Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde, cheguei a parte da escolha da caixilharia e vidros, tenho algumas dúvidas, se alguém me pudesse ajudar agradecia. Adiciono a planta (R/C, 1º andar e fachada), para se perceber melhor, aviso já que é uma reconstrução em caso de acharem a planta estranha :).

    A casa tem XPS 5cm no telhado, paredes e vou colocar floormate perimetral e as paredes antigas têm 0,60m (terra e pedra), fica na zona de Évora. Pensei em caixilharia ruptura térmica de 70mm, caixa-de-ar entre vidros 16mm e os vidros virados a norte serem baixo emissivos. Quanto ao facto de serem laminados ou não tenho dúvidas mas julgo que não encarece muito o preço ou encarece?

    Fachada SUL:
    Porta (sala) Lg: 0,90 x Al: 2,00
    Janela (sala): Lg: 0,85 x Al: 1,00 (portada exterior persianas alumínio, mais portada interior)
    Vitral (sala): Lg: 0,50 x Al: 1,00 (não abre) (sem portada exterior, só com interior)
    Janelas na cumeeira (1ª em cada quarto): Lg: 0,95 x Al: 0,43 (Portada exterior ou cortina?, mais portada interior)

    Fachada NORTE (quintal húmido):
    Porta Cozinha/Quintal: 0,90 x Al: 1,85
    Janela cozinha (nunca bate o sol): Lg 0,79 x Al: 1,00 (sem portada exterior, só c/ interior)
    Janelas- 1ª em cada quarto: Lg: 0,95 x Al: 0,80 (sem portada Exterior, só c/ interior)

    Só para esclarecer que os dois quartos do 1º piso têm cada um: uma janela virada a sul (na cumeeira) e outra virada a norte
    Fachadas Oeste e Leste: Paredes de vizinhos
    As portadas interiores pensei em madeira ou alumínio com lacagem a imitar a madeira

    Mais uma informação útil… :) eu tenho uma irritação com o frio (nheee odeio) e aquela zona é bastante fria e a fachada norte muito húmida no Inverno.
    Muito Obrigado desde já
  2.  # 2

    R/C
    1º Piso
  3.  # 3

    Colocado por: SobreiroBoa tarde, cheguei a parte da escolha da caixilharia e vidros, tenho algumas dúvidas, se alguém me pudesse ajudar agradecia. Adiciono a planta (R/C, 1º andar e fachada), para se perceber melhor, aviso já que é uma reconstrução em caso de acharem a planta estranha :).

    A casa tem XPS 5cm no telhado, paredes e vou colocar floormate perimetral e as paredes antigas têm 0,60m (terra e pedra), fica na zona de Évora.Pensei em caixilharia ruptura térmica de 70mm, caixa-de-ar entre vidros 16mm e os vidros virados a norte serem baixo emissivos. Quanto ao facto de serem laminados ou não tenho dúvidas mas julgo que não encarece muito o preço ou encarece?

    Fachada SUL:
    Porta (sala) Lg: 0,90 x Al: 2,00
    Janela (sala): Lg: 0,85 x Al: 1,00 (portada exterior persianas alumínio, mais portada interior)
    Vitral (sala): Lg: 0,50 x Al: 1,00 (não abre) (sem portada exterior, só com interior)
    Janelas na cumeeira (1ª em cada quarto): Lg: 0,95 x Al: 0,43 (Portada exterior ou cortina?, mais portada interior)

    Fachada NORTE(quintal húmido):
    Porta Cozinha/Quintal: 0,90 x Al: 1,85
    Janela cozinha (nunca bate o sol): Lg 0,79 x Al: 1,00 (sem portada exterior, só c/ interior)
    Janelas- 1ª em cada quarto: Lg: 0,95 x Al: 0,80 (sem portada Exterior, só c/ interior)

    Só para esclarecer que os dois quartos do 1º piso têm cada um: uma janela virada a sul (na cumeeira) e outra virada a norte
    Fachadas Oeste e Leste: Paredes de vizinhos
    As portadas interiores pensei em madeira ou alumínio com lacagem a imitar a madeira

    Mais uma informação útil… :) eu tenho uma irritação com o frio (nheee odeio) e aquela zona é bastante fria e a fachada norte muito húmida no Inverno.
    Muito Obrigado desde já
      Alçado(forumtermica).jpg

    Quer que lhe dê orçamento também?
    Agora tenho que me pirar daqui,logo falo consigo ok?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sobreiro
  4.  # 4

    Quer que lhe dê orçamento também?

