Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos .. é o meu primeiro topico aqui no forum... por isso aqui vai.

Estou a pensar em comprar uma casa em tabique (acho que o predio tem placa exterior), é um t4 do estilo 1930, portadas grandes, pé direito de 3,40m, tudo mt bonito. É um ultimo andar pelo que ainda tem um espaço minimo para sotao (eu só queria para guardar malas e caixas)... o empreiteiro que eu contactei disse-me que por ser tabique com barrotes não dava para fazer sotão... será que realmente não dá? E mezaninne dá?

obrigado a todos pela maçada.
  2.  # 2

só com essa afirmação de que é tabique, não pode dizer em concreto que se pode ou não fazer sotão.
    em geral dá...terá em principio é de reforçar estrutura e/ou paredes.
    mezanino igual
  3.  # 3

xenotox,

O que é que quer dizer com "acho que o prédio tem placa exterior"?
    Quanto ao sótão, pela sua descrição, precisará de reforçar a estrutura dos tectos e paredes para fazer o dito.
    Quanto ao mezzanine, faça primeiro as contas para ver que altura tem do tecto até ao telhado, para ver se lhe cabe esse "meio-piso" na casa.

Cumps.
  4.  # 4

o empreiteiro diz que a cozinha no chao é placa e o resto é tabique
  5.  # 5

Colocado por: xenotoxo empreiteiro diz que a cozinha no chao é placa e o resto é tabique
    o tabique aplica-se nas paredes.

Com 3,40m consegue fazer dois pisos, sim, mas num deles é para andar de gatas (com menos de 1m de pédireito).

Se pretende utilizar o sotão, lembre-se dos problemas que vai levantar com os outros condóminos. O mais certo é todos se lembrarem de repente que aquele espaço também é deles (apesar de não terem acesso directo), e têm razão.

Um prédio «tudo muito bonito»?
    - com estrutura de madeira ? Lembre-se, POR FAVOR, que quanto mais antiga for a madeira, mais seca estará e, por isso, mais depressa vai arder em caso de incêndio.
    - um último piso ? debaixo de uma cobertura em telhado com estrutura de madeira? Aposto que as paredes e tectos estão todas pintadinhas de fresco (para não se verem as marcas de infiltrações), não?
    - Verificou QUE isolamento térmico tem na cobertura? É que se for como o seu empreiteiro diz, a única coisa que separa essa casa do exterior são umas placas de gesso penduradas numas vigas de madeira (barrotes), e um conjunto de buracos com telhas no meio (ou o contrário, não sei).
  6.  # 6

tudo verdade... a cobertura nao sei... qual a melhor solução?
  7.  # 7

Colocado por: xenotoxtudo verdade... a cobertura nao sei... qual a melhor solução?

A cobertura é absolutamente fundamental para quem vai viver no último piso.
    Não saber como está a cobertura é o mesmo que saber que vai andar todos os dias a pé e não saber se dispõe de sapatos.

1. Avaliar bem, friamente, essa aquisição. Uma casa em gesso e madeira, e debaixo de um telhado, até pode ser mais barata (um carro sem motor, ou que consuma 40litros/100km, também o é), mas pode ser um sorvedouro de dinheiro (obras de reparação, consumo de energia a aquecer/arrefecer).

2. Avaliar bem o custo das obras realmente necessárias / possíveis. Contacte um técnico que visite sobretudo o telhado e que lhe faça uma lista dos trabalhos, e depois peça a um ou dois empreiteiros que orçamentem essa lista de trabalhos.

3. Informe-se devidamente sobre a possibilidade de executar as obras que pretende (ocupar volume do sotão). Pode ter impedimentos tanto da parte do condomínio como da Câmara.

4. Já agora. Não compre a casa sem falar com um advogado. Já sabe se a casa tem dívidas ao condomínio, às finanças, etc.?
  8.  # 8

xenotox

lembre-se fundamentalmente de uma coisa, não está só a comprar o ultimo andar, está a "comprar" uma fracção de um imovel bastante antigo e com possiveis patologias graves ás quais irá caber a si uma parte da sua resolução e estar a remendar a sua fracção terá que ser um processo que requer uma analise muito rigorosa ao todo ( prédio).
  9.  # 9

Pois... eu estava a assumir que "o predio tem placa exterior" significava que tinha laje de cobertura.

0.0288 seg. NEW