Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa Tarde!
    Há muito que acompanho este fórum, mas é a primeira vez que coloco um tópico.
    A minha questão é a seguinte:
    Estamos a pensar construir uma moradia Rés do chão com 3 quartos, 3 wc, sala, cozinha e lavandaria com cerca de 200 m2, já incluindo a garagem.Já temos o terreno que é no interior Norte.
    O que queríamos, eram bons isolamentos (capoto), boas janelas um bom sistema de aquecimento de maneira a que a casa ficasse o mais confortável possivel.
    Em termos de materiais (azulejos, loiças etc), queríamos uma coisa mediana(tipo azulejos a 15€/m2 preço de venda ao público). Contudo, neste ponto, temos a vantagem de ter um familiar (pai) que vende todos estes materiais, pelo que nos ficariam todos a preço de custo.
    O que gostaríamos de saber é se por 100 000€ conseguiríamos fazer a moradia (já incluindo materiais a preço de custo). Acham que seria possivel?
    Já fizemos nós próprios um projecto num programa próprio, assim que puder coloco.
    Agradecia a vossa opinião
  2.  # 2

boas ,eu acho possivel mas ja viram por ai muitos q dis q estamos loucos ,q nao se pode fazer .cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rui1magano
  3.  # 3

boas eu sou restaurador remodelador e acho k consegue se fazer uma casa nova com esse dinheiro só depende quem e k vai aceitar para construir assim quer dizer com os seus materiais cada construtor tem o seu fornecedor e eles ganha ainda algo
  4.  # 4

olá
    Vou colocar aqui a planta e algumas imagem da nossa possivel futura casa.
    Espero mais algumas opiniões se pudesse ser, era uma grande ajuda

Jorgand e tiyxu, obrigada pela vossa contribuição. Eu também acho que dará, mas estou com algum receito de começar a casa e depois os gastos nao serem nada do que esperava.
    Obrigada
  5.  # 5

e vai mais uma
      frente.jpg
  6.  # 6

agora a parte de trás
      parte tras.jpg
  7.  # 7

e mais uma da parte da frente.
    Agradecia mesmo as vossas opiniões
      frente 2.jpg
    •  
      FD
    • 18 abril 2011

# 8

Colocado por: Isabel2Agradecia mesmo as vossas opiniões

E se as opiniões não corresponderem depois à realidade, o que é que acontece?
    Não faça a casa com base nas opiniões aqui recebidas, acho que deveria ter uma garantia maior do que essa...

O correcto é contratar um medidor orçamentista para lhe fazer um mapa de quantidades, leia: https://forumdacasa.com/discussion/1042/a-importancia-do-mapa-de-quantidades/
    O custo disto, dependendo muito do volume de trabalho e do grau de exactidão pretendido, pode ser algo como 500€ a 1.000€...
  8.  # 9

Eu também acho que dará, mas estou com algum receito de começar a casa e depois os gastos nao serem nada do que esperava.

Porque acha que dará? Conhece algum caso semelhante?
    Parece-me que mais que achar possível, a Isabel2 deseja que seja possível. Lamento desapontá-la mas não sou dessa opinião, bem pelo contrário. Porquê? Porque há já muitos anos que vi esse preço a ser ultrapassado e as exigências legais a aumentarem. É verdade que há quem pense que seja possível mas, mais uma vez, parece-me que confundem o desejo com a realidade.

PS: desculpe que lhe diga mas começar a poupar no projecto é meio caminho andado ... para a desgraça. O seu esforço merece um projecto decente e não o que tem aí.

José Cardoso
  9.  # 10

Sra. Isabel2
    Mesmo com materiais a preço de custo, é muito difícil construir 200 m 2 com 100 mil euros. Se ainda quer capoto por fora e agora que é obrigatório panéis solares, mais difícil fica, e agora com os impostos e materiais a ficar mais caros. Com muito boa vontade, e para ficar uma coisa minimamente em condições, se só tem esse dinheiro para gastar, faça as contas ao contrário. Digo, ´´o que é que com 100 mil euros eu consigo construir´´. Porque essa casa, e desculpe a minha franqueza, não a consegue fazer com essas contas.
    Cumprimentos
    A.Ribeiro
  10.  # 11

agora k toou a ver as plantas eu ariscava me para fazer a casa so k eu não tenho alvará tenho todo menos alvarás para construção e so pedia por isso 40 000 euros e o resto 60000 ficava para materiais
  11.  # 12

Obrigada a todos pelas vossas opiniões.
    Tendo eu todos os materiais, tava mesmo convencida que conseguiríamos construir esta casa por cerca de 100 000€.

Colocado por: j cardoso

PS: desculpe que lhe diga mas começar a poupar no projecto é meio caminho andado ... para a desgraça. O seu esforço merece um projecto decente e não o que tem aí.

José Cardoso

Como já tinha dito anteriormente, este é apenas um esboço da casa que gostariamos de ter.Foi feito por nós e não por um profissional, por isso, acredito que não seja um projeto decente. Claro que quando avançarmos iremos a entregar a um arquitecto.

Colocado por: tiyxuagora k toou a ver as plantas eu ariscava me para fazer a casa so k eu não tenho alvará tenho todo menos alvarás para construção e so pedia por isso 40 000 euros e o resto 60000 ficava para materiais

De facto, ao falarmos com um cliente, um construtor, ele disse que por 30 000€ (apenas em conversa) fazia o esqueleto. Penso que será um bom valor.

Vejo por aqui muitos casos de pessoas que dizem que construíram casas muito maiores e que ficaram mais baratas ainda (em comparação, claro), mas também muitas pessoas a dizerem que é impossível construir casas por valores tão baixos.
    Acredito que cada caso é um caso, e que seja impossível dizer se é possivel ou não.