    Sim, já agora agradecia... (as medidas são aproximadas ainda vai levar as pedras)

    Mas eu coloquei o post porque os vãos são pequenos e sinceramente não sei se vale a pena colocar vidros baixo emissivos (julgo que o preço dispara substancialmente, se for cerca de 300% sobre um valor já de si elevado... então é para esquecer). Quanto aos laminados se for mais 5 a 10% talvez seja de considerar. O que é que colocariam?

    E gostava de saber estes valores?
    Ug= W/(m2K) transmissão térmica (qto mais baixo melhor)
    Tv= transmissão de luz (qto mais alto melhor)
    G= transmissão total de energia solar (no inverno até é bom que seja alto)

    Nos laminados o valor "Tv" baixa?
    Se o vidro exterior for da mesma espessura do interior, a janela fica com mau isolamento acústico?
    Ao meter uma portada interior ainda reduzo mais o vão, diminuindo ainda mais a entrada de luz, certo?

    Muito Obrigado desde já
  5.  # 5

    Colocado por: SobreiroPensei em caixilharia ruptura térmica de 70mm, caixa-de-ar entre vidros 16mm e os vidros virados a norte serem baixo emissivos.


    Todos os vidros deverão ser baixo emissivos, não encarece muito. Além disso os vãos que apanhem bastante sol deverão também ter controle solar.

    Colocado por: SobreiroQuanto ao facto de serem laminados ou não tenho dúvidas mas julgo que não encarece muito o preço ou encarece?


    Menos importante do que ter baixo emissivo, mas é mais um extra, quantos mais extras pior o preço.

    Colocado por: SobreiroMas eu coloquei o post porque os vãos são pequenos e sinceramente não sei se vale a pena colocar vidros baixo emissivos (julgo que o preço dispara substancialmente, se for cerca de 300% sobre um valor já de si elevado... então é para esquecer). Quanto aos laminados se for mais 5 a 10% talvez seja de considerar. O que é que colocariam?


    não é nem de perto nem de longe 300%, nem 100% lol, é bem menos, o laminado também não é 5 nem 10, mas um pouco mais. As percentagens dependem da percentagem alumínio/vidro por esse motivo é errado falar em mais X por metro quadrado. Não sei se me estou a fazer entender.

    Colocado por: SobreiroE gostava de saber estes valores?
    Ug= W/(m2K) transmissão térmica (qto mais baixo melhor)


    1,3 ou 1,4

    Colocado por: SobreiroTv= transmissão de luz (qto mais alto melhor)


    Se for baixo emissivo sem controle solar a transmissão de luz é quase total, se tiver controle solar fica com 70%, depois há outros que ainda "cortam" mais luz.

    Colocado por: SobreiroG= transmissão total de energia solar (no inverno até é bom que seja alto)


    Se o calor nunca o incomoda pode sempre esquecer o controle solar e aproveita toda a energia solar no inverno, mas olhe que no verão torna-se incómodo, pelo menos para a maioria das pessoas.

    Colocado por: SobreiroNos laminados o valor "Tv" baixa?


    é igual ou mto próximo.

    Colocado por: SobreiroSe o vidro exterior for da mesma espessura do interior, a janela fica com mau isolamento acústico?


    sim.

