Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,

Estou deveras preocupada, porque tenho uma casa com cerca de 10 anos, com o chão em soalho, tábuas corridas de cerejeira pregadas. Dei-me agora conta que em várias zonas o chão está a ceder. A madeira está em boas condições, e o que me parece que está a acontecer é que as madeiras (peço desculpa mas não sei como se chamam) que estão por baixo, na base do chão, onde as tábuas são depois pregadas estão a apodrecer. Falei com um capinteiro que me disse que a solução é fazer pequenos buracos no chão e injectar espuma de poliuretano. Será isto a melhor solução? Ou vou ter que me mentalizar que irei ter de retirar todo o chão e fazer de novo (=pesadelo!!).
    Agradecia sugestões.
  2.  # 2

e o que me parece que está a acontecer é que as madeiras (peço desculpa mas não sei como se chamam) que estão por baixo, na base do chão, onde as tábuas são depois pregadas estão a apodrecer.
    os sarrafos? apodrecer? não me parece,só vendo
    Ou vou ter que me mentalizar que irei ter de retirar todo o chão e fazer de novo (=pesadelo!!).
    era o que eu faria, fazer buracos para projectar? tambem não me parece bem
  3.  # 3

Nós temos a suspeita de que os sarrafos estarão a apodrecer porque há cerca de um ano instalámos uma casa de banho num dos quartos, e nessa altura retiramos parte de chão de madeira onde ficou a casa de banho. Um dos sarrafos estava completamente podre, mas era só um, os outros estavam óptimos, e por isso não mais nos preocupámos com o assunto. Mas agora que vejo o chão a ceder, quando nós passamos por cima as tábuas em alguns sítios vão abaixo, receio que estejam realmente podres...
  4.  # 4

Colocado por: ?são sarrafos de pinho de certeza.....aposto!!

alguns tem a mania de usar isso e ainda argumentam ser pinho tratado...tretas.

os sarrafos deveriam ser sempre de uma madeira nobre e se possível igual ao soalho.

O pinho se for tratado como deve de ser dura uma vida,eu conheço coberturas de telhados feitos de pinho algumas já com 40-50 anos de existência e estão rijas como aço.
  5.  # 5

E não me restará outra hipótese senão tirar tudo? Para além da cada do avesso, nem imagino quanto é que isso me irá custar!! A madeira que tenho dá para aproveitar, ou acaba por danificar-se ao tirar o chão? A tal ideia de injetar poliuterano não resolverá o problema? O carpinteiro garantiu-me que já fez o mesmo anteriormente e que ficou impecável.
  6.  # 6

suponho, portanto, que as tábuas corridas de cerejeira se encontram pregadas a pequenos sarrafos que se encontram chumbados com cimento à placa. É isso ?

Colocado por: CarolinaSilva ...a solução é fazer pequenos buracos no chão e injectar espuma de poliuretano.

Eu sugiro que opte por esta solução.
    É barata, não destrói nada do que está feito (tirando os furos), nem sequer (quase que) precisa de remover a mobília dos quartos.
    Mas encare-a como um ensaio, a ver se funciona.
    Talvez deva começar por fazer na divisão (ou corredor) em que note que o soalho cede mais (e só depois, se resultar, passar aos quartos seguintes).

Só mais uma pergunta: como faz a manutenção / limpeza do pavimento ?

Colocado por: J FilipeO pinho se for tratado como deve de ser dura uma vida,eu conheço coberturas de telhados feitos de pinho algumas já com 40-50 anos de existência e estão rijas como aço.
    Espero que para si «durar uma vida» seja bem mais do que «40-50 anos de existência».
    É que deve ter havido uns quantos membros deste Forum que, de repente, se sentiram de pés para a cova... ;-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CarolinaSilva
  7.  # 7

Colocado por: Luis K. W.

Espero que para si «durar uma vida» seja bem mais do que «40-50 anos de existência».
    É que deve ter havido uns quantos membros deste Forum que, de repente, se sentiram de pés para a cova... ;-)

Se estiverem rijos como aço não vejo o porque de se sentirem já de pés para a cova;))
  8.  # 8

Colocado por: Luis K. W.suponho, portanto, que as tábuas corridas de cerejeira se encontram pregadas a pequenos sarrafos que se encontram chumbados com cimento à placa. É isso ?

É exactamente isso.

Colocado por: CarolinaSilva...a solução é fazer pequenos buracos no chão e injectar espuma de poliuretano.

