Iniciar sessão ou registar-se
    • custas
    • 19 abril 2011 editado

     # 1

    Boa tarde.
    Estou interessado em comprar uma casa para restaurar.
    A minha duvida é se a casa que quero comprar ficará em conta o restauro.
    Como se é preciso projecto, partindo do principio que não mudo a fachada.
    Se devido a ter casas encostadas vai ter humidade. etc.
    Vou deixar uma foto da fachada da casa para ficarem com uma ideia.

    Obrigado e aguardo respostas

    Vou entregar a obra se houver ai alguém na zona de Tomar, abrantes etc.
      casa.jpeg
  1.  # 2

    custas,

    Na minha opinião, primeiro, é sempre de louvar a recuperação de coisas que valem a pena.
    Depois:
    1 - Se fica "em conta" o restauro depende do que quer fazer e, em grande medida, em que condições está a casa.
    2 - Dependendo do que quer fazer, pode não ser preciso entregar projecto na Câmara. Independentemente disso, sou da opinião que deve ter sempre projecto (sucinto que seja, e à medida da intervenção - pode apenas ser apenas um plano de restauro, mas tenha alguém ao seu lado que o ajude a optar pelas soluções mais equilibradas).
    3 - Se vai ter humidade? Para evitar "prognósticos só no fim do jogo" e para não andar ao sabor de palpites, aqui está mais uma razão para se fazer acompanhar de um técnico (ou dois), até para que alguém se responsabilize pelas opções construtivas.
    Já agora, como grande adepto do restauro (além da restauração), deixo votos de boa sorte nesta empreitada.

    Cumprimentos.
  2.  # 3

    Caro custas,

    Como referiu o RC | ARQ e muito bem, recuperar o patromínio contruído é sempre um acto de grande consciencia urbana.

    . Quanto ao preço, infelizmente neste tipo de intervenções se não houver um levantamento sério e um projecto bem definido há sempre surpresas desagradáveis, e para lhe oder dizer mais só mesmo indo ao local.

    . Pode não precisar de licenciamento se não alterar a estrutura e fachada, e atenção que dependendo das câmaras só alterar as caixilharias de material pode já necessitar de licenciamento. Mas isso não significa para seu bem que não tenha um projecto e até que faça um comunicação a Câmara das suas pretensões.

    . Nestas casas em banda o problemas das humidades não depende só da sua unidade, depende também de como os vizinhos tratam das suas casas.

    Agora outras notas em relação so seu imóvel e tendo como análise só mesmo esta foto,

    . O alçado não parece ter fissuras que levantem preocupações, o que é muito bom.
    . O telhado apesar de as telhas estarem claramente degradadas também não parece estar muito danificado uma vez que não tem "barriga".

    . É pena a primeira janela de baixo não ter exactamente o mesmo tamanho da janela de baixo

    Desejo-lhe boa sorte nesta caminhada, se necessitar de ajuda contacte-nos.

    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  3.  # 4

    Muita atenção em não utilizar tintas que não deixem respirar a alvenaria de pedra. Essa cobertura no entanto deveria ser totalmente substituída, de forma optimizar a garantir a estanticidade e aumentar o conforto térmico. Prevêem-se medidas a nível nacional para reduzir o IMI em casa energeticamente eficientes.
    Faça já essa obra enquanto a casa não está habitada. outra coisa que costumo ter cuidado é resolver as pontes térmicas na envolvente aos vãos, pois são as zonas mais sensíveis nas recuperações.
  4.  # 5

    Colocado por: custasBoa tarde.
    Estou interessado em comprar uma casa para restaurar.
    A minha duvida é se a casa que quero comprar ficará em conta o restauro.
    Como se é preciso projecto, partindo do principio que não mudo a fachada.
    Se devido a ter casas encostadas vai ter humidade. etc.
    Vou deixar uma foto da fachada da casa para ficarem com uma ideia.

    Obrigado e aguardo respostas

    Vou entregar a obra se houver ai alguém na zona de Tomar, abrantes etc.
      casa.jpeg

    essa fotografia é insuficiente para dizer algo em termos de valias de recuperação.
    falando de humidade, do lado direito terá de ter cautela, pois o edifício é mais baixo e a caleira"" está encostada à sua parede.
  5.  # 6

    Bem. Más noticias.
    Após conversa e como a ética do bem servir já não é o que era. Ai vou eu todo contente para ir fechar negócio e acertar algumas coisas e não é que o homem tinha fechado negócio com outra pessoa.
    Compreendo que esteja mau mas.....

    Lá terei de arranjar outra solução. Como ter de construir numa aldeia vizinha onde tenho um terreno. Mas com tanta coisa que já me disseram que é preciso a vontade fica pelo caminho e só me apetece é comprar um apartamento e puff. problema resolvido,

    Alguém sabe mais ou menos o tempo que demora a entregar projecto aprovação e inicio da construção?
    O preço do projecto com especialidades etc para uma casa não maior que 120m2 e na zona de abrantes?

    obrigado e desculpem o desabafo
  6.  # 7

    Colocado por: custasBem. Más noticias.
    Após conversa e como a ética do bem servir já não é o que era. Ai vou eu todo contente para ir fechar negócio e acertar algumas coisas e não é que o homem tinha fechado negócio com outra pessoa.
    Compreendo que esteja mau mas.....