    Colocado por: SobreiroAo meter uma portada interior ainda reduzo mais o vão, diminuindo ainda mais a entrada de luz, certo?


    uma portada reduz a entrada de luz, seja interior ou exterior, não percebi bem a sua dúvida e/ou preferência por portada interior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sobreiro
  6.  # 6

    Colocado por: Sobreiro
    Sim, já agora agradecia... (as medidas são aproximadas ainda vai levar as pedras)

    Mas eu coloquei o post porque os vãos são pequenos e sinceramente não sei se vale a pena colocar vidros baixo emissivos (julgo que o preço dispara substancialmente, se for cerca de 300% sobre um valor já de si elevado... então é para esquecer). Quanto aos laminados se for mais 5 a 10% talvez seja de considerar. O que é que colocariam?

    E gostava de saber estes valores?
    Ug= W/(m2K) transmissão térmica (qto mais baixo melhor)
    Tv= transmissão de luz (qto mais alto melhor)
    G= transmissão total de energia solar (no inverno até é bom que seja alto)

    Nos laminados o valor "Tv" baixa?
    Se o vidro exterior for da mesma espessura do interior, a janela fica com mau isolamento acústico?
    Ao meter uma portada interior ainda reduzo mais o vão, diminuindo ainda mais a entrada de luz, certo?

    Muito Obrigado desde já

    Fica perto de Lisboa?
  7.  # 7

    Obrigado two-rok,
    A casa é em Évora (zona), houve uns atrasos... na obra.
  8.  # 8

    Estas opções são boas?
    Caixilho: Aluminio corte térmico 70mm,
    Vidro Exterior: 6 mm
    Caixa de Ar: 16 mm
    Vidro Interior: 4 mm (virados a norte: + planitherm futurN ou neutralux ou outra pelicula baixa emissiva (face 3 tratada voltada para o interior da caixa de ar)
    Neutralux fica-se com cerca 90% de entrada de luz?
    ---------------------------------------------------------------

    Quartos do 1º Andar são as divisões mais quentes e as mais frias (provavelmente, ainda não estamos no Inverno não tenho a certeza) Tenho dúvidas nas janelas da cummeira, só neutralux é bom no inverno o calor foge para a parte mais alta do telhado e a janela está logo ali. Mas no verão desconfio que tenho que ter sempre os taipais interiores fechadas. Se escolher neutralux S, fico com menos luz, e no inverno não é tão eficaz mas já posso ter os taipais abertos no verão.

    Janelas da Cumeira :
    Vidro Exterior: 6 mm
    Caixa de Ar: 16 mm
    Vidro Interior: 4 mm ( neutralux S - face 2 tratada voltada para o interior da câmara)

    Neutralux S - corta em quanto % a luz solar??? fica-se com cerca de 70%

    --------------
    Janelas a Sul (exceptuo as janelas da cumeira)
    Vidro Exterior: 6 mm
    Caixa de Ar: 16 mm
    Vidro Interior: 4 mm
  9.  # 9

    Colocado por: SobreiroCaixilho: Aluminio corte térmico 70mm,
    Vidro Exterior: 6 mm
    Caixa de Ar: 16 mm
    Vidro Interior: 4 mm (virados a norte: + planitherm futurN ou neutralux ou outra pelicula baixa emissiva (face 3 tratada voltada para o interior da caixa de ar)
    Neutralux fica-se com cerca 90% de entrada de luz?


    Cada caso é um caso, sem conhecer a obra, diria que está correcto.

    Colocado por: SobreiroQuartos do 1º Andar são as divisões mais quentes e as mais frias (provavelmente, ainda não estamos no Inverno não tenho a certeza) Tenho dúvidas nas janelas da cummeira, só neutralux é bom no inverno o calor foge para a parte mais alta do telhado e a janela está logo ali. Mas no verão desconfio que tenho que ter sempre os taipais interiores fechadas. Se escolher neutralux S, fico com menos luz, e no inverno não é tão eficaz mas já posso ter os taipais abertos no verão.

    Janelas da Cumeira :
    Vidro Exterior: 6 mm
    Caixa de Ar: 16 mm
    Vidro Interior: 4 mm ( neutralux S - face 2 tratada voltada para o interior da câmara)

    Neutralux S - corta em quanto % a luz solar??? fica-se com cerca de 70%


    Portadas interiores não lhe servem de muito para o calor não entrar em casa, serviriam sim se fossem exteriores.
    Controle solar está correcto, mas se é muito frio deverá ser também baixo emissivo.

