
    E o que é que eu posso contar para constuir um Muro? e em relação a uma garagem? gostava de ter uma garagem grande para 2 carros, uns 6.5m por 4.5m , mas não era necessário ter acabamentos, basta ser um barracão com tijolo , reboco e uma pintura por fora e chão de cimento... eu até preferia assim que seria para eu fazer uma pequena oficina para mim, para eu estar entretido de volta dos meus chassos :)
    E por fim a ultima questão.. quanto é que se paga pelos ramais da Agua, Gas e Electricidade? só para ter uma ideia da média dos valores..

Resumindo
    - Quanto custa construir uma moradia em média
    - Quanto me ficaria construir os muros do terreno, e a garagem
    - Quanto me ficaria pagar os ramais

Alguém me pode esclarecer?
    um abraço
  2.  # 2

Colocado por: VascoMoraiserá que iria gastar assim tanto na mão de obra?

Ainda que tenha feito mal as contas, lembre-se que particularmente no caso de uma moradia de tamanho standard e acabamentos médios, a rubrica mais pesada (isto é, cara) do orçamento é mesmo a mão de obra. E ainda bem que assim é - construir é um trabalho duro, sujo, e que exige grande experiência, pelo que deve ser pago decentemente.

Quanto às suas questões, alguém mais bem informado virá em seguida, mas

1. Fala-se numa média de 750 euros/m2, mas depende da zona do país e de outros detalhes.
    2. Depende do perímetro do terreno a murar...
    3. Não sei
  3.  # 3

isto será nos Arredores de Loures :)
  4.  # 4

Colocado por: VascoMoraisA minha questão é a seguinte, os preços variam nos empreiteiros entre 700€ m2 e os 1000€ m2, (.....) usando material de media gama (uns 30€ m2 em ceramica para wc, uns 25€ m2 em soalho flutuante, uns 15€ m2 em tijolo, etc...) ficava-me o material todo por volta de 30.000€ será que iria gastar assim tanto na mão de obra? ou será que fiz mal as contas?
    Se incluir nos «materiais»:
    o betão e o ferro (estrutura);
    as portas interiores, os rodapés e os armários de cozinha (carpintarias) com as respectivas ferragens;
    as louças e torneiras;
    as cantarias, as bancadas e tudo o que seja pedra (cantarias) ;
    e as janelas (caixilharias) e os espelhos;
    as tintas, selantes, betumes, diluentes e vernizes (pinturas);
    etc.
    nesse caso fez mal as contas. :-)

Terá, de certeza, mais de 30mil euros de materiais na sua casa.

A mão de obra é mais de metade do custo de uma moradia, é verdade.
    A percentagem de materiais depende de como você fizer os contratos com os subempreiteiros. Por exemplo: é o electricista que fornece os quadros electricos, os fios, as tomadas, comutadores, interruptores, etc. (materiais) ou é você ?

1- Quanto custa construir uma moradia em média
    2- Quanto me ficaria construir os muros do terreno, e a garagem
    3- Quanto me ficaria pagar os ramais

1. Concordo com uma média de 750 eur/m2... + IVA.
    2. Depende do muro; a garagem pode ficar entre 350 e 400eur/m2.
    3. Depende da zona, da distância às respectivas redes, etc.
  5.  # 5

o que é que sairia mais barato, serem os empreiteiros a fornecer o material ou eu comprar? e se for mais barato eu comprar o material onde é que posso ver material mais barato?
    1 abraço
  6.  # 6

ja agora, eu sei fazer bastantes coisas, montar soalho flutuante, colocar as ceramicas na casa de banho, roda tectos, roda pes, isso é coisas faceis que eu posso fazer..., tambem tenho um jeitinho especial para carpintaria pelo que não coloco a hipotesse de lado em comprar madeira e fazer eu mesmo as próprias portas interiores de casa , ha algum problema para a Obra se for eu a fazer a instalação electrica em casa? comprar frio, tubo pvc, partir o tijolo, passar cabo para todas as instalações etc? em principio os cuidados seria passar o cabo sempre junto ás portas e aos tectos para quando alguem for a pendurar um quadro não acertar num cabo, é isso?
  7.  # 7

Colocado por: VascoMoraisja agora, eu sei fazer bastantes coisas, montar soalho flutuante, colocar as ceramicas na casa de banho, roda tectos, roda pes, isso é coisas faceis que eu posso fazer..., tambem tenho um jeitinho especial para carpintaria pelo que não coloco a hipotesse de lado em comprar madeira e fazer eu mesmo as próprias portas interiores de casa , ha algum problema para a Obra se for eu a fazer a instalação electrica em casa? comprar frio, tubo pvc, partir o tijolo, passar cabo para todas as instalações etc? em principio os cuidados seria passar o cabo sempre junto ás portas e aos tectos para quando alguem for a pendurar um quadro não acertar num cabo, é isso?

Se você tem jeito e tempo para isso tudo, é só uma questão de ter um seguro de acidentes de trabalho adequado, ter a respectiva ficha médica em dia, e fazer-se passar por empregado de uma das empresas com alvará que você iria contratar para fazer esses trabalhos.
    :-)

Agora a sério. Tirando a instalação electrica (e a de gás), com as quais não se deve brincar, há outras que nao vejo porque não se prevê a possibilidade de serem feitas em auto-construção...

O giro é se você (como operário) arranja problemas com o director técnico da obra (indicado pelo empreiteiro escolhido pelo dono de obra/você) ou com o coordenador de segurança (indicado pelo dono de obra/você)... :-)

PS: as portas (mesmo as maciças) saem muito mais baratas compradas já feitas.
  8.  # 8

Boas amigos eu vou começar a construir mas tenho uma pergunta fazer a ver se alguém me sabe responder, a minha pergunta e a seguinte: eu no material de casa de banho não queria utilizar o pvc queria utilizar os tubos da c geberit , mas o problema e que não existe caixas sifom e eu não queria por as caixas por isso e que queria fazer em geberit e usava sifões da geberit. Obrigado por tudo
  9.  # 9

Colocado por: Black 019Boas amigos eu vou começar a construir mas tenho uma pergunta fazer a ver se alguém me sabe responder, a minha pergunta e a seguinte: eu no material de casa de banho não queria utilizar o pvc queria utilizar os tubos da c geberit , mas o problema e que não existe caixas sifom e eu não queria por as caixas por isso e que queria fazer em geberit e usava sifões da geberit. Obrigado por tudo

De nada !

(se alguém percebeu qual era a pergunta faça-me a fineza de me esclarecer !)
  10.  # 10

Desculpe mas sou novo ainda nao sei trabalhar com isto
  11.  # 11

Não tem de pedir desculpa. Mas dava jeito que reformulasse a sua questão, ou seja, que fizesse a pergunta por outras palavras, a ver se a gente percebe.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Black 019
  12.  # 12

Caro Vasco Morais,
    [pub]
    Tem sussurro.
    [/pub]

www.gabineteop.com
  13.  # 13

A minha pergunta era se e obrigatório fazer a instalação de esgotos em pvc se nao posso utilizar outro tipo de materiais(isto e pra o italiano) obrigado
  14.  # 14

Caro amigo, já respondi, obrigado :)

0.0178 seg. NEW