Já agora, outra dúvida, uma casa assim, Rés-do-chão, fica mais cara que uma casa com R/chão e primeiro andar? Eu achava que ficaria mais barata, mas já ouvi dizer o contrario.
    Obrigada a todos
  12.  # 13

Aqui no norte (braga/barcelos/famalicão) há um construtor que constrói até 150m2 em módulos pré-fabricados de betão (cada laje pesa salvo erro 16 toneladas) por menos de 100 mil euros chave na mão... com capoto e com painéis solares.
  13.  # 14

Colocado por: PortugalAqui no norte (braga/barcelos/famalicão) há um construtor que constrói até 150m2 em módulos pré-fabricados de betão (cada laje pesa salvo erro 16 toneladas) por menos de 100 mil euros chave na mão... com capoto e com painéis solares.

Será que me poderia indicar o nome desse construtor, ou algum site?
    Obrigada
  14.  # 15

Colocado por: Isabel2

Será que me poderia indicar o nome desse construtor, ou algum site?
    Obrigada

Acho que não tem site... a única coisa que posso tentar arranjar é o numero do tlm dele...
  15.  # 16

Colocado por: Isabel2O que queríamos, eram bons isolamentos (capoto), boas janelas um bom sistema de aquecimento de maneira a que a casa ficasse o mais confortável possivel.

se é no interior norte convém mesmo bom isolamento, e aconselho A/C dependendo da zona concreta, onde é?

Colocado por: Isabel2O que gostaríamos de saber é se por 100 000€ conseguiríamos fazer a moradia (já incluindo materiais a preço de custo). Acham que seria possivel?

incluindo garagem e tendo conta a localização, parece-me possível, mas bem espremido"".

em termos de planta, está bem distribuída/organizada no geral, já pode contratar um arquitecto, com essa planta já dá para discutir ideias.
  16.  # 17

isabel2

devia neste momento contactar um arquitecto, por exemplo o seu projecto pode perfeitamente ter uma redução significativa de área e portanto de muitos euros a menos.
    não concordo nada com a duplicação de espaços que tem, duas zonas de comer lado a lado para quê??
    a zona de hall só desperdiça espaço, podia muito bem ter o hall, uma wc e ainda uma despensa a dar para a cozinha.
    enfim lembre-se que qq m2 custa dinheiro e por isso é preciso um bom esquema funcional da casa sem desperdicios.
  17.  # 18

Sr Fernando Gabriel

É em Vila Real, numa aldeia próxima. Os Invernos são rigorosos, preciso de bom aquecimento, contudo, não me parece que A/C seja o ideal, pois de Verão não é necessário arrefecer as casas. Pelo que já vi, se forem bem isoladas, de Verão as casas cá são bem fresquinhas. Mesmo assim, acha que A/C é o mais indicado?

Como já mencionei, eu tenho todos os materiais de construção a preço de custo (claro que janelas e essas coisas não). Já está a contar com isto quando me diz que acha que com 100 000€ conseguimos? Ou neste caso acha que então temos ainda mais facilidade?

Muito obrigada pela sua apreciação
  18.  # 19

Colocado por: marco1isabel2

devia neste momento contactar um arquitecto, por exemplo o seu projecto pode perfeitamente ter uma redução significativa de área e portanto de muitos euros a menos.
    não concordo nada com a duplicação de espaços que tem, duas zonas de comer lado a lado para quê??
    a zona de hall só desperdiça espaço, podia muito bem ter o hall, uma wc e ainda uma despensa a dar para a cozinha.
    enfim lembre-se que qq m2 custa dinheiro e por isso é preciso um bom esquema funcional da casa sem desperdicios.

Pois, em relação ás áreas de comer, é o velho hábito, de ter mesa na cozinha e mesa na sala. Confesso que cozinha junto com sala não gosto muito, gosto de separação, mas o que me aconselhava neste caso? reduzir a área da cozinha? colocar tipo só um balcão a meio e "fechar" ali a cozinha e colocar aquela zona como sala? Qual é a sua opinião?
    A parte do hall não percebi o que queria dizer. ao lado desse hall tem uma wc, com entrada pela sala, de facto podia mudar a porta de entrada da wc, a entrar pelo hall. Em relação á despensa, ficará ao lado da lavandaria, tudo junto, separava depois apenas com uma tipo parede falsa, era essa a ideia.
    Agradeço imenso as suas sugestões.
  19.  # 20

Colocado por: Isabel2Sr Fernando Gabriel

É em Vila Real, numa aldeia próxima. Os Invernos são rigorosos, preciso de bom aquecimento, contudo, não me parece que A/C seja o ideal, pois de Verão não é necessário arrefecer as casas. Pelo que já vi, se forem bem isoladas, de Verão as casas cá são bem fresquinhas. Mesmo assim, acha que A/C é o mais indicado?

Como já mencionei, eu tenho todos os materiais de construção a preço de custo (claro que janelas e essas coisas não). Já está a contar com isto quando me diz que acha que com 100 000€ conseguimos? Ou neste caso acha que então temos ainda mais facilidade?

Muito obrigada pela sua apreciação

depende do sitio, por exemplo se for nas encostas do douro 20km abaixo, no verão aquece e aquece bem, logo a/c é preferivel mesmo, se for vila real mesmo, talvez não precise não, é uma questão de vivência da pessoa, se acha que tem passado bem os verões não coloque.
    por exemplo se for mais acima/ao lado a partir de Murça aquilo aquece muito mesmo, até se chama "a terra quente.", conheço bem a zona pois trabalho por lá também.

se tem materiais mais acessíveis não tem que apertar tanto com o projecto, não, mas atenção reafirmo, há que esmiuçar o projecto e estar atento às escolhas.

de nada
    cumprimentos

0.0229 seg. NEW