    Colocado por: SobreiroJanelas a Sul (exceptuo as janelas da cumeira)
    Vidro Exterior: 6 mm
    Caixa de Ar: 16 mm
    Vidro Interior: 4 mm


    mais uma vez, se é muito frio, pondere colocar baixo emissivos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sobreiro
    • jma
    • 1 julho 2011

     # 10

    mas os vidros de controlo solar não são também baixo emissivos? por exemplo, o planistar não cumpre a função de um vidro planitherm (acrescido do controlo solar)?
  10.  # 11

    two-rok,

    Enviei-lhe um e-mail.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
  11.  # 12

    mas os vidros de controlo solar não são também baixo emissivos? por exemplo, o planistar não cumpre a função de um vidro planitherm (acrescido do controlo solar)?

    Julgo que só alguns, quando diz baixo emissivos está se a referir à retenção de calor no interior certo ?
    Planistar - Verão-Inverno
    ClimaPlus - 4 estações

    Eu tenho uma dúvida a diferença entre:
    Neutralux-S__-Versus-___Planistar
    O planistar da SaintGlobain é pouco reflexivo é igual ao vidro normal deles o Planilux
    Enquanto que o Neutralux-S da VitroChaves já é reflexivo e diferente do vidro normal deles o Isolar Glas??????
    De resto são iguaizinhos, ambos protegem do sol e retêm calor, ambos colocados na face 2, ambos com as mesmas performances, certo ??

    Portanto se eu quisesse nas janelas da cumeira colocar SaintGlobain-Planistar e na sala vidro normal (planilux) supostamente os vidros seriam iguais enquanto que se optasse pela VitroChaves- Neutralux S na cumeira e vidro normal (Isor Glas) na sala, já se notaria uma diferença? (na mesma fachada não fica bem... apesar de as janelas da cumeira estarem altas e não se verem muito bem da rua)

    Obrigado desde já
  12.  # 13

    Colocado por: jmamas os vidros de controlo solar não são também baixo emissivos?


    Nem sempre, e no caso do Neutralux S não, apenas tem controle solar.

    Colocado por: jmapor exemplo, o planistar não cumpre a função de um vidro planitherm (acrescido do controlo solar)?


    O planistar sim, tem as duas caracteristicas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jma, Sobreiro
    • jma
    • 1 julho 2011

     # 14

    obrigado! já agora colocava mais uma dúvida (pedindo desculpa por estar a usurpar este tópico).. sabe-me dizer se existem diferenças entre a série LT e a LT Oculta, ao nível da Permeabilidade, Estanquidade e Resistência ao vento?
  13.  # 15

    De facto não sei, mas pode contactar a Sosoares que lhe responderão concerteza.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jma
  14.  # 16

    Nem sempre, e no caso do Neutralux S não, apenas tem controle solar.

    Pensava que sim aqui: http://www.vitro.com/vitro_chaves/neutralux4.htm
    Fiquei com essa sensação, eles colocam como sub titulo "Para Isolar-se do Frio e do Calor"

    Muito Obrigado Two-Rok
    Enquanto à fachada Norte:
    Não tenho grandes dúvidas 6-16-4 ou 6-16-5 com neutralux ou planitherm (há vários planitherm (FuturN U=1,2 & UltraN U=1,1 a diferença de custo é significativa?)Na casa de banho vou colocar janela invés de tijolos de vidro, mas o caixilho vai ter que ficar por dentro da parede ou então não passava luz. Espero que não haja problemas de infiltrações. O vão é 1(L)x0,20(A) valerá a pena um baixo emisso num vão tão pequeno?(vidro duplo normal U=2,9)

    Na fachada sul é que tenho dúvidas:
    Na janela da sala vou ter portada exterior por isso não preciso de controlo solar
    No Vitral não tenho portada exterior (fica mal) mas a parede é TÂO larga e o vão TÃO estreito que raramente se vê os raios solares a entrarem e o vidro vai ser tipo fosco
    Não queria meter vidros de retenção de calor, no inverno devem ser bons mas parece me que no verão devem dificultar o arrefecimento da casa durante a noite