Eu sugiro que opte por esta solução.
    É barata, não destrói nada do que está feito (tirando os furos), nem sequer (quase que) precisa de remover a mobília dos quartos.
    Mas encare-a como um ensaio, a ver se funciona.
    Talvez deva começar por fazer na divisão (ou corredor) em que note que o soalho cede mais (e só depois, se resultar, passar aos quartos seguintes).

Segundo percebi, os furos que se têm de fazer são muito pequenos, e são depois tapados novamente com um pedaço de madeira. O carpinteiro chamou-me apenas a atenção para o facto de que se terão de colocar umas escoras (acho que é isso), até ao tecto para garantir que o soalho não sobe com a espuma. Só a ideia de ter que mudar o chão todo me apavora (somos 2 adultos com 3 crianças em casa!).

Só mais uma pergunta: como faz a manutenção / limpeza do pavimento ?

O chão não tem verniz, tem cera. Faço apenas limpeza a seco, nunca coloco água: aspirador, mopa, e encero o chão quando necessário (normalmente uma ou duas vezes por ano).

Mas é normal isto dos sarrafos apodrecerem acontecer? Na altura em que tivemos de decidir, ainda pensámos em flutuante, mas preferimos madeira maciça e soalho pregado porque achámos que seria melhor. Pelas discussões que já li aqui, também já percebi que as opiniões não são unânimes.
  9.  # 9

Pode fazer agora com cera, mas de certeza que esse pavimento já levou verniz. Ainda por cima cerejeira, é boa, bonita mas para pavimento teve que levar verniz.
    Faça o 1º por onde abate mais e o segundo a uma distancia de 30/40cm com furos de cerca de 8/10mm, não é necessário escorar ao tecto.
    Eu fazia assim, utilizava o bico pequeno ao tubo da espuma, para poupar, não o que fica dentro da caixa, mas sim a que sair, essa é desperdício e só vai sair com o produto de limpeza depois de seca. Deixe a espuma expandir e muito importante, não andar em cima desse pavimento nas 1ªs 24 horas.
    Já agora, antes de colocar a espuma o ideal era assoprar, depois borrifar um pouco com água, e só dar um tiro. A espuma ia colar aos dois suportes.
    Agora pode começar a fazer rolhas, muitas rolhas de cerejeira. Colar com o cuidado de que o veio fique ao menos no mesmo sentido, não se vai notar muito.
    E foi a estrutura de madeira que apodreceu, pois não estava tratada em profundidade e não superficial e recebeu a humidade que ainda estava na lage. As pressas e o ganhar dinheiro fácil, é o que dá. As pessoas deixam de ser profissionais quando querem ganhar todo de uma só vez, mau profissional. Era dizer-lhe isso frente a frente, não vai resolver nada, mas pelo menos a pessoa em questão vai pensar duas vezes antes de continuar a fazer o mesmo.
    Pessoa que não sente, não é boa gente.
    Bom trabalho de relojoeiro.

Ases
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CarolinaSilva
  10.  # 10

Ainda em relação ás estruturas de pavimentos.
    E quando vejo deck compósito com estrutura de madeira sem ser tratada? Nem devia ser tratada, quanto mais madeira. Devia ser sim do mesmo produto. Para mim deviam ser presos esses profissionais que fazem este tipo de trabalho.
    As pessoas querem bom mas barato, era perfeito mas ainda não conheci quem.
    Querem um produto intemporal por fora, mas por dentro pode ser qualquer coisa, ninguém vê ou pergunta, desde que se consiga poupar uns euros. Para isso fazia em deck madeira e não em compósito.
    Desculpe, mas tem e não tem a haver com o seu problema.

Ases
  11.  # 11

Colocado por: CarolinaSilvaO chão não tem verniz, tem cera. Faço apenas limpeza a seco, nunca coloco água: aspirador, mopa, e encero o chão quando necessário (normalmente uma ou duas vezes por ano).

Perfeito!
    (É que ainda há poucos dias me ia chateando com uma funcionária de uma empresa de limpeza que andava a LAVAR o chão em flutuante de balde e esfregona, como se aquilo fosse pedra ou mosaico!)

Mas é normal isto dos sarrafos apodrecerem acontecer?.
    Diga-me outra coisa:
    trata-se de uma moradia e isso é no piso térreo ??
  12.  # 12

Colocado por: Luis K. W.Espero que para si «durar uma vida» seja bem mais do que «40-50 anos de existência».