    Lá terei de arranjar outra solução. Como ter de construir numa aldeia vizinha onde tenho um terreno. Mas com tanta coisa que já me disseram que é preciso a vontade fica pelo caminho e só me apetece é comprar um apartamento e puff. problema resolvido,

    Alguém sabe mais ou menos o tempo que demora a entregar projecto aprovação e inicio da construção?
    O preço do projecto com especialidades etc para uma casa não maior que 120m2 e na zona de abrantes?

    obrigado e desculpem o desabafo


    Se o lote estiver num loteamento o processo demora pouco tempo na câmara e em menos de um mês pode levantar a licença de construção. Normalmente conte com mês e meio...
    Se o terreno estiver fora de loteamento irá depender de n factores e pode demorar de 3 meses a ...

    [pub]
    Poderá ver alguns dos nossos projectos, obras em curso e já realizadas no site:

    www.gabineteop.com

    e solicitar orçamento para o nosso email: [email protected]
    Dê-nos os seguintes dados: Localização do google, fotografias do terreno e envolvente, dimensão do terreno e o que pretende a nível de topologia para lhe podermos dar uma cotação para o projecto de arquitectura e especialidades.
    [/pub]

    www.gabineteop.com
  7.  # 8

    O terreno não está num loteamento.
    Tem sim umas ruinas já a cair para o chão e que são só metade do terreno. Ai uns 20m2 partilhas antigas...
    No PDM julgo que é isso, está o terreno todo como área construida.
    AJUDA?

    obrigado
  8.  # 9

    Nessa zona há muita coisa para reconstruir. Eu comprei através duma imobiliária que tem uma grande clientela estrangeira (que frequentemente se interesa mais por casas antigas do que os portugueses), a Chavetejo. Mas o site da Era e da Remax também têm muita coisa.

    À partida, a coisa mais impotante parece ser '"com água e luz"...
  9.  # 10

    Boa tarde,
    No caso que conheço mais parecido, para ampliar uma casa em ruina, para os lados de Cantanhede:
    -fazer o projeto de arquitetura - demorou 2 meses até entregar na Câmara
    -aprovar o projeto de arquitetura - demorou 40 dias a aprovar pela Câmara
    -mais 15 dias entregou os projetos de engenharias
    -demoraram mês e meio para aprovar tudo
    -mais uma semana para entregar documentos e ter licença de obras
    Se correr tudo bem, entre 5 e 6 meses foi o que me demorou. Conheço casos em que foi metade do tempo e outros que foi o dobro do tempo.
    Quando se entregou as engenharias fez-se um requerimento para as demolições e limpeza, e pode logo começar a obra, que essa parte pode demorar.
    A obra deve demorar um ano a ser feita. Os projetos todos ficaram se bem me lembro nos 4 mil euros, e as taxas todas vão rondar os 2 mil.
    Cumprimentos
    A.Ribeiro
  10.  # 11

    Colocado por: custasBem. Más noticias.
    Após conversa e como a ética do bem servir já não é o que era. Ai vou eu todo contente para ir fechar negócio e acertar algumas coisas e não é que o homem tinha fechado negócio com outra pessoa.
    Compreendo que esteja mau mas.....

    Lá terei de arranjar outra solução. Como ter de construir numa aldeia vizinha onde tenho um terreno. Mas com tanta coisa que já me disseram que é preciso a vontade fica pelo caminho e só me apetece é comprar um apartamento e puff. problema resolvido,

    Alguém sabe mais ou menos o tempo que demora a entregar projecto aprovação e inicio da construção?
    O preço do projecto com especialidades etc para uma casa não maior que 120m2 e na zona de abrantes?

    obrigado e desculpem o desabafo

    e não lhe disse nada? podia avisar e reunir compradores e ver qual o mais interessado ao menos.

    hum apartamento não é solução :) depois de ver essa casa, não se iria contentar com um apartamento na minha opinião, vá com calma não faça nada precipitado sem pensar bem.
    tempo do processo, difícil dizer mas mínimo de seis meses se correr bem.
  11.  # 12

    custas,

    O rsa.construcoes fez um resumo muito aproximado do que deverá ser (idealmente) a morosidade do processo. Em termos de custos andará também por perto.

    Cumprimentos
  12.  # 13

    Olá custas,

    Conheço bem o PDM de Abrantes, pois sou do Entroncamento. Pode-me dizer onde se localiza em concreto onde pretende construir?

    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  13.  # 14

    Colocado por: adarqOlá custas,

    Conheço bem o PDM de Abrantes, pois sou do Entroncamento. Pode-me dizer onde se localiza em concreto onde pretende construir?

    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]


    Sábado podia dar-me boleia da estação do entroncamento até Tomar lol ;)
  14.  # 15

    Excise,

    Precisa??=)

    Se precisar... Esteja à vontade... =)
  15.  # 16

    Colocado por: adarqExcise,

    Precisa??=)

    Se precisar... Esteja à vontade... =)


    Estou a brincar.. os Pais têm que ser Pais de vez em quando!! ;)
  16.  # 17

    Já sabe, se um dia ficar enrascado, peça ao maquinista para dar uma apitadela;)

    :)
  17.  # 18

    A publicidade marota :D
  18.  # 19

    ExCiSe,

    Só reparei agora na "decoração"... Ai ai....=)
 
0.0226 seg. NEW