    A minha maior dúvida são as janelas da cumeira a sul
    Não sei se meta o planistar (pensei que o neutralux S era igual) verão -Inverno, aparentemente parece ser a melhor solução 70% de luz (até não é mau). No Inverno o sol não ajuda a aquecer a divisão, mas ali no quartos deve ser sempre preciso um aquecedor ....mmh
    E o que acham de meter um vidro duplo normal ou planitherm e depois um tipo de cortina exterior igual às janelas velux (uma portada exterior é muito complicado meter ali)

    Muito Obrigado, desculpem tanta pergunta

    Estes valores estão correctos?
    + 30 € por m2 – protecção solar
    + 16€ por m2 – gás ergon 100%
  15.  # 17

    Colocado por: jmaobrigado! já agora colocava mais uma dúvida (pedindo desculpa por estar a usurpar este tópico).. sabe-me dizer se existem diferenças entre a série LT e a LT Oculta, ao nível da Permeabilidade, Estanquidade e Resistência ao vento?


    e a nível de preços?
  16.  # 18

    Colocado por: SobreiroFiquei com essa sensação, eles colocam como sub titulo "Para Isolar-se do Frio e do Calor"


    De facto esse slogan não é o mais esclarecedor, mas se reparar, nessa página em lugar algum falam em baixa emissividade.

    Colocado por: Sobreiro(FuturN U=1,2 & UltraN U=1,1a diferença de custo é significativa?)


    Boa pergunta, eu como trabalho mais com a Vitro Chaves, não lhe sei responder, no entanto nas tabelas de preço que tenho de fornecedores climalit, só contemplam preços do ultra N.

    Colocado por: SobreiroNa casa de banho vou colocar janela invés de tijolos de vidro, mas o caixilho vai ter que ficar por dentro da parede ou então não passava luz.Espero que não haja problemas de infiltrações.


    Não percebi, como assim? por dentro da parede? Não estou a perceber.

    Colocado por: SobreiroO vão é 1(L)x0,20(A) valerá a pena um baixo emisso num vão tão pequeno?(vidro duplo normal U=2,9)


    Possivelmente não, mas também numa área tão pequena, é quase irrelevante, eu colocaria na mesma, para que visivelmente os vidros fossem todos iguais nesse mesmo alçado.

    Colocado por: SobreiroA minhamaior dúvidasão as janelas da cumeira a sul
    Não sei se meta o planistar (pensei que o neutralux S era igual) verão -Inverno, aparentemente parece ser a melhor solução 70% de luz (até não é mau). No Inverno o sol não ajuda a aquecer a divisão, mas ali no quartos deve ser sempre preciso um aquecedor ....mmh


    meta planistar ou solarlux, se apanha muito sol, nem considere outra hipotese.

    Colocado por: SobreiroEstes valores estão correctos?
    + 30 € por m2 – protecção solar
    + 16€ por m2 – gás ergon 100%


    estão um pouco inflacionados :P
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sobreiro
  17.  # 19

    Colocado por: sergyioe a nível de preços?


    LT Oculta é mais cara, nunca trabalhei com essa série, mas as séries Ocultas são sempre mais caras.
  18.  # 20

    Não percebi, como assim? por dentro da parede? Não estou a perceber.

    Se colocar janela dentro da ombreira tapo a luz quase toda, sugiram-me que o caixilho fizesse um aro à volta da ombreira do lado de dentro, deixando passar a luz toda do vão que lá está agora, disseram-me que não havia problema de infiltrações entre a parede e o caixilho (será que é por a parede ter 0,60 m de profundidade???)



    meta planistar ou solarlux, se apanha muito sol, nem considere outra hipotese.

    Pois se calhar é melhor, só pensei em alternativas porque o vão também não é grande (L)0,95 x (A)0,43 e outra vez 0,60 de profundidade de ombreira.
 
0.0259 seg. NEW