Colocado por: J Filipe
    Se estiverem rijos como aço não vejo o porque de se sentirem já de pés para a cova;))

Pois... Ok. Mas isso são VIGAS, e que estão "no ar".
    Eu já vi sarrafos de pinho tratado, aplicados no chão, apodrecerem em meia-dúzia de anos (como os da CarolinaSilva). :-)
  13.  # 13

Sim, trata-se de uma moradia e isto está a acontecer no piso térreo.
    Eu acompanhei a construção da casa. O que foi feito foi o seguinte (peço desculpa pela descrição não técnica...): No piso térreo foi feita uma laje, e depois foram colocados os sarrafos. Entre os sarrafos foi colocada teca. Foi colocada depois uma tela, e aplicado o soalho por cima. Já não me recordo qual a madeira dos sarrafos mas não foi pinheiro. Era uma madeira escura. A madeira de cerejeira está impecável.
    Agora até tenho medo de andar por cima, porque sinto claramente em diversas zonas o chão a abater.
  14.  # 14

Entre os sarrafos foi colocada teca.

Não será "leca"?

José Cardoso
  15.  # 15

A culpa foi de tudo e de todos. Da lage não seca e ainda a agravar era térrea, da tela que serviu de barreira ( condensou a humidade da lage neste nível ), da estrutura não tratada a vácuo, agora da Leca?
    Peço desculpa, mas o meu censo diz para discordar. Um inerte seco, que estava no intuito de corte térmico, mas nestas condições estava banhada em banho-maria.

Ases
  16.  # 16

Colocado por: CarolinaSilvaSim, trata-se de uma moradia e isto está a acontecer no piso térreo.

Bingo !

Carolina, não sei se percebeu dos comentários anteriores que o que está a acontecer é que a madeira dos sarrafos está a apodrecer por causa da humidade (por capilaridade, por condensações, e/ou por infiltração).

Provavelmente as tábuas de cerejeira também já começam a ter fungos na face inferior.

Isto é. PROVAVELMENTE não basta «apertar» a madeira para baixo e «colá-la» ao pavimento. Vai ser preciso dar cabo dessa humidade.

Meus senhores, já estamos a afligir a CarolinaSilva que chegue.
    Que soluções sugerem ?

(claro que, se a Carolina conseguir obter uma descrição crível e o mais técnica possível, poderemos ajudá-la melhor)
  17.  # 17

Na altura, o que me indicaram da leca era exactamente que serviria para proteger de eventuais humidades. A madeira de cerejeira não está em contacto directo nem com os sarrafos nem com a leca, porque tem uma tela. Pelo que percebo, não me resta mais nada senão retirar todo o chão? Não há mais nada a fazer? É que retirar o chão é um verdadeiro pesadelo, nem quero pensar! Tenho três crianças pequenas, e a casa ficará completamente do avesso! E nessa eventualidade o que deveria ser feito para que isto não volte a acontecer?
    Muito obrigada a todos.
  18.  # 18

Então qual a solução? Arrisco-me a que as coisas sejam outra vez mal feitas e daqui a meia dúzia de anos volte a ter problemas de novo?
  19.  # 19

Colocado por: ?o que se lhe disser nunca o vai conseguir por em pratica por várias razões,uma delas é que o carpinteiro que lhe vá fazer o serviço dificilmente irá aceitar que alguém lhe vá dizer como deve fazer o trabalho....etc etc

Diga lá qual é a sua opinião, homem!!! :-)

Colocado por: CarolinaSilva ...Pelo que percebo, não me resta mais nada senão retirar todo o chão?
    Carolina
    Eu sou, por princípio, partidário de se testar primeiro a solução mais prática (e - portanto - mais barata).
    Se esta funcionar, óptimo. Se não funcionar, perdeu-se pouco.

Deve haver MAIS do que uma maneira de se evitar a continuação da degradação, e de manter o pavimento fixo ao chão.

Como é o terreno em volta da casa?
    Foi colocado um dreno em volta da casa? E por baixo da casa?
  20.  # 20

A casa é térrea, só de um piso. Nesta parte da casa que tem o soalho em madeira é a parte dos quartos, e não tem nada por baixo. Tem a placa e mais nada. Não foi colocado nenhum dreno em volta da casa, se bem me lembro por baixo também não. Por fora da casa, de um dos lados tem pavimento cerâmico, do outro lado é um caminho que tem apenas gravilha.
    Quando tivemos de retirar uma parte do chão de madeira para fazermos uma casa-de-banho, há cerca de um ano, a madeira de cerejeira estava óptima, por baixo não apresentava nenhuns sinais de humidade.
    Não tenho problemas de humidade em lado nenhum, nem nas paredes junto ao chão.

0.0227 seg. NEW