Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    pretendo colocar um exaustor sobre um fogão a gás de instalação livre. O exaustor fica à vista. Sei que devo deixar uma distância mínima de 70 cm entre o fogão e o exaustor, mas existe alguma distância máxima?
  2.  # 2

    tem aqui reposta
    "A distância minima entre o exaustor e a bancada deverá
    ser de pelo menos 650 mm.
    Uma distância máxima de 750mm entre o exaustor e a
    bancada é recomendada para uma melhor sucção de
    impurezas.
    Uma distância superior a 750mm entre o exaustor e a
    bancada, será por opção do Instalador ou do Proprietário
    – tendo em conta tectos altos."

    http://www.orima.pt/downloads/?sf=Manuais%20Instru%E7%F5es%5CEncastre%5CExaustores&downloadfile=Exaustor.ORWV-190-3388C.pdf

    depende do poder de extracção do mesmo, e claro quanto mais afastado menos eficiente será.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aleixomatos
  3.  # 3

    Com uma altura do fogão de 85cm e 65cm de separacão, dá uma altura de 150cm, mas esteticamente, se for colocado um pouco acima dos armarios (que estão a 150cm do chão) fica melhor, não acha?
  4.  # 4

    Colocado por: aleixomatosCom uma altura do fogão de 85cm e 65cm de separacão, dá uma altura de 150cm, mas esteticamente, se for colocado um pouco acima dos armarios (que estão a 150cm do chão) fica melhor, não acha?

    por acaso sou de opinião contraria, isto no geral, ou seja se ficar a nível ficaria melhor esteticamente.
    mas atenção, depende também dos moveis e do recuperador, esteticamente falando.
  5.  # 5

    Que lhe parece? Não é a minha cozinha. Tenho uns móveis parecidos, mas um fogão de instalação livre

    (foto tirada de http://www.cozivit.com/index.php?paggo=galeriacoz.php&menu=170)
      coz122.jpg
  6.  # 6

    Colocado por: aleixomatosQue lhe parece? Não é a minha cozinha. Tenho uns móveis parecidos, mas um fogão de instalação livre

    (foto tirada dehttp://www.cozivit.com/index.php?paggo=galeriacoz.php&menu=170)
      coz122.jpg

    pode colocar assim pode, não é por mais cinco ou menos cinco, se for para pessoas altas até é recomendável acrescentar mais 5/10cms.
  7.  # 7

    Tenho o meu extractor a 81cm da bancada, está montado isolado numa ilha e tem 90cm de envergadura. A bancada tem 90cm, está a 171cm do pavimento.
    Bato de vez em quando com a testa no equipamento.. esqueço-me ;), em termos de eficiência, se estivesse mais baixo seria mais eficiente, no entanto.. depende das características do equipamento (volume de extracção).
    Na cozinha se existir corrente de ar... a eficiência do extractor reduz-se significativamente ( lembro mais uma vez que está isolado montado numa ilha)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Snyker
  8.  # 8

    a altura de qualquer captor de ar, vulgo exaustor, depende do caudal de extracção, da dimensão da zona de captação, da dimensão da zona de produção de vapores, falar genericamente só no capitulo estético, e isso já anteriormente foi referido,

    para um captor de 200m3\hr a 400m3\hr e placas\fogões de 600x600 o mínimo é de 60cm a 70cm acima da base da fonte de calor, e o máximo é de 90cm sendo neste caso útil usar um captor com viseira variável.
 
0.0142 seg. NEW